Médico online é fácil de consultar: veja como funciona

Por Dr. José Aldair Morsch, 28 de julho de 2021
Médico online

Internet e plataformas de telemedicina viabilizaram o acesso ao médico online a partir de qualquer lugar do mundo.

Basta ter um dispositivo conectado à rede para realizar a rotina de cuidados com a saúde, desde a marcação de consultas até o recebimento da receita digital e monitoramento a distância.

Tudo isso de um jeito rápido, prático e seguro, já que os sistemas de teleconsulta obedecem a regras do Ministério da Saúde e Conselho Federal de Medicina (CFM).

Neste artigo, você vai conhecer detalhes sobre como funciona o atendimento médico online, quais as especialidades disponíveis e um passo a passo para agendar sua consulta.

Se você ainda não está familiarizado com o universo digital, não se preocupe. 

Também vou esclarecer as principais dúvidas para te ajudar a manter os cuidados de saúde em dia.

O que é médico online?

Médico online é um serviço que conecta pacientes e profissionais de medicina em diferentes localidades.

O processo utiliza tecnologias da informação e comunicação (TICs), como a internet, para promover esse contato.

Faz alguns anos que o atendimento médico remoto se aproxima da assistência feita pessoalmente, graças a ferramentas como o software de telemedicina.

Nesse sistema, é possível receber atendimento via videoconferência, incluindo áudio, imagens e mecanismos que oferecem uma consulta online com qualidade.

Até mesmo documentos médicos são atualizados e emitidos durante a teleconsulta, recebendo a assinatura digital do médico responsável para garantir sua autenticidade.

Dessa forma, o profissional faz anotações no prontuário do paciente, elabora atestados e faz prescrições dentro da plataforma.

Os arquivos ficam salvos na nuvem, um local de armazenamento na internet protegido por senhas e criptografia.

Também podem ser encaminhados com facilidade ao paciente, via e-mail ou aplicativos de mensagem como o WhatsApp.

Quando fazer consulta médica online

A consulta médica online é uma forma de democratizar o acesso à saúde, pois rompe com a barreira geográfica que separa profissionais de saúde de pacientes.

Por sua praticidade, ela pode ser feita tanto para um primeiro atendimento quanto para acompanhar o progresso de uma terapia – no chamado telemonitoramento.

É verdade que há limitações para a teleconsulta, em especial a impossibilidade de realizar o exame físico.

Porém, em muitos casos, faz sentido começar com o atendimento presencial e prosseguir com a consulta remota, unindo o melhor dos dois mundos através do atendimento híbrido.

Sem falar nas especialidades que pouco dependem do contato físico para o diagnóstico, a exemplo da psiquiatria, que se beneficia dos encontros a distância.

Veja, a seguir, situações em que a teleconsulta é vantajosa.

Quando há restrições para sair de casa

Dispor da consulta a distância é importante para indivíduos que estejam sofrendo com transtornos mentais que dificultam a saída de casa, como síndrome do pânico e depressão.

Em vez de se obrigarem a deixar a zona de conforto, eles têm assistência simplificada via internet.

O serviço médico online também faz a diferença na vida de quem tem restrições à mobilidade, como idosos, pessoas com deficiência ou que estejam acamadas.

Com o suporte da tecnologia, elas são cuidadas no conforto de suas casas, sem precisar se esforçar para ir até uma unidade de saúde.

Quando é preciso economizar

Mesmo quem não tem problemas para se locomover ou sair de casa encontra vantagens ao optar pelo médico online.

Uma das mais evidentes é a economia de dinheiro que seria gasto no deslocamento.

Dependendo do cenário, o valor é considerável, chegando a incluir hospedagem e transporte para outra cidade ou estado.

É o caso de quem possui doenças crônicas que necessitam do acompanhamento de um especialista que não atende em seu município.

Optando pelo atendimento a distância, esses pacientes podem se beneficiar do telemonitoramento para diminuir a necessidade de viagens caras.

Quando o tempo é curto

Outro recurso preservado com a teleconsulta é o tempo, pois a dinâmica é ágil desde o agendamento, que pode ser feito a qualquer hora do dia ou da noite.

Nada de enfrentar longas filas de espera pessoalmente, perdendo horas de trabalho, ou mesmo desperdiçar momentos valiosos ao telefone.

Basta acessar o sistema de teleconsulta para agendar a assistência online de um jeito simples e rápido.

Na hora da consulta, também não é preciso aguardar na sala de espera ou enfrentar imprevistos e atrasos, pois tudo é feito online.

Médico a distância

Consulta médica online é fácil, segura, econômica e com atendimento de qualidade

Quando o paciente busca por um especialista

O benefício do atendimento remoto é ainda maior para quem mora longe dos grandes centros urbanos e precisa consultar com um especialista.

Afinal, não será necessário arcar com os custos de uma viagem até uma capital ou região metropolitana para se encontrar com o médico, ainda que você viva em áreas remotas.

Basta ter um smartphone com acesso à internet para se conectar com o especialista.

Quando procura por uma segunda opinião

A segunda opinião médica é uma ferramenta que qualifica o diagnóstico, tirando dúvidas sobre exames e suspeitas.

Pode funcionar por dois caminhos: o primeiro se dá quando um médico pede ajuda a um colega mais experiente para esclarecer questões sobre o diagnóstico e melhor tratamento.

Por exemplo, um pediatra que aciona um cardiologista para confirmar se um paciente tem cardiopatia.

No segundo caso, o próprio doente pede para um segundo médico dar uma olhada em seu histórico e exames para tomar uma decisão sobre a terapia mais adequada.

Ambas as opções podem ser feitas com o auxílio da plataforma de telemedicina.

Médico online é confiável?

Afinal, será que você pode confiar no atendimento médico a distância?

A resposta é sim.

Consultar um médico online é uma conduta aprovada por autoridades de saúde de todo o mundo, incluindo o Ministério da Saúde brasileiro e o Conselho Federal de Medicina.

A prática foi regulamentada em abril de 2022, por meio da Resolução CFM 2.314/2022, que exige que a prestação de serviços de telemedicina seja feita dentro de um Sistema de Registro Eletrônico de Saúde (SRES) que possibilite:

“… a captura, o armazenamento, a apresentação, a transmissão e a impressão da informação digital e identificada em saúde e atender integralmente aos requisitos do Nível de Garantia de Segurança 2 (NGS2), no padrão da infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) ou outro padrão legalmente aceito”.

Ou seja, a teleconsulta acontece em um ambiente seguro e com recursos de áudio e vídeo que permitem uma avaliação de qualidade.

Isso ficou comprovado em pesquisas como o levantamento da Associação Brasileira de Empresas de Telemedicina e Saúde Digital, que revelou um índice de resolutividade de 91% considerando mais de 7,5 milhões de consultas a distância feitas entre 2020 e 2021.

Quais as desvantagens de consultar um médico online?

Naturalmente, o atendimento médico online tem suas limitações.

A principal está no exame físico, pois não há como realizar rotinas que exigem o contato direto, como a palpação e a percussão (aqueles pequenos “golpes” que permitem escutar sons característicos de certas partes do corpo).

Outro problema pode ocorrer quando há falhas na internet, interrompendo a teleconsulta.

Porém, essas são situações atípicas para quem possui internet banda larga, que logo é restabelecida.

Quanto ao exame físico, cabe ao médico avaliar sua necessidade durante a assistência online.

Caso seja preciso complementar as informações pessoalmente, o próprio profissional dará esse encaminhamento ao paciente.

Como é o atendimento com médico online 

O atendimento com médico online é parecido com o tradicional.

Primeiro, médico e paciente acessam uma sala virtual exclusiva para a consulta, através de um link, no horário marcado.

A consulta começa, então, com a anamnese ou entrevista com o paciente.

Nesse momento, o profissional de saúde pergunta o motivo do encontro, se há sintomas ou queixas que merecem investigação.

Sinais visíveis, como manchas na pele, podem ser observados pela câmera do computador e por fotos tiradas previamente e enviadas via sistema de teleconsulta.

O médico também avalia a condição geral do paciente, incluindo fala, raciocínio, eventos descritos e histórico para levantar uma hipótese diagnóstica.

Se considerar necessário, ele pede exames de imagem e de laboratório para validar sua suspeita, ou encaminha o doente a um especialista.

Como mencionei acima, todos os procedimentos são anotados no prontuário digital, documento que reúne as informações de saúde de uma pessoa.

Ao final da consulta, o médico emite os arquivos referentes ao tratamento, como laudos, atestados e receituário.

Abaixo, trago detalhes sobre a emissão de documentos médicos digitais.

Laudo médico online

O serviço de laudos a distância foi um dos primeiros a ser ofertado pelas empresas de telemedicina, ainda na década de 2000.

Esse formato de serviço médico surgiu para diminuir a sobrecarga dos especialistas que atendem em consultórios, clínicas e hospitais.

Muitas vezes, eles acabam acumulando tarefas que vão além da assistência ao paciente, o que engloba a interpretação de exames e composição do laudo médico.

Essa atividade requer atenção durante a avaliação dos resultados de testes de apoio ao diagnóstico, exigindo dedicação exclusiva e tempo por parte dos especialistas.

Uma solução seria aumentar o time desses profissionais, porém, isso custa caro para os estabelecimentos de saúde.

Diante dessa demanda de mercado, empresas como a Telemedicina Morsch criaram um sistema de envio de imagens, traçados e outros resultados de exames via internet.

Mantendo uma equipe de especialistas dedicados apenas à interpretação dos exames, é possível elaborar e entregar o laudo digital em minutos.

Foi assim que a entrega de laudos se tornou ágil sem deixar a qualidade de lado.

Teleconsulta com médico

Receitas médicas ao paciente podem ser geradas a partir de uma teleconsulta

Prontuário médico online 

O prontuário médico online ou prontuário eletrônico do paciente (PEP) não é apenas um documento e, sim, um software completo que integra dados do paciente.

Como fica arquivado na nuvem, o PEP tem espaço infinito para guardar as informações, mantidas em segurança e com acessibilidade a partir de qualquer dispositivo conectado à internet.

Portando login e senha, o paciente pode visualizar todo o seu histórico de saúde, desde o nascimento, sem precisar armazenar documentos médicos em papel.

Profissionais de saúde autorizados também podem ver o prontuário sempre que necessário, consultando detalhes sobre alergias, prescrições, consultas, tratamentos e exames.

Portanto, o prontuário digital tem muito mais vantagens que o mantido em papel.

Inclusive porque ele não se deteriora com o tempo, nem ocupa espaço físico para ser guardado.

Teleconsulta têm receitas médicas online? 

Sim. 

A teleconsulta é feita numa plataforma completa, com ferramentas para a geração de documentos como as receitas médicas online.

Atestados, encaminhamentos e outros documentos também podem ser emitidos durante a consulta online, conforme a necessidade e indicação médica.

Posso renovar receita com médico online?

Quando é necessário adquirir uma nova receita para um remédio de uso contínuo prescrito para diabetes, pressão alta ou ansiedade, é preciso passar em consulta.

Isso pode demorar, principalmente para quem depende do Sistema Único de Saúde.

Embora tenha um papel extremamente relevante, muitas vezes o SUS não tem capacidade para atender à demanda por atendimento médico rapidamente.

Algumas pessoas esperam por semanas ou até meses, sob o risco de piora ou agravamento de doenças crônicas devido à interrupção no tratamento.

A boa notícia é que você pode pedir uma nova receita via teleconsulta, sem precisar sair de casa e com vantagens como o QR Code, que facilita a compra dos remédios na farmácia.

Como renovar receita online de um jeito mais rápido

Caso você busque apenas a renovação da sua receita médica, existe uma opção ainda mais vantajosa.

Falo daquele receituário para remédios de uso contínuo que esteja perdendo a validade, prejudicando a aquisição dos medicamentos.

Essa prescrição pode ser renovada pela plataforma de Telemedicina Morsch em alguns cliques.

Em vez de passar em consulta online, você pula etapas e pede para renovar a validade, recebendo uma receita digital em seguida.

A prescrição para medicamentos de tarja preta é enviada pelos correios, e você pode acompanhar seu deslocamento através do link de rastreio.

Renove o receituário por um valor que cabe no seu bolso.

Posso pedir atestado médico online?

Sim, você pode.

Da mesma maneira que outros documentos médicos, o atestado pode ser emitido durante uma consulta a distância, dentro do software de telemedicina.

Porque, como mencionei antes, a teleconsulta se parece com o atendimento presencial, permitindo registros no prontuário digital e o preenchimento de atestados, solicitação de exames, encaminhamentos etc.

Para receber o atestado, informe ao médico que você precisa desse arquivo para apresentar na empresa, justificando seu afastamento por alguns dias.

Ele vai elaborar o documento normalmente, informando a quantidade de tempo de repouso e inserindo sua assinatura digital para garantir a autenticidade.

Depois, você pode encaminhar o atestado digital por e-mail ou aplicativos de mensagens como o WhatsApp.

Médicos que atendem online

São muitas as especialidades que contam com médicos online.

Tanto generalistas (clínicos e pediatras) como especialistas aderiram à consulta a distância para facilitar a assistência e cuidados nos dias de hoje.

Abaixo, listo algumas áreas com médicos online prontos para a sua próxima consulta.

Médico ginecologista online

O médico ginecologista é o especialista que acompanha a saúde da mulher desde a puberdade até a menopausa pode ser contatado em ambiente digital, com toda a comodidade.

Médico cardiologista online

Com o suporte da internet, é possível realizar encontros preventivos ou para tratar de males cardiovasculares sem sair de casa com o médico cardiologista online.

Médico cirurgião vascular online

Consultas prévias para conferir a saúde dos vasos sanguíneos e tratar doenças como a trombose podem ser feitas a distância.

Médico clínico geral online

O clínico geral é aquele que faz o primeiro atendimento ao paciente, avaliando a saúde e iniciando a investigação de sintomas pouco específicos.

Médico endocrinologista online

Obesidade, problemas com a tireoide e outras doenças que afetam hormônios e o metabolismo são analisadas e tratadas pelo endocrinologista online.

Médico da família online

Promovendo o atendimento humanizado, o médico da família acompanha paciente e familiares por longos anos, recomendando terapias personalizadas.

Médico neurocirurgião online

Quando encaminhado ao neurocirurgião, o doente pode passar por uma consulta a distância para verificar a necessidade de exames e o tipo de cirurgia adequado.

Médico neurologista online

A avaliação de sintomas, suspeitas e distúrbios que afetam o sistema nervoso e os músculos é feita pelo médico neurologista, que se conecta ao paciente online.

Médico ortopedista online

Lesões, feridas e patologias que acometem ossos, músculos, tendões e ligamentos são analisados e tratados pelo ortopedista online.

Médico otorrino online

Dores de garganta, ouvido e sinusite (inflamação dos seios da face) são algumas condições que levam à consulta com o otorrinolaringologista via internet.

Médico pediatra online

Especializado no acompanhamento de bebês, crianças e adolescentes, o pediatra também atende em ambiente digital.

Telemedicina

Com diferentes especialidades online, é muito fácil ter a assistência do seu médico

Médico pneumologista online

Doenças respiratórias, como asma e enfisema pulmonar, motivam a busca por assistência de um pneumologista online.

Médico psiquiatra online

Ansiedade, depressão, burnout e outros distúrbios que acometem a mente e estado emocional pedem cuidados do psiquiatra, que podem ser feitos a distância.

Como conversar com um médico online na Morsch

Na plataforma de teleconsulta Morsch, conversar com seu médico online é simples e rápido.

Como o sistema fica hospedado na nuvem, pode ser acessado a partir de qualquer dispositivo que tenha conexão com a internet.

Seu computador, tablet e até o celular são suficientes para receber assistência médica a distância, seja como primeira consulta ou para dar seguimento a um tratamento.

Tudo começa com o agendamento, que pode ser feito a qualquer momento, inclusive durante feriados e finais de semana.

É só seguir o passo a passo:

  1. Acesse a página de agendamentos
  2. Escolha especialidade que você procura no campo de buscas, selecionando o profissional de sua preferência
  3. Veja quais horários de agendamento estão disponíveis, ao lado da identificação do médico. Clique sobre o mais adequado
  4. Você será redirecionado para uma página de login. Se não tiver cadastro, selecione “Criar conta”
  5. Preencha o formulário com informações de identificação e prossiga
  6. Crie uma senha para acessar o sistema
  7. Confirme o horário da teleconsulta e faça o pagamento
  8. É possível anexar atestados, resultados de exames e encaminhamentos para dar mais informações ao médico online
  9. Meia hora antes do atendimento, você vai receber o link de acesso à sala virtual via WhatsApp ou SMS
  10. Clique sobre o link no horário da consulta online e converse com seu médico por videoconferência.

 

Como emitir laudo médico online?

Já ouviu falar em laudo a distância?

Pois saiba que esse é mais um serviço de telemedicina que simplifica a rotina das equipes médicas e ainda acelera o diagnóstico de doenças.

Centros de diagnóstico, hospitais, clínicas e até consultórios podem adquirir laudos digitais, que são entregues em minutos ao médico que pediu o exame, ao paciente ou acompanhante.

E a dinâmica por trás dessa vantagem é simples.

Empresas de telemedicina como a Morsch mantêm centenas de médicos especialistas de plantão para interpretar exames como eletrocardiograma, raio X, mamografia, tomografia e ressonância magnética.

Isso permite que as imagens ou registros sejam avaliados com rapidez pelos médicos, que produzem o laudo online e o liberam na plataforma de telemedicina.

Ao receber os resultados no mesmo dia do exame, o paciente pode iniciar o tratamento precocemente, o que aumenta as chances de cura.

Conclusão

Avanços na tecnologia na saúde possibilitam a consulta com médico online de forma ágil.

Pacientes com restrições à mobilidade, transtornos mentais e idosos têm vantagens claras com essa opção, que dispensa o deslocamento até a clínica ou hospital.

Mas quem precisa otimizar as tarefas do dia a dia ou consultar especialistas de outras cidades também ganha usando uma plataforma de telemedicina.

Confira detalhes sobre o funcionamento do sistema Morsch nesta página e marque sua teleconsulta.

Se este artigo ajudou, não deixe de compartilhar com seus contatos.

Aproveite e se inscreva na newsletter para receber os próximos conteúdos exclusivos.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin