Consultório online: como funciona, vantagens e dicas para abrir um

Por Dr. José Aldair Morsch, 8 de maio de 2020
A teleconsulta faz parte do consultório online

O consultório online, também conhecido como consultório virtual, é uma das grandes inovações do setor da saúde.

Graças aos avanços da tecnologia na saúde, hoje é possível conversar com um médico a distância, bem como obter diagnósticos via internet.

Essa crescente introdução de inovações, porém, não oferece benefícios apenas para pacientes.

Ela também está simplificando o trabalho de gestores e profissionais de saúde.

Nesse contexto, criar um consultório virtual é uma forma de otimizar a rotina dos médicos e prestar um atendimento personalizado, dinâmico e humanizado.

Nos próximos tópicos, mostro como a teleconsulta e os demais recursos online podem ser uma boa alternativa para sua clínica ou hospital.

Acompanhe a leitura!

O que é um consultório online?

Consultório online é um sistema automatizado que permite o atendimento ao paciente via internet.

Também serve como agenda médica, sistema de gestão e canal de comunicação entre os usuários, facilitando a vida de médicos e clientes.

Graças às funcionalidades desse sistema, as informações importantes ficam disponíveis na internet, podendo ser acessadas por usuários cadastrados em poucos cliques.

Dentre os recursos do consultório virtual, vale destacar:

A implementação dessa tecnologia já é uma realidade em muitos estabelecimentos médicos, com benefícios visíveis em curto, médio e longo prazo

Portanto, se o seu estabelecimento ainda não conta com o auxílio de um consultório online, essa é a hora de rever as estratégias de negócio e aderir a essa ferramenta de transformação digital.

Como funciona um consultório online?

O consultório online funciona a partir de um software médico desenvolvido para viabilizar a assistência em saúde.

Muitas vezes, ele tem base numa plataforma de telemedicina, pois essa área foi criada para ofertar serviços médicos a distância.

Como mencionei acima, o sistema possui uma série de funcionalidades pensadas para melhorar a experiência do paciente, começando pela marcação de consultas online.

Primeiro, o cliente acessa a página de agendamentos, onde poderá visualizar as especialidades, profissionais, horários e formatos disponíveis.

Vale lembrar que um consultório online pode servir para marcar atendimentos presenciais e virtuais.

Em seguida, o paciente escolhe o profissional, data e horário para a consulta e finaliza o agendamento.

Ele recebe uma confirmação por e-mail e lembretes para não perder a consulta.

Simultaneamente, o médico responsável terá o horário automaticamente bloqueado na agenda, evitando equívocos e marcações sobrepostas.

Caso seja uma consulta por videoconferência, a plataforma fornece um ambiente virtual exclusivo para preservar o sigilo médico.

Recursos de áudio e vídeo permitem a realização da anamnese e algumas técnicas para avaliação física do paciente.

Durante o teleatendimento, o médico pode atualizar o prontuário online, realizando a emissão da receita digital, atestado online e outros documentos.

Quem pode ter um consultório online?

Qualquer profissional de saúde que faça consultas pode se beneficiar das possibilidades oferecidas pelo consultório online.

Obviamente, desde que observe os limites e regulamentações inerentes à sua área para a atuação e divulgação de serviços na internet.

Afinal, o escritório virtual reúne ferramentas e tecnologias capazes de otimizar os processos ligados às rotinas de atendimento, além de aprimorar o relacionamento com pacientes.

Isso quer dizer que um consultório digital não se limita às teleconsultas, mas abrange recursos capazes de modernizar os atendimentos e integrar os serviços médicos às possibilidades oferecidas pelo mercado online.

Médico atendendo no consultório online

Consultório online consiste em automatizar os processos médicos de forma virtual

Vantagens do consultório online

Investir no consultório online beneficia pacientes, gestores e profissionais de saúde.

Comento as principais vantagens de utilizar esse sistema a seguir.

Confere agilidade aos atendimentos

Como expliquei nos tópicos anteriores, a plataforma de telemedicina possibilita agendamentos em instantes, evitando a formação de filas de espera para os pacientes.

Também viabiliza a economia de tempo para médicos e colegas da área da saúde, que contam com ferramentas de busca para localizar informações, fichas e documentos rapidamente.

Recursos como preenchimento automático, compilação e organização dos arquivos são outros aliados para os profissionais que utilizam o consultório virtual.

Reduz custos

A emissão e armazenamento de documentos em ambiente digital dispensa gastos com impressão, pastas, móveis e espaço físico para arquivamento.

O consultório online ainda assegura a economia de passagens, bilhetes, hospedagens e outros custos referentes a deslocamentos.

Oferece flexibilidade aos profissionais e pacientes

Essa ferramenta automatizada fica à disposição dos usuários todos os dias e horários, ou seja, funciona 24 horas por dia.

Assim, é possível marcar a consulta a qualquer momento.

Desse modo, os pacientes podem avaliar as melhores opções de horário e fazer a marcação do atendimento.

O mesmo raciocínio vale para os profissionais, que podem ofertar atendimento virtual nos horários mais convenientes, por exemplo, quando houver intervalos na agenda.

Mantém os documentos seguros e acessíveis

Softwares modernos permitem a guarda dos prontuários na nuvem, um espaço ilimitado e seguro na internet.

Os arquivos não podem ser deteriorados, perdidos ou extraviados, pois contam com a proteção de mecanismos de autenticação e criptografia.

Simultaneamente, os documentos ficam amplamente acessíveis a pessoas autorizadas, que podem consultá-los usando qualquer dispositivo conectado.

Otimiza a rotina do consultório

A automatização de tarefas libera médicos e outros profissionais de saúde da realização de atividades monótonas e repetitivas, além de diminuir as chances de erro.

É assim que o consultório virtual apoia a maior dedicação dos profissionais ao paciente, colaborando com o atendimento humanizado ao diminuir a carga de rotinas administrativas.

Como abrir um consultório online?

A criação de um consultório online inclui o investimento em uma plataforma de telemedicina em nuvem que tenha disponível um prontuário eletrônico com teleconsultas.

Ou seja, antes de tudo, é necessário adquirir um sistema de gestão médica, que ofereça todas as funcionalidades necessárias. 

Isso vai proporcionar um atendimento de qualidade, dinâmico e personalizado para os pacientes.

Confira a seguir algumas estratégias que auxiliam na implementação e funcionamento adequado de um consultório online.

Produza conteúdos para internet e tenha mais visibilidade para pacientes

Com o inbound marketing, sua clínica pode produzir conteúdos online e atrai mais pacientes.

1. Use ferramentas de marketing digital

Se você tem o desejo de se tornar uma referência no atendimento remoto, deve estar em evidência no mercado.

Sendo assim, nada melhor do que utilizar as técnicas de marketing digital para ganhar visibilidade para o seu serviço e atingir um público cada vez maior.

Portanto, comece a planejar estratégias de marketing para alavancar a imagem da sua clínica e atrair pacientes.

2. Crie uma página na internet

Essa dica está diretamente relacionada com a anterior. 

Marcar presença online já virou requisito para que qualquer empresa consiga se estabelecer no mercado.

A criação de um site é uma forma de ganhar visibilidade para a marca, agregando personalização para o seu consultório.

Assim, mais pessoas poderão conhecer o seu trabalho e os serviços oferecidos, além de encontrar seu estabelecimento com facilidade e entrar em contato.

Vale inserir um link para o consultório digital direto na sua página e nos compartilhamentos realizados nas redes sociais.

Por meio desse link, o paciente irá marcar facilmente as teleconsultas e consultas – caso você também tenha um consultório presencial.

Portanto, contrate bons profissionais de marketing ou mesmo uma agência especializada em SEO (Search Engine Optimization ou otimização para mecanismos de busca) e ranqueamento de páginas nos buscadores, principalmente o Google.

Desse modo, quando um internauta buscar por uma clínica ou serviço que você realiza, será direcionado para a sua página — e poderá conhecer as funcionalidades do seu consultório virtual.

3. Use a agenda online da plataforma de telemedicina

Se tiver uma agenda online, saiba que ela pode ser sincronizada com o marketplace médico e receber mais agendamentos de teleconsultas dos pacientes que visitam diariamente o site da Telemedicina Morsch.

A agenda digital possibilita que os médicos tenham um controle maior sobre os compromissos a serem cumpridos e montar um planejamento mais efetivo.

4. Use as redes sociais a seu favor

As redes sociais são consideradas ótimas ferramentas de divulgação e captação de pacientes.

Além disso, elas vêm sendo utilizadas para a implementação de uma nova estratégia de atendimento aos pacientes — conhecida como SAC 2.0.

Trata-se de uma versão mais moderna do tradicional SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor).

A versão 2.0 permite que o paciente (ou consumidor) tenha voz ativa, marcando sua própria consulta ou teleconsulta na agenda do prontuário eletrônico.

Essa ferramenta proporciona uma interação maior entre profissionais e o paciente, ao mesmo tempo em que permite o fortalecimento do vínculo de confiança existente entre eles.

Além disso, é uma forma de garantir o monitoramento da reputação da marca e verificar as reações do público-alvo.

Benefícios do SAC 2.0

A implementação do SAC 2.0 agrega vários benefícios para o consultório online, como:

  • Proporciona uma opção de canal de comunicação, além do tradicional contato telefônico ou através de e-mail
  • Incentiva o empoderamento do paciente. Dessa forma, é possível entender melhor o perfil do cliente e o que deve ser feito para garantir sua satisfação
  • Garante o acompanhamento constante da performance do estabelecimento, por meio da análise de indicadores de desempenho
  • Propicia o aumento do nível de confiança e credibilidade do consultório perante os pacientes.

 

5. Adote um sistema de gestão

Além das estratégias que mencionei acima, os melhores sistemas para consultório médico online oferecem ferramentas extras para aprimorar as rotinas da sua unidade de saúde.

Lembre-se que o papel da tecnologia é otimizar as tarefas.

Isso significa que os benefícios devem ir além da presença digital.

Ao integrar seu sistema para consultório a outras funcionalidades, dá para cuidar melhor das demandas financeiras, por exemplo, controlando as entradas e saídas, contas a pagar, períodos de maior rendimento etc.

O mesmo raciocínio é válido para o controle de estoque, a geração de guias de faturamento, a obtenção de relatórios com métricas, entre outros recursos. 

Essas funcionalidades integradas melhoram o desempenho operacional e impulsionam os rendimentos, tanto no consultório médico online quanto no presencial.

Quais são as principais ferramentas de um consultório online?

O consultório online reúne recursos que facilitam as rotinas médicas, por meio de funcionalidades que vão desde a agenda virtual até canais de comunicação e sistemas de gestão.

Para isso, é essencial investir numa plataforma de telemedicina completa, que ofereça tecnologia de ponta e dados em nuvem para atender as demandas de forma segura e em qualquer dispositivo autorizado.

Na hora de contratar esse sistema, priorize as seguintes ferramentas, que são indispensáveis para a realização das rotinas do consultório online:

Prontuário eletrônico

Todo consultório online deve utilizar o prontuário eletrônico para a guarda do histórico do paciente.

Isso porque é nesse documento que constam informações como:

Os dados podem ser acessados sempre que necessário pelos médicos, em suas áreas de trabalho, e pelos pacientes, nas áreas de exames e receitas.

Os pacientes podem enviar novos exames para a plataforma de telemedicina a qualquer momento, a fim de manter seu histórico guardado com segurança.

Agendamento online

Como mencionei, a agenda online que você usa pode ser sincronizada com serviços como o portal de Telemedicina Morsch.

Essa característica se torna ainda mais importante caso o profissional trabalhe em outros locais, como em hospitais, pois é possível consultar todos os compromissos num só local.

Receituário eletrônico

Outra possibilidade do consultório virtual é que ele disponibiliza a emissão da receita digital com QR Code.

O paciente pode acessar o sistema e imprimir o receituário entregue pelo profissional da saúde, ou simplesmente mostrar o código para o atendente da farmácia no momento da compra de medicamentos.

A grande vantagem do receituário digital é que não há riscos de equívocos devido à letra de médico, como tomar a dosagem errada.

Além disso, a receita permanece no sistema para posterior consulta, caso seja necessário.

Plataforma de telemedicina completa para o seu consultório online

Se está buscando por um software de telemedicina completo, convido você a conhecer a plataforma Morsch.

Nosso sistema fica hospedado na nuvem, é simples, intuitivo e reúne cada uma das funcionalidades que comentei acima, ou seja:

  • Prontuário eletrônico com teleconsulta
  • Agendamento online, incluindo lembretes para o paciente
  • Emissão de documentos médicos digitais, como receitas, laudos e atestados
  • Integração com outros softwares médicos.

Além de serviços como telediagnóstico, segunda opinião médica e aluguel em comodato para quem precisa de equipamentos para exames complementares.

Solicite um orçamento e confira todas as vantagens de ter a Morsch como parceira do seu consultório, clínica ou hospital.

Conclusão

Investir no consultório online traz visibilidade, conforto e praticidade ao paciente.

Além de romper as barreiras geográficas, essa ferramenta ajuda a melhorar os resultados do seu estabelecimento.

Portanto, não perca mais tempo e comece já a implementar um sistema de qualidade para otimizar as rotinas do seu negócio.

Entre em contato com o time Morsch agora mesmo.

Aproveite para ler mais artigos sobre telemedicina que publico aqui no blog.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin