Sua clínica faz investimento em marketing digital?

Por Dr. José Aldair Morsch, 30 de agosto de 2018
investimento em marketing digital

Você sabia que, cada vez mais, utiliza-se a internet como a primeira fonte de pesquisa, quando se busca informações a respeito de clínicas médicas?

Isso mesmo, de acordo uma pesquisa divulgada no Think with Google, cerca de 77% das pessoas pesquisam por médicos, hospitais e clínicas online antes de marcar suas consultas. Dessa forma, é bastante óbvio dizer que a habilidade de atrair novos pacientes está diretamente ligada aos investimentos em marketing digital que os profissionais da área da saúde fazem.

Todo mundo já ouviu falar sobre a importância do Marketing Digital, correto? No entanto, quando se trata de clínicas médicas, é importante conhecer as especificidades da área da saúde. Só assim será possível aproveitar todos os benefícios que as estratégias podem trazer para o seu negócio.

Portanto, se você tem uma clínica e ainda não definiu ações de Marketing Digital para colocar em prática, está na hora de começar a pensar nisso. Neste artigo, vamos explicar melhor quais os benefícios de criar uma presença digital e também como dar os primeiros passos nesta área. Confira!

5 motivos para investir em Marketing Digital

Reduz o custo por paciente

Muitas vezes, investir em anúncios de jornais, rádio ou TV pode custar bastante para a clínica. No entanto, com Marketing Digital os custos são menores, surgindo como uma excelente alternativa

Solicite um orçamento

Veja bem, utilizar redes como Facebook ou Instagram, por exemplo, não têm custo algum. Você precisará, apenas, de investimentos para patrocinar esses conteúdos e contar com uma boa equipe comprometida em criar bons materiais e otimizar o SEO do seu sites.

investimento em marketing digital

Ajuda a atingir pacientes com condições específicas

Você atua em uma área específica da medicina? Então o Marketing Digital, com certeza, é uma ótima estratégia para você!

Todos as outras mídias, como jornais e canais de televisão, não permite que você segmente a sua audiência. É claro que você pode escolher horários que vão contribuir para alcançar determinado público. Mas é impossível garantir que essa estratégia será efetiva, concorda?

Ao fazer investimentos em Marketing Digital, você consegue alcançar pessoas que são exatamente as personas do seu negócio. É possível segmentar por gênero, idade, características demográficas e até mesmo geográficas. Excelente, não?  

Dessa forma, se a sua área de atuação envolve um nicho específico de pessoas, considere colocar em prática estratégias de Marketing para saúde o quanto antes!

Melhora a credibilidade da sua clínica

Atualmente, a concorrência é grande em qualquer profissão e na medicina não é diferente. Com certeza, existem diversas outras clínicas que atuam na mesma área que você. E cabe a você se diferenciar delas. Mas como?

Com Marketing Digital, é claro! Ao criar uma estratégia de produção de conteúdos em blogs e redes sociais, os seus pacientes (ou futuros pacientes) vão conhecer mais profundamente o seu trabalho e, naturalmente, você vai se tornar autoridade no assunto.

E, convenhamos, quem não se sente mais seguro ao se consultar com um profissional que é referência em sua área de atuação?

investimento em marketing digital

Cria um relacionamento com os seus pacientes

A confiança é algo que deve existir na relação entre médico e paciente, concorda? Afinal, as pessoas marcam consultas normalmente porque possuem algum problema de saúde. E, nessas horas, sentir-se acolhido dentro de um consultório pode fazer toda a diferença na experiência.

E, mesmo após conquistar clientes através de uma boa estratégia de Marketing Digital, você deve dar atenção ao relacionamento, até mesmo para fidelizá-lo. Nesse momento, ações de e-mail marketing podem ser uma boa ferramenta.

investimento em marketing digital

Contribui para aparecer nas SERPs

Se feito da maneira correta, o Marketing Digital ajuda você a ganhar posições em plataformas de busca, como o Google, por exemplo.

E, como você já deve saber, uma das principais metas de qualquer estratégia de Marketing Digital é estar no topo dos mecanismos de busca. E não é para menos. Diversas pesquisas, estudos comprovam que a maior parte dos cliques feitos pelos usuários estão nas primeiras colocações.

Para você ter uma noção melhor, estudos da agência imFORZA afirmam que 18% dos visitantes acessam a primeira colocação do Google. Para o segundo lugar, ocorre uma queda considerável, chegando a 10%. A terceira e a quarta colocação ficam com 7,4% e 4,8%, respectivamente.

Acredito que você já entendeu a importância de figurar entre essas primeiras opções, não? E, para isso, o melhor é investir em profissionais qualificados que possam fazer um bom trabalho de SEO para a sua clínica.

investimento em marketing digital

Cuidados que devem ser levados em consideração

O Conselho Federal (CFM) de Medicina possui duas Resoluções (a nº 1.974/11 e nº 2.126/15) que tratam sobre a ética médica na publicidade e nas redes sociais. E, antes de começar com qualquer investimento em Marketing Digital, é importante conhecer quais são as determinações, para não correr o risco de desrespeitá-las.

Algumas práticas proibidas:

De maneira geral, as melhores práticas são aquelas meramente educativas. Mas, para ter a garantia de um bom trabalho e totalmente de acordo com as Resoluções do Conselho Federal de Medicina (CFM), é importante ler exatamente o que a lei determina.

No entanto, para você dar o primeiro passo nos seus estudos sobre o que pode e o que não pode no Marketing Digital para clínicas, seguem algumas práticas que são proibidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM):

– Não é permitido efetuar atendimento virtual, ou seja, consultar, diagnosticar ou prescrever remédios pela internet;

– Compartilhar informações falsas ou imprecisas;

– Compartilhar imagens de antes e depois, ainda que o paciente autorize;

– Divulgar todos de pacientes no momento do atendimento, como consultas ou cirurgias;

– Fazer propaganda de técnicas não reconhecidas como válidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM);

– Participar de anúncios comerciais ou se autopromover com expressões como “o melhor”.

Telemedicina: economia e agilidade com laudos a distância

Após colocar todas essas dicas de Marketing Digital em prática, você precisa estar preparado para oferecer um atendimento ágil e eficiente à nova demanda de pacientes que irá surgir. E, diante desse cenário, a Telemedicina pode ser a alternativa mais indicada para a prestação de um bom serviço!

A Telemedicina permite a laudagem de exames a distância em poucos minutos. Ou seja, você realiza o exame – a partir de um aparelho próprio ou em comodato – e envia as imagens por uma plataforma que armazena todos os dados em nuvem, de forma segura.

Em seguida, médicos das mais diferentes especialidades recebem e interpretam essas imagens, fornecendo um laudo seguro em alguns minutos. Prático e econômico, não? É a oportunidade para expandir os seus negócios e manter a qualidade no atendimento!

Quer conhecer mais sobre os serviços prestados pela Telemedicina Morsch? Entre em contato e solicite um orçamento!

Este artigo foi produzido pela Equipe de Conteúdo da Conexorama

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia pela PUC-RS. Pós-graduação em Cardiologia Pediátrica pela PUC-RS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp