Por que escolher o sistema de teleconsulta da Telemedicina Morsch?

Por Dr. José Aldair Morsch, 5 de março de 2021
Por que escolher o sistema de teleconsulta da Telemedicina Morsch?

Contar com um bom sistema de teleconsulta está deixando de ser um diferencial, para se tornar cada vez mais um verdadeiro requisito entre os médicos que desejam atender ao público com mais excelência.

Não é novidade que as constantes inovações tecnológicas estão impactando os mais diversos setores do mercado, e na área da saúde não é diferente.

Por meio de ferramentas de comunicação e compartilhamento online, as teleconsultas passaram a agregar um padrão ainda maior de qualidade.

Assim, tornando-se tão eficientes quanto os atendimentos presenciais (com exceção dos casos em que é preciso avaliação física).

Ao eliminar barreiras geográficas, garantir consultas mais viáveis e reunir recursos que enriquecem a experiência de atendimento, agora os médicos podem ter um contato mais fácil, recorrente e eficaz junto aos pacientes.

Por mais que diversas modalidades da Telemedicina já fossem liberadas no Brasil, o atendimento remoto só passou a ser permitido pelo Ministério da Saúde e pelo CFM com a chegada da pandemia da COVID-19.

Nesse contexto, o objetivo é manter a atenção à saúde dos pacientes mesmo em contexto de isolamento social. Além de desafogar filas de atendimento e prestar o devido acompanhamento para a evolução dos infectados.

Mesmo que a medida seja de caráter excepcional, as autoridades já sinalizam que os sistemas de teleconsulta devem ser devidamente regulamentados com a chegada do “novo normal”.

Isso porque, além de ser uma tendência global, o atendimento à distância mostrou-se extremamente eficaz para especialistas e pacientes, que aprovaram em massa sua adesão e dificilmente abrirão mão de seus benefícios.

Mas, se esse é um caminho sem volta para o avanço da medicina, como se adaptar aos seus requisitos e particularidades?

A seguir, vou tratar sobre a importância do sistema de teleconsulta, os motivos para sua implementação, cuidados necessários e as vantagens oferecidas pela Telemedicina Morsch!

A importância de contar com um sistema de teleconsulta

Por viabilizar o atendimento remoto e todos os seus recursos integrados, o sistema de teleconsulta gera benefícios muito importantes, tanto para os pacientes, quanto para os profissionais de saúde.

Em primeiro lugar, os médicos são favorecidos por poder atender a um número maior de indivíduos, já que esse tipo de software otimiza as rotinas no consultório.

Um bom exemplo é o recurso de prontuário eletrônico, que permite acessar rapidamente todo o histórico clínico e de exames dos pacientes, o que evita redundâncias e repetições durante as consultas.

Outro ponto importante é que o profissional não se limita apenas ao público que está próximo de sua clínica.

Ou seja, graças ao atendimento à distância, é possível captar pacientes de todo o país ou até mesmo atender pessoas que estão em outros lugares do mundo.

Em relação aos pacientes, esse também é um aspecto de suma importância, já que o sistema de teleconsulta permite que qualquer pessoa tenha acesso a especialistas de ponta, mesmo em áreas remotas ou de difícil acesso.

No mesmo sentido, as consultas remotas evitam que os pacientes tenham que se deslocar e pegar longas filas para receber seu diagnóstico ou realizar uma segunda consulta, por exemplo, fato que facilita e acelera os tratamentos adequados, tornando-os ainda mais eficientes.

Muito além dessas possibilidades, há ainda a importância do sistema de teleconsulta durante a pandemia!

Como citei na introdução, esse tipo de recurso permite que as pessoas continuem tendo o acesso à saúde, sem que isso signifique o afogamento das unidades presenciais de atendimento e o aumento dos riscos de contágio.

Para que você entenda melhor a importância e as vantagens do sistema de teleconsulta, no próximo item, elenquei os 3 principais motivos para a sua implementação.

3 motivos para implementar um sistema de teleconsulta

Entre os motivos que mais ressaltam a importância e a viabilidade do sistema de teleconsulta nas rotinas médicas, destaco:

Flexibilidade e otimização da agenda

Em um primeiro momento, os médicos podem pensar que o sistema de teleconsulta exige uma mudança radical de rotina e de agenda para atender aos pacientes remotamente.

Porém, as consultas à distância podem ser facilmente adaptadas ao cotidiano do profissional, da mesma forma que novos atendimentos comuns seriam.

Por exemplo, muitos médicos adotam o modelo híbrido, em que atendem os pacientes normalmente no consultório e, quando preciso, também via teleconsulta, sem a necessidade de se deslocar ou fazer encaixes de horários.

No mesmo sentido, o profissional pode separar alguns horários para atender apenas via sistema de teleconsulta, enquanto outros são voltados para atendimentos presenciais.

Em poucas palavras, é perfeitamente possível e simples mesclar a agenda presencial com a remota, atendendo a todas as demandas na própria unidade em que o especialista trabalha.

Redução de tempo com deslocamentos

Como expliquei anteriormente, uma das vantagens mais significativas do sistema de teleconsulta é a sua capacidade de poupar tempo dos médicos.

Além dos supracitados recursos de prontuário, que agilizam todo o atendimento, as consultas remotas também garantem que o intervalo entre os atendimentos seja muito reduzido. Uma vez que, o médico não precisa se deslocar e nem preparar o espaço físico do consultório para receber outras pessoas).

Outro ponto relevante nesse sentido é que as teleconsultas evitam que o especialista tenha que se mover entre diferentes unidades de saúde ou para outras localidades em que os pacientes estão presentes.

Inclusive, isso também é um benefício muito importante para o público que é atendido, que passa a contar com assistência especializada ou a ter acesso aos médicos de sua preferência onde quer que estejam.

Total segurança no atendimento remoto

Por fim, também vale destacar a segurança que o sistema de teleconsulta garante para os médicos e para os pacientes.

Seja na pandemia ou frente a outros riscos de contágio, o atendimento remoto evita contatos desnecessários e agrega mais confiabilidade contra possibilidades de infecção.

Muito além disso, a própria eliminação do deslocamento também agrega mais tranquilidade aos envolvidos.

Como se não bastasse, os riscos de problemas ou até dúvidas na consulta são eliminados, já que todo o atendimento pode ser gravado e anexado junto ao prontuário, para consultas posteriores sempre que necessário.

Em relação ao sigilo médico e às informações sensíveis das pessoas, a tecnologia do sistema de teleconsulta é apoiada por sólidos protocolos de segurança, criptografia e autorização em dois fatores, que evitam qualquer tipo de vazamento.

Já para evitar que os dados sejam perdidos, a tecnologia em nuvem mantém tudo seguro em arquivos online, que podem ser acessados apenas por dispositivos autorizados e são livres de falhas de HD ou hardware, que são muito comuns em armazenamentos feitos no próprio computador.

Quais são os cuidados necessários com um sistema de teleconsulta?

Para garantir todas as vantagens que citei até aqui, a implementação do sistema de teleconsulta precisa ser apoiada em alguns cuidados especiais.

Portanto, antes de escolher por sua plataforma, procure observar se ela oferece:

1- Autonomia na marcação de consultas

Para que o sistema de teleconsulta realmente facilite e enriqueça a experiência dos pacientes, ele deve permitir que as pessoas marquem seus atendimentos sempre que quiserem ou precisarem.

Assim, o software deve ter uma área de agendamento e permitir que todos os documentos necessários sejam devidamente anexados e enviados para o consultório.

Além da marcação simples e otimizada, também é importante que a plataforma permita o pagamento online, de maneira imediata e totalmente segura.

2- Confirmação de presença do paciente

Entre os recursos integrados do sistema de teleconsulta, também é importante que o agendamento seja ligado a uma ferramenta de confirmação de presença.

Ou seja, o paciente também precisa receber um lembrete (via e-mail ou mensagem) para não perder o atendimento. Além de conseguir sinalizar se realmente comparecerá no horário combinado.

Nos consultórios tradicionais, normalmente a secretária liga para o paciente um dia antes da consulta para confirmar seu horário. No sistema de teleconsulta, essa confirmação se torna mais simples, prática e automatizada!

3- Prontuário eletrônico inteligente

Em qualquer consulta presencial, os médicos precisam realizar diversas anotações e registrar tudo aquilo o que foi feito e observado durante o atendimento do paciente.

No sistema de teleconsulta, o funcionamento do prontuário se torna muito mais prático, integrado e inteligente.

Em primeiro lugar, a ferramenta para preenchimento e consulta do documento fica na mesma tela que a videochamada, para que seja mais fácil lidar com a consulta e o prontuário simultaneamente.

Isso permite que todas as informações importantes para o atendimento sejam consultadas e registradas com mais rapidez.

Além disso, a própria gravação da consulta fica anexada ao documento do paciente, para que ela seja revisitada sempre que desejado ou preciso.

A praticidade também está no compartilhamento, já que tudo pode ser enviado para o paciente em poucos cliques e com total conformidade, já que o prontuário é validado por meio de assinatura digital.

4- Validação de documentos online

Por falar em assinatura digital, vale ressaltar que o sistema de teleconsulta permite que toda a documentação seja validada, como os receituários e os próprios prontuários.

É isso que viabiliza as vantagens do teleatendimento, já que confere toda a validade documental necessária para os documentos e registros que são compartilhados à distância.

Ainda em relação à validação, o sistema também é capaz de conferir os documentos enviados pelos pacientes durante o agendamento. Dessa forma, acaba otimizando a conferência para a confirmação mencionada no segundo tópico.

Por que escolher a Telemedicina Morsch – e não a concorrência?

Por que escolher a Telemedicina Morsch?

Agora que você já conhece todos os detalhes e benefícios dos melhores sistemas de teleconsulta, vou lhe apresentar a solução que é referência absoluta na área!

Com atenção a todos os requisitos mencionados até aqui, a Telemedicina Morsch disponibiliza uma plataforma em nuvem que reúne as melhores e mais avançadas tecnologias médicas e de comunicação.

Nossos recursos de vídeochamadas e de prontuário eletrônico são disponibilizados tanto no software quanto em nosso marketplace médico (que permite acesso às ferramentas via navegador).

Nas duas situações, todo o acesso e os dados são protegidos por protocolos robustos de segurança, alinhados às exigências do CFM e da nova LGPD.

Além de evitar deslocamentos e agregar todas as vantagens que apontei ao longo do artigo, a Telemedicina Morsch ainda viabiliza o telemonitoramento, para um contato mais constante junto a pacientes crônicos ou que precisam de cuidados especiais.

Mais que reduzir custos e facilitar as rotinas médicas, as possibilidades do nosso sistema de teleconsulta ainda incluem: laudos à distância. Nesta modalidade, recebemos as informações dos seus aparelhos de exames e reenviamos tudo documentado por especialistas em poucos minutos. Além disso, há ainda a possibilidade de fechar pacotes de telelaudos e receber os equipamentos em comodato, sem custos.

Abaixo, destaco algumas frentes importantes da Telemedicina Morsch que nos destacam da concorrência:

Principais funcionalidades

As principais funcionalidades do sistema de teleconsulta da Morsch incluem:

  • Prontuário eletrônico do paciente (PEP) em nuvem com teleconsulta;
  • Telediagnóstico com laudo à distância;
  • Agendamento e confirmação de consultas online;
  • Possibilidade de aluguel em comodato de aparelhos de exames;
  • Assinatura digital para os prontuários e receitas;
  • Marketplace médico para pacientes, operadoras de saúde e médicos especialistas.

Benefícios

Em relação aos benefícios proporcionados pelas funcionalidades mencionadas acima, merecem destaque:

  • Telemedicina em nuvem: nenhuma instalação é necessária no computador. Todo o serviço pode ser acessado online por meio de login e senha;
  • Total segurança de dados: com laudos e prontuários dos pacientes armazenados de forma segura e sempre disponíveis na central da Morsch;
  • Laudos rápidos: se você aderir ao serviço de telelaudos, eles podem ser recebidos em até 30 minutos (ou em tempo real em casos emergenciais);
  • Suporte e treinamento completos: com assistência técnica e científica em tempo real, além de treinamento contínuo para funcionários;
  • Ideal para começar: além da simplicidade e viabilidade de adesão, a possibilidade de comodato permite que seu consultório integre aparelhos de exames sem custos, com cobrança apenas por laudos;
  • Confiança garantida: nossos especialistas são registrados no CFM e estão disponíveis para segunda opinião;
  • Relatórios e estatísticas: com todas as informações armazenadas em nossa central para consultas e impressão de relatórios;
  • Total respaldo legal: com recursos alinhados às exigências do CFM e laudos com certificação digital A1;
  • Cobertura total: com especialistas disponíveis 24h por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano;
  • Multiespecialidades: são mais de 50 especialistas de todas as áreas da medicina disponíveis.

Sobre a Telemedicina Morsch

Saiba mais sobre a Telemedicina Morsch

Fundada em 2001, a Telemedicina Morsch atuava inicialmente apenas na área da cardiologia, prestando atendimento para toda a região do Alto Uruguai Gaúcho.

Para auxiliar o atendimento de municípios vizinhos, a empresa aderiu à Telemedicina em 2005, experimentando um crescimento acelerado que logo expandiu suas atividades para todo o Brasil.

Com foco em teleconsultas, telemonitoramento, telediagnósticos com laudos à distância e ferramentas como PEP em nuvem, nossa atuação é pautada nas seguintes visões:

  • Ser reconhecida nacionalmente como empresa referência em Telemedicina;
  • Alcançar a excelência na prestação de nossos serviços;
  • Consolidar uma grande rede de parcerias;
  • Contribuir com o sucesso de nossos clientes;
  • Fazendo tudo isso sempre de maneira honesta, prestativa e ética.

Se você quer saber ainda mais sobre nossas soluções e aderir ao melhor sistema de teleconsulta atualmente disponível para profissionais de saúde, clique aqui e entre em contato conosco agora mesmo!

Conclusão

Mais que um diferencial ou uma ferramenta de uso restrito à pandemia, os sistemas de teleconsulta são recursos que se tornaram indispensáveis nos consultórios médicos de todo o mundo!

Por flexibilizar e otimizar a agenda dos profissionais de saúde, reduzir tempo, poupar recursos e ainda conferir total segurança e excelência para os atendimentos remotos, esse tipo de solução é cada vez mais valorizada por médicos e pacientes. Afinal, representa o futuro que já começou na medicina.

A Telemedicina Morsch é referência absoluta na hora e oferece o que há de melhor para você facilitar, viabilizar e democratizar os seus atendimentos!

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Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin