Clínica digital: como funciona, serviços e passos para criar uma

Por Dr. José Aldair Morsch, 24 de outubro de 2024
Clínica digital

Uma clínica digital pode ser uma extensão da clínica médica convencional, levando seus serviços para pacientes de todo o país.

Bastam alguns cliques para que eles passem em teleconsulta, recebam resultados de exames online ou uma receita digital.

Tudo isso de forma rápida e segura, através de uma plataforma de telemedicina que obedece às normas do Ministério da Saúde, Conselho Federal de Medicina e demais autoridades da área.

Quer saber mais sobre como funciona a clínica digital e qual o caminho para expandir seu negócio utilizando os recursos como a telemedicina online?

Então, continue a leitura!

O que é uma clínica digital?

Uma clínica digital é uma plataforma que oferece serviços de saúde à distância, utilizando tecnologia para consultas online, diagnósticos remotos e monitoramento de pacientes. 

Como mencionei na abertura do artigo, as soluções podem incluir atendimento ao paciente, assistência, orientação médica, emissão de laudos e outros documentos de saúde.

Eles se tornam disponíveis com comodidade e segurança graças a softwares médicos e recursos específicos, criados para romper com a barreira geográfica e viabilizar a comunicação médico-paciente ou entre profissionais de saúde a distância.

No atual cenário em que a internet é realidade para a maioria da população brasileira, a clínica digital desponta como uma ferramenta de modernização e transformação digital na saúde.

Ela facilita o acesso a médicos e especialistas, permitindo atendimento eficiente e conveniente, sem a necessidade de visitas físicas, através de ferramentas como videoconferências e telediagnóstico.

Como funciona uma clínica digital?

A clínica digital funciona a partir da aplicação da tecnologia na saúde, otimizando as dinâmicas de gestão, comunicação e atendimento.

Como comentei anteriormente, é comum que a clínica online seja uma extensão de um serviço de saúde físico.

Porém, todo o seu gerenciamento é apoiado por recursos digitais.

Geralmente, o processo de troca de informações e documentos é realizado por meio de um software de telemedicina em nuvem, que permite a integração entre diferentes ferramentas para a entrega dos serviços com praticidade.

Começando pelo alcance do paciente online, que depende do investimento em sites e outras estratégias de marketing digital para que a empresa construa sua presença digital.

Volto a falar desse tema mais à frente.

Para uma experiência do paciente positiva, é fundamental que a clínica adote o atendimento automatizado

Ou seja, ofereça opções de marcação de consultas online, acesso a laudos e exames online, etc.

Além da atualização do histórico do paciente em tempo real, utilizando o prontuário eletrônico.

Esse é um sistema robusto que possibilita busca rápida e cruzamento de informações para qualificar a assistência.

Quais os serviços de uma clínica digital?

Dependendo das especialidades médicas atendidas e das preferências do gestor, a clínica digital pode oferecer diferentes soluções.

Conheça algumas delas a seguir:

Marcação de consultas online

O agendamento de consultas e exames pela internet é essencial para simplificar o acesso às soluções da clínica digital.

Nesse contexto, o próprio paciente ou responsável pode acessar a página de agendamentos, utilizar filtros e localizar o profissional, data e horário de sua preferência para receber atendimento médico online.

Essa comodidade ajuda a atrair pacientes, ainda que estejam fazendo o primeiro contato com seu serviço de saúde.

Teleconsulta

É natural pensar logo na consulta médica online, no entanto, esse tipo de atendimento pode ser feito por nutricionistas, psicólogos e outros profissionais de saúde.

Entidades como o CFM impõem uma série de regras para que a teleconsulta se aproxime ao máximo da assistência presencial, agregando qualidade à interação virtual.

Por exemplo, é preciso utilizar uma plataforma que tenha recursos de áudio e vídeo modernos, viabilizando a consulta por videoconferência sem instabilidades ou interrupções.

A consulta a distância ocorre numa sala virtual exclusiva, acessível para médico e paciente após efetuarem login no sistema.

Segunda opinião médica

Seja para sanar dúvidas do paciente ou da equipe médica local, a ferramenta de segunda opinião médicasuporte para um diagnóstico certeiro e acelera a escolha do tratamento.

Ela pode ser acionada num consultório médico, diretamente da residência do paciente ou em qualquer outro local, desde que ele tenha um dispositivo com acesso à internet.

Semelhantemente à teleconsulta, a segunda opinião pode ser concedida em tempo real numa sala virtual exclusiva.

Caso seja empregada para responder a perguntas pontuais da equipe de saúde, poderá ser conferida de forma assíncrona, via chat na plataforma.

Interpretação de exames online

Chamado telediagnóstico, o serviço de interpretação de exames complementares remotamente também pode integrar as soluções da clínica digital.

Para isso, o gestor deve adquirir os equipamentos médicos necessários e treinar um médico, técnico em radiologia ou enfermagem para realizar normalmente os procedimentos simples.

Em seguida, ele faz o login na plataforma de telemedicina e compartilha os registros dos exames, permitindo que um médico especialista faça a avaliação dos achados.

O profissional elabora o laudo online, entregue via sistema no mesmo dia do exame.

Prescrição eletrônica

Um dos recursos disponíveis junto à teleconsulta e prontuário digital é a prescrição eletrônica, que pode ser feita durante o teleatendimento.

Um modelo de receita médica online é aberto pelo profissional de saúde, preenchido em alguns cliques e finalizado com sua assinatura digital.

Esse documento ainda recebe um QR Code para facilitar a dispensação dos remédios na farmácia, acabando com mal-entendidos por causa da letra de médico.

Depois de concluída, a receita digital fica anexada ao prontuário online, podendo ser enviada via plataforma, WhatsApp, e-mail ou chat ao paciente.

Monitoramento remoto

O monitoramento de doentes crônicos dispensa deslocamentos desnecessários, apoiando a rotina de cuidados com maior praticidade.

Pessoas com deficiência, restrição de mobilidade ou doenças mentais que prejudicam sua capacidade de sair de casa, como agorafobia, podem receber assistência sem deixar sua zona de conforto.

Também dispõem de aconselhamento médico e de outros profissionais com agilidade, garantindo a manutenção de atividades importantes para sua terapia e recuperação.

Como aderir ao consultório virtual

A clínica digital funciona a partir da aplicação da tecnologia na saúde, otimizando as dinâmicas de gestão

Quais os benefícios da clínica digital?

Depois de todos os detalhes mencionados até aqui, é fácil perceber como a clínica digital pode ser vantajosa para os médicos e seus pacientes.

Entre os benefícios que merecem destaque na área, estão:

Contato direto e simplificado

Nos dias de hoje, praticamente todas as pessoas estão conectadas e acostumadas a desfrutar das facilidades garantidas por seus smartphones, tablets ou laptops.

Na clínica digital, você se alinha a essa realidade, dando maior liberdade, simplicidade e poder de escolha ao seu público.

Por exemplo, os agendamentos se tornam mais fáceis por meio de uma ferramenta no site ou aplicativo do consultório.

Sem precisar ligar ou se deslocar, as pessoas podem escolher o dia e a hora que julgarem melhor para serem atendidas. Assim, tornam seus agendamentos eficientes com poucos cliques e recebendo até lembretes automatizados.

Além disso, com recursos como o atendimento remoto, é possível prestar serviços para pacientes que não podem se deslocar até sua clínica ou ainda ampliar a continuidade das consultas, o que é especialmente vantajoso na medicina preventiva.

Maior produtividade

Quando os processos são acelerados, tarefas redundantes eliminadas e todo o tempo otimizado, os profissionais podem se focar naquilo o que realmente importa para os pacientes.

No caso dos médicos, por exemplo, sem a necessidade de deslocamentos e com um controle mais preciso sobre seu tempo, é possível investir seus esforços em um atendimento humanizado.

Já os recepcionistas não precisarão se preocupar com confirmações, atender telefonemas de agendamento, entre outros casos, o que libera seu tempo para que melhor atendam e orientem os pacientes no ambiente físico.

De forma resumida, com a clínica digital, tudo é agilizado, erros são reduzidos e trabalhos redundantes são eliminados.

O resultado é uma equipe mais produtiva, engajada e capaz de agregar mais valor aos atendimentos.

Diminuição de custos e de desistências

Quando boa parte das operações da sua clínica se tornam digitais, ela demandará cada vez menos investimentos em infraestrutura física.

Além do nível de organização e excelência garantidos pela clínica digital, ela ainda:

  • Otimiza os custos;
  • Favorece as avaliações de desempenho;
  • Evidencia gargalos;
  • Evita gastos desnecessários.

O resultado é uma realidade financeira mais vantajosa para a clínica, que ao mesmo tempo pode captar mais clientes, aumentar a satisfação do paciente e não se preocupar com altos gastos ligados à manutenção de grandes ambientes presenciais.

A continuidade também é um fator que merece destaque especial nesse sentido.

Isso porque a necessidade de se deslocar toda vez ao consultório médico ou de gastar com consultas recorrentes faz com que muitos pacientes desistam de seus tratamentos.

Com uma clínica digital, você evita esse tipo de situação, já que os retornos e acompanhamentos podem ser a distância, com gastos menores que também diminuem o custo das consultas.

Pacientes mais satisfeitos

Por fim , quando os pacientes têm um contato mais direto, transparente e simplificado com a clínica, eles tendem a se sentir muito mais satisfeitos com os serviços prestados.

Isso também é garantido pela excelência inerente à maior produtividade dos profissionais e pela maior acessibilidade dos tratamentos, que melhoram toda a experiência junto ao público.

O resultado se traduz em facilidade para fidelizar pacientes para novas consultas, indicações mais recorrentes entre amigos e familiares, além de reforçar a relação médico-paciente.

Benefícios de montar um consultório online

O processo de troca de informações e documentos é realizado por meio de um software de telemedicina em nuvem

Como criar uma clínica digital?

A digitalização das clínicas médicas acontece de maneira gradual e alinhada às necessidades de cada local.

Isso significa que não é recomendado aderir à clínica digital do dia para a noite, mas sim compreender quais são os recursos que podem otimizar os resultados da sua empresa e os melhores meios de utilizá-los.

Existem alguns passos básicos para que você não erre ao começar sua clínica digital. São eles:

1. Adquira um software médico eficiente

O primeiro passo para tornar a sua clínica digital é optar por um bom software para clínica médica, a exemplo do sistema de telemedicina.

Somente os melhores sistemas do mercado são capazes de viabilizar uma organização mais prática, disponibilizar recursos de atendimento à distância, gerar documentos digitais, entre outras demandas inerentes da área da saúde na atualidade.

2. Otimize consultas com a telemedicina na sua clínica digital

Por meio do seu sistema médico, também é possível otimizar sua rotina de consultas com a realização de atendimentos à distância.

Eles podem ser realizados por videoconferência ou ligações

Isso inclui praticamente todos os tipos de atendimentos que não demandam o toque físico do especialista, como em:

  • Acompanhamentos
  • Consultas de rotina
  • Segunda opinião

Entre outros casos parecidos.

3. Disponibilize o agendamento online

Como exemplificamos acima, o agendamento online também é muito comum na clínica digital.

Por meio dele, ligações constantes são evitadas e as marcações podem ser feitas com muito mais facilidade via internet.

4. Conte com prontuário eletrônico do paciente (PEP)

Garanta uma atualização mais simples e ágil para os seus prontuários.

Com o prontuário eletrônico, você também pode:

  • Acessar as informações de cada paciente com muito mais velocidade;
  • Ter ampla acessibilidade em nuvem;
  • Melhor organização;
  • Toda a segurança necessária para os dados, por meio de mecanismos como senhas e criptografia.

Conheça o PEP da Telemedicina Morsch!

5. Solicite laudos à distância de exames

Com os recursos da telemedicina integrados à clínica digital, você também não precisa se preocupar em laudar os exames feitos por sua equipe.

Conforme expliquei anteriormente, seu time pode contar com laudos a distância emitidos com rapidez e qualidade.

Em certos casos, você pode até mesmo economizar com a aquisição de equipamentos. 

Basta utilizá-los em comodato, enviar os resultados para a central de especialistas e receber os laudos de forma rápida e prática.

6. Crie estratégias de e-mail marketing

Outros recursos indispensáveis em bons sistemas médicos são as ferramentas de marketing médico.

Nesse sentido, destacam- se as funcionalidades de e-mail marketing, que permitem ampliar o contato com o público e o fidelizar de maneira mais precisa.

Além de mensagens personalizadas em datas especiais, você pode enviar:

Confira o guia com dicas de marketing para clínicas médicas.

7. Aposte em conteúdos para pacientes

Uma estratégia de marketing que não pode faltar nas clínicas virtuais é a geração de conteúdo.

Você pode investir nos próprios e-mails marketing, informativos periódicos, blog corporativo, vídeos, posts nas redes sociais, entre outros formatos de comunicação.

Procure compartilhar dicas de bem-estar e cuidados básicos.

O objetivo é informar as pessoas com mais profundidade sobre a área médica em que você atua. 

Promova também campanhas de conscientização como Outubro Rosa e Novembro Azul para ajudar a resolver problemas comuns dos pacientes.

Não importa qual seja o formato adotado por sua clínica virtual, o ideal é gerar conteúdos que engajem as pessoas, enriqueçam suas experiências junto ao consultório, informem e sejam úteis para o público.

Quais as principais características de uma clínica digital?

As soluções de uma plataforma de telemedicina são fundamentais para a viabilidade da clínica digital

Como atrair pacientes para a sua clínica digital?

Como disse anteriormente, a clínica digital leva seus serviços para pessoas de todo o país, o que amplia as oportunidades de captação de pacientes.

Simultaneamente, aumenta o desafio para ser visto e conquistar a confiança dos clientes em potencial, uma vez que sua clínica estará competindo com players de todo o Brasil.

Daí a necessidade de construir uma estratégia robusta e completa, que cubra desde as primeiras interações entre o público e sua empresa.

O que pede foco em ações de divulgação online, a partir das quais será possível alcançar até 88% da população maior de 10 anos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Cuide da reputação da sua marca, certificando-se de que os conteúdos publicados são fidedignos e originais.

Ter seu canal próprio com dados institucionais junto a páginas nas principais redes sociais, buscadores e investir em anúncios são outras dicas valiosas que detalharei a seguir.

5 estratégias de marketing para clínica digital

Citei algumas boas práticas ao longo do texto.

Agora, trago um resumo com 5 passos principais para você acertar na estratégia de marketing digital para médicos.

Acompanhe:

1. Conheça a jornada do seu paciente

Mapear a jornada do paciente é fundamental para entender os possíveis pontos de contato entre ele e sua clínica digital.

O que passa pelo conhecimento sobre os hábitos online dos clientes em potencial, incluindo de que maneira se informam sobre saúde e escolhem os profissionais e serviços nessa área.

Sites e redes sociais frequentadas, uso de ferramentas de busca como o Google e horário em que estão conectados são outros dados relevantes.

Vale começar com pesquisas junto aos seus pacientes atuais, combinadas a levantamentos gerais para definir suas ações no mundo virtual.

2. Atenda às regras de publicidade médica

Antes de definir canais para divulgar conteúdos e montar seu calendário de publicações, você deve conhecer as normas do CFM que regem a publicidade médica.

Em suma, os conteúdos devem ter caráter estritamente educativo quando publicados em meios de comunicação de massa, sendo proibida a disseminação de modo sensacionalista, promocional ou de conteúdo inverídico.

O Código de Ética Médica (CEM) também veda a referência a casos clínicos identificáveis e a exibição de pacientes ou imagens que os tornem reconhecíveis em anúncios profissionais ou na divulgação de assuntos médicos, ainda que deem consentimento.

Toda postagem deve conter nome do médico e número no CRM, com o estado da Federação no qual foi inscrito, e Registro de Qualificação de Especialista (RQE) quando anunciar a especialidade.

3. Invista em um site próprio

Lembra que mencionei a importância de criar sua presença digital?

O ideal é começar com um site próprio para sua empresa, que servirá como canal institucional para que o público confirme dados básicos e conheça melhor os seus serviços.

Embora haja outras mídias de interesse, seu endereço virtual conta com a garantia de se manter no ar, desde que não haja problemas com o servidor ou violações legais.

Ao passo que páginas em plataformas de terceiros precisam obedecer regras impostas por eles, que mudam rapidamente e não atendem necessariamente aos interesses da sua marca.

Recomendo, ainda, que você dedique um espaço do site a um blog corporativo, onde serão publicados artigos, dicas, tutoriais e outros conteúdos otimizados por meio de técnicas de SEO (Search Engine Optimization).

Assim, ficará mais simples ser encontrado em pesquisas no Google.

4. Esteja presente em outras mídias digitais

Claro que a presença online deve incluir buscadores, redes sociais e outras plataformas das quais seu público-alvo participe.

Criar um perfil empresarial no Google é uma boa pedida, pois permite que as pessoas encontrem sua clínica digital pelo buscador.

Escolha também as redes ou grupos mais utilizados pelos pacientes, pois será necessário desenvolver conteúdos personalizados para cada uma delas.

5. Mescle mídia orgânica e paga

O investimento em marketing digital deve envolver tanto conteúdos orgânicos, divulgados gratuitamente, quanto mídia paga – como anúncios e posts patrocinados.

Isso porque eles têm propósitos diferentes dentro da sua estratégia.

A mídia orgânica informa e gera engajamento, sustentando um relacionamento com o cliente.

Já a mídia paga amplia o alcance da sua mensagem, sendo especialmente útil para atrair mais pacientes e impulsionar serviços sazonais, por exemplo.

Como escolher uma plataforma de telemedicina para a clínica digital?

Escolher uma empresa de telemedicina parceira é uma das primeiras etapas para digitalizar sua clínica.

Afinal, ela é que vai fornecer a estrutura virtual para conectar sua equipe aos pacientes.

A seleção da plataforma deve levar em conta alguns fatores, em especial:

  • Pesquisa de mercado para comparar os softwares disponíveis
  • Busca pelas empresas selecionadas em sites como o Reclame Aqui, para evitar dores de cabeça no futuro
  • Definição do melhor custo-benefício, ou seja, da parceira que atende a todas as suas necessidades sem sacrificar as finanças
  • Usabilidade, simplicidade e treinamento para os funcionários
  • Serviços agregados que enriqueçam as soluções ofertadas pelo seu time.

Na sequência, explico por que a Telemedicina Morsch é sua principal escolha.

Por que a Telemedicina Morsch é a principal aliada da sua clínica digital?

A Telemedicina Morsch oferece todas as soluções que você precisa para montar uma clínica digital viável e de excelência.

Com nossa plataforma em nuvem, basta ter um computador ou smartphone conectado à internet.

Por meio dela, você facilita as rotinas médicas, melhora sua organização e ainda tem a possibilidade de realizar exames sem pagar pelos aparelhos e nem elaborar os laudos.

Com o aluguel em comodato, você tem acesso a equipamentos para diversas especialidades. 

Sua equipe realiza o exame, envia o resultado para nossa central de especialistas e recebe o laudo rapidamente.

Para entender como a automatização pode transformar a realidade do seu consultório, confira algumas de nossas especialidades e suas vantagens:

  • Telecardiologia: serviço médico de telediagnóstico interpretado por cardiologistas, que inclui procedimentos como eletrocardiograma, holter, MAPA, teste ergométrico em esteira, cálculo de risco cirúrgico, tomografia, ressonância, consultoria em cardiologia e segunda opinião médica;
  • Teleneurologia: serviço de emissão de laudos à distância focado no segmento neurológico, com exames como EEG clínico, EEG com mapeamento cerebral, EEG ocupacional, ECG na internação, EEG na morte cerebral, polissonografias e segunda opinião médica;
  • Telepneumologia: voltado à área de espirometria;
  • Telerradiologia: para interpretação remota de exames de imagem, como radiologia geral, digital, de tórax OIT, tomografia computadorizada, ressonância magnética e densitometria óssea; 
  • Teleconsulta: atendimento médico remoto para pacientes que não podem ou precisam necessariamente ser atendidos presencialmente;
  • Prontuário eletrônico: documentação eletrônica de sobre anamneses, receitas, atestados, pedidos de exames, entre outros.

Conheça como funciona o serviço de laudos a distância em todas essas especialidades.

Conclusão

Viu como é fácil aprimorar seus atendimentos com o auxílio da tecnologia e se tornar uma clínica digital cada vez mais completa?

Com consultas otimizadas via telemedicina, agendamentos online, prontuários e laudos eletrônicos, ações de marketing, entre outros recursos semelhantes, é possível crescer e garantir ainda mais excelência na área em que você atua!

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Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin