Como investir em uma clínica online e quais são as vantagens?

Por Dr. José Aldair Morsch, 27 de agosto de 2021
Como investir em uma clínica online e quais são as vantagens?

Você sabe o que é uma clínica online e como ela pode beneficiar as rotinas dos médicos e as experiências dos pacientes?

Hoje em dia, praticamente não existem setores do mercado que não sejam profundamente influenciados pelo constante avanço das ferramentas digitais.

Na área da saúde não há diferenças, e a digitalização se tornou um requisito para os médicos que desejam otimizar seus processos, facilitar suas rotinas e impulsionar sua competitividade.

Para você ter ideia, uma pesquisa da Associação Paulista de Medicina (APM) apontou que 82,65% dos especialistas já têm o apoio de tecnologias para o dia a dia de atendimento. 

O levantamento, feito com 1.614 profissionais, indica ainda que 67,66% concordam que; “A tecnologia não vai substituir o médico, mas pode substituir o médico que não usa tecnologia”.

Mas afinal, o que é uma clínica online exatamente? Como implementá-la e quais seus benefícios?

Ao longo deste artigo, esclareço os pontos mais importantes sobre o assunto, para que você entenda as possibilidades da digitalização e explore todos os seus benefícios. 

O que é uma clínica online? 

Ao contrário do que o nome sugere, uma clínica online não tem como objetivo substituir as rotinas presenciais de atendimento pela medicina à distância.

Na verdade, a digitalização de clínicas visa aprimorar processos e melhorar a qualidade dos serviços com o apoio da tecnologia (incluindo ou não a Telemedicina).

Inclusive, uma clínica digital pode atingir diferentes níveis de informatização, que variam conforme as demandas a serem otimizadas e as soluções promovidas.

Até porque, enquanto as consultas médicas à distância trazem novas possibilidades para médicos e pacientes, diversas rotinas e procedimentos ainda exigem contato presencial. 

Dito isso, tenha em mente que uma clínica online usa ao menos uma ferramenta digital para suprir suas necessidades ou ampliar suas possibilidades de atendimento. 

Portanto, o conceito pode ser resumido como o processo de modernização das unidades de atendimento, sempre em prol de melhores práticas organizacionais. 

Quais são as características de uma clínica online? 

De maneira geral, uma clínica online visa: 

  • automatizar tarefas; 
  • facilitar processos;
  • agilizar as rotinas da unidade;
  • melhorar a qualidade dos serviços;
  • tornar o controle financeiro mais eficiente. 

Utilizam-se essas metas em qualquer investimento em digitalização, uma vez que bons softwares servem justamente para simplificar as rotinas dos usuários.

Por exemplo, com o apoio de uma boa plataforma médica, você pode implementar recursos de agendamento online, organizando melhor sua agenda e dos pacientes.

Com esse tipo de funcionalidade, você não altera a natureza dos serviços prestados, apenas os otimiza; (o que também seria válido para prontuários eletrônicos, telelaudos, ferramentas de gestão financeira, entre muitas outras).

Entretanto, dependendo do nível de digitalização da clínica, a meta pode ser também a ampliação das possibilidades de atendimento. 

Nesse sentido, há a implementação da Telemedicina, em que o médico pode somar seus atendimentos presenciais às consultas à distância, aos monitoramentos remotos, às teleinterconsultas, e assim por diante. 

Basicamente, tem-se como a principal característica de uma clínica online a otimização de suas demandas e oportunidades de mercado, independentemente do nível de digitalização.

Níveis de digitalização da clínica online 

Uma clínica online pode ter níveis primários, intermediários e avançados de digitalização, que avançam conforme as tecnologias vão sendo inseridas em seus processos internos.

Por exemplo, quando os médicos da unidade querem facilitar a organização e o acesso às informações dos pacientes, eles podem aderir a um prontuário eletrônico. Ou ainda, quando os gestores querem organizar melhor as contas, eles podem implementar um sistema de finanças.

Nessas duas situações, os recursos digitais visam atender apenas uma demanda pontual, sem nenhum tipo de integração. Portanto, o nível de informatização é apenas primário. 

Contudo, na medida em que os profissionais reconhecem os benefícios que essa digitalização da clínica proporcionou, há a tendência da associação de novos novos recursos em outros setores.

Portanto, imagine que com o passar do tempo a unidade tenha inserido sistemas para, por exemplo:

  • integrar os dados dos pacientes
  • organizar a agenda de atendimentos 
  • obter relatórios sobre a gestão

A partir dessa maior adequação tecnológica, que contempla as necessidades de mais áreas da empresa, atinge-se um nível intermediário de digitalização.

Depois desse estágio, uma clínica online avançada é aquela que passa a dispor da otimização digital em todas as suas frentes de atuação.

Ou seja, tem como principal característica o funcionamento integrado, em que uma mesma plataforma integra todos os processos simultaneamente.

Isso significa que o software agregará: 

  • informações de prontuário;
  • agenda do paciente;
  • atuação do médico online para teleconsultas;
  • emissão relatórios para a tomada de decisão. 

Como tornar a sua clínica online?

Como tornar a sua clínica online?

Como você pôde perceber logo acima, não existe uma única fórmula para tornar uma clínica online. Tudo depende das demandas que você precisa ou deseja contemplar.

Entretanto, independentemente do nível de digitalização da clínica, alguns recursos tornam-se inerentes à área e devem ser conhecidos por todo médico que deseja modernizar-se.

Abaixo, confira as frentes que devem ser contempladas por quem deseja aderir à clínica online e suas principais características: 

Contrate um software médico

A digitalização de clínicas depende diretamente do uso de um software dedicado à área, não importa o quão avançados sejam os recursos desejados.

Através de um sistema focado na gestão de unidades de saúde, a integração pode ocorrer, incluindo:

  • prontuários eletrônicos; 
  • prescrições digitais;
  • ferramentas de controle financeiro; 
  • agendamento via internet;
  • links de confirmação;
  • dentre outras funcionalidades.

Além disso, realiza-se backups em nuvem, para que as informações sejam acessadas por qualquer dispositivo liberado e não sejam perdidas em caso de falhas de hardware.

Somado a isso, os fornecedores procuram garantir uma boa experiência de adequação, com assistência completa, além de treinamentos contínuos para o uso dos seus funcionários. 

Atue via Telemedicina

A área da medicina à distância não para de crescer, e adequar-se a ela pode ser uma excelente maneira de otimizar os serviços da sua clínica.

Isso porque, contratar recursos de Telemedicina no seu software médico não significa necessariamente realizar apenas atendimentos remotos.

Na verdade, você pode simplesmente facilitar a rotina dos seus pacientes ao fazer as consultas de retorno pela internet ou disponibilizar teleconsultas em um marketplace médico para ocupar os horários ociosos da sua agenda.

Além disso, também é possível aderir às teleinterconsultas, para ter acesso aos melhores especialistas de todo país. Dessa forma, pode-se obter segunda opinião diagnóstica ou para ter apoio na avaliação de casos de especialidades não contempladas por sua unidade.

Podemos também citar a modalidade de laudos à distância, na qual você obtém resultados mais rápidos e de maior qualidade para seus exames sem a necessidade de investir em um corpo clínico para laudar. 

Nos telelaudos, envia-se os dados coletados nas análises diretamente para uma central de especialistas de todas as áreas da medicina e com disponibilidade integral, que os avalia e encaminha o documento pronto em poucos minutos.

Invista em marketing digital

Acima de tudo, ter uma clínica online significa justamente adequar-se aos novos comportamentos do público e às exigências do mercado na era digital.

Invista em marketing digital

Nesse sentido, seria impossível modernizar-se e tornar-se mais competitivo atualmente sem considerar o posicionamento da sua empresa na internet.

Muitos softwares médicos e plataformas de Telemedicina já contemplam ferramentas automatizadas de divulgação. Nesse sentido, as possibilidades do marketing digital são diversas e devem ser bem avaliadas, sendo que alguns requisitos não podem faltar no cenário atual.

Em primeiro lugar, está o uso do e-mail marketing, que serve para disparar mensagens automáticas à sua base de audiência, seja com materiais de divulgação, conteúdos informativos, lembretes de consultas e outros materiais semelhantes.

Depois, está o posicionamento no Google, que deve ser trabalhado com práticas de inbound marketing e SEO no seu site. Em outras palavras, tem como objetivo fornecer informações relevantes e alinhadas aos requisitos dos buscadores, para que as pessoas encontrem sua clínica.

Por fim, não deixe de gerenciar suas redes sociais. Levando em consideração que sete a cada dez brasileiros estão conectados a essas plataformas, elas representam importantes meios para interagir com o público.

10 ferramentas para tornar a sua clínica online 

Considerando todos os pontos que citei no item anterior, confira algumas das ferramentas mais importantes para que você torne sua clínica online

  1. Software de gestão para unidades de saúde;
  2. Prontuário e receituário eletrônico;
  3. Plataforma de Telemedicina, com consultas e monitoramentos remotos e marketplace médico;
  4. Recursos de agendamento online, com marcações via site e avisos automáticos com link para confirmação ou reagendamento;
  5. Armazenamento de dados em nuvem com criptografia de ponta para total segurança das informações;
  6. Certificado e assinatura digital para validar documentos eletrônicos e garantir sua conformidade legal;
  7. Ferramentas de marketing digital, para e-mail marketing, inbound marketing e social media;
  8. Serviços de laudos à distância;
  9. Sistema para teleinterconsultas;
  10. Ferramentas de organização financeira e geração automática de relatórios de gerenciamento.

Em conjunto, todos esses recursos permitem montar uma infraestrutura completa para a digitalização da clínica, para que você consiga otimizar seus serviços.

Quais são as vantagens de uma clínica online? 

Sobretudo, para se adequar aos requisitos da era digital, você pode realizar investimentos em uma clínica online,  e tornar seu negócio mais competitivo.

Ao aderir à digitalização e otimizar suas demandas, você garantirá uma série de benefícios na sua unidade, que incluem:

  • Economia de tempo e garantia de processos mais fluidos, já que a tecnologia confere melhor nível de organização, otimização e até automatização de certas demandas;
  • Maior alcance do público, graças à solidificação do marketing na internet e até dos eventuais atendimentos feitos à distância;
  • Menor tempo de espera e menores filas, pois a agenda integrada organiza melhor os horários disponíveis e ainda há a possibilidade de segunda consulta remota, por exemplo;
  • Ganho significativo de qualidade, tanto nas melhorias das rotinas internas e na qualidade serviços, quanto no ganho de maior especialização;
  • Menores gastos;
  • Melhor tomada de decisões;
  • Aumento da competitividade, já que todos os benefícios da digitalização de clínicas resultam em mais satisfação do público e maiores rendimentos para o negócio, que ganha destaque perante a concorrência. 

Torne a sua clínica online com a Telemedicina Morsch

A Telemedicina Morsch oferece as melhores soluções para a digitalização de clínicas, tanto em termos de softwares, quanto na adequação à medicina à distância.

Torne a sua clínica online com a Telemedicina Morsch

Desde 2005, somos referência em soluções para teleconsultas, telemonitoramentos e ferramentas de prontuário eletrônico em nuvem.

Além disso, também oferecemos serviços de telediagnósticos, com uma central completa de especialistas que atendem em tempo integral para emitir seus laudos.

Somado a isso, nosso sistema inclui marketplace médico para ampliar suas possibilidades de atendimento e agrega todos os recursos que mencionei ao longo do artigo, desde aqueles de agenda, até os de gestão financeira, emissão de relatórios, e assim por diante.

Toda a plataforma tem total respaldo legal e protocolos de criptografia de ponta para lhe garantir mais segurança.

Nossos valores são diferenciados, a adesão é simples e conta com suporte completo, inclusive com treinamentos contínuos para toda a sua equipe.

Para saber mais sobre a solução definitiva de mais de 2.000 clínicas online ao redor do Brasil, clique aqui e explore todas as nossas ferramentas. 

Conclusão

Ao longo deste artigo, reforcei como a digitalização de clínicas é uma tendência que já está ditando a realidade do segmento médico.

A melhoria de processos, a otimização de recursos e o aumento na qualidade dos atendimentos têm cada vez mais importância no mercado atual, e ignorar as tecnologias responsáveis por atendê-los já não é mais uma opção para os profissionais da área.

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Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin