O que é Radiologia online? Para que serve?

Por Dr. José Aldair Morsch, 26 de outubro de 2019
O que é Radiologia online? Para que serve?

A radiologia online pode ser definida como uma especialidade que possibilita a troca de informações radiológicas através da internet.

Também conhecida como telerradiologia, ela emprega diferentes tecnologias para converter registros de exames em imagens digitais, permitindo seu compartilhamento e a produção de laudos a distância.

Esse processo dispensa a utilização de filmes radiológicos, proporcionando economia, maior segurança e agilidade na entrega dos resultados de exames.

Para se ter uma ideia, a implementação da radiologia online com o apoio do sistema PACS em um grande hospital paulista levou à redução de 50% do tempo dedicado à interpretação dos testes de imagem, além de aumentar a produtividade.

Se também deseja otimizar a emissão de laudos radiológicos com eficiência, este artigo é para você.

Solicite um orçamento

Ao longo do texto, vou explicar como funciona a radiologia online, principais exames atendidos e as vantagens para empresas e pacientes.

Começando pela aplicação da telessaúde e telemedicina nesse processo.

Telessaúde na radiologia online

Telessaúde na radiologia online

A radiologia online surgiu a partir da combinação entre telessaúde e radiologia, revelando ser uma saída inteligente para suprir demandas em locais distantes, com poucos recursos, como em cidades do interior sem especialistas para interpretar exames.

Mas, antes de falar sobre a telerradiologia, vale voltar um passo para compreender o que é telessaúde.

Essa área é ampla, incluindo os serviços em saúde prestados de forma remota, como cursos a distância (tele-educação) e troca de informações entre profissionais de saúde (teleconsultoria).

A telessaúde também engloba o atendimento a distância para apoio diagnóstico, como exames a distância e segunda opinião médica, que são ofertados por empresas de telemedicina.

Mesmo em grandes cidades, a telemedicina é usada para tornar os processos mais rápidos e dinâmicos, possibilitando a entrega de resultados de testes radiológicos em minutos.

É uma solução para permitir o acesso à medicina por qualquer pessoa e em qualquer lugar.

Outro ponto favorável à prática de telemedicina na radiologia é a redução de custos pela rapidez e pela ausência de necessidade de deslocamento.

Informações obtidas através da radiologia online são transferidas pela internet, podendo ser compartilhadas por meio de diversos instrumentos, a exemplo de correio eletrônico, videoconferência, cabo, RDIS, satélite, GSM e telefone fixo.

O grau de sofisticação pode ser muito simples, com apenas uma discussão por telefone do caso clínico de um paciente, ou complexo, com sistemas de videoconferência através de satélite, conectando prestadoras de cuidados de saúde em países distantes.

Como funciona a radiologia online

Como funciona a radiologia online

Como funciona a radiologia online

A radiologia online funciona com base em equipamentos com tecnologia digital, protocolos de compartilhamento e um sistema que garante a segurança entre as informações trocadas.

Começando pelos protocolos de compartilhamento, destaco a importância do PACS (Picture Archiving and Comunication System), que permite a transmissão das imagens radiológicas de forma padronizada.

Para possibilitar que os arquivos tenham qualidade suficiente para a interpretação a distância, os registros devem ser arquivados em formatos como o DICOM (Digital Imaging Communications in Medicine).

Equipamentos mais modernos permitem a ativação remota de uma configuração específica, que transmite as imagens em DICOM para o PACS da empresa de telemedicina.

Porém, mesmo os aparelhos radiológicos que não ofereçam essa opção podem se beneficiar com a radiologia online.

É aqui que entra o sistema ou plataforma de telemedicina, um espaço hospedado na nuvem (internet) que pode ser acessado de qualquer dispositivo que se conecte à web.

Inserindo login e senha, o médico ou técnico de radiologia que conduziu um teste de diagnóstico entra no portal e envia os registros facilmente.

Em seguida, especialistas logados na plataforma iniciam a visualização, análise e interpretação dos arquivos, usando os dados para elaborar o laudo médico a distância.

Por fim, eles assinam o documento e o liberam no portal de telemedicina, de onde poderá ser salvo, impresso ou encaminhado ao médico solicitante.

Radiologia online: principais exames laudados

Radiologia online: principais exames laudados

Radiologia online: principais exames laudados

A telerradiologia cobre os principais testes de diagnóstico para exames de imagem, respeitando as exigências do Conselho Federal de Medicina.

Como os exames são simples, podem ser realizados por um técnico de radiologia treinado, que envia os registros para os especialistas da empresa de telemedicina interpretarem.

Confira, a seguir, os procedimentos laudados pela radiologia online.

Rx de tórax padrão OIT

É uma radiografia que segue padrões específicos para atender às exigências da Medicina do Trabalho, mostrando imagens internas da região torácica em tons de cinza.

O procedimento é preconizado pela Organização Internacional do Trabalho para prevenir doenças ocupacionais que afetam os pulmões, a exemplo das pneumoconioses.

Densitometria óssea

A densitometria é como uma radiografia dos ossos, ou seja, usa radiação ionizante para mostrar detalhes desse tecido, com o auxílio da técnica DXA (Dual-Energy X-Ray Absorptiometry).

Simples, rápido, indolor e não invasivo, o exame serve para o estudo dos ossos, sinalizando o início da perda de massa (osteopenia) antes que ela se agrave e o paciente desenvolva osteoporose.

A osteoporose é uma doença sistêmica caracterizada pela perda de 30% ou mais do tecido ósseo, deixando-o frágil e poroso.

Ressonância nuclear magnética

Emprega um potente campo magnético para gerar imagens de alta definição de órgãos e outros tecidos internos.

Cabeça, abdômen e membros são exemplos de áreas que podem ser examinadas através desse procedimento, mostrando lesões e outras anomalias.

Por não utilizar raios X – que estão relacionados ao desenvolvimento de câncer -, esse exame pode ser realizado por todos os tipos de pacientes, desde que retirem qualquer objeto metálico do corpo.

Tomografia computadorizada

Assim como o raio X, a tomografia utiliza radiação ionizante para obter imagens de áreas internas do organismo.

Porém, os registros são transversais, permitindo uma avaliação mais detalhada, partindo de centenas de imagens em diferentes posições, sem que o paciente precise se mover.

Isso é possível graças ao tubo do tomógrafo (aparelho de tomografia), que gira 360 graus ao redor da parte examinada.

Mamografia digital

Exame considerado padrão ouro no rastreamento do câncer de mama em diversos países, a mamografia segue a lógica da radiografia, com adaptações para colher boas imagens do tecido mamário.

Algumas unidades de saúde ainda usam aparelhos com tecnologia analógica para esse teste, mas a modalidade digital apresenta um resultado superior.

Mamógrafos digitais diminuem a dor ou incômodo para as pacientes, pois exigem uma compressão menor da mama para registrar imagens de qualidade.

Eles também permitem ajustes para reduzir a carga de radiação ionizante emitida, preservando a saúde de pacientes, médicos e técnicos.

Radiologia geral

A telerradiologia também atende a uma série de exames de radiologia geral, incluindo radiografias de diferentes partes do corpo.

A especialidade cobre desde um simples raio X do joelho, para identificar uma fratura, até exames mais específicos, que darão início à investigação de nódulos ou tumores.

Listo os mais comuns abaixo:

  • Raio X de tórax
  • Raio X de abdome
  • Raio X de articulações
  • Raio X do esqueleto em geral
  • Raio X de crânio
  • Raio X de seios da face.

Benefícios da radiologia online para empresas

Benefícios da radiologia online para empresas

Benefícios da radiologia online para empresas

Apostar na radiologia online agrega muitos benefícios para serviços radiológicos de hospitais, clínicas e consultórios que ofertam testes de diagnóstico.

De acordo com a Resolução CFM Nº 2.107/14, que regula a telerradiologia, locais que ofereçam apenas radiologia geral não contrastada estão dispensados de manter um radiologista para conduzir os testes.

Nesses casos, a telemedicina substitui o especialista, entregando os laudos médicos com toda a comodidade.

No entanto, mesmo nos serviços que contam com radiologistas, contratar a radiologia online diminui a sobrecarga de trabalho desses profissionais, que executam diversas tarefas durante a jornada de trabalho.

Veja outras vantagens a seguir.

1. Laudos radiológicos 24 horas por dia e sem interrupções

Empresas de telemedicina bem estruturadas, como a Morsch, mantêm seu sistema funcionando sem interrupções.

Portanto, a equipe local pode solicitar laudos a qualquer hora do dia ou da noite, inclusive em finais de semana e feriados, e vai receber os resultados com agilidade.

2. Laudos realizados por médicos radiologistas a distância

Contratar uma parceira fidedigna também garante a confiabilidade dos laudos médicos, que são elaborados apenas por radiologistas com CRM ativo.

Para confirmar a autenticidade e validade legal dos documentos, os especialistas inserem sua assinatura digital certificada pela SBIS (Sociedade Brasileira de Informática em Saúde) em cada laudo emitido.

3. Armazenamento da radiologia online na nuvem

A plataforma de telemedicina fica hospedada na nuvem, um local de armazenamento na internet com espaço infinito.

Por isso, os laudos compartilhados no portal são automaticamente salvos na nuvem, onde ficam conservados da deterioração pelo tempo e podem ser acessados facilmente em pesquisas futuras.

Além disso, o sistema mantém os documentos médicos seguros, graças a mecanismos de proteção como criptografia e senhas.

4. Redução de custos em clínicas e hospitais

Como mencionei no início deste artigo, optar pela radiologia online dispensa o uso de filmes radiográficos, enxugando os custos com sua aquisição, produtos químicos para revelação dos filmes e arquivamento físico.

Tudo isso com a vantagem de preservar o meio ambiente, já que menos resíduos tóxicos serão produzidos.

Quando comparado com o documento emitido por um radiologista local, o laudo digital também representa economia para os estabelecimentos de saúde.

Isso porque os especialistas da empresa de telemedicina ficam dedicados apenas à composição de laudos, o que lhes confere maior destreza e rapidez.

Benefícios da radiologia online para pacientes

Benefícios da radiologia online para pacientes

Benefícios da radiologia online para pacientes

Pacientes e acompanhantes também se beneficiam ao fazer exames em clínicas que dispõem dos serviços de telemedicina radiológica.

Abaixo, saiba quais são as principais vantagens.

1. Acesso aos laudos de exames especializados em localidades remotas

A radiologia online supre a carência de especialistas em cidades afastadas dos grandes centros urbanos, democratizando o acesso a exames de imagem e laudos de qualidade.

Assim, pacientes e acompanhantes não precisam gastar tempo e dinheiro com deslocamentos para as capitais. Eles são atendidos em seu próprio município.

2. Agilidade no diagnóstico

A dinâmica da radiologia online permite que diferentes testes de diagnóstico sejam avaliados e interpretados em minutos.

Isso significa que os pacientes não precisam esperar dias ou até semanas para ter acesso aos resultados de exames, pois os laudos ficam prontos no mesmo dia.

3. Garantia de especialista qualificado em resultados de exames

Como expliquei nos tópicos acima, somente radiologistas qualificados interpretam os exames compartilhados na plataforma da Telemedicina Morsch.

Por isso, os pacientes têm a segurança de uma avaliação completa e correta, apoiando um diagnóstico assertivo.

4. Opção de segunda opinião médica de especialistas quando solicitado

Há casos complexos, que deixam dúvidas mesmo após a realização de mais de um exame de imagem.

Nesses momentos, paciente, acompanhante e equipe de saúde podem pedir uma segunda opinião qualificada, disponível no próprio portal de telemedicina e sem burocracia.

Dessa forma, o médico do paciente pode tomar decisões com maior segurança e escolher o tratamento mais adequado, melhorando o prognóstico.

Sobre a Telemedicina Morsch

Combinando uma plataforma intuitiva e simples a um time completo de especialistas, a Morsch é a parceira ideal para clínicas, hospitais e consultórios que desejam otimizar seu serviço radiológico.

Em um mesmo sistema, eles dispõem de laudos médicos a distância, segunda opinião, treinamento para técnicos e suporte remoto para configuração do PACS.

Após uma consultoria rápida, é possível configurar equipamentos de raio X, mamografia digital, densitometria óssea, tomografia e ressonância magnética, a fim de que enviem as imagens dos testes diretamente ao nosso PACS.

Para disseminar boas técnicas e garantir imagens confiáveis, nosso portal reúne conteúdos diversificados, destinados ao treinamento de técnicos em radiologia.

Outra vantagem de escolher a Morsch é a facilidade de ampliação do seu portfólio ou capacidade de atendimento.

Com apenas alguns cliques, você pode solicitar laudos digitais para testes de outras três especialidades: cardiologia, neurologia e pneumologia.

Tanto testes de diagnóstico para fins clínicos quanto ocupacionais estão contemplados no sistema de telemedicina, simplificando a expansão do seu negócio.

É por esses e outros motivos que a Morsch já auxiliou centenas de unidades de saúde na modernização dos serviços radiológicos, entregando laudos com agilidade e segurança.

Conclusão

Neste artigo, comentei sobre as aplicações da telessaúde no diagnóstico de exames de imagem, culminando no desenvolvimento da radiologia online.

Essa especialidade é uma alternativa inteligente para reduzir custos com a contratação de especialistas, delegando os laudos para a empresa de telemedicina.

Deixe que a Morsch dê o suporte para otimizar os exames radiológicos na sua clínica, hospital ou consultório.

Teste nossa plataforma gratuitamente ou, se preferir, entre em contato para mais detalhes.

Se este artigo foi útil para você, compartilhe nas redes sociais.

Escreva um comentário a seguir.

Referências Bibliográficas

Descrição Da Implantação do PACS (Picture Archiving and Communication System) em um Hospital-Escola para Redução de Custos Operacionais – Cristiane Priscila Galina da Silva e Vivian Toledo dos Santos Gambarato.

Resolução CFM Nº 2.107/14 – Define e normatiza a Telerradiologia – Conselho Federal de Medicina.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp