Modelo de Telemedicina Americano para se inspirar, um hospital virtual

Por Dr. José Aldair Morsch, 18 de abril de 2015
Modelo de Telemedicina para se inspirar, um hospital virtual

Como vem ocorrendo no Brasil, uma pequena comunidade rural no Arizona, EUA, com 5400 habitantes estava para fechar as portas de seu Hospital e adotou um modelo de Telemedicina.

Porque hospitais pequenos tem mais risco de fechar sem um modelo de Telemedicina?

As razões sempre são as mesmas em qualquer lugar do planeta, quais sejam: Distância dos grandes centros, baixo investimento do município, nenhum atrativo para os especialistas optarem em viver na localidade, poucos recursos tecnológicos.

modelo de telemedicina Americano

MÉDICO DA CLINICA MAYO DANDO DEPOIMENTO

Uma atitude colaborativa da Mayo Clinic de Phoenix iniciou a implantação de um modelo americano de telemedicina voltado a tratamento de AVC, vulgarmente chamado de derrame cerebral.

Os resultados foram surpreendentes com a prevenção de paralisias definitivas, preservação da qualidade de vida e a formação de um modelo que pôde ser expandido para outras especialidades, transformando-se num hospital virtual de referência.

Solicite um orçamento

Programa de Tele-trauma como modelo de Telemedicina

No modelo americano de telemedicina, os pacientes recebem consultoria de Especialistas em tempo real por teleconferência para o primeiro atendimento.

É possível orientar a equipe de enfermagem para o atendimento imediato que pode reduzir os riscos de complicações do trauma e nesta triagem já encaminhar os de alto risco para um Hospital de referência que estará com a estrutura preparada para o recebimento do paciente traumatizado, minimizando o tempo de atendimento inicial até a intervenção necessária.

Programa de Tele-dermatologia é outro modelo de Telemedicina

Outras especialidades como a Dermatologia foram também instituídas com sucesso. A prevenção de Câncer de pele, lesões suspeitas foi integrada ao serviço utilizando um protocolo de fotografias tiradas das lesões e enviadas para os especialistas que orientam a conduta ideal, qual seja de acompanhamento, biópsias ou tratamentos.

Telemedicina com cuidados domiciliares

Neste modelo de Telemedicina para a população idosa e debilitados foi instituído um monitoramento domiciliar com sistema capaz de coletar informações como câmera, sinais vitais, peso, dosagem sanguíneas de glicose para diabéticos,  etc.

Neste cenário foi possível reduzir visitas da equipe de enfermagem e médicos de família, aumentando a qualidade de vida daquela população.

É muito comum pacientes crônicos reinternarem com frequência, visto que não seguem os tratamentos indicados em seu domicílio, seja por falta de um responsável ou até mesmo por organização dos horários das tomadas.

A Telemedicina realizando exames em locais sem especialistas, um modelo de Telemedicina perfeito

Nestes hospitais pequenos também é possível implementar exames de rotina e emergência como eletrocardiograma que pode ser manuseado por um técnico em enfermagem.

O hospital recebe o aparelho em comodato, paga uma mensalidade e recebe 30 laudos médicos de cortesia todos os meses.

QUERO ENTENDER MELHOR SOBRE A TELEMEDICINA COM ECG

A Telemedicina propicia o uso de uma plataforma em nuvem que recebe os exames enviados pelos hospitais e clínicas. Em tempo real existem os especialistas logados no sistema para interpretar os exames e liberarem os laudos médicos em 30 minutos.

A prática da Telemedicina nos últimos 10 anos demonstrou que esse serviço melhorou a qualidade de atendimento de todos os pontos que aderiram a esse serviço. Os números mostram redução dos custos com contratação do especialista e maior lucratividade para o cliente que investe nesse formato de atendimento.

Como é o suporte para quem contrata a Telemedicina?

As principais empresas de Telemedicina, como é o caso da Telemedicina Morsch, disponibiliza uma equipe que fornece treinamento permanente á distância para que os clientes não tenham problemas com os responsáveis que realizam os exames, seja porque ficou doente, foi demitido, etc…

PRECISO REVISAR COMO SE REALIZA UM ECG DE QUALIDADE

Neste modelo de Telemedicina pode ser aproveitado usando meu aparelho?

SIM, o sistema em nuvem recebe os exames de aparelhos digitais ou analógicos. No caso dos analógicos, que imprimem os exames em papel, basta fotografar ou escanear e anexar na plataforma para receber os laudos em 30 minutos.

A Telemedicina voltada a tele-cuidados consegue diminuir de forma importante os casos de reinternações de pacientes crônicos com o acompanhamento á distância, seja com aplicativos que avisam o horário da tomada dos medicamentos ou até mesmo com video-conferência diária feito pela enfermagem.

Quais exames podem ser aproveitados para uso no modelo de Telemedicina?

A tecnologia permitiu que qualquer exame médico executado por um técnico em enfermagem seja passível de ser aproveitado para ser interpretado usando uma plataforma em nuvem de Telemedicina.

A Telemedicina Morsch interpreta os seguintes exames?

  • Eletrocardiograma
  • Eletroencefalograma Ocupacional
  • Eletroencefalograma Clínico
  • Espirometria Ocupacional
  • Espirometria Clínica
  • Radiologia Geral, incluindo RX de tórax padrão OIT
  • Mamografia
  • Tomografia Computadorizada
  • Tomografia Cardiovascular
  • Ressonância Nuclear Magnética
  • Densitometria Óssea

QUERO UM ORÇAMENTO PARA USAR A TELEMEDICINA MORSCH

Em resumo, não podemos comparar o sistema público Brasileiro com este cenário, mas pode nos guiar para a tomada de decisões mais específicas em relação a discussão de investimento em modelo de Telemedicina nos pequenos Hospitais de nossas cidades e continuarmos a propagar essa especialidade que cresce de forma extraordinária em todo mundo.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com amigos, assine nosso blog.

Dr. José Aldair Morsch – Especialista em Telemedicina

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia pela PUC-RS. Pós-graduação em Cardiologia Pediátrica pela PUC-RS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp