Teleatendimento: como funciona, especialidades, prós e contras e passos para consultar

Por Dr. José Aldair Morsch, 21 de maio de 2025
Teleatendimento

O teleatendimento oferece uma solução prática para acessar diferentes especialidades médicas.

Mediado por uma plataforma de telemedicina, esse serviço rompe com a barreira geográfica, facilitando a oferta de cuidados de saúde qualificados.

Se deseja saber mais sobre como funciona, vantagens e quais os caminhos para receber assistência médica sem sair de casa, este artigo é para você.

Continue a leitura, pois vou mostrar as principais etapas para agendar uma consulta online.

Ou clique aqui para falar com um médico agora!

O que é teleatendimento?

Teleatendimento é o atendimento prestado a distância, com o auxílio de TDICs (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação). 

No contexto da saúde digital, essa palavra costuma se referir à teleconsulta – um dos serviços de telemedicina que viabiliza o atendimento médico online direto.

Importante dizer que a telemedicina compreende um total de 7 modalidades, de acordo com a Resolução CFM 2.314/2022, que regulamenta essa área.

Além da consulta online, outros quatro serviços podem ser chamados de teleatendimento. São eles:

  • Teleconsultoria: consultoria sobre questões amplas de saúde, que pode envolver médicos, profissionais de saúde ou até administração
  • Teleinterconsulta: consulta realizada entre médicos para discutir casos complexos
  • Televigilância ou telemonitoramento: coordenação, indicação, orientação e supervisão de parâmetros de saúde ou doença a distância
  • Teletriagem: avaliação da condição clínica a distância para dar o encaminhamento adequado ao paciente.

Entenda melhor as características do teleatendimento na sequência.

Como funciona o teleatendimento na saúde?

O teleatendimento funciona por meio de um sistema de telemedicina online.

Para descrever suas principais características, vamos falar da consulta médica por videoconferência.

Tudo começa com o agendamento da consulta.

Geralmente, ele é feito pela internet e que gera uma mensagem de confirmação com um link de acesso à sala virtual onde o teleatendimento será realizado.

No dia e hora marcados, médico e paciente acessam esse link e são direcionados para um ambiente virtual seguro.

Recursos de áudio e vídeo garantem uma experiência semelhante à presencial, permitindo a condução da anamnese médica (entrevista com o paciente) normalmente.

Durante a conversa, o médico observa detalhes na fala, raciocínio e outros fatores relevantes para o exame clínico, podendo também analisar exames anteriores.

Ele reúne as informações ao histórico do paciente para formular uma hipótese diagnóstica, e pode pedir exames complementares, se necessário.

Por fim, o profissional recomenda o tratamento, usando a própria plataforma para fazer a prescrição eletrônica de medicamentos, por exemplo, e/ou preencher outros documentos.

Receita digital, atestado online e outros arquivos são enviados ao paciente ao final da teleconsulta, utilizando o sistema de teleconsulta, e-mail ou aplicativos.

Quais especialidades médicas trabalham com teleatendimento?

Todas as especialidades médicas podem utilizar o teleatendimento, incluindo os médicos generalistas.

Ou seja, dá para usar a telemedicina para se conectar a profissionais das 55 especialidades.

Isso inclui:

Embora algumas áreas requeiram mais contato presencial para a avaliação física, como a ortopedia e a oftalmologia, os profissionais podem usar o teleatendimento para monitorar pacientes a distância.

Além de dar encaminhamentos, emitir a receita médica online e outros documentos via plataforma digital.

Teleatendimento médico

Todas as especialidades médicas podem utilizar o teleatendimento, incluindo os médicos generalistas

Benefícios do teleatendimento na medicina

Comentei algumas das vantagens nos tópicos anteriores.

Agora, listo os principais benefícios de optar por um médico online:

  • Atendimento rápido, sem precisar aguardar em filas de espera
  • Acesso a especialistas, ainda que estejam em outra cidade ou estado
  • Democratização da saúde para pessoas que vivem fora dos centros urbanos
  • Economia de tempo e dinheiro que seriam gastos com deslocamentos até o hospital, clínica ou consultório
  • Comodidade e praticidade, pois a teleconsulta pode ser feita em qualquer lugar
  • Maior disposição de agenda, com alternativas fora do horário comercial
  • Centralização de dados no prontuário eletrônico do paciente, acabando com a necessidade de guardar e transportar papéis referentes a consultas e exames
  • Conforto para pacientes com dificuldade de locomoção ou que estejam enfrentando crises de saúde mental.

E será que há desvantagens? Comento na sequência.

Desvantagens do teleatendimento médico

Embora tenha inúmeros benefícios, o teleatendimento também possui limitações.

A mais evidente é o exame físico, que fica restrito à inspeção a distância de possíveis alterações na aparência e funcionamento de órgãos e sistemas.

Contudo, a consulta ao histórico do paciente e procedimentos anteriores ajudam a superar esse desafio.

E, dependendo do caso, o médico pode dar encaminhamento à consulta presencial em instantes, colaborando para acelerar o diagnóstico e tratamento.

Outra desvantagem está na necessidade de uma conexão de internet estável, que nem sempre está disponível em áreas remotas, por exemplo.

Nesse contexto, vale buscar por uma rede wi-fi e fazer um teste antes de iniciar a teleconsulta, a fim de verificar a qualidade da conexão.

Atendimento por telemedicina

Os profissionais podem usar o teleatendimento para monitorar pacientes a distância

Como buscar teleatendimento médico?

O caminho para buscar teleatendimento difere na saúde pública e privada.

No SUS (Sistema Único de Saúde), o cidadão começa com uma consulta ou triagem presencial, sendo encaminhado a um especialista online conforme a condição clínica e disponibilidade.

Em alguns municípios, a teleconsulta é feita em uma sala dentro de unidades de saúde, que fornecem um tablet e internet para o atendimento.

Quem utiliza um plano de saúde tem acesso direto à consulta online, bastando utilizar o site ou aplicativo do convênio para agendar o serviço dentro da rede credenciada.

Já a busca por um médico particular online é ainda mais ágil, bastando usar um notebook, tablet ou smartphone para fazer a marcação da consulta e receber assistência remota.

Na plataforma de Telemedicina Morsch, você pode escolher entre diversas especialidades para manter os cuidados de saúde em dia.

Olha só como é fácil marcar sua teleconsulta:

  1. Acesse a página de agendamentos aqui 
  2. Digite o nome do médico, especialidade ou área de interesse no campo de busca avançada
  3. Os resultados da pesquisa vão mostrar uma lista de médicos e seus perfis. Escolha o profissional de sua preferência
  4. Observe as datas e horários em que o médico está disponível, informadas à direita da foto dele, e escolha uma opção
  5. Você será direcionado para uma página com os dados da teleconsulta. Para prosseguir, faça login no sistema 
  6. Se for seu primeiro acesso, clique em “Criar conta” e preencha os dados solicitados para concluir a ação
  7. Avance para o pagamento.

Você receberá uma mensagem de confirmação com o link de acesso à nossa sala virtual exclusiva.

Clique sobre ele para iniciar o teleatendimento!

Conclusão

Espero ter tirado suas dúvidas sobre o teleatendimento.

Conte sempre com esse e outros serviços de telemedicina para ganhar mais praticidade no dia a dia!

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Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin