Como evitar desistências com a função de reagendamento da Telemedicina Morsch?

Por Dr. José Aldair Morsch, 23 de abril de 2021
Reagendamento: como evitar desistências com a Telemedicina Morsch

Sabia que garantir um reagendamento de consulta facilitado para os seus pacientes pode ser um importante diferencial para fidelizar o público da sua clínica, hospital ou consultório?

Com a concorrência acirrada e um número cada vez maior de profissionais de saúde disponíveis, é fundamental aderir a meios capazes de melhorar a sua gestão e de simplificar a vida das pessoas.

Nesse sentido, otimizar os reagendamentos evita desistências geradas por problemas de horários e demonstra uma maior capacidade de organização e profissionalismo por parte de sua unidade de atendimento.

Quer entender melhor?  Saiba mais sobre o conceito, sua importância, funcionamento e suas vantagens!

O que é reagendamento de consulta?

Todo profissional de saúde, ou mesmo qualquer prestador de serviços que lida com horários marcados, sabe o que são reagendamentos.

Basicamente, eles se referem à troca de uma marcação na agenda, que pode ser motivada por inúmeros motivos.

Nas clínicas e hospitais, o ato de reagendar consulta pode partir do paciente ou da própria empresa.

A primeira situação é muito comum e deve ser feita da maneira mais simples possível, para que o cliente não tenha dificuldades para ter acesso aos seus atendimentos quando algum imprevisto surgir em sua rotina.

Já o segundo caso muitas vezes é decorrente de problemas de gestão, e precisa ser evitado ao máximo.

Abaixo, vou tratar melhor sobre a relevância de garantir uma experiência tranquila de reagendamento de consulta médica para as pessoas e os melhores meios para que isso seja possível. Depois, vou explicar como impedir que esse tipo de situação ocorra por problemas gerenciais na unidade de saúde.

Qual é a importância do reagendamento de consulta?

Normalmente, um paciente procura por uma clínica, consultório ou hospital quando percebe um problema de saúde e quer investigá-lo, ou ainda quando há o desejo de realizar uma consulta de rotina.

Porém, depois de escolher a unidade desejada e agendar um atendimento, alguns imprevistos podem ocorrer e impedir que a pessoa compareça no dia e na hora marcada.

Muitos são os motivos para que isso ocorra, desde a falta de liberação no trabalho, até problemas com o seu veículo, questões familiares, entre muitas outras.

Por si só, essas situações já podem ser frustrantes para o indivíduo, e cabe à empresa médica garantir que ela mesma não seja mais uma fonte de impedimentos.

Sendo assim, ao disponibilizar meios práticos para facilitar o reagendamento, a unidade de saúde incentiva que o paciente mantenha a sua consulta e sinta-se acolhido perante suas dificuldades.

Dessa maneira, é possível evitar desistências ou ainda que a pessoa busque por outros especialistas para que seja atendida.

No próximo item, veja como disponibilizar meios para reagendar consultas com mais praticidade junto ao público e assim retê-lo com sucesso.

Como funciona o reagendamento de consulta médica?

Com a importância de um processo eficaz de reagendamentos de consultas em mente, veja quais são os principais cuidados para que ele ocorra da melhor maneira possível:

Utilize uma plataforma online

O primeiro passo para otimizar os reagendamentos é aderir a uma boa plataforma de gestão médica. Com esse tipo de ferramenta, é possível:

  • Centralizar todos os agendamentos;
  • Suas respectivas confirmações;
  • Eventuais remarcações;
  • Até os cancelamentos em um só sistema.

Por meio da centralização da agenda, o fluxo de público ganha um melhor controle, pois as pessoas podem fazer suas marcações online, de forma instantânea, e tudo é atualizado para que você gerencie os atendimentos em tempo real.

Além disso, a possibilidade de mudar os horários e receber confirmações na internet é um diferencial que facilita a vida dos pacientes e os fideliza ainda mais.

A centralização e a otimização da agenda também confere mais agilidade para os serviços e fluidez para os mesmos, melhorando toda a gestão do negócio.

Emita lembretes pelo sistema

Ainda com o apoio da plataforma, você pode emitir lembretes via aplicativos de mensagem, como o WhatsApp, ou SMS, e-mail, entre outros meios semelhantes.

Essa é uma excelente maneira de demonstrar comprometimento com o seu público e de reduzir o volume de absenteísmo, já que muitas pessoas podem se esquecer dos atendimentos marcados.

Além disso, também é possível enviar links para confirmar o horário ou, nos casos de desistência, chamadas para o readgendamento, automatizando o processo para que ele se torne mais prático e eficiente.

Capacite a sua equipe

Por mais que as melhores plataformas médicas simplificam e automatizam toda a agenda, ainda é fundamental contar com uma equipe qualificada e preparada para lidar com as demandas do público.

Afinal, os recepcionistas também precisam operar o sistema e são eles que têm o primeiro contato junto aos pacientes no ato do agendamento, tanto pessoalmente quanto por telefone ou internet.

Portanto, é indispensável capacitar o seu time para que atenda às pessoas de maneira cordial. Além de que saibam entender suas necessidades, fique à disposição para resolver problemas e torne a experiência de reagendamento a mais positiva possível.

Como evitar o remarcação de consulta por parte da clínica?

Como evitar o reagendamento de consulta?

Como citei acima, quando um paciente precisa reagendar uma consulta, é papel da clínica ou hospital fornecer os meios para que isso ocorra de forma tranquila.

Contudo, quando essa necessidade vem da própria unidade de saúde, é sinal de que existem problemas de organização.

Quando uma pessoa perde o horário marcado sem que a culpa seja sua, ou mesmo quando os atendimentos atrasam, a primeira impressão que fica é que a empresa é desorganizada.

Inclusive, isso pode ser fatal em termos de fidelização, já que uma experiência ruim pode dar margem para que o público busque a concorrência.

Normalmente, um dos fatores que fazem os pacientes buscarem pela rede privada é justamente a imprevisibilidade dos horários nos postos de atendimento do SUS.

Ou seja, quando alguém escolhe por uma empresa específica para suas consultas, ela deseja, entre outras questões, evitar que esse tipo de situação ocorra, para que seja atendida no dia e no horário combinados.

Sabendo que a remarcação por parte da clínica gera frustrações, a melhor saída para médicos e gestores também está nas plataformas de gerenciamento.

Isso porque, esse tipo de sistema não só facilita os agendamentos dos pacientes, como também favorece toda a organização do fluxo de serviços da empresa.

O próprio software organiza os horários, de acordo com a disponibilidade dos especialistas, e evita que qualquer desorganização gere furos de agenda ou problemas relacionados.

Além disso, as plataformas eliminam as dificuldades inerentes das marcações em papel, que são trabalhosas, desorganizadas e esparsas.

Dessa maneira, a agenda da empresa e a agenda dos médicos são integradas, fazendo com que nenhum serviço seja marcado em horário inadequado e que tudo fique integrado. Assim, evita-se erros, incompatibilidades, entre outros problemas que resultam em reagendamentos.

Como fazer o reagendamento de consulta com um software médico?

Para demonstrar como o reagendamento pode ser feito via plataforma médica, tomarei como exemplo o sistema disponibilizado pela Telemedicina Morsch (que apresentarei melhor ao final do artigo).

Na interface do software, os pacientes têm uma área dedicada ao agendamento online.

Caso qualquer imprevisto surja e não seja mais possível comparecer no horário marcado, basta utilizar o mesmo ambiente para reagendar a consulta. Ou seja, é só acessar o portal da Morsch para marcar atendimentos e inserir o login e a senha.

Dentro dessa área, uma série de funcionalidades são disponibilizadas, o que inclui:

  • Novos agendamentos;
  • Anexos e consultas de exames;
  • Marcação de retornos;
  • E assim por diante.

Entre as opções disponíveis, estão os botões para cancelar e remarcar as consultas antes do atendimento. O funcionamento todo é muito simples: basta clicar nas opções e seguir os passos orientados pela própria plataforma para garantir os novos dias e horários.

Caso a consulta online já tenha sido realizada, a página não apresentará esses botões, que darão lugar à opção de marcar um retorno sem custo (seguindo as regras passadas pelo médico durante o atendimento).

Antes de me aprofundar nos benefícios e possibilidades presentes na plataforma da Telemedicina Morsch, antes vou apresentar as vantagens mais marcantes que esse tipo de ferramenta gera para os reagendamentos. Confira abaixo.

6 vantagens do reagendamento de consultas via plataforma médica

Como expliquei ao longo do artigo, quando as remarcações de consultas são gerados pela própria unidade de saúde, ou ainda quando os pacientes encontram dificuldades perante a necessidade de remarcar uma consulta, é sinal de que existem problemas sérios de gestão, capazes de comprometer a satisfação do público e sua fidelização. A boa notícia é que as plataformas médicas podem conferir uma:

  • Melhor organização para os horários;
  • Otimizar o fluxo de público;
  • Facilitar todo o processo de marcação e suas eventuais mudanças.
Vantagens do reagendamento de consultas via plataforma médica

Ao aderir a essas ferramentas de automação, uma série de benefícios podem ser gerados, como:

  1. Melhor imagem perante o público da empresa, que irá valorizar as facilidades oferecidas e o respeito aos horários ou imprevistos;
  2. Fidelização e priorização em relação à concorrência, já que as pessoas vão dar preferência à unidade ao perceber esse tipo de diferencial;
  3. Ampliação dos atendimentos, pois o benefício aumentará as recomendações e a melhor gestão amplia a capacidade de atender à demanda;
  4. Ganho de tempo e diminuição de custos, uma vez que automatização poupa esforços e gastos com ligações repetitivas, deslocamentos desnecessários e até a possível contratação de call centers (no caso de unidades maiores);
  5. Menor taxa de absenteísmo, já que o sistema também emite avisos de horários e links para confirmação, onde é possível reagendar a consulta em poucos cliques caso necessário;
  6. Eliminação de erros, com todos os horários centralizados e automatizados em um único sistema inteligente.

Conte com a Telemedicina Morsch

Além de viabilizar a integração de agenda, com possibilidade de marcações, confirmações e reagendamentos online, o sistema da Telemedicina Morsch tem tudo o que você precisa para desfrutar dos benefícios de uma clínica digital!

Nossas principais frentes incluem ferramentas para:

Dessa maneira, mais que oferecer os recursos ideais para você otimizar a sua gestão, ainda agregamos diferenciais para que seus atendimentos se tornem mais amplos, viáveis, acessíveis e livres de dificuldades impostas por barreiras geográficas.

Nosso sistema tem:

  • Criptografia de ponta para total segurança dos dados;
  • Adesão simplificada e barata;
  • Suporte completo e integral;
  • Disponibiliza mais de 50 especialistas de todas as áreas da medicina, seja para prestar segunda opinião, auxiliar diagnósticos ou dar apoio aos tratamentos, tornando os seus serviços ainda mais completos e especializados.

Na modalidade de telelaudos, você amplia sua oferta de exames sem a necessidade de investir em um corpo clínico maior e pode optar por receber os aparelhos necessários sem custos, por meio de comodato.

Essas e dezenas de outras possibilidades foram planejadas para que você enriqueça a experiência dos seus pacientes e se destaque entre o seu público.

Quer saber mais sobre as vantagens que já privilegiam mais de 1.000 clínicas ao redor do Brasil em meio à concorrência? Clique aqui e saiba tudo sobre os serviços oferecidos pela Telemedicina Morsch.

Conclusão

O reagendamento pode ser necessário entre os pacientes por conta de uma série de imprevistos, e cabe à clínica ou hospital garantir que o processo seja prático, evitando frustrações ou que as pessoas cancelem seus atendimentos.

Quando é a unidade de saúde que precisa reagendar a consulta, isso pode criar uma imagem ruim perante o público e evidenciar problemas de gestão, que não só prejudicam o bom andamento dos serviços, como também dão margem para a concorrência.

Felizmente, hoje em dia já é possível contar com excelentes plataformas gerenciais e de Telemedicina, que integram todas as marcações em um só lugar, automatizam o fluxo de horários e permitem que os agendamentos ou suas alterações sejam feitos de maneira prática e rápida via internet.

Se você gostou de se aprofundar na otimização de reagendamentos e quer saber mais sobre como a tecnologia está impulsionando os negócios na área da saúde, não deixe de acompanhar nossos próximos artigos. 

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Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin