Clínica ampliada: o que é, como funciona, benefícios e dicas para criar uma

Por Dr. José Aldair Morsch, 7 de maio de 2021
Clínica ampliada

A importância de garantir uma atenção integral em saúde é cada vez mais reconhecida e difundida, e isso está elevando a popularidade do modelo de clínica ampliada no mercado médico.

Tanto nas unidades privadas, quanto nas públicas, os profissionais já percebem que a qualidade de vida dos pacientes não resulta apenas do tratamento de doenças, mas sim de uma visão integrada de diversos fatores biológicos, sociais e psicológicos.

Nesse cenário, a busca pela atuação conjunta entre especialistas de diferentes áreas se tornou crescente, assim como a promoção de tratamentos personalizados e pautados em um maior vínculo, entendimento e diálogo com as pessoas.

Quer saber como a clínica ampliada beneficia os negócios de saúde e a qualidade dos serviços prestados? 

Descubra tudo sobre o assunto nas próximas linhas, incluindo de que forma a telemedicina auxilia no atendimento integrado ao paciente.

O que é clínica ampliada?

Clínica ampliada é aquela que oferece assistência integral ao paciente, combinando processos de recuperação e reabilitação à promoção e prevenção em saúde.

Para isso, as ações não são focadas apenas no âmbito individual, mas também em medidas terapêuticas coletivas.

Para entender esse conceito, primeiro é necessário ter clareza sobre como são os modelos de atendimento tradicionais.

Em geral, tudo é centralizado na atuação do médico, que realiza consultas baseadas em um diagnóstico específico e no tratamento pontual de um problema de saúde.

Por exemplo, se alguém tem pressão alta, essa pessoa vai até um cardiologista e recebe uma receita para tomar medicamentos capazes de controlar essa condição, fazendo retornos para renovar o receituário periodicamente.

Da mesma maneira, um indivíduo com ansiedade vai até um psiquiatra para realizar seu tratamento, alguém com problemas intestinais vai ao gastroenterologista, e assim por diante.

Basicamente, um médico é responsável por toda a atenção e tratamentos, e cabe ao paciente apenas seguir as orientações passadas pelo profissional.

Já na clínica ampliada, essa visão é descentralizada, ou seja, o conceito seguido é o de saúde integral.

Sendo assim, a qualidade de vida, o bem-estar e as condições ideais do paciente não são vistas a partir do tratamento de patologias, mas sim de uma maneira mais global.

Isso significa que não apenas o caso específico é considerado, mas sim todas as condições biológicas, psicológicas, ambientais, e até mesmo sociais e políticas que influenciam o estado atual do indivíduo.

Como surgiu a clínica ampliada?

A clínica ampliada surgiu como uma das diretrizes do HumanizaSUS (Política Nacional de Humanização do SUS) do Ministério da Saúde.

A motivação está em qualificar a oferta de serviços de saúde pública no Brasil.

Em vez de seguir uma visão fragmentada, focando no combate a uma doença, esse conceito reúne esforços da equipe médica, paciente, familiares e cuidadores para aumentar o bem-estar de forma completa e duradoura.

Quais os principais objetivos da clínica ampliada?

O principal objetivo dessa estratégia é construir um atendimento humanizado e personalizado para os serviços de saúde.

Embora a clínica ampliada tenha nascido no contexto do SUS, suas práticas se espalharam para diferentes estabelecimentos de saúde, inclusive hospitais e clínicas privados.

Afinal, as práticas de acolhimento e multidisciplinaridade colaboram para melhorar a experiência do paciente.

E isso eleva as chances de que ele retorne ao serviço e até indique a clínica para pessoas conhecidas.

Outra meta da clínica ampliada é aumentar a autonomia do usuário do serviço de saúde, da família e da comunidade, disseminando atividades de autocuidado e promoção da saúde

Além da integração da equipe de diferentes profissionais de saúde na busca de um cuidado e tratamento de acordo com cada caso, com a criação de vínculo com o paciente. 

Quais os benefícios da clínica ampliada?

A motivação da clínica ampliada está em qualificar a oferta de serviços de saúde pública no Brasil

Como funciona uma clínica ampliada?

Para viabilizar todo o processo que expliquei acima, as atividades realizadas na clínica ampliada exigem um contato próximo com os pacientes.

