Plataforma médica: vantagens do uso para profissionais e pacientes

Por Dr. José Aldair Morsch, 7 de julho de 2020
A plataforma médica possibilita a integração e armazenamento digital dos dados dos pacientes

Contar com uma plataforma médica integrada tem sido considerado um fator-chave para tornar o atendimento mais rápido e eficiente.

Mas por que isso é tão importante, especialmente no cenário atual?

A questão é que agilizar e tornar o atendimento mais efetivo é benéfico tanto para os médicos quanto para os pacientes.

Para os médicos, permite que consigam atender uma quantidade maior de pessoas. Ou seja, dedicam mais tempo em tratar da saúde propriamente dita – e menos em obter informações sobre o paciente, que já foram passados para outros profissionais.

Para o paciente, a plataforma médica reduz o seu tempo de espera. Para se ter uma ideia, as pessoas costumam passar mais tempo na sala de espera do que sendo avaliado por um especialista.

Agora imagine passar esse tempo esperando com dor ou mesmo com sintomas de coronavírus – podendo estar transmitindo para mais pessoas.

Além disso, torna o diagnóstico mais seguro e preciso, tendo em vista que os seus dados são centralizados, o que permite um acompanhamento e monitoramento a longo prazo.

Logo, a plataforma médica é um sistema que otimiza o tempo e o trabalho do profissional de saúde, enquanto torna o atendimento mais prático e efetivo ao paciente.

Neste artigo, mostrarei as principais vantagens de contar com uma plataforma médica especializada. Acompanhe!

Qual a relação entre plataforma médica e Saúde 4.0?

Saúde 4.0 é a inserção de tecnologias para melhorar a gestão e produtividade médica

Tecnologias, como softwares de gestão, melhoram a eficiência da gestão e o atendimento a pacientes.

O conceito de Saúde 4.0 surgiu com o avanço da telemedicina, que apenas pode ser praticada através do uso de plataformas médicas.

Mas o que é telemedicina?

É a prática da medicina realizada de forma remota, eliminando a necessidade das clínicas médicas contarem com especialistas fisicamente presentes.

Através da telemedicina, o diagnóstico passa a ser realizado de forma virtual e as informações do paciente passam a ficar registrados em uma espécie de linha do tempo.

Ela atua na interpretação de exames médicos com emissão de laudo à distância, teleconsultas com telemonitoramento e prontuário eletrônico

Todos esses dados são dispostos e integrados em um sistema especializado, que é a chamada plataforma médica integrada.

Ela surge como um meio de democratizar o acesso a cuidados clínicos e agenda médica.

Assim, mesmo quem mora em locais afastados dos grandes centros urbanos, passa a receber atendimento especializado e, consequentemente, mais preciso e humanizado.

Como funciona a plataforma médica?

A plataforma de telemedicina é um sistema de registro eletrônico que permite realizar uma série de ações para transmitir, compartilhar e armazenar arquivos digitais na nuvem.

Pelo fato de todo o processo ser registrado na nuvem, elimina a necessidade dos consultórios contarem com amplo espaço para armazenarem os prontuários médicos dos pacientes.

A plataforma médica não é um aplicativo ou software que precisa ser baixado. O prontuário eletrônico fica disponível em tempo real, sendo acessado através de um site – mediante login e senha.

Somente médicos com acesso exclusivo pode visualizar os dados dos pacientes

Além de agilizar e aumentar a precisão dos atendimentos, somente doutores credenciados podem acessar os dados dos pacientes.

Mas como a plataforma médica funciona, na prática? Confira o passo a passo:

  1. O profissional de saúde realiza o exame no paciente utilizando equipamentos digitais;
  2. Os dados coletados são compartilhados através da plataforma médica;
  3. Uma vez no sistema, os dados são acessados pelo especialista da área em questão.
  4. O especialista inicia sua interpretação para elaborar o laudo médico à distância;
  5. Após assinar o laudo médico digitalmente, o especialista de telemedicina libera os documentos na plataforma de telessaúde;
  6. Rapidamente, todos os registros e laudos ficam disponíveis no sistema para que clínicas e/ou médicos possam acessar a qualquer momento, seja para pesquisas, impressão ou comparação anual de resultados.

É importante destacar que o paciente também pode realizar consulta direta utilizando a plataforma de telemedicina.

Neste caso, o especialista pode solicitar a realização de exames e, após, fazer uma prescrição eletrônica. Ela pode ser enviada para uma farmácia que atue nesse formato ou diretamente para o e-mail do paciente.

Observe que esse software na nuvem trabalha no sentido de oferecer vantagens tecnológicas, permitindo a troca de informações com maior agilidade.

A seguir, mostrarei os demais benefícios que a plataforma médica proporciona tanto para médicos, administradores, enfermeiros quanto para pacientes.

12 principais vantagens de contar com uma plataforma médica

1. Tempo otimizado

Com os dados e os resultados dos exames médicos na nuvem, os profissionais conseguem acessar o prontuário eletrônico rapidamente de qualquer local e dispositivo.

Isso significa que não será preciso realizar um atendimento prévio para entender o histórico do paciente. Afinal, todas essas informações já estarão disponíveis ao abrir a plataforma médica.

2. Novos serviços

Uma das principais vantagens desse software na nuvem é que ele pode ser acessado por equipes e profissionais de diversas áreas.

Logo, clínicas e outras instituições de saúde conseguem ampliar sua gama de serviços, não sendo necessário alocar um especialista e arcar com os custos dessa contratação.

Inclusive, a plataforma médica permite que um arquivo de imagem seja acessado por múltiplos usuários de forma simultânea.

Isso é um diferencial para permitir a análise de várias especialidades, visando promover um diagnóstico ainda mais preciso.

3. Custos reduzidos

Sem um sistema online, uma clínica precisa investir em infraestrutura, logística e na contratação de vários especialistas para promover os laudos dos exames.

Esses custos podem ser reduzidos consideravelmente quando as informações estão dispostas em uma plataforma médica na nuvem.

Isso porque os dados são enviados diretamente para os especialistas, que podem acessá-los através de seus computadores ou mesmo smartphones – desde que tenham acesso à internet.

Isso elimina a necessidade de contar com um corpo clínico disponível em tempo integral. 

Sem falar que as clínicas não pagam um custo fixo para contar com esse serviço. Elas pagam por laudos emitidos, ou seja, gastam conforme a demanda dos pacientes e exames realizados no dia.

Quanto à infraestrutura, conforme já mencionei, não é preciso haver amplo espaço físico para que os prontuários sejam guardados.

Com o sistema on-line, há a centralização do atendimento médico, ou seja, os arquivos de todos os pacientes ficam armazenados, permitindo o rápido acesso, quando necessário.

Consequentemente, gera economia de espaço no consultório e no computador, bem como de gastos com impressão.

4. Tratamentos rápidos

Os laudos à distância são emitidos em até 30 minutos, sendo enviados à clínica ou ao paciente solicitante.

A partir disso, o médico consegue prescrever rapidamente o tratamento mais eficaz para a doença diagnosticada.

Nos métodos tradicionais, geralmente, os laudos médicos não são liberados na hora, fazendo com que o tratamento seja postergado.

Nos casos em que a situação clínica é grave, isso pode prejudicar ainda mais seu estado de saúde.

Essa é justamente o tipo de situação que pode ser evitada através dos laudos gerados nas plataformas médicas integrada.

5. Atendimento próximo

Outra grande vantagem da plataforma médica é o atendimento mais próximo e humanizado que é possível entregar aos pacientes.

Cada pessoa possui seu histórico clínico e familiar, bem como particularidades que precisam ser levadas em consideração.

Porém, no atendimento tradicional, é difícil guardar no papel e na memória todos os detalhes necessários – especialmente em uma rotina tipicamente agitada.

Um sistema na nuvem permite ter uma visão única e completa sobre cada indivíduo, especialmente devido a funcionalidade de fazer anotações no prontuário eletrônico.

Essa espécie de lembrete permite que, quando o paciente for atendido novamente, mesmo que após bastante tempo, o especialista consiga ter um cenário geral sobre ele.

E mais: demonstra que se lembra de pequenos detalhes sobre a sua vida e, portanto, presta atenção e se importa com tudo que ele falou.

Por mais simples que isso possa parecer, esse gesto faz a diferença na maneira com que a pessoa enxerga o atendimento médico.

Além disso, alguns portais permitem adicionar a foto do paciente, facilitando o reconhecimento dos profissionais que atuam na recepção das clínicas.

6. Consultas gerenciadas dentro da plataforma médica

O dia a dia de quem atua com saúde é muito corrido e nem sempre é fácil ter um controle eficiente sobre a agenda.

Se você utiliza um controle manual pode ser ainda pior. Isso porque pacientes podem cancelar a consulta e essa informação não ser repassada a você.

Com a plataforma médica, essas informações são atualizadas em tempo real, permitindo um controle total sobre suas consultas.

Basta acessar o software de qualquer aparelho eletrônico para conferir as tarefas do dia e, assim, planejar melhor seus compromissos.

Inclusive, esse tipo de plataforma permite que o paciente confirme ou cancele sua consulta on-line – atualizando a agenda automaticamente.

Além disso, o próprio sistema de telemedicina tem a funcionalidade de enviar aos pacientes um lembrete com o dia e hora da consulta.

Essa ação pode diminuir a taxa de falta às consultas em até 30%, permitindo uma gestão eficiente da agenda, tornando seu consultório mais rentável.

7. Produtividade aumentada

Se antigamente o prontuário médico era preenchido manualmente, sendo suscetível a erros e rasuras, hoje isso não ocorre devido ao avanço das plataformas de telemedicina.

Logo, ao realizar um atendimento, o médico não precisa mais perder tempo procurando pelas informações. Elas são facilmente encontradas ao pesquisar pelo nome do paciente no software.

Esse tempo que se deixa de perder pode ser revertido em incremento nos atendimentos, promovendo o aumento da produtividade.

Usando o Marketplace médico da Telemedicina Morsch, o serviço de saúde preenche os espaços vazios da agenda, atendendo os pacientes do nosso Portal.

8. Fila de espera zerada

Outro diferencial da plataforma médica online é que possui uma lista de espera, onde ficam dispostos os pacientes aguardando horário vago.

Desta forma, caso alguma consulta seja cancelada, é possível checar a lista de pessoas na fila e promover o reagendamento.

Desta forma, você não apenas estará otimizando esse processo de agendamento, como ajudando a reduzir a fila de espera da sua clínica, tornando-a mais rentável.

9. Prontuário eletrônico integrado

Com o software integrado ao prontuário eletrônico, o médico consegue acessar as informações do paciente de forma integral e, assim, obter um panorama mais amplo sobre sua saúde.

Isso significa que será possível conferir as percepções dos mais variados profissionais, desde enfermeiros, farmacêuticos e demais especialistas envolvidos com ele.

Desta forma, consegue gerar relatórios mais completos e precisos, bem como oferecer um atendimento ainda mais eficiente.

10. Suporte técnico eficiente

As plataformas médicas são desenvolvidas para serem intuitivas e fáceis de serem utilizadas.

Mesmo assim, grande parte conta com um suporte técnico, visando sanar dúvidas do dia a dia ou treinar novos usuários e, assim, garantir o pleno uso das funcionalidades do sistema.

11. Segurança de dados

Muitas pessoas imaginam que os dados armazenados na nuvem podem ser acessados facilmente por qualquer pessoa.

Porém, não é assim que funciona. O acesso à plataforma médica é realizado somente mediante uso de login e senha.

As informações também ficam todas armazenadas dentro das normas estabelecidas pelo CFM e possuem um grau de privacidade superior, se comparado aos portuários tradicionais e físicos.

Além disso, em caso de ataque de hackers ou vírus, o sistema estará pronto para combatê-lo e, assim, evitar que informações sigilosas sejam acessadas ou mesmo perdidas. 

12. Acesso fácil

Como já mencionei anteriormente, o fato de as informações estarem dispostas na nuvem torna o seu acesso muito mais fácil e rápido.

Afinal, basta possuir um dispositivo conectado à internet e ter a permissão de acesso para acessar a plataforma médica e, consequentemente, os dados necessários.

Como a plataforma médica soluciona os problemas dos usuários?

Para promover um maior entendimento sobre os benefícios que a plataforma de telemedicina oferece para médicos, administradores, pacientes e enfermeiros, compartilho com vocês um quadro explicativo, onde constam os dados de forma mais direta. Confira!

Médicos

Dores Funcionalidades
Falta de controle da agenda A plataforma médica é atualizada em tempo real. Qualquer cancelamento ou alteração de horário fica visível, permitindo gerenciar melhor o dia
Baixa produtividade Com dados mais acessíveis, o médico consegue atender mais pacientes em um espaço menor de tempo. Marketplace médico com mais pacientes.
Dificuldade em fazer determinados diagnósticos O médico não é obrigado a saber tudo. Com a ajuda da telemedicina, é possível conversar com um time multidisciplinar e, assim, promover um diagnóstico mais eficiente 

Administradores 

Dores Funcionalidades
Custo alto com quadro clínico Permite contar com uma avaliação especializada à distância, cujo investimento é realizado conforme a necessidade
Pouca opção de serviços Permite oferecer atendimento nas principais áreas médicas, sem necessitar de um profissional no local para promover os laudos
Dificuldade de encontrar bons profissionais A telemedicina elimina a necessidade de as clínicas contratarem médicos especialistas. Afinal, a avaliação é toda feita à distância.

Pacientes

Dores Funcionalidades
Falta de clinicas especializadas na cidade Com a telemedicina, qualquer clínica pode oferecer atendimento multidisciplinar. Afinal, o diagnóstico e laudo será feito à distância e por um especialista da área
Diagnóstico impreciso A telemedicina garante um diagnóstico mais preciso pois a análise é feita por especialista e, caso haja dúvida, ele mesmo pode solicitar uma segunda opinião de outro profissional  
Demora no atendimento Como o médico não perde tempo fazendo perguntas sobre o histórico do paciente, pois as informações já estão no prontuário eletrônico, o atendimento passa a ser mais rápido. Reduzindo, assim, o tempo de espera 

Enfermeiros

Dores Funcionalidades
Pouco conhecimento sobre o paciente Com o prontuário integrado, o enfermeiro pode acessar os dados do paciente antes de encaminhar para o médico, permitindo um atendimento prévio ainda mais eficiente
Dificuldade de controlar os medicamentos que devem ser administrados no paciente Todos os medicamentos recomendados ao paciente são descritos na plataforma de telemedicina. Assim, os riscos de administrar um remédio de forma equivocada são muito menores  

Por que a Telemedicina Morsch é a melhor opção em plataforma médica?

A Telemedicina Morsch trabalha com telemedicina desde 2005 oferecendo um serviço diferenciado e especializado para clínicas e hospitais de todo o Brasil.

A plataforma de teleconsulta que ela oferece possui diversos diferenciais, como:

  • Fidelização de pacientes;
  • Ações de marketing eficazes;
  • Equipamentos para exames em comodato;
  • Laudos em 30 minutos;
  • Gravação de voz;
  • Marketplace médico integrado,
  • Melhor custo x benefício do mercado.

Para saber como a plataforma médica funciona na prática e, assim, ver os benefícios que pode oferecer para a sua clínica, faça um teste grátis da solução da Telemedicina Morsch.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin

COMPARTILHE