Como melhorar o atendimento no consultório?

Por Dr. José Aldair Morsch, 26 de setembro de 2016
atendimento no consultório

Você sabe como melhorar o atendimento no consultório ou clínica?

Os seus pacientes voltam com frequência e recomendam os seus serviços para amigos e familiares?

O consultório  já é tão eficiente quanto poderia? 

Tem pacientes de sobra né?

Não são só lojas e restaurantes que devem investir em estratégias para melhorar o atendimento e reter mais clientes, as empresas ligadas à área da saúde também precisam evoluir constantemente a fim de prestar melhores serviços aos seus pacientes.

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Mas como tornar o atendimento de uma clínica mais eficiente?

Respondemos a esta pergunta nos quatro tópicos abaixo, confira:

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4 dicas para melhorar o atendimento em uma clínica

1. Invista em treinamentos

Uma equipe despreparada dificilmente vai oferecer um atendimento ágil aos pacientes que frequentam a clínica.

Você pode contar com tecnologias modernas, como um eficiente sistema de gestão, mas de nada adiantará se os funcionários não souberem como utilizar os recursos disponíveis.

É preciso investir em um treinamento para melhorar o atendimento  em uma clínica, gerando velocidade e qualidade para os seus pacientes.

Nestes treinamentos, os funcionários devem ser preparados para trabalhar com os recursos disponíveis na clínica, para atender bem todas as pessoas que entram no estabelecimento e para oferecer um suporte eficiente no telefone.  

A Telemedicina por exemplo, sendo uma empresa que interpreta os exames com laudo a distância, oferece treinamento permanente para os técnicos de consultórios e clínicas que enviam os exames para serem laudados.

2. Peça a opinião dos seus clientes

Não há ninguém melhor para dizer o que precisa ser aprimorado no atendimento no consultório do que os seus pacientes.

Eles sabem exatamente quais são os pontos fracos do estabelecimento e quais são os seus pontos fortes você perceberá aquilo que não deve e não deve ser alterado, porque já contribui para atrair e reter pacientes.

Peça um feedback aos frequentadores da clínica e liste as principais reclamações.

Estas devem ser as prioridades nas mudanças para garantir um atendimento mais eficaz. Se a principal reclamação é a dificuldade para agendamentos, por exemplo, devem ser analisadas estratégias para simplificar o processo – falamos sobre algumas destas estratégias na quarta dica deste post!

O ideal é fazer uma pesquisa por e-mail onde não existe uma saia justa no momento de comentarem sobre o atendimento no consultório.

3. Personalize o atendimento no consultório

Aproveite o feedback para melhorar o atendimento em uma clínica – ou seja, faça mudanças baseadas no perfil do seu público.

Se a maioria dos seus pacientes mostra preferência por agendamentos feitos via internet, procure uma solução que possibilite oferecer esta modalidade de atendimento.

Para garantir um atendimento eficiente, é preciso conhecer e entender os seus pacientes. Identificar as suas necessidades específicas e procurar meios para supri-las.  

4. Use a tecnologia a seu favor para o atendimento no consultório

Também é preciso estar conectado com as novidades tecnológicas que ajudam a aprimorar o atendimento da clínica.

Existem softwares, por exemplo, que permitem o registro dos dados de cada paciente.

Quando um deles liga para a clínica para marcar um horário, basta acessar a ficha do paciente e realizar o agendamento de forma muito mais rápida.

Permitir o agendamento via internet ou realizar atendimentos por e-mail também são ações que descomplicam o processo de agendamento.

O resultado é muito mais comodidade e praticidade para o paciente.   

Existem ainda tecnologias que simplificam a comunicação. Um recurso interessante são as mensagens de celular por whatsaap, que podem ser utilizadas para confirmar consultas.

Escolha a Telemedicina como parceira em realizar os exames e ter laudos rápidos

Não dependa somente das consultas. Escolha exames simples para começar, como é o caso do eletrocardiograma.

A sua secretária será treinada pelo suporte da Telemedicina e poderá enviar os exames para a nossa plataforma em nuvem e receber o resultado na forma de laudos médicos em 30 minutos.

A Telemedicina parceria com o comodato de equipamentos médicos

Quer crescer e não sabe como? Falta money?

Não se preocupe, você pode contratar a Telemedicina com o equipamento em comodato. Você paga uma mensalidade e ganha 30 laudos de exames todos os meses.

O treinamento e suporte é integral, não tendo que se preocupar em treinar seu funcionário.

Assim, você evita que o paciente perca um horário por esquecimento e garante mais eficiência na sua clínica.

Quer ler mais dicas para melhorar os processos do seu estabelecimento?

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Dr. José Aldair Morsch – Cardiologista – Especialista em Telemedicina

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia pela PUC-RS. Pós-graduação em Cardiologia Pediátrica pela PUC-RS. Linkedin

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