Consultório online: o que é, benefícios e como utilizar

Por Dr. José Aldair Morsch, 8 de maio de 2020
A teleconsulta faz parte do consultório online

Um consultório online, também conhecido como consultório virtual, é uma das grandes inovações do setor da saúde.

Graças à revolução tecnológica, hoje é possível conversar com um médico especializado à distância, bem como obter diagnósticos precisos.

Essa crescente introdução de novas tecnologias inovadoras, porém, não oferece benefícios apenas para pacientes.

Ela também está otimizando o trabalho dos médicos, tendo em vista que permite executar tarefas pela internet de forma prática, organizada e rápida.

Diante desse cenário, a implementação de um consultório online ganha destaque – e a tendência é que esse sistema cresça a cada ano.

Criar um consultório virtual é uma forma de otimizar a rotina dos médicos e prestar um atendimento personalizado, dinâmico e ainda mais humanizado.

Permitindo, assim, que a interação entre pacientes e profissionais da área da saúde continue crescendo cada vez mais. 

Quer saber como a teleconsulta e os demais recursos online podem ser uma boa alternativa para melhorar a sua carreira?

Vou apresentar, neste artigo, todas as informações sobre como funciona um consultório médico online. 

Acompanhe a leitura! 

O que é um consultório online?

O consultório online é um sistema automatizado que apresenta várias funcionalidades úteis. Entre elas, destacam-se:

O consultório virtual é uma ferramenta que atua como agenda médica, sistema de gestão e canal de comunicação entre os usuários, facilitando a vida de médicos e pacientes.

Sendo assim, a maioria das informações importantes ficam disponíveis na internet e podem ser acessadas por usuários cadastrados.

A implementação dessa tecnologia já é uma realidade em muitos estabelecimentos médicos. 

Os seus benefícios são visíveis em curto, médio e longo prazo. No entanto, ainda há muito a ser feito.

Logo, se o seu empreendimento ainda não conta com o auxílio de um consultório online, essa é a hora de rever as suas estratégias de negócio.

Médico atendendo no consultório online

Consultório online consiste em automatizar os processos médicos de forma virtual

Quais são as vantagens do consultório online?

Conheça, a seguir, os principais benefícios de contar com essa tecnologia em seu trabalho.

Garante economia de tempo

O consultório virtual permite marcar consultas e buscar documentos rapidamente.

Como as informações ficam armazenadas no sistema de Telemedicina, elas podem ser acessadas sempre que necessário – basta possuir um usuário e senha cadastrados.

Assim, os médicos não vão ter que procurar e/ou preencher a ficha do paciente toda vez que realizarem o seu atendimento.

Isso pode ser facilmente feito utilizando as funcionalidades oferecidas pelo consultório virtual.

Com o trabalho automatizado, o tempo para desempenhar determinada função se torna muito menor.

Logo, o médico pode se dedicar mais a outras tarefas consideradas mais importantes, como atender aos pacientes e trocar conhecimento com outros profissionais da saúde.

Permite o agendamento de consultas e exames online

O consultório virtual também conta com o recurso de marcação de consultas e exames online.

Assim, os pacientes não precisam fazer contato telefônico com a clínica ou hospital para fazer o agendamento – muito menos se deslocar até eles. Para isso, basta fazer o cadastro no sistema e escolher o melhor horário.

Nas próximas vezes, será preciso apenas acessar o sistema, que todas as informações registradas já estarão disponíveis.

Por outro lado, caso o paciente tenha um imprevisto e não possa comparecer na consulta ou no exame, ele pode entrar no sistema e cancelar o horário — ou então remarcar para outro dia.

Essa funcionalidade reduz o tempo de atendimento e garante mais eficiência no serviço prestado.

Sem falar que permite que o médico organize melhor sua agenda e a mantenha sempre atualizada.

Economize dinheiro com consultório online

Como o próprio nome já deixa subentendido, o consultório online funciona exclusivamente no ambiente digital.

Muitos médicos estão fechando seus consultórios presenciais e aderindo 100% ao atendimento à distância.

Isso significa que não há a necessidade de ter custos com infraestrutura e guardar papéis em arquivos físicos. Todas as informações ficam armazenadas na Plataforma de Telemedicina em nuvem.

Além disso, os médicos podem atender de modo simultâneo. Tudo isso otimiza as funções médicas e minimiza os gastos.

A maioria dessas plataformas também apresenta funcionalidades que enviam alertas para os pacientes, lembrando-os sobre a aproximação da consulta com a data e o horário. Desse modo, a taxa de absenteísmo é menor.

Como consequência, o estabelecimento não amarga prejuízos financeiros decorrentes da falta de pacientes.

Caso alguém desista do horário, permite que o profissional abra horário para o próximo paciente que estiver na fila.

Não é mais necessário, ainda, prolongar o horário de atendimento da clínica ou hospital – o que envolve custos com infraestrutura e profissionais.

Da mesma forma, você não precisa contar com o apoio da secretária para informar os horários que estão vagos.

Com uma ferramenta automatizada é possível marcar consultas em qualquer hora do dia no consultório onlne

Além de não esperar em filas, o paciente pode marcar uma consulta em qualquer horário do dia, importante para quem trabalha em horário comercial.

Traz flexibilidade para o paciente

Essa ferramenta automatizada fica à disposição dos usuários todos os dias e horários, ou seja, ela funciona 24 horas por dia.

Assim, é possível marcar a consulta com um especialista a qualquer momento.

Desse modo, os pacientes podem avaliar as melhores opções de horário e fazer a marcação do atendimento quando eles tiverem mais tempo disponível.

E mais: as pessoas não precisam mais perder tempo esperando em salas de espera. 

Elas entram no site na hora agendada, são atendidas e, em seguida, podem seguir com suas atividades. 

Consultório virtual permite o envio de laudos digitais

A ferramenta pode comportar o envio de laudos digitais de forma rápida e prática, assim que eles ficarem prontos.

Para se ter uma ideia, o serviço de telelaudo pode demorar até 30 minutos.

O que significa que é possível obter um laudo preciso praticamente em tempo real.

Assim que ele for liberado, basta o paciente entrar no sistema para ter acesso ao resultado dos exames.

Com isso, ele não precisa se deslocar até a clínica – economizando tempo e dinheiro.

Permite a realização do receituário online

Outra vantagem do consultório virtual é que ele disponibiliza a receita digital que foi prescrita pelo médico, de forma clara e legível.

O paciente pode acessar o sistema e imprimir o receituário que foi feito pelo profissional da saúde.

Algumas plataformas possuem parcerias com farmácias, permitindo que essa receita seja enviada diretamente para elas também – se for mais conveniente para o paciente.

A grande vantagem do receituário digital é que não há riscos de não entender a letra do médico e tomar a dosagem errada, por exemplo.

Além disso, a receita permanece no sistema para posterior consulta, caso seja necessário.

Coleta dados de forma eficiente

No consultório online, os dados são facilmente recolhidos e organizados. Essa ferramenta promove a sistematização das informações de modo prático e sem grandes complexidades.

Além disso, o paciente pode marcar a consulta facilmente, bastando fazer o login, que as informações serão acessadas automaticamente. Depois disso, é só informar a melhor data para o atendimento.

A vantagem é o fato de que esses sistemas podem reunir uma grande quantidade de dados referentes aos pacientes, criando uma espécie de histórico clínico.

A análise deles viabiliza conhecer melhor o perfil e as características dessas pessoas, como:

  • Quadro clínico;
  • Doença com mais incidência;
  • Classe social;
  • Queixas mais comuns;
  • Faixa etária;
  • Gênero.

O consultório online evita as filas de espera

O consultório virtual também elimina a fila de espera nos estabelecimentos clínicos, tudo é feito pela internet.

Assim, basta que o paciente acesse o sistema eletrônico e efetue a marcação da consulta da forma que achar mais conveniente.

Esse benefício também é útil pensando nos hospitais e postos de saúde.

Isso porque reduz as filas de espera, permitindo que eles foquem nos casos mais graves e urgentes.

Aumenta a satisfação dos pacientes

Essa ferramenta automatizada otimiza as tarefas e garante mais satisfação para os pacientes, uma vez que as suas queixas podem ser atendidas rapidamente e solucionadas com mais eficiência.

Como resultado, há grandes chances de fidelizar os pacientes e melhorar a reputação e a imagem do serviço médico online.

Como abrir um consultório online?

A criação de um consultório online inclui o investimento em uma Plataforma de Telemedicina em nuvem que tenha disponível um prontuário eletrônico com teleconsultas.

Ou seja, antes de tudo, é necessário adquirir um ótimo sistema de gestão médica, que ofereça todas as funcionalidades necessárias. 

Isso vai proporcionar um atendimento de qualidade, dinâmico e personalizado para os pacientes. 

Com isso, há grandes chances de obter sucesso neste novo formato de atendimento médico.

Confira, a seguir, algumas estratégias que auxiliam na implementação e no funcionamento adequado de um consultório online.

Produza conteúdos para internet e tenha mais visibilidade para pacientes

Com o inbound marketing, sua clínica pode produzir conteúdos online e atrai mais pacientes.

Use ferramentas de marketing digital

Se você tem o desejo de se tornar uma referência no atendimento remoto, deve estar em evidência no mercado.

Sendo assim, nada melhor do que utilizar as técnicas de marketing digital para ganhar visibilidade para o seu serviço e atingir um público cada vez maior.

Portanto, comece a planejar estratégias de marketing para alavancar a imagem da sua clínica e atrair cada vez mais pacientes.

Uma boa ideia é usar a técnica de inbound marketing, por meio da criação de conteúdos úteis e relevantes para o público-alvo. Poste esses materiais em sites e redes sociais.

Com o tempo, você vai se tornando referência no assunto e a tendência é que comece a conquistar mais clientes.

Não esqueça, porém, de interagir com seus públicos. Caso alguém adicione uma dúvida no seu blog ou redes sociais, esclareça-a.

Com o tempo, você vai se tornando uma verdadeira referência no assunto e vai conquistar mais clientes.

Crie uma página na internet

Essa dica está diretamente relacionada com a anterior. Marcar presença online já virou requisito para que qualquer empresa consiga se estabelecer no mercado.

A criação de um site é uma forma de ganhar visibilidade para a marca e trazer mais personalização para o seu consultório.

Assim, mais pessoas poderão ter a chance de conhecer o seu trabalho e os serviços que são oferecidos.

Além disso, os pacientes poderão encontrá-lo com facilidade e entrar em contato sempre que precisarem.

Você pode colocar um link da Plataforma de Telemedicina direto na sua página ou nos compartilhamentos realizados nas redes sociais.

Assim, através deste link, o paciente irá marcar facilmente as teleconsultas e consultas – caso você também tenha um consultório presencial.

Portanto, contrate bons profissionais de marketing e que tenham conhecimentos aprofundados sobre SEO e ranqueamento de páginas nos buscadores, principalmente o Google.

Desse modo, sempre que um internauta buscar por uma clínica ou um serviço que você realiza, ele será direcionado para a sua página — e poderá conhecer as funcionalidades do seu consultório virtual.

Use a agenda online da Telemedicina

A agenda online que você usa pode ser sincronizada com o Portal da Telemedicina Morsch e receber ainda muito mais agendamentos de teleconsultas dos pacientes que visitam diariamente nosso serviço.

Neste momento que estou escrevendo esse artigo, posso dizer que temos 500 mil visitas de pacientes todos os meses para buscar informações e marcar teleconsultas.

A agenda digital possibilita que os médicos tenham um controle maior sobre os compromissos a serem cumpridos.

Para isso, basta consultar a agenda e ter acesso à lista dos pacientes que estão marcados para o dia. Desse modo, podem se planejar com mais eficiência.

Essa característica se torna ainda mais importante caso o profissional trabalhe em outros locais, como em hospitais.

Pelo lado do paciente, a agenda online pode ser disponibilizada para os usuários em uma plataforma de Telemedicina.

Assim, eles poderão ter acesso aos horários que estão vagos e as especialidades disponíveis.

Trata-se de um recurso que atrai bastante os pacientes, uma vez que eles poderão escolher a hora que melhor convém.

Utilize o prontuário eletrônico com Teleconsultas

Todo consultório on-line precisa utilizar o prontuário eletrônico contendo o histórico dos pacientes.

Isso porque é lá que estão as informações mais importantes, como:

  • Dados cadastrais;
  • Quadro de saúde;
  • Prescrição de medicamentos;
  • Dosagem recomendada;
  • Recuperação.

Essa ferramenta é uma maneira de garantir a segurança do médico e dos seus clientes.

Os dados podem ser acessados sempre que necessário, pelos médicos em suas áreas de trabalho e os pacientes nas sua devida área de exames e receitas.

Os pacientes podem enviar a qualquer momento novos exames que tenham feito para a Plataforma de Telemedicina, a fim de manter toda sua vida guardada com segurança.

Com isso, é possível acompanhar de perto a situação clínica do paciente.

Além disso, os próximos atendimentos se tornam mais rápidos, uma vez que basta consultar essas informações.

Use as redes sociais a seu favor

As redes sociais são consideradas ótimas ferramenta de divulgação e captação de pacientes.

Além disso, elas vêm sendo utilizadas para a implementação de uma nova estratégia para oferecer o atendimento aos pacientes — conhecida como SAC 2.0.

Trata-se de uma versão mais moderna do tradicional SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor).

Na versão 2.0, permite que o paciente (considerado como o consumidor) tenha mais voz ativa, marcando sua própria consulta ou teleconsulta na sua agenda do prontuário eletrônico do paciente.

Essa ferramenta proporciona uma interação maior entre o consultório e o paciente, ao mesmo tempo em que permite o fortalecimento do vínculo e da confiança existente entre eles.

De fato, o surgimento das mídias sociais foi muito útil para propiciar uma comunicação mais integrada entre as pessoas.

Além disso, é uma forma de garantir o monitoramento da marca e verificar as reações dos pacientes.

Afinal, esses sistemas já foram desenvolvidos e preparados para fornecer o melhor serviço de atendimento.

Sendo assim, a maioria das páginas conta com uma seção de suporte, local onde o cliente pode tirar dúvidas, fazer perguntas e relatar problemas a fim de serem solucionados.

Esse serviço é possível por meio da implantação de um chat online ou, então, um sistema de chatbots, que utilizam a inteligência artificial para prestar os atendimentos virtuais.

Benefícios do SAC 2.0

A implementação do SAC trouxe vários benefícios para o consultório online, como:

  • Proporciona mais uma opção de canal de comunicação, além do tradicional contato telefônico ou através de e-mail;
  •  Incentiva a construção da figura de um paciente participativo e ativo. Com isso, foi possível entender melhor o perfil do cliente e o que deve ser feito para garantir a satisfação dessa persona;
  • Garante o acompanhamento constante da performance do empreendimento, por meio da análise de dados de desempenho;
  • Propicia o aumento do nível de confiança e credibilidade do empreendimento perante os pacientes.

Afinal, vale a pena abrir um consultório online?

É importante saber como abrir um consultório virtual porque ele amplia as possibilidades de atendimento.

Mesmo quem deseja manter um consultório físico pode adotar essa modalidade, permitindo que pessoas que moram longe também recebam um atendimento especializado. 

Com essa tecnologia, todo o serviço passa a ser otimizado, desde a parte de agendamento até o momento da consulta em si.

Isso porque o consultório online integra as informações e as armazena com segurança.

Além disso, os únicos custos que ele demanda é com a plataforma de teleconsulta e com a internet. 

A longo prazo, eles se tornam irrisórios, frente ao aumento de atendimentos que permite. 

Logo, todas as partes envolvidas passam a ser beneficiadas, especialmente o agente de saúde e o paciente. 

Conclusão

No ambiente da saúde, a tecnologia é vista como uma estratégia para garantir mais acessos, ganhar visibilidade e trazer conforto e praticidade ao paciente.

Por isso que é tão importante investir em um consultório online.

Além de romper as barreiras geográficas, tendo em vista que permite atender pessoas de qualquer localidade, o consultório virtual ajuda a melhorar os resultados do seu empreendimento.

Portanto, não perca mais tempo e comece já a implementar um bom sistema para otimizar a rotina do seu negócio!

Que tal conhecer mais uma tecnologia que vem revolucionando a área médica?

Saiba como a realização de exames médicos online vem contribuindo para uma nova percepção da medicina e para a criação do médico do futuro!

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin

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