Consultório online: o que é, benefícios e como utilizar

Por Dr. José Aldair Morsch, 8 de maio de 2020
Guia basico de eletrocardiografia consultório online

A revolução tecnológica vem mudando alguns padrões da medicina e criando o consultório online.

A crescente introdução de novas ferramentas inovadoras tem trazido muitos benefícios tanto para médicos quanto para pacientes.

Atualmente, é possível executar tarefas pela internet de forma prática e organizada.

Diante desse cenário, a implementação de um consultório online ganha destaque e a tendência é que esse sistema cresça a cada ano.

De fato, a interação entre pacientes e profissionais da área da saúde vem crescendo cada vez mais.

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Trata-se, também, de uma forma de otimizar a rotina dos médicos e prestar um atendimento personalizado, rápido e dinâmico.

Quer saber como a teleconsulta e demais recursos online podem ser uma boa alternativa para melhorar a sua carreira?

Vou apresentar, neste artigo, todas as informações sobre como funciona um consultório médico online. Acompanhe a leitura!

O que é um consultório online?

Médico atendendo no consultório online

Consultório online consiste em automatizar os processos médicos de forma virtual

O consultório online é um sistema automatizado que apresenta várias funcionalidades muito úteis.

Entre elas, a marcação de consulta de pacientes, o acesso a informações de cadastro e pagamentos, a interpretação de exames online, a consulta de prontuários eletrônicos, a prescrição de medicamentos etc.

Trata-se de uma ferramenta que atua como agenda médica, sistema de gestão e canal de comunicação entre os usuários, facilitando a vida de médicos e pacientes.

Sendo assim, a maioria das informações importantes ficam disponíveis na internet e podem ser acessadas por usuários cadastrados.

A implementação dessa tecnologia já é uma realidade em muitos estabelecimentos médicos. Os benefícios são visíveis em curto, médio e longo prazo.

No entanto, ainda há muito a ser feito. Então, se o se empreendimento ainda não conta com o auxílio de um consultório online, essa é a hora de rever as suas estratégias de negócio.

Quais são as vantagens do consultório online?

Conheça, a seguir, os principais benefícios de contar com a tecnologia em seu trabalho.

Garante economia de tempo

É possível marcar consultas e buscar documentos em pouco tempo.

Além disso, as informações ficam armazenadas no sistema de Telemedicina e podem ser acessadas quando o usuário desejar.

Assim, os médicos não vão ter que procurar e/ou preencher a ficha do paciente.

Isso pode ser facilmente feito por essa ferramenta tecnológica.

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Com o trabalho automatizado, o tempo para desempenhar determinada função se torna muito menor.

Logo, o médico pode se dedicar mais a outras tarefas, consideradas mais importantes, como atender aos pacientes.

Permite o agendamento de consultas e exames online

Os consultórios automatizados também contam com o recurso de marcação de consultas e exames online.

Assim, os pacientes não precisam fazer contato telefônico com a clínica ou hospital para fazer o agendamento.

Para isso, basta fazer o cadastro no sistema e escolher o melhor horário.

Nas próximas vezes, é só acessar o sistema que todas as informações registradas já estarão disponíveis.

Por outro lado, caso o paciente tenha um imprevisto e não possa comparecer na consulta ou no exame, basta ele entrar no sistema e cancelar o horário — ou então remarcar para outro dia.

Essa funcionalidade reduz o tempo de atendimento e garante mais eficiência no serviço prestado.

Economize dinheiro com consultório online

O consultório online funciona exclusivamente no ambiente digital.

Muitos médicos estão fechando seus consultórios presenciais e aderindo 100% ao meio digital.

Isso significa que não há a necessidade de guardar papeis em arquivos físicos.

Tudo está armazenado na Plataforma de Telemedicina em nuvem.

Além disso, os médicos podem atender de modo simultâneo.

Tudo isso otimiza as funções médicas e minimiza os gastos.

A maioria dessas plataformas também apresenta funcionalidades que enviam alertas para os pacientes, lembrando-os sobre a aproximação da consulta com a data e o horário.

Desse modo, a taxa de absenteísmo é menor.

Como consequência, o estabelecimento não amarga prejuízos financeiros decorrentes da falta de pacientes.

Traz flexibilidade para o paciente

Não é mais necessário prolongar o horário de atendimento da clínica ou hospital.

Da mesma forma, você não precisa contar com o apoio da secretária para informar os horários que estão vagos.

Essa ferramenta automatizada fica à disposição dos usuários todos os dias e horários, ou seja, ela funciona 24 horas por dia.

Assim, é possível marcar a consulta de profissionais médicos a qualquer momento.

Desse modo, os pacientes podem avaliar as melhores opções de horário e podem fazer a marcação do atendimento quando eles tiverem mais tempo disponível.

Permite o envio de laudos digitais

A ferramenta pode comportar o envio de laudos digitais de forma rápida e prática, assim que eles ficarem prontos.

Basta o paciente acessar o sistema e ter acesso ao resultado dos exames.

Com isso, ele não precisa se deslocar até a clínica.

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Permite a realização do receituário online

O consultório online disponibiliza a receita digital que foi prescrita pelo médico, de forma clara e legível.

Basta acessar o sistema e imprimir o receituário que foi feito pelo profissional da saúde.

A grande vantagem disso é que não há riscos de não entender a letra do médico e tomar a dosagem errada, por exemplo.

Além disso, a receita permanece no sistema para posterior consulta, caso seja necessário.

Coleta dados de forma eficiente

Os dados são facilmente recolhidos e organizados por meio do consultório online.

Essa ferramenta promove a sistematização das informações de modo prático e sem grandes complexidades.

Além disso, o paciente pode marcar a consulta facilmente, bastando fazer o login, que as informações serão acessadas automaticamente.

Após, é só informar a melhor data para o atendimento.

A vantagem é o fato de que esses sistemas podem reunir um grande número de dados referentes aos pacientes.

A análise deles viabiliza conhecer melhor o perfil e as características dessas pessoas, como quadro clínico, doença com mais incidência, classe social, faixa etária, gênero, entre outros elementos.

O consultório online evita as filas de espera

O consultório online elimina a fila de espera nos estabelecimentos clínicos. Agora, tudo é feito pela internet.

Assim, basta que o paciente acesse o sistema eletrônico e efetue a marcação da consulta da forma que achar mais conveniente.

Aumenta a satisfação dos pacientes

Essa ferramenta automatizada otimiza as tarefas e garante mais satisfação para os pacientes, uma vez que as suas queixas podem ser atendidas rapidamente e solucionadas com mais eficiência.

Como resultado, há grandes chances de fidelizar os pacientes e melhorar a reputação e a imagem do serviço médico online.

Como implementar um consultório online?

A criação de um consultório online inclui o investimento em uma Plataforma de Telemedicina em nuvem que tenha disponível um prontuário eletrônico com teleconsultas.

Isso vai proporcionar um atendimento de qualidade, dinâmico e personalizado para os pacientes.

Com isso, há grandes chances de obter sucesso neste novo formato de atendimento médico.

Antes de tudo, é necessário adquirir um ótimo sistema de gestão médica. Confira, a seguir, algumas estratégias que auxiliam na implementação e no funcionamento adequado de um consultório online.

Use ferramentas de marketing digital

Se você tem o desejo de se tornar uma referência de atendimento, deve estar em evidência no mercado.

Sendo assim, nada melhor do que utilizar as técnicas de marketing digital para ganhar visibilidade para o seu serviço e atingir um público cada vez maior.

Portanto, comece a planejar estratégias de marketing para alavancar a imagem da sua clínica e atrair cada vez mais pacientes.

Uma boa ideia é usar a técnica do inbound marketing, por meio da criação de conteúdos úteis e relevantes para o público-alvo.

Poste esses materiais em sites e redes sociais.

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Com o tempo, você vai se tornando uma verdadeira referência no assunto e vai conquistar mais clientes.

Crie uma página na internet

Essa dica está diretamente relacionada com a anterior.

Marcar presença online já virou um verdadeiro requisito para que uma empresa consiga se estabelecer no mercado.

Por certo, a criação de um site é uma forma de ganhar visibilidade para a marca e trazer mais personalização para o seu consultório.

Assim, mais pessoas poderão ter a chance de conhecer o seu trabalho e os serviços que são oferecidos.

Além disso, os pacientes poderão encontrá-lo com facilidade e entrar em contato sempre que precisarem.

Você pode colocar um link da Plataforma de Telemedicina direto na sua página ou nos compartilhamentos das redes sociais.

Sim, por esse link o paciente irá marcar as teleconsultas e consultas caso tenha um consultório presencial.

Portanto, contrate bons profissionais de marketing e que tenham conhecimentos aprofundados sobre SEO e ranqueamento de páginas nos buscadores, principalmente o Google.

Desse modo, sempre que um internauta buscar por uma clínica, ele será direcionado para a sua página — e poderá conhecer as funcionalidades do consultório online.

Use a agenda online da Telemedicina

A agenda online que você usa pode ser sincronizada com o Portal da Telemedicina Morsch e receber ainda muito mais agendamentos de Teleconsultas dos pacientes que visitam diariamente nosso serviço.

Neste momento que estou escrevendo esse artigo, posso dizer que temos 500 mil visitas de pacientes todos os meses para buscar informações e marcar teleconsultas.

A agenda digital possibilita que os médicos tenham um controle maior sobre os compromissos a serem cumpridos.

Para isso, basta consultar a agenda e ter acesso à lista dos pacientes que estão marcados para o dia.

Desse modo, podem planejar o dia com mais eficiência.

Essa característica se torna ainda mais importante caso o profissional trabalhe em outros locais, como em hospitais.

Pelo lado do paciente, a agenda online pode ser disponibilizada para os usuários em uma plataforma de Telemedicina.

Assim, eles poderão ter acesso aos horários que estão vagos.

Trata-se de um recurso que atrai bastante os pacientes, uma vez que eles poderão escolher a hora que melhor convém.

Utilize o prontuário eletrônico com Teleconsultas

Todo consultório online precisa utilizar o prontuário eletrônico contendo o histórico dos pacientes — dados cadastrais, quadro de saúde, prescrição de medicamentos, dosagem recomendada, recuperação, entre outras informações.

É uma maneira de garantir a segurança do médico e dos seus clientes.

Os dados podem ser acessados sempre que necessário, pelos médicos em suas áreas de trabalho e os pacientes nas sua devida área de exames e receitas.

Os pacientes podem enviar a qualquer momento para a Plataforma de Telemedicina novos exames que tenham feito, assim, mantém toda sua vida guardada com segurança.

Com isso, é possível acompanhar de perto a situação clínica do paciente.

Além disso, os próximos atendimentos se tornam mais rápidos, uma vez que basta consultar essas informações.

Use as redes sociais a seu favor

As redes sociais são consideradas ótimas ferramenta de divulgação e captação de pacientes.

Além disso, elas vêm sendo utilizadas para a implementação de uma nova estratégia para oferecer o atendimento aos pacientes — conhecida como SAC 2.0.

Trata-se de uma versão mais moderna do tradicional SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor).

Na versão 2.0, permite que o paciente (considerado como o consumidor) tenha mais voz ativa, marcando sua própria consulta ou teleconsulta na sua agenda do prontuário eletrônico do paciente.

Essa ferramenta proporciona uma interação maior entre o consultório e o paciente, ao mesmo tempo em que permite o fortalecimento do vínculo existente entre eles.

De fato, o surgimento das mídias sociais foi muito útil para propiciar uma comunicação mais integrada entre as pessoas.

Além disso, é uma forma de garantir o monitoramento da marca e verificar as reações dos pacientes.

Afinal, esses sistemas já foram desenvolvidos e preparados para fornecer o melhor serviço de atendimento.

Sendo assim, a maioria das páginas conta com uma seção de suporte, local onde o cliente pode tirar dúvidas, fazer perguntas e relatar problemas a fim de serem solucionados.

Esse serviço é possível por meio da implantação de um chat online ou, então, um sistema de chatbots que utilizam a inteligência artificial para prestar os atendimentos online.

A implementação do SAC trouxe vários benefícios para o consultório online, como:

  • proporciona mais uma opção de canal de comunicação, além do tradicional contato telefônico;
  • incentiva a construção da figura de um paciente participativo e ativo. Com isso, foi possível entender melhor o perfil do cliente e o que deve ser feito para garantir a satisfação dessa persona;
  • garante o acompanhamento constante da performance do empreendimento por meio da análise de dados de desempenho;
  • propicia o aumento do nível de confiança e credibilidade do empreendimento perante os pacientes.

Conclusão

A tecnologia é uma estratégia para garantir mais acessos, ganhar visibilidade e trazer conforto e praticidade ao paciente.

É aí que entra a importância de investir em um consultório online para melhorar os resultados do seu empreendimento.

Portanto, não perca mais tempo e comece já a implementar um bom sistema para otimizar a rotina do seu negócio!

Afinal, a internet trouxe muitas oportunidades para o setor da saúde.

Que tal conhecer mais uma tecnologia que vem revolucionando a área médica?

Saiba como a realização de exames médicos online vem contribuindo para uma nova percepção da medicina e para a criação do médico do futuro!

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin

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