Aplicativos médicos: 21 Apps para Médicos e Profissionais da Saúde

Por Dr. José Aldair Morsch, 25 de fevereiro de 2019
Aplicativos médicos - Apps para Médicos e Profissionais da Saúde

Os aplicativos médicos chegaram para facilitar o dia a dia também de profissionais da saúde.

Com o desenvolvimento tecnológico e o avanço dos smartphones, o setor foi um dos mais beneficiados.

E tem app médico para demandas variadas.

Agilizar procedimentos, organizar a agenda, tirar dúvidas sobre patologias e práticas, avaliar medicamentos, discutir casos com colegas ao redor do mundo e se atualizar são possibilidades que, agora, estão na palma da mão.

Se você ainda não está por dentro dessa oferta da tecnologia, não deixe de acompanhar o artigo até o final.

Solicite um orçamento

Apresento nele 21 diferentes aplicativos de medicina, para profissionais e estudantes, com detalhes sobre as suas funções.

Boa leitura!

Aplicativos médicos valem a pena? Os apps médicos são confiáveis?

Aplicativos médicos valem a pena? Os apps médicos são confiáveis?

Aplicativos médicos valem a pena? Os apps médicos são confiáveis?

Quando se fala em aplicativos médicos, esta é uma questão fundamental: as soluções são ou não confiáveis?

Podemos dizer que sim, mas é preciso cautela.

Devido ao grande número de apps médicos disponíveis no mercado, é importante pesquisar para saber quais são de fato úteis e seguros.

Existem aplicativos com os mais diversos recursos, desde aqueles que fazem simulações cirúrgicas, até os que são ótimas fontes de pesquisa.

Inclusive, muitos são de instituições renomadas mundialmente.

Os 21 apps médicos selecionados neste artigo foram separados de acordo com suas funcionalidades.

São elas: demandas técnicas e clínicas, gestão do tempo e do consultório médico, aplicativos de revistas e periódicos, jogos médicos e outros recomendados para estudantes de medicina.

Aplicativos médicos para demandas técnicas e clínicas

Aplicativos médicos para demandas técnicas e clínicas

Aplicativos médicos para demandas técnicas e clínicas

1. CID-10 Pro

Com mais de doze mil itens do código CID (Classificação Internacional de Doenças), o aplicativo é atualizado pelo Datasus, o departamento de informática do Sistema Único de Saúde.

A partir de um sistema de busca inteligente, o usuário consegue localizar a informação desejada de diversas maneiras.

Nele, é possível realizar uma pesquisa contrária, ou seja, coloca-se o código CID para saber dados sobre a doença diagnosticada, como descrição e propriedades.

O aplicativo permite salvar os itens mais utilizados como favoritos e monta um histórico de patologias do código CID acessadas recentemente.

Outra facilidade é a possibilidade de compartilhamento de qualquer código via e-mail.

Com uma interface amigável, o CID-10 Pro permite que o usuário pesquise sobre as doenças por grupos, categorias e subcategorias.

O aplicativo pode ser utilizado offline e está disponível em português.

2. Figure 1

Com mais de um milhão de usuários no mundo, o Figure 1 é um aplicativo de rede social similar ao Instagram.

Nele, é possível trocar informações sobre casos clínicos e compartilhar fotos e exames com outros profissionais de saúde do mundo inteiro.

O mais interessante é que existe uma equipe responsável por realizar todo o protocolo de confidencialidade e moderação das informações incluídas no aplicativo, o que garante o anonimato do paciente.

No Figure 1, as publicações são separadas por especialidade ou regiões do corpo.

Apesar de ser aberto a qualquer pessoa, apenas profissionais de saúde podem comentar e postar.

O aplicativo está disponível em português e possui outras funcionalidades, como o Grand Rounds, que permite discutir cirurgias e casos médicos em tempo real.

3. Whitebook Clinical Decision

Gratuito e com os conteúdos disponíveis mesmo sem internet, o Whitebook Clinical Decision é um dos aplicativos mais utilizados por profissionais e estudantes de medicina.

Seu conteúdo é produzido por mais de 20 médicos especialistas e está em constante expansão.

São mais de quatro mil tópicos sobre prescrições, doenças, drogas e manejo clínico atualizados mensalmente.

Dentre as principais especialidades que podem ser encontradas no aplicativo, estão clínica médica, pediatria, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia.

O Whitebook funciona como uma biblioteca médica, ou seja, ele ajuda a tirar dúvidas instantâneas sobre procedimentos e práticas.

Também é um ótimo aliado na hora de fazer prescrições, com mais de 300 orientações sobre o tema.

O aplicativo possui um bulário com seis mil medicamentos, consulta ao CID-10 e aos Procedimentos SUS.

O usuário ainda tem acesso a calculadoras e diversos guias práticos, como Condutas Pediátricas, Trauma, Guia ECG, Cálculo de Infusão de Medicamento, entre outros.

4. MedScape

O MedScape é uma base eletrônica de informações sobre prescrição e segurança em saúde.

O aplicativo tem o objetivo de apoiar o profissional na tomada de decisão, referenciando os artigos mais recentes revisados por médicos.

Ele traz alertas sobre as aprovações da FDA, a agência que regula medicamentos nos Estados Unidos, além de notícias sobre conferências e dados de novos testes clínicos.

O aplicativo permite ao usuário realizar buscas pelas informações mais atuais sobre prescrição e segurança em mais de seis mil medicamentos de marca, mil medicamentos OTC (de venda livre, sem exigência de receita médica) e oito mil monografias.

Um de seus principais recursos é o Verificador de Interação de Medicamentos, mas ele também possui calculadoras específicas de especialidades e um identificador de comprimidos.

Com conteúdo atual e de qualidade sobre apresentação clínica, fisiopatologia, epidemiologia, protocolos de tratamentos, drogas e exames complementares, o MedScape está todo em inglês e é um dos aplicativos médicos mais baixados.

5. Epocrates

O Epocrates é um aplicativo médico que possui um grande acervo de informações, além de funcionalidades úteis no dia a dia.

Possui uma versão gratuita, mas o acesso ao seu conteúdo completo só é possível na versão paga.

Ele possui uma grande base de dados de medicamentos e uma ferramenta sobre interação medicamentosa.

Destaque para uma calculadora médica completa sobre Índice de Massa Corporal (IMC), colesterol LDL, anion gap e osmolaridade sérica, além de funções mais especializadas.

Vale citar ainda o ID da pílula, que permite identificar o medicamento de acordo com suas características físicas, como cor, formato, sulcos, impressões e transparências.

6. Genéricos BR

App médico para genérico

Indicado para auxiliar no momento de prescrever medicamentos, o aplicativo Genéricos BR é um guia sobre remédios e genéricos produzidos ou manipulados no país.

Dentro do app, é possível encontrar dados importantes sobre a medicação, como indicação, posologia, forma farmacêutica, interações, contraindicações, efeitos adversos e precauções, além de ter acesso ao bulário eletrônico da Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Com uma interface simples, o Genéricos BR é gratuito e permite ao usuário realizar a busca por princípio ativo ou medicamento de referência..

7. CliniCalc

A CliniCalc é uma calculadora médica que tem o objetivo de facilitar a realização de cálculos complexos e lembrar pontuações, escalas, classificações e outras informações úteis.

O aplicativo possui mais de 200 ferramentas que permitem calcular déficit hídrico, manejo de infusão, taxa de produção urinária, variação no sódio, área corporal, entre outros.

Um dos seus destaques é a escala de coma de Glasgow. A CliniCalc possui tanto a escala clássica quanto a pediátrica.

Também permite ao usuário armazenar suas fórmulas favoritas, encontrar as usadas recentemente e pesquisar fórmulas por palavras-chave ou descrições curtas.

8. Draw MD

O objetivo do Draw MD é permitir ao médico tirar dúvidas dos pacientes sobre os procedimentos.

Por meio de desenhos, apresentações e folhetos personalizados, o usuário consegue ilustrar de forma didática o que será realizado.

O Draw MD é uma forma de reduzir o estresse do paciente, encorajar a tomada de decisões e iniciar conversas.

Ele abrange uma ampla variedade de especialidades médicas, como cardiologia, cirurgia geral, ortopedia, urologia, otorrinolaringologia, obstetrícia, ginecologia e anestesia.

9. Touch surgery

O Touch Surgery é um simulador de cirurgia 3D.

Com 150 módulos, 50 procedimentos médicos e 25 especialidades cirúrgicas, ele guia o usuário passo a passo durante cada etapa de uma operação e em cada decisão que deve ser tomada ao longo do processo.

Permite que o usuário personalize o aplicativo ao escolher suas áreas de interesse.

Com isso, o Touch Surgery envia sugestões de procedimentos e monitora o seu progresso.

O app ainda possibilita a criação de uma biblioteca personalizada de operações e o compartilhamento dos resultados com outros profissionais.

Tanto as simulações quanto o conteúdo foram desenvolvidos com a colaboração de cirurgiões e instituições acadêmicas renomadas para garantir a sua precisão e validade.

10. Micromedex

Este aplicativo dá acesso à base IBM Micromedex sobre gestão de medicamentos. São informações sobre fármacos, interações medicamentosas e compatibilidade.

Seus dados podem ser buscados por meio de mais de 4.500 termos de pesquisa, como dosagem pediátrica, efeitos adversos, contraindicações, nomes comerciais comuns, ajustes de dose, genéricos, classe terapêutica e mecanismos de ação, entre outros.

Atualizado mensalmente, ele tem acesso pago e seu conteúdo está disponível offline.

11. UpToDate

Com uma enorme biblioteca de referências médicas, diretrizes práticas e calculadoras clínicas, o UpToDate é um aplicativo que permite ao médico encontrar a informação que precisa de forma fácil e rápida.

Nele, o usuário tem acesso a um conteúdo clínico profissional baseado em evidências, materiais de educação aos pacientes, tópicos sobre medicamentos, recomendações médicas no local de atendimento, além de opções de favoritos e histórico.

Para utilizá-lo, é necessário fazer uma assinatura.

Aplicativos médicos para gestão do tempo e do consultório médico

Aplicativos médicos para gestão do tempo e do consultório médico

Aplicativos médicos para gestão do tempo e do consultório médico

12. Any.Do

Fácil de usar, o Any.Do é um gerenciador de tarefas e listas gratuito.

Ele permite ao usuário adicionar novos compromissos ou notas por texto ou voz, ficando o próprio app responsável pela sua organização.

Um dos principais recursos está na possibilidade de compartilhar sua lista com outras pessoas e atribuir tarefas. O aplicativo cuida da sincronização das informações e dos lembretes.

Outra funcionalidade são as listas de prioridade. Existem três tipos e cada uma possui características próprias para que atendam às mais diversas necessidades.

13. Evernote

O Evernote é um aplicativo que permite ter acesso às suas informações quando e onde você precisar.

Ele organiza notas, apresentações, imagens, fluxogramas e outros dados da forma que o usuário preferir e os disponibiliza mesmo quando não há acesso à internet.

Por meio do app, o usuário pode escrever, colecionar e capturar ideias na forma de notas, cadernos, lembretes, listas de verificação e de tarefas. Ou, então, tomar notas no formato de texto, rascunho, fotos, áudio, vídeo e PDF.

Durante uma consulta, é possível utilizar o Evernote para fazer anotações que depois podem ser acrescentadas ao prontuário eletrônico do paciente.

Ele permite organizar seus recibos, contas e faturas e usar a câmera para digitalizar documentos, cartões de visita, anotações e rascunhos.

Uma de suas funcionalidades mais úteis é a pesquisa, pois além de buscar entre os seus arquivos, ele investiga dentro de PDFs.

Aplicativos médicos de revistas e periódicos

Aplicativos médicos de revistas e periódicos

Aplicativos médicos de revistas e periódicos

14. Case Medical Research

O aplicativo Case Medical Research é uma ferramenta gratuita para acompanhar as novidades e as pesquisas em diversas áreas médicas.

Ele segue milhares de revistas médicas, como NEJM, Lancet e PubMed, além de canais sociais para trazer as últimas notícias sobre mais de 270 mil tópicos, como doenças, drogas, genes, vias e proteínas.

Disponível em diversos idiomas, o Case oferece áudios, transcrições e vídeos, além de ter acesso a mais de 19 milhões de artigos.

O app também realiza pesquisas por pontuação Altmetric, contagem de citações e tipo de publicação.

O usuário pode criar notificações personalizadas para receber atualizações sobre novas pesquisas que correspondem aos seus temas de interesse.

15. Read by QxMD

Com uma interface simples e de fácil utilização, o Read by QxMD disponibiliza diversos conteúdos científicos da área médica.

O aplicativo possui acesso aos artigos do PubMed e revistas variadas, permitindo ao usuário participar de discussões, ler comentários e compartilhar os conteúdos com colegas por e-mail ou redes sociais.

Muitas das revistas disponíveis no aplicativo necessitam de uma assinatura, mas se o usuário possuir acesso a universidades federais ou à base de dados, a leitura é liberada.

O aplicativo está todo em inglês.

16. Mendeley

Este aplicativo gratuito é um gestor de referências bibliográficas, além de também possuir artigos científicos e e-books.

Alguns de seus principais recursos são a possibilidade de acrescentar notas e destaques a arquivos PDF, realizar buscas por palavras-chave, armazenar suas informações na nuvem e o download de seus arquivos sob demanda.

17. World Health Organization (WHO)

Muito recomendado para profissionais que desejam estar por dentro das principais novidades da área de saúde, o aplicativo da Organização Mundial da Saúde está disponível gratuitamente.

Com conteúdo apenas em inglês, o app traz atualizações sobre pandemias, saúde pública, medicações, surgimento de novas doenças no mundo e pesquisas.

Aplicativos de jogos médicos

Aplicativos de jogos médicos

Aplicativos médicos: jogos

18. Resuscitation

O Resuscitation é um simulador de paciente virtual que coloca o usuário no papel do profissional de saúde.

Projetado principalmente para estudantes e profissionais de saúde, o aplicativo inclui cenários de urgência, obstetrícia, pediatria, traumatologia, psiquiatria e gerontologia, entre outros.

Ao longo do jogo, o usuário deve tomar decisões sobre o tratamento do paciente e é com base nas suas habilidades de gerenciamento que o aplicativo pontua as suas ações.

O objetivo do jogo é desenvolver essas habilidades, concedendo pontos para boas decisões e os removendo para as ruins..

19. Prognosis

Este jogo também avalia o desempenho médico frente a um caso clínico.

O aplicativo é gratuito e possui mais de 300 casos nas mais variadas especialidades médicas.

O Prognosis ajuda a testar as habilidades de decisão médica, avaliar o conhecimento clínico e aprender sobre novas doenças e cenários.

Cada caso é acompanhado por um fórum para discussão e compartilhamento de conhecimentos, fornecendo material útil para médicos, estudantes e acadêmicos.

Todos os cenários dentro do jogo foram baseados em experiências reais de mais de 150 especialistas.

Aplicativos para estudantes de medicina

aplicativos médicos app para médicos

Aplicativos médicos para estudantes de medicina

20. Human Anatomy Atlas app

Este aplicativo utiliza modelos 3D e animações criadas por especialistas em visualização biomédica de universidades renomadas.

O Human Anatomy Atlas traz definições de anatomia mais abrangentes e explicações de patologias comuns.

Algumas funcionalidades que se destacam são as seções transversais, os exames de ressonância magnética e tomografia computadorizada, as imagens de cadáveres, os modelos de músculos e ossos e as animações de fisiologia.

O aplicativo inclui as pronúncias dos nomes latinos e permite que o usuário crie blocos de informações para usar em apresentações ou para estudar.

21. Muscle and Bone Anatomy 3D

O Muscle and Bone Anatomy 3D é o voltado para quem precisa aprender sobre o sistema musculoesquelético humano.

Ele apresenta três ferramentas para ensinar sobre o corpo: visão 3D do corpo, agrupamento dos músculos por ações e modelos 3D do tornozelo, joelho, pelve, ombro, rosto, mão e vértebras.

Tem ainda quizzes e informações complementares de estudo (textos e vídeos).

A aplicativo combina imagens, conhecimento e interatividade e está disponível gratuitamente.

Sobre a Telemedicina Morsch

Agregar valor aos serviços de saúde, reduzindo a espera por resultados de exame.

É com esse objetivo que a Telemedicina Morsch oferece o serviço de emissão de laudos à distância.

Um técnico em radiologia ou enfermagem realiza o exame com um equipamento digital, que gera as informações para serem compartilhadas via plataforma de telemedicina.

Munidos de um login e senha, os especialistas acessam os registros para avaliar os dados coletados junto à suspeita clínica e, em seguida, relatam suas conclusões no laudo médico.

Em poucos minutos o documento já está disponível na plataforma, o que elimina as filas de espera pelos resultados.

Com isso, consultórios e clínicas podem ampliar seu portfólio de serviços e ainda reduzir custos com equipamentos e profissionais.

Conclusão

Aplicativos médicos - Apps para Médicos e Profissionais da Saúde

Reuni, neste artigo, 21 aplicativos médicos que podem facilitar a rotina de trabalho, seja com informações técnicas e clínicas, a leitura de periódicos, a gestão da agenda e do consultório ou até mesmo para praticar.

Vimos que a tecnologia pode ser uma grande aliada para nos mantermos atualizados não apenas sobre o que está acontecendo pelo mundo, mas também sobre novas técnicas e pesquisas.

Saber usar essas ferramentas a seu favor pode qualificar uma série de processos e tornar a vida profissional mais dinâmica.

Nesse sentido, investir em tecnologias como os laudos a distância da Telemedicina Morsch pode ser uma boa solução para agregar qualidade e eficiência ao seu dia a dia.

Faça contato conosco e solicite o teste grátis da plataforma.

Gostou do conteúdo? Não se esqueça de compartilhar.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp