Clínica popular: quanto custa, serviços e etapas para abrir

Por Dr. José Aldair Morsch, 6 de setembro de 2024
Tudo o que você precisa saber sobre clínica popular

Atualmente, vivenciamos uma popularização da clínica popular.

E não é à toa, uma vez que esse modelo oferece agilidade aos pacientes, que não precisam aguardar nas longas filas do SUS para receber atendimento.

Arcando com custos reduzidos, eles têm acesso a consultas, exames e procedimentos simples para manter os cuidados de saúde em dia.

Enquanto médicos e gestores se beneficiam da alta demanda por essas soluções, além do enxugamento de despesas com a manutenção de um consultório médico.

A seguir, entenda melhor o conceito, público-alvo, soluções oferecidas e como a telemedicina ajuda a viabilizar serviços de qualidade para a clínica popular.

O que é uma clínica popular?

Clínica popular é aquela que atende em um formato voltado à prestação de serviços de saúde a preços acessíveis, bem mais baixos do que a média cobrada na rede particular.

Seu foco está nas classes sociais que não podem pagar por planos de saúde, nem por consultas e exames em estabelecimentos privados, mas que precisam ou querem ter um padrão de assistência mais rápida e completa do que teriam no SUS.

Embora possam recorrer ao Sistema Único de Saúde nos casos de alta complexidade, como diante da necessidade de cirurgias, essas pessoas encontram barreiras como a demora e burocracia para atendimentos primários e secundários

Afinal, por mais que o SUS seja importantíssimo em termos de acesso à saúde, é marcado por longas filas, superlotação de hospitais, carência de profissionais em certas regiões, entre outros problemas gerados pela falta de investimentos governamentais.

O modelo de clínica popular foi criado em 1996, justamente para “driblar” essas adversidades, reduzindo a lotação, espera, carência de médicos, estrutura inadequada, tratamentos descontinuados, etc.

Quem pode ser atendido em uma clínica popular?

Levando em consideração todos os detalhes que expliquei acima, fica evidente que o público-alvo majoritário da clínica popular são pacientes das classes C e D.

Contudo, vale ressaltar que o modelo cresceu e se desenvolveu muito ao longo dos anos. 

Atualmente, há a possibilidade de encontrar unidades com dezenas de especialidades atendidas e serviços agregados, o que tem atraído outros públicos.

Dessa maneira, cresce o interesse da classe B e até mesmo da classe A em certas localidades.

Basicamente, todo tipo de pessoa com necessidade de assistência pode optar pela clínica popular para sanar suas demandas de atendimento. 

Como funciona uma clínica popular?

Em um contexto geral, a clínica popular funciona nos mesmos moldes em que opera um estabelecimento particular de atendimento.

A grande diferença está na acessibilidade dos preços, uma vez que, via de regra, as cobranças pelas consultas médicas e exames são mais baratas. 

Cada vez mais, as unidades populares reúnem inúmeras especialidades médicas

Ou seja, elas englobam diversos serviços necessários para quem quer cuidar da saúde ou de sua família.

Para que os pacientes tenham acesso aos serviços, há uma pequena mudança em relação aos convênios médicos: os pagamentos já são feitos no ato de atendimento. 

Além disso, não existem mensalidades, taxas fixas e nem cumprimento de carência. 

Ou seja, basta ligar para a unidade, agendar a consulta, comparecer no dia a na hora marcada e pagar uma quantia acessível para receber assistência de qualidade.

Em algumas clínicas, também há a possibilidade do atendimento imediato, sem precisar de agendamento prévio, como um plantão médico

Serviços oferecidos pela clínica popular

Quanto aos serviços oferecidos pela clínica popular, reitero que a abrangência de tipos de consultas e ofertas de exames pode ser enorme. 

O volume de serviços varia conforme o tamanho, o tipo e até o foco do estabelecimento.

A seguir, listo os mais comuns para clínicas populares:

Consultas médicas

Seja via atendimento médico online ou presencial, as consultas fazem parte da rotina das clínicas, que podem dispor de profissionais de diferentes áreas da medicina.

Dependendo dos objetivos, o estabelecimento ainda pode funcionar como clínica ampliada, oferecendo consultas com nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos e outros profissionais de saúde.

Eles atuam em equipes multidisciplinares, junto a médicos de especialidades como:

São alguns exemplos, já que pode haver muitas outras áreas atendidas.

Exames de imagem

Clínicas radiológicas que atuam sob o modelo popular, ou aquelas que atendem essa área podem oferecer diferentes métodos de diagnóstico por imagem, a exemplo de:

Aproveite para saber como a Morsch amplia o acesso a exames de imagem.

Como funciona uma clínica popular?

Clínicas oferecem serviços necessários para quem quer cuidar da saúde ou de sua família

Outros exames

Em relação aos exames complementares fora da área radiológica, os serviços também são amplos. 

Podem ser exames de rotina ou mais específicos, sendo alguns dos procedimentos mais comuns:

Saiba também como funciona uma clínica de exames ocupacionais.

O que uma boa clínica popular precisa ter?

Neste tópico, apresento os principais requisitos para um serviço de qualidade, sob as perspectivas dos pacientes e dos médicos.

Acompanhe!

Para pacientes

Em primeiro lugar, fique atento às características que definem um bom estabelecimento de saúde

Evidentemente, ele deve ser seguro, prezar pelo atendimento humanizado e de excelência.

Isso significa que, muito além de observar o preço (que torna a clínica popular vantajosa), outros aspectos devem ser levados em consideração.

Certifique-se de que o local possui reconhecimento e autorização pelo CRM (Conselho Regional de Medicina) local, além de verificar se o CRM do médico está regular.

Se possível, busque recomendações sobre o profissional. 

Por fim, é fundamental analisar a estrutura disponível, junto à qualidade dos equipamentos, reputação de mercado e outros pontos de igual importância para não ter problemas ou frustrações.

Para médicos

Já no caso dos médicos, mais que uma preferência profissional, o que define uma boa clínica popular é a sua viabilidade enquanto negócio.

Nesse sentido, primeiro avalie a média de preços cobrados por esse tipo de estabelecimento e certifique-se de que você conseguirá obter uma remuneração justa. Isso sem fugir muito dos padrões praticados na região em que você atua.

Em seguida, estude o público. Como citei anteriormente, os clientes majoritários são das classes C e D, com algumas exceções. 

Verifique se você terá uma boa procura para atender à sua média de preços e comunique-se de maneira alinhada com essa audiência.

Por falar em comunicação, temos também a promoção. 

Ela diz respeito à divulgação da sua clínica, seu potencial de crescer no mercado em que está inserida e na sua capacidade de gerar confiança e de atender às demandas do público atendido.

Por fim, analise sua praça para reforçar a captação de pacientes

Isso significa principalmente garantir uma clínica popular em uma boa localização, que tenha ampla circulação e que seja acessível para seu público, sem dificuldades de deslocamento — que podem diminuir seu volume de pacientes.

Quais são as vantagens de uma clínica popular?

Neste ponto do artigo, já ficou claro quais são os principais benefícios oferecidos pela clínica popular.

Para os pacientes, há muito mais facilidade para tratar doenças comuns, realizar diversos tipos de exames e ter maior acesso à saúde, incluindo o atendimento de especialistas de inúmeras áreas. 

Além disso, o agendamento ocorre de maneira simples e rápida, podendo ser imediato. 

E os preços são bastante acessíveis quando comparados à rede particular de saúde.

Por sua vez, os médicos podem obter bons níveis de lucro devido aos menores investimentos e custos operacionais.

Afinal, há uma tendência de maior procura dos serviços e fluxo de pacientes do que em outros modelos de negócio do mercado de saúde.

Somado a isso, a maioria dos procedimentos é de baixa complexidade, o que não exige grandes aportes financeiros pelo empreendedor.

Outra vantagem está no fato de que o formato de clínica popular é cada vez mais reconhecido pelo mercado e valorizado pelo público.

Isso significa que as oportunidades de crescimento para os profissionais de saúde são enormes, principalmente num contexto em que mais de 70% dos brasileiros não possuem plano de saúde.

Vale a pena abrir uma clínica popular?

Considerando os benefícios que citei acima, bem como as características da clínica popular que apresentei ao longo do artigo, é fato que o modelo é vantajoso.

Abrir um negócio na área vale ainda mais a pena se você considerar as possibilidades disponíveis.

Isso porque é possível tanto empreender por conta própria, quanto abrir uma franquia.

No primeiro caso, você pode montar uma clínica de acordo com as suas preferências, fazer a gestão da maneira que julga mais vantajosa e investir a quantia que julga necessária para crescer e prestar serviços de qualidade.

Já na segunda situação, você dispõe da credibilidade de uma marca reconhecida pelo mercado, recebe orientações para gerir a clínica de acordo com os parâmetros de sucesso do franqueador e investe valores determinados em contrato.

Não faltam opções e modelos de negócios para quem deseja abrir uma clínica popular.

Como abrir uma clínica popular: passo a passo

Tendo em mente que esse investimento é vantajoso, vamos avançar para os principais passos para a abertura de uma clínica popular.

Dividi as ações em cinco etapas básicas, que você acompanha abaixo:

1. Comece pelo plano de negócios

Planejamento é a base para qualquer empresa de sucesso, incluindo clínicas de saúde.

Portanto, recomendo que você inicie essa jornada elaborando o documento que reúne objetivos, características do mercado, oportunidades e desafios que deverão nortear a gestão em saúde.

De acordo com este material do Sebrae, um plano de negócios completo deve conter informações sobre:

  • Sócios e empreendimento
  • Missão, visão e valores da empresa
  • Setor, forma jurídica e enquadramento tributário
  • Capital social e principais fontes de recurso
  • Análise de mercado
  • Plano de marketing médico
  • Plano operacional
  • Planejamento financeiro.

Montando esse documento, você terá clareza sobre os serviços e caminhos mais vantajosos para alcançar as metas.

Para médicos

A clínica popular funciona nos mesmos moldes em que opera um estabelecimento particular de atendimento

2. Defina a estrutura jurídica e regime tributário

O próximo passo é escolher a área de atuação, que determinará os serviços ofertados na clínica popular e os critérios de tributação.

Para isso, é preciso registrar o código CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) do estabelecimento que, comumente, fará parte da Classe 86.30-5 — Atividades de atenção ambulatorial executadas por médicos e odontólogos.

Vale contar com um profissional ou escritório de contabilidade, a fim de evitar erros ao definir o regime tributário.

3. Localização e infraestrutura

Decidir a localização requer cuidados que vão além da análise do público-alvo e a escolha de uma região de fácil acesso.

É preciso comprar ou alugar um imóvel que atenda às exigências da Anvisa para os serviços prestados, a exemplo daquelas descritas na RDC 50/2012 e RDC 153/2017.

Exames como tomografia e ressonância magnética requerem uma sala equipada especificamente para os procedimentos, que conte com proteção radiológica.

A dica é consultar um arquiteto ou engenheiro especializado para escolher o local adequado, realizar adaptações e se responsabilizar tecnicamente pelo projeto.

4. Formalize seu negócio

Fique atento às licenças e autorizações de diferentes órgãos, necessárias para a regularização da clínica popular.

As principais são:

  • Alvará de funcionamento, emitido pela prefeitura municipal
  • Licença de Funcionamento Sanitária
  • Certificado de Conformidade do Corpo de Bombeiros
  • Cadastro no departamento de limpeza urbana do município.

Conheça a documentação e as exigências para montar um consultório médico.

5. Contrate funcionários

Com tudo ok, você pode passar para a seleção e contratação de empregados para a recepção da clínica, limpeza, equipe médica etc.

Verifique as melhores condições de contratação e não se esqueça de dar treinamento para promover boas práticas de atendimento, comunicação e organização.

Quanto custa abrir uma clínica popular?

O investimento inicial é variável, dependendo do tipo de serviços realizados, capacidade de atendimento, número de funcionários e, especialmente, dos equipamentos disponíveis e sua forma de aquisição.

De forma geral, você vai precisar de pelo menos R$ 100 mil para começar, desde que ofereça rotinas básicas, como consultas.

O investimento pode aumentar consideravelmente para quem realiza exames de imagem, por exemplo.

Tecnologias modernas como a do tomógrafo custam centenas de reais, ainda que seja um equipamento usado. 

Já o aparelho de ressonância requer o desembolso de alguns milhões de reais.

O modelo de negócio também interfere nesse cenário, com o preço de franquias começando em torno de R$ 200 mil

 Conclusão

O sucesso de uma clínica popular é determinado pela qualidade da gestão e diferenciais que agregam excelência

Serviços de telemedicina para clínica popular

Como em todo negócio, o sucesso de uma clínica popular é determinado pela qualidade da gestão e diferenciais que agregam excelência aos serviços oferecidos.

Nesse contexto, vale a pena contar com ferramentas de tecnologia na saúde para otimizar as entregas, enxugar as despesas e aumentar as receitas.

Pensando nisso, a Telemedicina Morsch oferece uma plataforma completa para atender as necessidades da sua equipe com agilidade e zelo.

Além das funcionalidades específicas para assistência online e recursos de telemedicina para clínicas, seu time terá acesso a funcionalidades capazes de promover melhorias gerenciais e soluções focadas na melhor experiência do paciente, incluindo:

Agendamento online

Visando conferir praticidade para a marcação de consultas e organização da agenda médica, a plataforma de telemedicina disponibiliza o agendamento online.

Basta que o paciente acesse o site da sua clínica e escolha a melhor data e horário para marcar a consulta online ou presencial em poucos cliques.

No dia agendado, ele ainda recebe um lembrete para confirmar presença, junto a um link para eventual reagendamento. 

Teleconsulta

Além do atendimento convencional, feito presencialmente, sua equipe pode realizar consultas por videoconferência, que dispensam deslocamentos.

Uma ideia é optar pelo atendimento híbrido, que apresenta tanto a teleconsulta quanto a consulta presencial para maior comodidade do cliente.

O médico online conta com recursos avançados de áudio e vídeo, prescrição eletrônica e emissão de outros documentos via sistema de telemedicina, qualificando a assistência virtual.

Prontuário eletrônico

Mais que uma versão digital do histórico do paciente, o prontuário eletrônico consiste num software robusto e repleto de funcionalidades.

Bulário online, módulos de especialidades, histórico de atendimento com lista organizada de problemas, modelos de receitas, pedidos de exames e atestados personalizáveis estão entre os recursos ofertados.

Hospedado no software de telemedicina em nuvem, esse sistema tem espaço de armazenamento infinito e possibilita buscas e cruzamento de dados com facilidade.

Também dispõe de atualização em tempo real e pode ser sincronizado a outros softwares médicos para otimizar a gestão da clínica popular.

Laudos a distância

O serviço de telediagnóstico é a solução para suprir a demanda por especialistas dedicados à interpretação de exames complementares.

Basta treinar um técnico de enfermagem ou radiologia para realizar os procedimentos normalmente e compartilhar os registros via sistema de telemedicina online.

Após a finalização do exame, ele insere login e senha e acessa a plataforma, a fim de transmitir as imagens, gráficos e valores que serão interpretados por um especialista da empresa de telemedicina.

O médico avalia os achados sob a luz da hipótese diagnóstica e histórico do paciente, produzindo o laudo online em minutos.

Ele insere sua assinatura digital e libera o laudo no sistema, permitindo a visualização pelo médico solicitante, impressão do arquivo ou envio ao paciente.

Comodato de aparelhos médicos

O aluguel em comodato possibilita economizar com a aquisição de equipamentos médicos.

Ao contratar um pacote de telelaudos, o cliente ganha o direito de utilizar aparelhos modernos sem custo adicional, enquanto durar a parceria.

Também recebe suporte para o uso e manutenção gratuita pela Telemedicina Morsch.

Leve já essas inovações para sua clínica, clicando aqui! 

Conclusão

O modelo de clínica popular surgiu nos anos 1990 e, desde então, não para de crescer e se desenvolver. 

O grande diferencial está na democratização do acesso à saúde, já que os atendimentos são amplos e acessíveis.

Abrir um negócio no ramo é extremamente vantajoso, devido à alta procura e possibilidades de crescimento para quem deseja empreender na área da saúde.

Conte com a Telemedicina Morsch para ampliar seu portfólio de exames e conferir agilidade aos serviços!

Veja mais artigos sobre gestão na saúde em nosso blog.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin