Como montar uma clínica médica? Confira 9 passos e outras dicas

Por Dr. José Aldair Morsch, 21 de janeiro de 2025
Como montar uma clínica

Para quem pensa em empreender na área médica, é muito útil aprender como montar uma clínica.

Isso porque não basta ter uma boa ideia e colocá-la em prática para garantir que dará certo.

Vários fatores precisam ser estudados com cautela, a exemplo dos serviços ofertados, equipamentos necessários, profissionais contratados e até o modo como o atendimento vai ser realizado.

Esses e outros detalhes serão abordados ao longo deste artigo, incluindo os principais passos para construir um negócio de sucesso.

Desde já, saiba que você pode contar com o suporte da telemedicina para economizar na aquisição de equipamentos e na entrega de resultados de exames.

Como montar uma clínica médica?

Claro que o processo pode variar de acordo com a modalidade da sua clínica, localidade e recursos disponíveis.

Contudo, existem etapas básicas que devem ser consideradas na maioria dos casos. 

São elas:

1. Defina a organização dos serviços da clínica e estrutura jurídica

Comece pelo planejamento, elaborando um plano de negócios para entender o porte, capital inicial, concorrência, oportunidades no mercado de saúde, etc.

Com esse documento em mãos, é momento de definir qual será a área de atuação da clínica e, com isso, os serviços que serão oferecidos.

A categorização das unidades de saúde privadas no Brasil é realizada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

A partir dessa definição, já é possível decidir a estrutura jurídica mais adequada, como empresa individual, algum tipo de sociedade ou outra.

2. Planejamento tributário da clínica

Saber qual será o planejamento tributário da clínica é essencial para entender alguns dos principais custos fixos do seu empreendimento.

Na área de saúde, o gestor que for abrir uma clínica pode optar pelo Lucro Presumido, Lucro Real ou ainda pelo Simples Nacional.

A escolha ocorre após a definição do registro na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE).

Ela é uma lista criada e atualizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e que padroniza os critérios de tributação das empresas, de acordo com a sua atividade econômica.

No caso de consultórios médicos, quase todos se enquadram na Subclasse 86.30-5, que diz respeito às atividades de atenção ambulatorial executadas por médicos e odontólogos.

Após essa fase, o gestor saberá quais serão os impostos recolhidos e com qual periodicidade eles deverão ser pagos.

É fundamental ter o suporte de um contador ou escritório de contabilidade, pois as chances de errar são grandes para quem é leigo no assunto.

3. Estabeleça custos e investimento

Esse passo se torna mais simples quando os anteriores já foram realizados e você possui um plano de negócios bem estruturado.

É importante levar em conta todas as despesas que você terá com seu empreendimento, tais como: investimento em equipamentos, infraestrutura, contratação de pessoal, documentação e taxas.

Existem algumas documentações obrigatórias e que são parte importante do custo fixo da empresa, como os impostos a serem recolhidos.

Seu objetivo é manter um fluxo de caixa organizado, registrando todas as receitas e despesas.

Essa ferramenta de contabilidade auxilia no registro das transações financeiras de um empreendimento.

4. Defina o local da clínica

A localização é um fator que deve levar em conta não apenas a facilidade de acesso ou a região em que a clínica será instalada, mas também a proximidade a hospitais para eventual necessidade de encaminhamento de pacientes.

Mas, mais do que isso, durante a escolha do local, devem ser observadas algumas regras importantes para o funcionamento adequado da clínica.

Falo, por exemplo, de restrições relacionadas ao tipo de serviço prestado.

Por esse motivo, vale consultar um arquiteto ou engenheiro, uma vez que pode ser necessário que haja um responsável técnico pelo funcionamento do espaço.

Lembre-se, porém, de estar próximo aos seus clientes.

Como abrir uma clinica

Os equipamentos e materiais hospitalares são requeridos de acordo com o tipo e quantidade de serviços oferecidos

5. Organize a estrutura física da clínica e equipamentos

Definido o local, é momento de organizar a infraestrutura do seu estabelecimento.

Veja onde os equipamentos serão instalados, reserve os espaços para cada serviço e estruturas necessárias para que a operação aconteça de forma segura para funcionários e pacientes.

Nesse sentido, é importante observar as exigências de normas da Anvisa, como a RDC nº 50/2012 e a RDC 153/2017.

Ainda sobre o tema, recomendo a leitura do meu artigo que aborda detalhes a respeito das normas para abrir consultório médico.

6. Seleção, contratação de pessoal e treinamento

Os profissionais que atuarão na clínica são fundamentais para que você ofereça um serviço de qualidade.

Portanto, é necessário avaliar qual será a sua capacidade de atendimento e horário de funcionamento, os serviços que serão terceirizados e o seu orçamento.

Em seguida, é hora de selecionar os profissionais que atuarão em seu empreendimento, sejam eles da área de saúde ou administrativa. Depois, contratá-los e capacitá-los.

Treinamentos para atualização e padronização de procedimentos são fundamentais para que o serviço mantenha a qualidade, tendo foco na satisfação do paciente.

Uma opção para suprir a necessidade de pessoal em funções que não são o core business do negócio é a terceirização.

Você pode, por exemplo, terceirizar o serviço de limpeza e/ou segurança.

Com isso, a empresa contratada é que se responsabiliza pela seleção, treinamento, pagamento e até uniformes dos profissionais.

7. Garanta a conformidade com normas de saúde e vigilância sanitária

Mencionei algumas resoluções da Anvisa acima, no tópico sobre a estrutura física da clínica.

Além delas, é importante atender a regras de biossegurança e de segurança do trabalho em hospitais e outros estabelecimentos de saúde.

É o caso daquelas detalhadas na Norma Regulamentadora 32 (NR-32) do Ministério do Trabalho.

Falo sobre outros documentos necessários para a regularização da clínica médica abaixo.

8. Formalização e documentação da clínica

A abertura de uma clínica e a sua formalização envolvem tarefas burocráticas e a obtenção de diversas documentações.

Além do alvará de funcionamento (que é emitido pela prefeitura) e do registro no CNAE, também são necessários:

  • Licença de funcionamento sanitária
  • Certificado de conformidade do Corpo de Bombeiros
  • Cadastro da clínica no departamento de limpeza urbana do município.

Outros documentos podem ser exigidos conforme o município ou estado de instalação da sua clínica médica.

9. Estabeleça parcerias estratégicas

Não se esqueça de investir em uma estratégia para a captação de pacientes, divulgando sua clínica nos arredores para garantir a saúde financeira.

Uma boa solução é firmar parcerias com operadoras de planos de saúde, profissionais liberais, comércios e serviços da região, a fim de conseguir indicações.

Faça acordos, também, com fornecedores de materiais médicos, laboratórios de análises clínicas e outras empresas importantes para o bom funcionamento da clínica, visando reduzir custos.

Quanto custa para montar uma clínica?

O investimento necessário para montar sua clínica depende de diversos fatores, incluindo localização, serviços e equipamentos necessários e modelo de negócio.

Para dar um exemplo, esta reportagem cita o aporte de R$ 490.000 para abrir uma franquia de 140 metros quadrados e 4 consultórios, similar ao modelo de clínica popular.

Mas é possível encontrar franquias custando em torno de R$ 200.000 com uma estrutura básica, oferecendo consultas e exames simples.

Já uma clínica radiológica costuma requerer investimentos mais altos em infraestrutura e equipamentos para diagnóstico por imagem.

Um aparelho de ressonância, por exemplo, custa alguns milhões de reais, além de necessitar de uma sala inteira para a realização dos exames, toda equipada com itens de proteção radiológica.

Para definir o orçamento necessário, vale considerar, então:

  • Modelo de negócio: franquias oferecem valores fechados, enquanto uma clínica montada pelo empreendedor poderá apresentar mais variações
  • Localização: custos fixos como o aluguel tendem a ser mais altos em grandes cidades
  • Tamanho do imóvel: quanto maior, mais caro será o aluguel ou preço para compra
  • Equipamentos: aparelhos de alta tecnologia agregada terão maior valor
  • Funcionários: salários e benefícios que compõem a remuneração da equipe médica e demais empregados devem entrar na conta
  • Serviços terceirizados: o valor de contratação de serviços de limpeza, segurança, manutenção, entre outros, também é um custo fixo.

A seguir, falo sobre quais equipamentos você precisa para começar esse negócio na área da saúde.

Quais os equipamentos necessários para montar uma clínica?

Os equipamentos e materiais hospitalares são requeridos de acordo com o tipo e quantidade de serviços oferecidos pela clínica.

Listo alguns deles abaixo, a fim de exemplificar os tipos de dispositivos e insumos que podem ser utilizados em uma clínica de exames e/ou consultas:

  • Oxímetro
  • Termômetro 
  • Estetoscópio
  • Esfigmomanômetro 
  • Negatoscópio 
  • Otoscópio 
  • Balança
  • Maca 
  • Computador
  • Impressora
  • Aparelho de eletrocardiograma
  • Equipamento de raio-X
  • Produtos descartáveis, como luvas, toucas, máscaras, lenços
  • Equipamentos de proteção individual (EPI), a exemplo de aventais, luvas e óculos de proteção.

Agora que já tem seu checklist de equipamentos, continue lendo para entender como o planejamento ajuda você a empreender.

Qual a importância do planejamento ao montar uma clínica médica?

O primeiro ponto a ser considerado antes de abrir uma clínica é o planejamento.

Por planejamento entenda a definição de estratégias e de uma sequência de ações elaboradas com base na análise do mercado e da concorrência – e não em achismos ou suposições.

Para começar, levante informações sobre:

  • Público-alvo
  • Concorrentes
  • Características da área de atuação
  • Melhor localização para instalar a clínica
  • Especialidades médicas que deseja oferecer.

Nesse sentido, montar um plano de negócios pode ser uma ótima ideia, pois ele é um documento que irá ajudar a organizar melhor o que você quer e precisa para montar sua nova empresa.

Planejar os custos com equipamentos e contratação de pessoal, investimentos em manutenção, infraestrutura e divulgação são alguns dos pontos essenciais abordados nesse documento.

Além, claro, de trazer todos os objetivos e as etapas para que o negócio seja bem-sucedido.

O documento pode até parecer complicado para quem nunca teve experiência em gestão de empresas, mas é uma ferramenta extremamente útil para a organização e estruturação da sua clínica, além de auxiliar no cumprimento de exigências legais.

Para começar, você pode buscar o suporte do Sebrae, que disponibiliza um guia completo e também um software específico para ajudar na elaboração de um plano de negócios.

Quais serviços oferecer na clínica médica?

Saber como montar uma clínica passa obrigatoriamente por avaliar o tipo de serviço que pretende oferecer.

Antes de mais nada, a clínica é uma empresa do ramo de saúde que tem como objetivo principal a realização de exames e consultas de diferentes especialidades médicas.

Porém, é possível direcionar seus serviços a apenas uma área da medicina, como:

Essa definição é essencial porque influencia diretamente na estrutura da clínica.

Uma dica importante: avalie as necessidades dos seus clientes, pois são eles que irão consumir os seus serviços.

Afinal, seja um estabelecimento mais geral ou especializado, a missão deverá ser a mesma: atuar em prol da saúde e proporcionar uma boa experiência ao paciente, oferecendo as condições necessárias para que seja acolhido e bem atendido.

Como administrar uma clínica médica?

Além de saber como montar uma clínica, é essencial fazer a sua administração.

Nessa etapa, o plano de negócios estruturado e em mãos é igualmente essencial, pois permite manter o controle e a organização como um todo.

Isso porque, como vimos, o documento reúne os objetivos da sua empresa, traz uma análise de mercado e detalha todos os passos necessários para que a gestão seja bem-sucedida.

Também aborda informações sobre:

  • O cenário do empreendimento
  • Sua área de atuação
  • Os investimentos realizados e os que serão necessários
  • As atividades e os serviços prestados.

Ao ter todos esses dados organizados, é possível ter uma base sólida para gerenciar a clínica e tomar decisões quanto à sua instalação e também sobre o seu futuro, como novos consultórios ou oferta de diferentes serviços.

Além disso, é essencial que você veja a sua clínica como um negócio que precisa cobrir custos e gerar lucros.

Outro ponto importante é sempre buscar novas formas e estratégias para atrair pacientes, qualificando o atendimento e ampliando a oferta de serviços.

Administrar uma clínica médica, portanto, exige saber lidar com aspectos operacionais e finanças, mas também demandas de marketing e de recursos humanos, apenas para citar alguns exemplos.

Naturalmente, não dá para fugir de algumas despesas, como a contratação de profissionais qualificados e aquisição de equipamentos médicos essenciais para a oferta de exames.

Também é preciso contratar pessoas para outras funções importantes, como atendimento ao público e limpeza, por exemplo.

Equipe e estrutura, portanto, são os investimentos básicos que você precisa fazer para que a sua clínica comece a funcionar.

Como montar uma clinica médica

O primeiro ponto a ser considerado antes de abrir uma clínica é o planejamento

Tem como montar uma clínica com pouco dinheiro?

Por mais simples que seja, qualquer clínica requer investimento financeiro.

A boa notícia é que existem estratégias para enxugar as despesas, reduzindo os valores necessários para que o serviço comece a funcionar.

Certamente, a parte mais cara e também a que leva mais tempo para ser montada nas clínicas médicas tradicionais é aquela que envolve a aquisição de equipamentos.

Uma opção para economizar é utilizar a modalidade de aluguel de aparelhos médicos em forma de comodato.

Trata-se de um aluguel sem custos de equipamentos em contrapartida à contratação de outro serviço.

No segmento de clínicas médicas, a oportunidade é oferecida por empresas de telemedicina.

Contratando um pacote de laudos eletrônicos, você ganha o direito de utilizar dispositivos modernos sem custo adicional.

Funciona assim, por exemplo, para a realização de exames como eletroencefalograma, eletrocardiograma e espirometria.

A melhor parte é que esse tipo de equipamento viabiliza a emissão de laudos de modo rápido e eficiente, sem que você precise contratar especialistas nessa área na sua clínica.

Isso porque a análise do exame e a elaboração do laudo a distância são conduzidas por um médico da empresa de telemedicina. 

Contratando a Telemedicina Morsch, é possível ter acesso a um laudo em apenas 30 minutos – ou mesmo em tempo real, se for uma urgência.

É assim que a telemedicina ajuda a reduzir custos importantes ao montar uma clínica, além de permitir que os laudos médicos fiquem prontos com maior rapidez e de forma mais prática, sem perder a qualidade.

Como montar uma clínica com a ajuda da telemedicina?

A partir de tecnologias de informação e comunicação, clínicas e hospitais podem se beneficiar de serviços de telemedicina como o comodato e telediagnóstico.

Esse é um modelo de atendimento a distância que abrange várias especialidades médicas e que trouxe maior acessibilidade e praticidade para unidades de saúde em todos os cantos do país.

Mas, afinal, como ela funciona?

O cliente que contrata o serviço de telemedicina recebe treinamento para aprender a realizar os exames e enviar para a plataforma de telemedicina.

No ambiente online, especialistas da empresa parceira, fazendo uso de login e senha exclusivos, acessam as informações, interpretam os exames e registram suas conclusões no laudo, assinado digitalmente.

Em seguida, na mesma plataforma, o laudo digital é disponibilizado e pode ser acessado pelo médico solicitante do exame, compartilhado ou impresso.

E quanto vou economizar com isso?

Pelo menos alguns milhares de reais.

Provavelmente, você pagaria de R$ 7 mil a R$ 9 mil por somente um aparelho de espirometria, cerca de R$ 7,5 mil por um eletrocardiógrafo, e aproximadamente R$ 15 mil por um aparelho de eletroencefalograma.

São quantias consideráveis, especialmente para quem está iniciando um novo negócio.

Contudo, eles podem ser adquiridos em regime de comodato, permitindo que os valores sejam revertidos em estratégias de marketing, ações para melhoria da infraestrutura do local, gastos com documentação e treinamento, entre outros.

Além disso, imagine não precisar contratar um especialista com dedicação exclusiva para interpretar os exames em sua clínica.

Com a telemedicina e o aluguel de aparelhos em comodato, isso pode se tornar realidade.

E você ainda recebe todo o suporte e manutenção para o correto funcionamento dos equipamentos e do serviço em tempo integral.

Como montar uma clínica com a Telemedicina Morsch

Com uma plataforma de telemedicina moderna e eficiente, a Telemedicina Morsch possui uma equipe com centenas de especialistas em diversas áreas da medicina.

A comunicação é realizada através de um portal intuitivo e integrado, ideal para quem está começando sua trajetória de empreendedorismo na saúde.

Junto ao aluguel de equipamentos em comodato, a Morsch entrega laudos online com confiança, qualidade e segurança.

Também oferece outros serviços, como teleconsulta e prontuário eletrônico do paciente – que permite acompanhá-lo online.

Além de possibilitar que novas clínicas não precisem investir na aquisição de equipamentos, a Morsch permite que elas economizem na contratação de pessoal, dispensando gastos referentes a uma equipe de especialistas para a interpretação de exames.

É toda a tranquilidade financeira que você precisa para montar uma clínica médica e fazer esse negócio decolar.

Acesse esta página e comece a aproveitar os benefícios do comodato!

Conclusão

Agora que você viu como montar uma clínica, é hora de colocar os ensinamentos em prática. 

Neste artigo, apresentei como planejar e organizar a abertura de uma clínica médica, além de destacar o que é preciso fazer para administrá-la.

Também destaquei a possibilidade de ter o seu empreendimento sem comprar equipamentos.

Com o aluguel em comodato, é possível dispor de aparelhos de última geração em sua clínica sem que seja necessário um alto investimento para sua aquisição.

Além de contar com o apoio de uma plataforma de telemedicina para a emissão de telelaudos e o apoio de uma equipe de especialistas nas mais diversas áreas da medicina.

Conte com a Morsch como a sua parceira nesse projeto.

Entre em contato e veja as vantagens de contar com a Telemedicina Morsch na sua clínica ou hospital!

Se o artigo foi útil para você, compartilhe!

Leia mais conteúdos sobre gestão na saúde que publico aqui no blog.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin