Médicos nas proximidades: como encontrar e marcar consulta

Por Dr. José Aldair Morsch, 1 de julho de 2021
Tecnologia aproxima os médicos

A oferta de médicos nas proximidades garante não apenas o atendimento a emergências e casos urgentes.

Esse fator é fundamental para o acompanhamento de doenças crônicas e uma abordagem preventiva, evitando a evolução de patologias.

Claro que o acesso ao atendimento clínico não é a única condição para manter a saúde em dia, porém, é uma das mais importantes.

Especialmente desde que o mundo passou a sofrer os impactos da pandemia de coronavírus.

Pensando nisso, reuni dados e dicas para ajudar você a encontrar assistência médica por perto, agendando as suas consultas com agilidade.

Uma boa pedida é usar a tecnologia como aliada, aproveitando todos os benefícios da teleconsulta.

Siga com a leitura e saiba mais.

Médicos nas proximidades: atendimento perto de você

O Conselho Federal de Medicina (CFM) apontou em um estudo o crescimento no número de médicos no país, passando de pouco menos de 365 mil, em 2010, para quase 456 mil em 2020.

Essa alta fez com que a razão médico por mil habitantes saltasse de 1,9 para cerca de 2,2 na última década.

Embora os números indiquem uma cobertura razoável, muita gente ainda depara com dificuldades ao buscar por atendimento médico.

Qual seria o motivo?

Uma das respostas evidentes é a desigualdade na distribuição desses profissionais, que se concentram em capitais e alguns estados.

Para se ter uma ideia, Distrito Federal (com 5,54 médicos por mil habitantes), Rio de Janeiro (com 4,44) e São Paulo (com 3,31) têm taxas muito acima do restante do país.

Enquanto isso, nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com exceção do Distrito Federal, a razão não chega a 2,5.

Os desafios para ter acesso a cuidados médicos são grandes mesmo para quem mora no Sudeste, caso esteja em municípios pequenos e regiões periféricas.

Essa situação atrapalha o atendimento a emergências, que são os quadros mais graves, expondo os pacientes a um risco maior de complicações e até a morte.

O socorro a urgências de menor gravidade também fica comprometido.

Afinal, é preciso enfrentar filas ou se deslocar, agravando o estado de saúde do doente.

Fora as barreiras para dar continuidade ao tratamento de patologias crônicas, como as doenças respiratórias e cardiovasculares.

São muitos os contextos em que fica clara a importância de ter médicos nas proximidades.

Vantagens de contar com médicos nas proximidades

O cuidado médico mais próximo de casa ou do trabalho representa uma série de vantagens para pacientes, acompanhantes, profissionais e unidades de saúde.

Veja as principais a seguir.

Agilidade no atendimento

Quando há médicos nas proximidades, a assistência se torna mais rápida, pois não é preciso percorrer longas distâncias.

Esse fator é crítico para o atendimento a emergências, já que muitas delas são tempo-dependentes, piorando bastante conforme os minutos sem atendimento passam.

Mesmo em casos de menor gravidade, a agilidade torna o atendimento mais eficiente e humanizado, diminuindo dores e desconforto para o paciente.

Redução de gastos

Ter o seu médico por perto dispensa custos com deslocamento, alimentação fora de casa e, em alguns casos, de estadia em locais distantes.

Se o atendimento for particular, você vai arcar apenas com o valor do serviço, permitindo uma economia considerável.

Vantagens de médico perto

Com a opção de médicos nas proximidades, a redução de gastos é significativa

Maior comodidade

Pacientes acamados, com restrições de mobilidade ou em situações que dificultam o deslocamento têm grande vantagem com o atendimento médico nos arredores.

E essa comodidade se estende para todos, pois não será preciso passar minutos ou horas no caminho até o consultório, clínica ou hospital.

Mais qualidade de vida

A possibilidade de tratamento rápido e sem complicações aumenta a qualidade de vida, disponibilizando oportunidades para pessoas com diferentes perfis.

Elas podem recorrer a médicos de confiança sempre que for preciso, tratando doenças de forma precoce.

Quem sofre com males crônicos tem monitoramento mais eficiente, passando por consultas, exames e procedimentos com agilidade.

Sem falar no acesso à medicina preventiva, que foca no bem-estar para diminuir as chances de adoecimento.

Como encontrar consultórios médicos nas proximidades

Se está procurando por um consultório médico, a maneira mais simples de achar pode ser uma pesquisa no Google ou em aplicativos de saúde.

Neles, você pode visualizar os profissionais disponíveis em sua região, incluindo avaliações de alguns locais para pegar como referência.

No Google, a pesquisa fica mais assertiva com a adição do nome das áreas em que você está.

O mesmo ocorre com a ativação da sua localização no smartphone.

Assim, o buscador vai priorizar os profissionais que estão nos arredores, deixando consultórios distantes para as últimas páginas.

Porém, caso tenha plano de saúde, faz mais sentido buscar dentro da rede credenciada os profissionais e estabelecimentos que atendem pelo seu convênio.

Você pode pesquisar diretamente no livreto ou no site do plano de saúde para encontrar o profissional adequado.

Médicos online: assistência em saúde mais próxima

O último ano acelerou diversos processos, com destaque para a transformação digital e a modernização nos serviços.

A pandemia e o consequente distanciamento social para evitar o contágio pelo coronavírus fizeram as pessoas repensar as formas de consumo e atendimento, dando preferência ao que pode ser feito online.

Simultaneamente, a assistência em saúde se tornou mais ágil com o fortalecimento da telemedicina, que oferece serviços de saúde por meio de tecnologias da informação e comunicação (TIC).

Diante da necessidade de isolamento, as autoridades de saúde do Brasil permitiram avanços como a teleconsulta e o telemonitoramento.

A consulta por videoconferência conecta médicos e pacientes em tempo real, derrubando a barreira física para democratizar o acesso a essa assistência.

E o telemonitoramento permite a continuidade dos cuidados de saúde, possibilitando a avaliação por médicos, profissionais de enfermagem, fisioterapeutas e outros colegas que contribuem para o bem-estar e a reabilitação do doente.

Graças à internet e a plataformas seguras, médicos e pacientes ficaram ainda mais próximos durante esses atendimentos, que são flexíveis.

Assim, o online se tornou uma opção muito interessante para você contar com médicos nas proximidades de onde está.

Com ele, você garante assistência para toda a família sem precisar sair de casa, enfrentar filas, nem pagar caro por uma consulta.

É o atendimento com conforto, qualidade e preço justo ao seu alcance!

A teleconsulta aproxima

As consultas online reduzem barreiras e qualificam a relação médico-paciente

Como funciona a consulta online

A consulta online funciona de um jeito parecido com a consulta presencial.

Primeiro, porque ela é realizada em um local próprio para esse atendimento: uma sala virtual que fica dentro de uma plataforma de teleconsulta.

Depois de agendar o atendimento a distância, você recebe lembretes sobre o encontro e um link para acessar essa sala virtual no dia e horário marcados.

Outra semelhança entre a assistência presencial e a distância é a dedicação do médico, que separa aquele período para ouvir as queixas, avaliar sintomas e esclarecer dúvidas do paciente.

Tudo isso com a segurança do software de teleconsulta, que segue padrões definidos por Ministério da Saúde e CFM.

O resultado é a preservação de direitos como o sigilo médico-paciente, já que as informações ficam protegidas.

Durante a consulta virtual, apenas o doente e o profissional de saúde escutam a conversa, sendo que o médico anota os dados no prontuário eletrônico do paciente (PEP).

Após analisar o caso e formular uma hipótese clínica, o médico orienta o doente a continuar a investigação por meio de exames, ou a obter remédios e/ou outras formas de tratamento.

Também pode dar seguimento à assistência no próprio sistema de teleconsulta, encaminhando o doente para a teletriagem ou telemonitoramento.

Todos os documentos necessários são emitidos em formato digital na plataforma, podendo ser compartilhados por e-mail, SMS ou aplicativos de mensagens como o WhatsApp.

Assim, o paciente recebe as receitas imediatamente, em grafia fácil de ler – nada de letra de médico para o farmacêutico tentar interpretar.

Outro benefício é a inserção de QR Code nas prescrições, disponível em sistemas modernos como o software Morsch.

Encontre médicos nas proximidades (à distância de um clique)

Além da teleconsulta em si, todo o atendimento pode ser feito a partir de alguns cliques pela plataforma de teleconsulta Morsch.

Desde o agendamento até o pós-atendimento, remarcação e atendimentos com profissionais de outras especialidades estão disponíveis no marketplace médico.

E o melhor: dentro de um sistema atual, intuitivo e simples de acessar, com toda a segurança e comodidade.

Isso porque o software Morsch conta com mecanismos de proteção como criptografia e senhas, permitindo que os seus dados sejam vistos apenas por pessoas autorizadas.

Bem melhor do que os prontuários em papel, que podem ser perdidos, se extraviar ou ser lidos por mais gente, concorda?

O prontuário digital gerado e atualizado pelo sistema também preserva as imagens de exames de diagnóstico, não se deteriora, nem pode ser rasgado.

Todos os seus dados ficam seguros, sendo salvos automaticamente na nuvem, que é o local de armazenamento na internet.

Assim, o próximo médico que for atender você pode conferir informações no próprio sistema, fazer buscas e qualificar o diagnóstico ao verificar um histórico completo do paciente.

Médicos a distância

Comodidade e segurança como você nunca imaginou com as consultas online

O processo de agendamento, pagamento e acesso à plataforma é simples, facilitando a rotina de cuidados com a saúde.

Após receber o link de acesso para a sala virtual, você conversa com o médico por videoconferência, podendo compartilhar exames, encaminhamentos e outros arquivos de interesse pelo próprio sistema.

Por isso, a plataforma Morsch também é útil para quem tem dúvidas ou deseja ampliar as opções de terapias por meio da segunda opinião qualificada.

O software pode ser acessado de qualquer dispositivo conectado à internet, incluindo tablets e smartphones.

Tudo isso sem precisar deixar o conforto da sua casa, separar horas para o atendimento ou precisar remanejar a sua rotina.

Afinal, a plataforma permite a oferta de consultas em horários não convencionais, como nas primeiras horas da noite e aos sábados.

Como marcar consulta médica online

Com a Morsch, você pode marcar uma consulta em apenas 8 passos:

  1. Acesse a página de agendamentos
  2. Use o campo de buscas para selecionar a especialidade que deseja e escolha o profissional de sua preferência
  3. Confira os horários de agendamento – eles aparecem ao lado da identificação do médico. Selecione o mais adequado
  4. Você será redirecionado para uma página de login. Se não tiver cadastro, escolha “Criar conta”
  5. Preencha o formulário com informações de identificação e prossiga
  6. Crie uma senha e acesse o sistema
  7. Pronto! Agora é só confirmar o horário da teleconsulta e fazer o pagamento
  8. Meia hora antes do encontro, você vai receber o link de acesso à sala virtual via WhatsApp ou SMS.
Facilidade em consultas aproximadas

Com médicos nas proximidades, você consegue desfrutar melhor do seu tempo

Especialidades médicas na teleconsulta

O sistema de teleconsulta engloba especialidades como:

  • Cardiologia: para avaliação de sintomas e doenças cardiovasculares, além de atender a emergências como o infarto do miocárdio
  • Clínica geral: ideal para um primeiro atendimento e cuidados dos quais não se sabe a origem
  • Endocrinologia: para consultas que ajudam a combater distúrbios metabólicos, por exemplo, aqueles que afetam o peso e o ciclo menstrual feminino
  • Ginecologia e obstetrícia: a telemedicina conta com especialistas para acompanhamento da saúde da mulher em todas as etapas de sua vida, incluindo momentos especiais como a gravidez 
  • Medicina da família: prioriza o cuidado próximo e pessoal, a fim de qualificar e humanizar o atendimento
  • Neurologia: ideal para a investigação, diagnóstico e tratamento de condições que afetam o sistema nervoso, a exemplo da epilepsia e enxaqueca
  • Ortopedia: trata doenças que afetam ossos, músculos, articulações, ligamentos e outros componentes ligados à movimentação do corpo
  • Pediatria: é um tipo de clínica médica para crianças e adolescentes, servindo como primeiro atendimento e para dar encaminhamento quando necessário
  • Psiquiatria: diagnostica e trata transtornos mentais, como depressão, burnout e dependência química
  • Radiologia e diagnóstico por imagem: especialidade responsável por conduzir e interpretar os testes radiológicos, como raio X e tomografia, emitindo laudos para apoiar o diagnóstico.

Conclusão

Contar com médicos nas proximidades melhora a qualidade de vida.

Afinal, isso permite a você dedicar maior atenção à saúde e ao bem-estar.

A boa notícia é que nem é preciso sair de casa para ter assistência médica de qualidade.

Graças à tecnologia, é possível acessar profissionais capacitados com apenas alguns cliques, marcando a sua teleconsulta na plataforma Morsch.

Clique aqui e agende o seu atendimento agora mesmo!

Se achou este conteúdo útil, compartilhe.

Inscreva-se em nossa newsletter e receba novos artigos em primeira mão.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin