Atendimento híbrido em consultório: o que é e como implementar?
O atendimento híbrido em consultório é uma solução que pode transformar a relação médico-paciente.
Acima de tudo, essa é uma dinâmica que se caracteriza por unir a humanização do atendimento presencial à praticidade do ambiente digital.
Nesse sentido, agilidade e conveniência são pontos-chave, mas não apenas isso.
Com o suporte de ferramentas tecnológicas, é possível oferecer cuidados com qualidade ao paciente.
Telemedicina, softwares para clínicas e teleconsulta também facilitam uma série de rotinas em consultório, favorecendo o aumento da produtividade.
Esse tipo de atendimento já vinha se tornando tendência e, recentemente, ganhou força na saúde em razão da pandemia pelo novo coronavírus.
Especialmente porque a digitalização de consultas, exames e procedimentos diminui o risco de contágio pelo vírus, reduzindo ou mesmo dispensando o contato presencial.
Quer saber mais sobre o tema? Então, continue lendo este artigo.
A partir de agora, explico o que é, como funciona e as vantagens dessa prática.
Lendo até o final, você confere dicas para implementar o atendimento híbrido na sua clínica, consultório ou hospital.
O que é atendimento híbrido em consultório?
Atendimento híbrido em consultório é uma modalidade que mescla atividades presenciais e digitais.
Seu principal objetivo é otimizar os cuidados de saúde do paciente, aumentando as oportunidades de interação com seu médico de confiança.
Porém, esse processo também representa vantagens para as unidades e profissionais de saúde.
Na prática, os serviços ficam mais ágeis e dinâmicos, viabilizando o agendamento e realização de consultas a distância, conhecidas como teleconsultas.
Claro que não é preciso abrir mão dos cuidados presenciais, que podem ser requisitados sempre que necessário para manter a qualidade da interação entre médico e paciente.
No universo do atendimento híbrido, as opções de cuidados remotos são acrescentadas às rotinas tradicionais,
Dessa forma, são ampliadas as oportunidades de acesso aos serviços de saúde.
Como funciona o atendimento híbrido
O atendimento híbrido funciona por meio da combinação entre o contato digital e o presencial.
Depois de marcar sua consulta online, por exemplo, o paciente pode passar por uma triagem remota para verificar a necessidade de avaliação presencial.
Em seguida, recebe um lembrete via SMS ou mensagem no WhatsApp com um link para ser atendido em uma sala virtual.
A partir dessa primeira conversa com o paciente, o médico terá condições de encaminhá-lo para uma consulta física e/ou exames que o auxiliem no diagnóstico.
O paciente recebe, então, novo lembrete com o horário agendado na clínica ou consultório, a fim de evitar aglomerações durante sua visita.
Na unidade de saúde, ele passa pelo exame clínico, que precisa ser presencial para que o médico identifique alterações e sintomas.
Aproveita e faz testes de imagem, interpretados a distância, com o suporte da telemedicina e de laudos online.
Uma vez que tenha concluído o diagnóstico, o profissional indica o melhor tratamento.
Ele pode orientar o paciente através do monitoramento remoto, acompanhando seu progresso e realizando adaptações para uma melhora mais rápida.
Vantagens do modelo híbrido de atendimento
O conceito de atendimento híbrido em consultório não é diferente do que encontramos em outros setores – sempre com importantes vantagens.
Inclusive, é a alternativa que sustenta a continuidade dos negócios em contextos atípicos, como na já citada pandemia pelo coronavírus.
O varejo online, por exemplo, cresceu 37% em 2020, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Isso só foi possível porque o setor fez adequações para divulgar os produtos, atender via e-commerce, fornecer opções de pagamento online e entregar os itens, evitando o atendimento pessoal.
Contudo, nem todos os segmentos puderam se adaptar desse modo, porque existem ações que dependem do atendimento e da interação física.
É o caso de algumas consultas, exames e procedimentos.
Para a área da saúde, é um desafio concentrar as interações no campo digital.
Mas a boa notícia vem do atendimento híbrido.
Principalmente porque ajuda na digitalização de consultórios e clínicas, de modo que o paciente continue tendo o suporte de que precisa.
Outras vantagens são:
- Redução no tempo de espera para consultas, exames e procedimentos
- Otimização das tarefas de rotina no consultório, como agendamento e organização de documentos
- Melhora na experiência do paciente
- Dispensa da necessidade de deslocamento do paciente para todas as consultas
- Qualificação do atendimento presencial por meio de informações coletadas a distância.
Como implementar o atendimento híbrido em clínicas
Agora que conhece as vantagens do atendimento híbrido, você deve estar se perguntando como aproveitar esses benefícios.
O processo de implementação vai depender de fatores como o nível de digitalização da clínica e afinidade da sua equipe com a tecnologia.
A seguir, trago um pequeno roteiro com três ações básicas para você começar com o pé direito.
1. Faça um diagnóstico inicial
Todo bom planejamento começa com uma avaliação para entender o momento e as principais demandas da sua clínica ou consultório.
Por isso, invista em um diagnóstico completo, identificando as oportunidades de melhoria e em quais pontos a tecnologia pode ajudar.
2. Invista em infraestrutura tecnológica e teleconsulta
Não estou dizendo para você trocar todos os equipamentos médicos e computadores da sua unidade de saúde.
Porém, é preciso ter máquinas que funcionem adequadamente, assim como uma rede de internet banda larga para oferecer uma boa experiência aos pacientes.
Investindo em infraestrutura básica, você diminui o risco de interrupções constantes nas videochamadas, queda de sinal e outros problemas técnicos que incomodam o usuário.
Outra dica de ouro é contratar sistemas pensados para clínicas e consultórios, como prontuário eletrônico do paciente (PEP) e plataforma de telemedicina.
Softwares completos, como o da Morsch, reúnem opções de laudos a distância à teleconsuta.
Os resultados de exames entregues online ajudam a reduzir custos.
Além disso, as consultas remotas conectam médicos e pacientes em diferentes localidades.
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3. Ofereça treinamento para a equipe
Mesmo que os funcionários tenham afinidade com as novas tecnologias, é importante fornecer informação e conhecimento sobre os sistemas implementados.
Sempre que possível, ministre treinamentos para capacitar seu time.
Essa tarefa também pode ser feita online, com o auxílio do software de telemedicina Morsch.
Conclusão
O atendimento híbrido em consultório tem sido um aliado para a continuidade da prestação de serviços em saúde por todo o mundo.
Médicos, profissionais de saúde e pacientes se beneficiam do contato mediado por ferramentas tecnológicas e qualificado por sistemas como a plataforma de telemedicina.
Junto à humanização dos cuidados presenciais, teleconsulta e monitoramento remoto garantem o acompanhamento integral do paciente, mesmo em um cenário de pandemia.
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