Isso significa ter capacidade de diálogo e saber compreender a fala das pessoas, mesmo que certas queixas aparentemente não tenham relação com o caso específico a ser tratado.

Afinal, muitas questões cotidianas, comportamentais e sociais podem ter relação com o surgimento de doenças

No entanto, várias delas podem passar despercebidas caso a pessoa não se sinta confortável para compartilhar detalhes de sua vida pessoal.

Assim, é preciso abordar aspectos individuais do paciente, como:

  • Rotina
  • Comportamentos
  • Alimentação
  • Práticas de exercícios físicos
  • Ambiente e condições de trabalho, entre outras.

Da mesma forma, a equipe multiprofissional deve considerar aspectos coletivos, como condições de vida, família, contexto social, etc.

A partir dessas informações, os diagnósticos e tratamentos são somados a outras intervenções.

Grupos terapêuticos, recomendações de atividades físicas e outras ações de medicina preventiva e bem-estar são exemplos que reforçam as abordagens terapêuticas recomendadas.

Por exemplo, um quadro de ansiedade severa deve ser tratado com medicamentos específicos por um psiquiatra, assim como um caso de hipertensão precisa ser controlado junto ao cardiologista.

Contudo, muitos fatores fora da esfera biológica podem desencadear crises, como dificuldades no trabalho, estresse, má nutrição, sedentarismo etc.

Sendo assim, cabe à equipe da clínica ampliada reconhecer esses padrões, dialogar sobre eles e estipular meios ou práticas para que eles sejam solucionados.

Quais serviços fazem parte da clínica ampliada?

Uma série de serviços de saúde e bem-estar podem estar presentes na clínica ampliada, dependendo do público-alvo.

A aplicação dessa estratégia a uma clínica com algumas especialidades será diferente da de um grande hospital, por exemplo.

De qualquer forma, a proposta é que médicos não sejam agentes individuais na atenção à saúde, mas sim integrados a diferentes especialidades e profissionais, tais como:

Ao atuar de maneira conjunta, esses agentes terão uma visão mais ampla, contribuindo para a prestação de cuidados personalizados

Exemplos de clínica ampliada

Imagine que um paciente procura a clínica devido a um quadro de crise de asma, caracterizada por sintomas como falta de ar e chiado no peito.

Obviamente, essa condição deverá ser tratada com rapidez, por meio de condutas como a administração de salbutamol por via inalatória, ou, se necessário, internação e suplementação de oxigênio (oxigenoterapia).

Após a estabilização do paciente, contudo, haverá uma investigação a partir de uma perspectiva integral para descobrir os gatilhos para as crises.

Contato com pelos de animais, pólen, ácaros e odores intensos serão considerados, mas a escuta ativa também vai alcançar questões de trabalho e psicossociais.

Situações estressantes e exposição a poeiras minerais – que desencadeiam a asma ocupacional – podem estar na raiz do problema, afinal.

Nesses casos, a mudança de hábitos e condições de trabalho será indispensável para a melhora e prevenção das crises.

O acolhimento e orientação ao paciente também proporcionam mudanças no foco, diminuindo o peso da doença crônica em sua rotina.

Outro exemplo clássico está no controle da hipertensão, que pode sofrer a influência de comportamentos prejudiciais como o fumo e a alimentação rica em sal e gordura.

Muitas vezes, a simples prescrição de medicamentos não é suficiente para reverter o quadro.

Assim, é preciso investir em uma dieta balanceada, orientada pela nutricionista, além de exercícios indicados pelo educador físico.

Vale ressaltar que, em ambos os casos, a escuta ativa e a compreensão da realidade do paciente são fundamentais para elevar seu bem-estar.

Quais são os benefícios da clínica ampliada?

Para quem é atendido, a vantagem mais direta é a melhoria integral em termos de saúde e de qualidade de vida.

Mas os benefícios da clínica ampliada alcançam também as equipes de saúde, como explico a seguir.

Empoderamento do paciente

As práticas da clínica ampliada tornam os pacientes protagonistas na solução de suas demandas, dando maior autonomia e responsabilidades.

Eles passam a ter acesso aos meios ideais para resolver seus problemas e às práticas corretas para que vivam com mais tranquilidade e bem-estar.

Maior rapidez na recuperação

Processos de tratamento e recuperação são acelerados, uma vez que os doentes dispõem de uma equipe ampla, integrada e especializada.

A partir de uma visão ampla da saúde, os profissionais conseguem customizar a terapia conforme as necessidades e contexto social, psíquico e familiar de cada pessoa atendida.

Humanização do atendimento

Outro resultado é a promoção de um atendimento mais humanizado, capaz de entender as necessidades da pessoa e de atuar de maneira próxima a ela.

Isso contribui para elevar a satisfação do paciente e beneficia o sucesso dos tratamentos.

Reforço na conquista de pacientes

Devido à percepção positiva dos serviços de saúde, o hospital ou clínica conseguem atrair pacientes com maior facilidade.

Também tem chances elevadas de fidelizar pacientes, pois eles se sentirão ouvidos, acolhidos e valorizados.

Valorização das especialidades

Ao ter apoio de outros profissionais, médicos também contam com maior amparo e segurança quanto às práticas realizadas, além de um maior escopo de possibilidades para enriquecer seus atendimentos.

Inclusive, a visão integrada da clínica ampliada aumenta as possibilidades de atuação profissional, valorizando especialidades que teriam uma menor demanda em rotinas tradicionais de atendimento.

Isso inclui desde os próprios médicos até educadores físicos, fisioterapeutas, psicólogos e nutricionistas, entre outros profissionais.

Ou seja, a área é fonte de propostas terapêuticas mais amplas e estruturadas, podendo beneficiar a todos os envolvidos na cadeia de saúde.

A Telemedicina gera oportunidades de uma clínica ampliada

 As atividades realizadas na clínica ampliada exigem um contato próximo com os pacientes

Como criar uma clínica ampliada?

Quem deseja empreender na área da saúde e pesquisa por clínica ampliada, muitas vezes, tem essa ideia de criação do estabelecimento.

No entanto, é mais adequado falar em implantação dessa estratégia em um serviço de saúde, conforme orienta esta publicação do Ministério da Saúde.

Segundo o órgão, para tanto, é importante também que sejam discutidas orientações ético-políticas, como o Projeto Terapêutico Singular, equipe de referência e apoio matricial, co-gestão e o acolhimento.

A seguir, você acompanha dicas para adotar essa diretriz na clínica ou hospital:

Invista em uma equipe multidisciplinar

Faça um estudo sobre as necessidades do paciente para escolher profissionais que farão parte do seu time.

Além da equipe médica, pode ser interessante contar com serviços de bem-estar e suporte social.

Garanta uma estrutura adequada

Crie ambientes aconchegantes desde a recepção da clínica, a fim de proporcionar momentos tranquilos durante toda a jornada do paciente.

Isso é importante para quebrar barreiras e ganhar a confiança das pessoas.

Pratique o acolhimento

Procure ouvir mais do que falar, pois os relatos do paciente e acompanhante poderão oferecer detalhes relevantes para melhorar sua condição física e mental.

Valorize as informações compartilhadas.

Incentive o autocuidado

Algumas medidas simples podem ajudar na recuperação do doente e na melhora da qualidade de vida.

Higiene, práticas de relaxamento e adaptações na alimentação são alguns exemplos que podem ser abordados pela equipe multidisciplinar.

Conte com o suporte da tecnologia

Softwares como a plataforma de telemedicina possibilitam a conexão entre profissionais e pacientes geograficamente distantes, simplificando a adoção de boas práticas da clínica ampliada.

Falo mais sobre essas soluções no próximo tópico.

Como a telemedicina ajuda a criar uma clínica ampliada?

Para que uma clínica ampliada seja possível, toda a atenção em saúde e os serviços prestados aos pacientes devem ser bem estruturados.

Porém, muitas vezes não é possível ter o volume e a variedade de profissionais necessários para isso, bem como uma gestão de ponta capaz de integrar e lidar com suas diferentes demandas.

Felizmente, os avanços tecnológicos no segmento médico já dão margem para que essas limitações sejam contornadas, e o maior destaque nesse sentido está no sistema de telemedicina online.

A seguir, conheça algumas das principais frentes que são viabilizadas com o apoio desse software médico e confira como cada recurso é aplicado na área.

Laudos online

Ao longo do artigo, ficou evidente que uma clínica ampliada exige a observação de diversos aspectos ligados ao paciente, o que pode significar a investigação de outras características de sua saúde.

No entanto, muitas unidades têm dificuldades para realizar os exames e procedimentos adequados, por não dispor de especialistas necessários para fazer a emissão de laudos

Em diversos casos, isso significa a limitação dos procedimentos ou mesmo o encaminhamento para outros negócios especializados em diagnósticos (o que compromete a integração).

Com a telemedicina, essas barreiras são eliminadas, pois é possível obter laudos a distância de forma mais viável e integrada, que são elaborados em poucos minutos por especialistas remotamente.

Para isso, basta submeter o paciente ao exame e transmitir os dados coletados via portal de telemedicina

Em seguida, o resultado é redigido com toda a minúcia e especialidade necessária por um médico especialista na área do exame.

O laudo online é assinado digitalmente e encaminhado em poucos minutos à plataforma de telemedicina, ficando disponível para o paciente e equipe multidisciplinar.

Equipamentos em comodato

A necessidade de adquirir equipamentos hospitalares e demais dispositivos para exames pode ser um obstáculo, já que muitas vezes eles são caros.

Mas isso pode ser superado com o comodato, que viabiliza o uso desses aparelhos gratuitamente, mediante a contratação de telelaudos.

Basta fechar o pacote de laudos junto a empresas modernas, como a Telemedicina Morsch, para ter acesso a aparelhos sem custos, incluindo sua manutenção e suporte.

Diagnósticos rápidos

A central de especialistas da empresa de telemedicina fica disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana, conferindo agilidade aos diagnósticos.

Outro ponto que reforça os diagnósticos são as teleinterconsultas, em que os médicos e profissionais que atuam na clínica integrada podem se comunicar e atuar em conjunto com outros especialistas remotamente.

Isso confere uma melhor capacidade para determinar as condições do paciente e diagnosticar os casos, sempre com a agilidade e a segurança de um apoio especializado.

Profissionais treinados

Por falar em teleinterconsultas, vale ressaltar que elas também podem ser utilizadas para:

  • Apoio de especialistas para aprimorar os conhecimentos dos profissionais
  • Tirar dúvidas sobre diagnósticos complexos
  • Realizar encaminhamento a especialistas quando necessário.

Ainda em relação aos treinamentos, é importante destacar que a unidade de saúde conta com suporte completo de implementação, além de equipe integralmente disponível para solucionar dúvidas ou possíveis problemas operacionais via telemedicina.

Segunda opinião médica

Se toda a lógica da clínica integrada se baseia na saúde integral dos pacientes, é fundamental ter o apoio de outros profissionais de saúde nas rotinas da unidade.

As plataformas de telemedicina são especialmente voltadas a essa demanda, com ampla disponibilidade de especialistas para emitir uma segunda opinião médica, teleconsulta, elaboração de laudos eletrônicos, etc.

Telemedicina Morsch como parceira da sua clínica

Desde 2005, a Morsch oferece o que há de melhor em telemedicina para clínicas.

Nossos principais recursos incluem:

Disponibilizamos ferramentas que favorecem a integração da sua unidade de saúde, como agendas automatizadas, documentos armazenados em nuvem, gestão financeira, links de confirmação de horários, entre outras.

Toda a adesão à plataforma é simplificada, com total suporte técnico e excelente custo-benefício para você começar.

Se quer desfrutar de uma clínica integrada e digital, conheça as vantagens de quem mais entende do assunto. 

Clique aqui e solicite um orçamento sem compromisso!

Conclusão

Ao longo do texto, expliquei como o conceito de clínica ampliada está mudando a percepção que os médicos e demais profissionais de saúde têm sobre os pacientes.

Por meio de uma visão ampla dos indivíduos, da empatia e da observação conjunta de fatores biológicos, sociais e psicológicos, é possível garantir uma assistência mais completa e eficiente.

E isso gera impactos diretos sobre a autonomia e a qualidade de vida das pessoas.

Se você gostou de saber mais sobre clínica ampliada e quer descobrir todos os avanços que estão ditando a evolução da medicina, confira outros artigos sobre gestão na saúde em nosso blog.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin