Telemedicina e laudos a distância: 5 benefícios do menor tempo de resposta

Por Dr. José Aldair Morsch, 30 de outubro de 2017
laudos à distância

A telemedicina e laudos a distância tem ganhado cada vez mais adeptos em âmbito global.

E a razão é compreensível, visto que ela trabalha com muito mais eficácia e rapidez no atendimento médico  à população, salvando vidas diariamente com laudos à distância rápidos e eletrocardiograma em casos de infarto agudo do miocárdio.

Em todo o Brasil, o número de profissionais da área de saúde e pacientes que vem sendo beneficiados pela rede de telemedicina e telessaúde é cada vez mais expressivo.

E dentro dela, um dos segmentos que mais cresce diz respeito à obtenção de laudos à distância. Os principais motivos estão na eliminação da necessidade de encaminhar para unidades de saúde de alta complexidade, pacientes que podem ser orientados a distância, como também resulta em maior rapidez no tratamento daqueles que foram diagnosticados com alguma doença.

Condições com graus de gravidade diferentes também podem ser discutidas entre médicos que, por sua vez, podem estar a milhares de km de distância do paciente, salvando sua vida em uma unidade de saúde precária que nem se quer possui um quadro completo de médicos especialistas. Incrível, não é mesmo?

Pois é: o futuro realmente chegou na medicina.

Solicite um orçamento

A seguir, confira quais são os 5 benefícios do menor tempo de resposta na relação entre a telemedicina e os laudos a distância.

1. Benefício duplo: para o médico e paciente

Os laudos a distância beneficiam tanto o paciente como o médico plantonista de uma emergência. E o motivo é simples: com o tempo de resposta rápida na entrega dos laudos médicos (eliminando a entrega em 24 horas, que é uma grande objeção da medicina atual), o paciente é orientado com muito mais rapidez sobre os próximos passos que deve tomar.

Sendo assim, cria-se um ciclo em que ambos os públicos saem beneficiados:

-> O paciente, que tem a resposta sobre a sua condição de saúde muito antes do que o esperado;

-> O médico, que pode organizar melhor suas prioridades de atendimento com base na gravidade de cada caso.

2. Salvar vidas

A resposta rápida dos laudos à distância na telemedicina também pode salvar vidas. Isso porque um paciente em uma emergência com dores no peito, que caracterizem suspeita de infarto, com certeza não pode esperar 24 horas apenas pelo resultado de seu exame cardiológico.

Sendo assim, o atendimento rápido dos laudos à distância é fundamental em um cenário onde se torna possível salvar pacientes com risco de vida – independentemente de qual seja a condição do paciente (como suspeita de infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e assim por diante).

3. Facilitar atendimentos médicos mais simples

Alguns pacientes vão ao médico quando estão com dores de cabeça, febre e outros sintomas mais clássicos – que, é claro, não devem ser ignorados por isso.

Porém, na grande maioria dos casos, esses sintomas refletem em condições mais simples: como gripes, resfriados, inflamações ou infecções (facilmente tratadas por meio de medicamentos anti-inflamatórios, antibióticos ou corticoides).

Com a telemedicina e os laudos a distância, o paciente de uma condição mais simples poderá ser tratado igualmente à distância, com é claro, a devida prescrição dos medicamentos a serem ministrados e orientação sobre hábitos ao longo dos próximos dias.

Isso faz com que os pacientes já não precisem mais sair de casa para atendimentos médicos presenciais quando suas condições de saúde são facilmente tratadas por meio de orientações à distância.

4. Atração de novos pacientes

Apesar de a medicina ser um serviço básico que todos nós precisamos, estamos sempre em busca de clínicas, hospitais e médicos que nos proporcionem o melhor atendimento.

Não à toa, a telemedicina acaba se tornando até mesmo uma boa ‘jogada de marketing’ para atrair novos pacientes em sua clínica, unidade de saúde ou centro médico

5. Redução das despesas de sua clínica médica

Ao apostar na telemedicina e consequentemente nos laudos à distância, a redução de despesas também se torna uma realidade da clínica ou unidade de saúde em questão.

Isso ocorre uma vez que, com a telemedicina, a clínica não precisa necessariamente contar com um quadro completo de especialistas.

A interpretação de exames e o fornecimento de laudos médicos, no caso, pode ser realizada por uma clínica terceira, especializada neste serviço (como é o caso da Telemedicina Morsch, que você conhecerá a seguir).

Além disso, os exames e laudos médicos são acessados em nuvem – o que também reduz (e muito) o custo com a impressão de exames.

Agora, ciente de todos esses benefícios, você também deve estar interessado (a) em apostar na telemedicina e nos laudos à distância para a sua clínica médica, não é mesmo?

Confira então a seguir porquê e como você deve levar esses diferenciais para a sua clínica.

A telemedicina e a oferta de laudos médicos à distância, como você já deve ter notado, pode trazer inúmeros benefícios para a sua clínica.

Sendo assim, se você também pensa em oferecer um serviço rápido capaz de agregar valor aos exames que já são realizados em sua clínica, saiba que chegou ao lugar certo.

Apostar em telemedicina hoje é a melhor forma de clínicas, centros emergenciais, hospitais e outros da área de saúde manterem-se no mercado. Isso porque, dessa forma, é possível ampliar o atendimento aumentando a gama de serviços/exames oferecidos (sem que, por outro lado, seja preciso expandir a equipe médica de especialistas).

E neste sentido, você também já deve saber que hoje existe uma infinidade de empresas especializadas em telemedicina que disponibilizam seus recursos tecnológicos a clínicas médicas que ainda não dispõem deste serviço, de modo a possibilitar melhor tempo de entrega em laudos médicos.

Como a Telemedicina Morsch pode ajudar a minha clínica?

A Telemedicina Morsch pode trazer para a sua clínica médica todos os diferenciais da telessaúde e telemedicina citados ao longo deste artigo. E o melhor: com o melhor custo x benefício do mercado.

Com as novas tecnologias da Telemedicina Morsch você poderá oferecer laudos à distância interpretados rapidamente por médicos especialistas na própria plataforma de telemedicina da Morsch – e tudo isso em questão de poucos minutos.

A Telemedicina Morsch pode se tornar uma verdadeira aliada na modernização de seu negócio, que passará a disponibilizar laudos médicos em nuvem (acessados por meio de qualquer dispositivo).

Compartilhe com seus amigos! Assine nosso blog!

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia pela PUC-RS. Pós-graduação em Cardiologia Pediátrica pela PUC-RS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp