Médico 24 horas: clínico geral online a qualquer hora do dia ou da noite
Contar com um médico 24 horas faz a diferença em vários momentos.
Essa possibilidade dá uma enorme segurança diante de crises e sintomas que surgem de madrugada, por exemplo.
É útil também para confirmar as orientações da receita médica antes de comprar e administrar medicamentos.
A comodidade é maior se você puder consultar seu médico online, esclarecendo dúvidas antes de se deslocar até uma unidade de saúde.
Por vezes, será mais inteligente observar a evolução do quadro, mantendo cuidados em casa por algumas horas.
A boa notícia é que o serviço de médico 24 horas está disponível tanto presencialmente como a distância.
Essa é uma facilidade que se torna possível com o software de telemedicina da Morsch.
Siga com a leitura deste artigo para entender como funciona essa dinâmica, suas principais vantagens e quando dar preferência ao atendimento à distância.
Veja também, em detalhes, como acionar o clínico online 24 horas na plataforma de Telemedicina Morsch.
Acompanhe até o final!
O que é um médico 24 horas?
Médico 24 horas é um serviço que disponibiliza os profissionais a qualquer momento do dia ou da noite.
Geralmente, o nome se refere a uma equipe médica que se reveza para garantir a assistência ao paciente sem restrições de horário ou dia da semana.
Em outras palavras, o serviço médico 24 horas está sempre a postos para quem precisar de avaliação de sua condição clínica e histórico de saúde, não importando se é feriado ou final de semana.
O exemplo mais popular é o do pronto atendimento, criado para dar assistência diante de urgências.
Lembrando que urgência é uma situação que requer atendimento médico imediato, mas não necessariamente coloca a integridade ou a vida do paciente em perigo.
Diferentemente das emergências, que representam risco de lesões graves ou morte e devem ser atendidas no pronto-socorro.
Episódios de pressão alta, enxaqueca e sintomas que surgem de maneira abrupta, como febre, vômitos e diarreia, podem motivar a visita ao pronto atendimento.
Ou mesmo receber atenção médica a distância via telemedicina, dispensando a necessidade de deslocamento até uma clínica ou hospital.
Essa opção existe graças a plataformas modernas como a Morsch, que conecta você a um clínico geral de um jeito simples e rápido.
Assim, não é preciso aguardar em filas para receber um primeiro atendimento com qualidade.
Como funciona o atendimento do médico 24 horas?
O atendimento médico 24 horas pode ser disponibilizado por instituições públicas, privadas ou sociedades mistas.
Basicamente, ele pede a formação de times de plantonistas para suprir a demanda de uma ou mais especialidades, mesmo em horários pouco convencionais.
Em vez de encerrar o serviço no início ou final da noite, alguns desses médicos permanecem trabalhando, conforme sua escala de atendimento.
Se atuarem na assistência presencial, deverão dispor de todos os recursos necessários, como materiais para ausculta, fichas de pacientes, equipamentos para exames etc.
Também deverão contar com o suporte da equipe de enfermagem na triagem e verificação dos sinais vitais dos pacientes, além da administração de medicamentos.
Já para a consulta online, os médicos 24 horas precisam ter à disposição um ambiente estável, com internet banda larga para evitar problemas de conexão.
Ferramentas de áudio e vídeo agregam qualidade a essa assistência, permitindo a observação de alterações físicas como manchas e distorções na face.
Além de funções que afetam a condição clínica do paciente, como a fala, raciocínio e capacidade de obedecer a comandos de movimentos.
Durante a avaliação online, o médico ainda consegue criar, atualizar e compartilhar documentos como atestados, encaminhamentos e receitas.
Quando consultar um médico 24 horas online?
Há cenários críticos que pedem a assistência médica presencial.
É o caso de fraturas expostas, pancadas na cabeça e ferimentos profundos.
Sinais de infarto, acidente vascular cerebral (AVC) e outras emergências também necessitam de atendimento presencial imediato, pois ameaçam a vida da vítima.
O mesmo raciocínio vale para sintomas intensos e de início súbito, como dores de cabeça, falta de ar e dor no peito.
Porém, diversas outras situações requerem orientação médica com agilidade e se beneficiam da telemedicina.
A seguir, comento alguns desses cenários.
Para tirar dúvidas
Nem sempre o paciente sofre com incômodos intensos.
Por vezes, a manifestação clínica de doenças começa branda, podendo indicar quadros leves ou passageiros.
Nesses casos, é útil consultar um clínico geral para receber avaliação médica e, se necessário, a prescrição adequada de medicamentos.
Assim, evitam-se práticas arriscadas como a automedicação, que pode esconder sinais importantes ou até agravar a patologia.
O médico 24 horas ainda ajuda a esclarecer questões sobre tratamentos prescritos, desde o uso de remédios até possíveis efeitos colaterais.
Quando há mudanças no quadro de doentes crônicos
Indivíduos acamados ou em home care podem experimentar mudanças bruscas no quadro de saúde, deixando os familiares e cuidadores em alerta.
Por meio do plantão 24 horas da telemedicina, eles podem contatar um médico imediatamente, prevenindo complicações para o paciente.
Ou mesmo recebendo dicas para encontrar a causa das alterações, a exemplo de aparelhos médicos desajustados.
Mesmo que o doente crônico não precise de monitoramento contínuo, faz sentido acionar o serviço online diante de agravos ou exacerbações.
É o caso de crises de asma, tosse persistente ou febre alta, que podem ser avaliadas em teleconsulta e, se necessário, encaminhadas a um serviço presencial.
Diante de dificuldades para sair de casa
Idosos, pessoas com deficiência física ou restrições de mobilidade encontram uma série de barreiras para sair de casa.
Esses empecilhos se tornam ainda maiores fora do horário comercial e sofrendo com incômodos, principalmente se não houver pronto atendimento por perto.
Nesse contexto, é clara a importância de contar com médico online 24 horas.
Essa possibilidade dispensa o esforço para deixar a residência, dando mais conforto a esses pacientes.
Quem sofre com transtornos mentais como agorafobia, depressão e síndrome do pânico também encontra vantagens na assistência imediata a distância.
Com ela, dá para ser acolhido e orientado sem deixar a zona de conforto.
Para receber orientação antes do atendimento presencial
Ainda que haja intenção de comparecer ao pronto atendimento, sempre existe a chance de precisar aguardar por horas até passar com um médico.
Então, pode ser inteligente consultar o serviço via internet antes de sair, principalmente se os sintomas forem leves.
O médico online fará uma primeira avaliação com rapidez, ajudando na triagem para o serviço mais adequado.
Por exemplo, ele pode encaminhar diretamente a um especialista ou requisitar exames, abreviando etapas para sua recuperação.
Quais as vantagens de consultar um médico 24 horas online?
Poder contatar um médico a partir de poucos cliques oferece muitos benefícios a pacientes, familiares e cuidadores.
Veja detalhes sobre os quatro principais abaixo.
1. Agilidade no atendimento
Geralmente, quem busca por um médico 24 horas deseja receber cuidados rapidamente.
Caso contrário, poderia esperar pelo agendamento de uma consulta, ou mesmo aguardar na fila do pronto atendimento, sem problemas.
Escolhendo sistemas inteligentes como o da Morsch, você desfruta de agilidade desde o início do contato com o médico.
Se precisar agendar novos atendimentos com especialistas, por exemplo, vai continuar aproveitando a rapidez e praticidade para marcar e passar pela consulta.
Suas receitas, atestados, laudos e outros arquivos serão entregues com prontidão, usando mecanismos da própria plataforma de telemedicina.
2. Alta resolutividade da teleconsulta
Diversos atendimentos médicos se prestam a solucionar demandas da atenção primária à saúde.
São recomendações, orientações e avaliação de queixas simples que podem ser tratadas no consultório médico – incluindo um consultório online.
Permitir essa interação entre médico e paciente é uma das maiores vantagens da telemedicina, que rompe com a barreira geográfica para democratizar o acesso à saúde.
Isso fica evidente em dados como o da associação Saúde Digital Brasil, que demonstram que o pronto atendimento a distância tem índice de resolutividade de 91%.
O indicador foi calculado com base em nada menos que 7,5 milhões de teleconsultas realizadas no Brasil entre 2020 e meados de 2021.
3. Maior comodidade
Mencionei anteriormente a relevância de ofertar serviços médicos online para pessoas com restrições de mobilidade ou distúrbios psíquicos.
Porém, a comodidade de ser atendido em qualquer lugar se estende a todo paciente, permitindo otimizar a rotina.
Tem grande impacto, por exemplo, para pais de crianças pequenas, que não precisam sair de casa com seu filho doente sem necessidade.
Em vez disso, podem contatar um pediatra online via telemedicina.
O conforto também ajuda na recuperação de doenças respiratórias, por exemplo, evitando que o paciente tenha de se expor ao frio para chegar até uma unidade de saúde.
É por essas e outras razões que 64,3% dos pacientes gostam de passar em consulta online, enquanto somente 1,3% apresentam resistência em relação à modalidade.
As constatações são da pesquisa “Percepção dos médicos sobre o atual momento da pandemia de Covid-19 – segmento Telemedicina”, realizada pela Associação Paulista de Medicina (APM) e Associação Médica Brasileira (AMB) no início de 2022.
4. Redução de custos
O atendimento virtual possibilita a economia de dois recursos valiosos: dinheiro e tempo.
Ambos seriam gastos no deslocamento, que é dispensado.
Isso porque não é preciso comprar passagens, chamar táxis ou carros de aplicativo, nem gastar com gasolina e estacionamento.
Basta ter um dispositivo com acesso à internet para conversar e ser examinado pelo médico.
Onde encontrar um médico 24 horas online?
Encontrar um médico 24 horas online nem sempre é uma tarefa simples.
Em especial porque é necessário dispor de profissionais de confiança e de um sistema seguro, a fim de preservar o sigilo médico.
Usando a plataforma Morsch, você conta com a garantia de ser atendido por médicos qualificados, dentro de um software que protege suas informações de saúde.
Mantemos um time de médicos generalistas (como o clínico geral) devidamente registrados no Conselho Regional de Medicina (CRM) de plantão para tirar dúvidas, avaliar sintomas e orientar sobre os próximos passos.
Nossa plataforma possui mecanismos de autenticação e criptografia, impedindo o acesso de pessoas não autorizadas.
Também oferece um ambiente intuitivo para facilitar o uso por pacientes, médicos e outros profissionais de saúde.
Durante a teleconsulta, você será avaliado com o suporte de ferramentas modernas de áudio e vídeo, reduzindo o impacto da limitação ao exame físico.
Tudo isso com a agilidade do atendimento imediato e a experiência de uma empresa que fornece serviços de telemedicina desde 2005.
Clique aqui e acesse agora mesmo nosso plantão de atendimento clínico 24 horas!
Como a telemedicina revoluciona o atendimento médico
Quando se fala em telemedicina, é natural pensar na teleconsulta.
Mas o alcance dessa área vai muito além, compreendendo os serviços médicos prestados com o intermédio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs).
A maioria deles está disponível na plataforma de Telemedicina Morsch, que fornece auxílio a pacientes, médicos, profissionais de saúde e gestores.
Nosso sistema fornece soluções como:
- Laudo digital: são resultados de exames interpretados remotamente, a partir de registros e informações compartilhados no software de telemedicina. É uma opção interessante para diminuir a sobrecarga de trabalho em estabelecimentos de saúde, pois delega os laudos a especialistas do time Morsch. E ainda diminui o tempo de espera para que o paciente receba os resultados de exames, entregando laudos médicos em minutos
- Segunda opinião médica: conhecida como teleinterconsulta, essa solução permite a discussão de diagnósticos e casos complexos entre médicos. Também pode ser solicitada pelo paciente, a fim de ter uma orientação qualificada sobre seu diagnóstico e o tratamento mais adequado
- Prontuário eletrônico: é um sistema que reúne todas as suas informações de saúde, mantendo-as protegidas e acessíveis apenas a pessoas autorizadas. Preserva os documentos da ação do tempo, tem espaço de armazenamento infinito e dispensa a guarda de arquivos em papel, além de ser atualizado automaticamente durante a consulta online
- Treinamento online: disponível para profissionais de saúde que desejam aperfeiçoar as técnicas de realização de exames de imagem e outros procedimentos. Os conteúdos podem ser acessados a qualquer hora do dia ou da noite.
Acesse a área de serviços no site da Telemedicina Morsch para conhecer detalhes de todas as soluções.
Conclusão
Gostou de saber mais sobre o atendimento médico online 24 horas?
Você pode contar com o plantão da equipe Morsch para receber assistência sempre que precisar, no conforto da sua casa.
Assine nossa newsletter para continuar acompanhando as novidades em saúde e tecnologia.