Telerradiologia: o que é, como funciona e quais os benefícios?

Por Dr. José Aldair Morsch, 17 de outubro de 2023
Telerradiologia

Telerradiologia é a especialidade que permite e avaliação remota de testes de diagnóstico por imagem, gerando laudos digitais.

Como braço da telemedicina, essa disciplina vem crescendo nas últimas décadas, alcançando unidades de saúde no Brasil e no mundo e ganhando relevância por romper barreiras geográficas.

Além disso, investir nessa área pode aumentar a produtividade e reduzir as despesas na sua clínica, hospital ou consultório.

É o que explico ao longo deste artigo.

Acompanhando até o final, você vai ficar bem informado sobre os conceitos, normas e vantagens da telemedicina radiológica para o seu serviço.

O que é telerradiologia?

Telerradiologia é a especialidade que oferece serviços radiológicos a distância.

Na Resolução 2.107/2014, o Conselho Federal de Medicina (CFM) traz a seguinte definição:

“O exercício da Medicina, onde o fator crítico é a distância, utilizando as tecnologias de informação e de comunicação para o envio de dados e imagens radiológicas com o propósito de emissão de relatório, como suporte às atividades desenvolvidas localmente”.

Em outras palavras, a telemedicina radiológica serve para compartilhar informações nesse campo, inclusive registros de exames.

É o que viabiliza a emissão de laudos médicos a distância, por exemplo.

Qual a diferença entre a telerradiologia e a radiologia convencional?

A principal diferença entre elas está na forma de emissão do laudo médico.

Enquanto os serviços de radiologia convencional precisam manter especialistas para interpretar exames localmente, a telerradiologia delega os laudos a radiologistas online, que não se encontram na clínica onde o exame foi realizado.

Basta manter técnicos em radiologia capacitados para conduzir os testes e deixar os resultados sob a responsabilidade dos especialistas da empresa de telemedicina.

Assim, não é preciso manter uma equipe de radiologistas para cobrir todo o horário de funcionamento da sua clínica ou hospital.

Como funciona a telerradiologia?

A telerradiologia funciona a partir da combinação entre equipamento com tecnologia digital, uma plataforma de telemedicina e um técnico em radiologia treinado para conduzir exames simples.

Geralmente, é utilizado um software de telemedicina em nuvem, que permite ampla acessibilidade e garantia de sigilo médico das informações.

É esse sistema que media a comunicação entre a equipe local e os radiologistas da empresa de telemedicina.

Conforme determina o CFM, exames simples podem ser feitos pelo técnico em radiologia, desde que esteja devidamente capacitado.

Durante o exame, o aparelho digital capta sinais que envia a um computador com software específico, que os converte em pixels – os menores pontos em uma imagem digital.

Equipamentos digitais permitem uma configuração feita remotamente que, após concluída, envia as imagens em formato DICOM (Digital Imaging Communications in Medicine) para a plataforma de telemedicina de modo automático.

Isso porque a plataforma de telemedicina permite a integração entre os equipamentos médicos e seu sistema PACS (Picture Archiving and Communication System).

Mesmo quando o aparelho é analógico, o próprio técnico que conduziu o exame pode compartilhar os registros, acessando o software de telemedicina online a partir de qualquer dispositivo conectado à internet, mediante login e senha.

Esse compartilhamento de dados obedece a uma série de regras e padrões, os quais visam garantir que médicos radiologistas recebam imagens de qualidade, apoiando a entrega de resultados confiáveis e diagnósticos assertivos.

Em seguida, um dos radiologistas logados no sistema visualiza, avalia e interpreta as imagens, anotando os achados do exame e conclusões no laudo online.

Esse documento é assinado digitalmente e liberado na plataforma em até 30 minutos depois que o técnico insere as imagens do exame no portal.

O laudo remoto fica disponível para ser salvo, impresso ou transmitido para o médico que solicitou o exame.

Telerradiologia online

A implementação da telerradiologia leva novos serviços a clínicas e hospitais

Principais aplicações da telemedicina radiológica

A telerradiologia tem transformado o modo como os cuidados de saúde são entregues, especialmente em locais com recursos limitados ou com falta de especialistas em radiologia.

Veja como o investimento na telemedicina radiológica pode agregar soluções à sua unidade de saúde.

Diagnóstico primário

Enviar imagens médicas, como raios-X, tomografias computadorizadas e ressonâncias magnéticas, para interpretação remota por radiologistas.

Consultas de emergência

Em situações de emergência, como traumas ou AVCs, as imagens podem ser enviadas rapidamente para radiologistas especializados, mesmo que estejam em um local distante.

Segundas opiniões

Se um diagnóstico é complexo ou incerto, a imagem pode ser enviada para outro especialista para uma segunda opinião.

Serviço de cobertura noturna

Para hospitais que não têm radiologistas disponíveis 24 horas por dia, a telerradiologia pode ser usada para interpretar imagens durante a noite.

Subespecialidades radiológicas

Imagens de áreas especializadas, como neurorradiologia ou radiologia musculoesquelética, podem ser enviadas para radiologistas subespecializados, mesmo que eles não estejam fisicamente presentes no hospital.

Teleconsultas com médicos

Radiologistas podem discutir imagens em tempo real com médicos encaminhadores, fornecendo um ambiente colaborativo para decisões clínicas.

Avaliação pós-operatória

Imagens de pacientes que foram submetidos a cirurgias ou outros procedimentos podem ser enviadas para avaliação remota para verificar os resultados e possíveis complicações.

Monitoramento de doenças crônicas

Para pacientes com doenças crônicas, imagens podem ser revisadas periodicamente por radiologistas através da telerradiologia, evitando a necessidade de deslocamentos frequentes.

Triagem em eventos de massa

Em situações como grandes desastres, a telerradiologia pode ser usada para triar rapidamente um grande número de imagens, ajudando a determinar quais pacientes precisam de intervenção imediata.

Pesquisa clínica

Em estudos multicêntricos, a telerradiologia permite que imagens de diferentes locais sejam centralizadas para avaliação uniforme.

Educação e treinamento

Imagens podem ser compartilhadas com residentes e estudantes em diferentes localidades para fins educativos.

Auditorias e controle de qualidade

Para garantir a qualidade dos diagnósticos, algumas imagens podem ser enviadas aleatoriamente para revisão por um segundo radiologista.

Como funciona o laudo de exames na telerradiologia?

Como expliquei antes, os resultados emitidos via telemedicina radiológica são inseridos no laudo eletrônico.

Esse documento segue os mesmos parâmetros do laudo médico convencional, porém, é emitido e assinado digitalmente pelo radiologista.

A assinatura digital atende ao padrão ICP-Brasil, confirmando a autenticidade do documento de modo seguro.

Os demais campos são preenchidos normalmente pelo sistema e médico especialista, a saber:

  • Nome completo do paciente
  • Nome e endereço do local onde o exame foi feito
  • Nome do médico solicitante
  • Data de realização do teste
  • Justificativa para a solicitação do procedimento
  • Conduta e descrição detalhada do exame
  • Hipótese diagnóstica
  • Informações adicionais sobre o paciente, como idade, peso, altura, etc.

E tudo isso é realizado com total segurança, como explico abaixo.

É seguro usar o laudo a distância pela telerradiologia?

Sim, é seguro.

O laudo emitido remotamente tem o mesmo efeito do tradicional, pois segue as mesmas regras para emissão.

Isso significa que ambos os documentos são considerados ato médico.

Ou seja, somente médicos podem se responsabilizar por eles, inserindo seus dados e assinatura.

Para garantir a autenticidade do laudo online, ele só é válido quando recebe a assinatura digital do radiologista que o produziu.

Além disso, o processo de emissão do laudo remoto obedece às regras do CFM e SBIS (Sociedade Brasileira de Informática em Saúde), todo realizado por intermédio do portal de telemedicina.

O sistema precisa ser registrado e aprovado pelas autoridades de saúde, contando com mecanismos de segurança como senhas e criptografia para preservar o sigilo das informações.

Exames com laudo por telerradiologia

Qualquer exame que não exige avaliação imediata pode ser laudado via telerradiologia.

Veja exemplos:

E os benefícios não param por aí, como explico a seguir.

7 vantagens da telerradiologia

Agora que você conhece as aplicações e diferenças entre a telemedicina radiológica e a radiologia convencional, veja as principais vantagens de apostar na telerradiologia.

1. Diagnóstico a distância

A telerradiologia possibilita que o diagnóstico seja feito a distância.

Ao receber as imagens no sistema de telemedicina, o médico radiologista analisa, elabora o laudo e envia o resultado ao hospital ou clínica solicitante.

2. Supre a falta de radiologistas

Se a instituição médica estiver com dificuldades para contratar um radiologista, ou se existir uma sobrecarga de laudos médicos a serem feitos, a telerradiologia é a solução.

Esse tipo de serviço garante atendimento 24 horas, todos os dias da semana.

3. Agilidade no atendimento

A telerradiologia acaba com as filas de espera por atendimento.

Lembrando que esse é um problema comum em hospitais e clínicas que sofrem com a falta de radiologistas, excesso de exames e demora na manutenção e/ou troca de equipamentos danificados.

4. Os laudos são liberados em minutos

A telerradiologia garante o pronto atendimento a partir do envio das imagens, que são interpretadas por radiologistas qualificados.

Dessa forma, o médico responsável pelo atendimento ao paciente pode concluir o diagnóstico com mais rapidez, liberando o laudo em minutos.

Quanto mais rápido o médico obtiver os resultados dos exames, mais cedo o paciente iniciará o tratamento, o que melhora o seu prognóstico.

Nos casos de urgência, isso é ainda mais importante, pois segundos podem fazer a diferença entre a vida e a morte do paciente.

Essa é uma grande vantagem da telerradiologia, pois a equipe de atendimento está de prontidão 24 horas, em qualquer dia da semana, e tudo é feito através da internet.

A estrutura permite que urgências sejam avaliadas em tempo real, através de videoconferência.

Se o computador falhar, ainda é possível usar dispositivos móveis para ter acesso aos laudos médicos.

5. Qualidade dos laudos

O serviço de telerradiologia conta com uma rede de médicos radiologistas com especialidades em diversas áreas, como neurorradiologia, radiologia na ortopedia, cardiovascular, entre outras.

Esse fator garante agilidade no atendimento e qualidade na elaboração dos laudos.

O hospital e a clínica contam, então, com suporte técnico e uma equipe de especialistas dedicados à interpretação dos exames e produção de laudos otimizados.

6. Custo menor

Ao contratar o serviço de telerradiologia, o hospital e a clínica conseguem reduzir custos operacionais.

Isso porque não é necessário manter uma estrutura completa na unidade de atendimento, pois a empresa de telerradiologia é que fará a avaliação e laudo a partir das imagens recebidas através da internet.

Assim, é possível diminuir despesas com a folha de pagamento e encargos sociais, gastos com a impressão de chapas realizadas por equipamentos de radiologia analógica, entre outros custos.

A tecnologia PACS aplicada à telerradiologia proporciona mais economia aos hospitais e clínicas, com garantia de qualidade no serviço.

O custo-benefício da telerradiologia é compensador, porque permite a melhoria contínua do atendimento ao paciente.

7. Operação segura

A telerradiologia é um serviço seguro. Realizado pela internet, o processo é protegido pela criptografia de ponta a ponta e outros sistemas de segurança para garantir o sigilo dos dados dos pacientes.

A transmissão das informações é instantânea e, em pouco tempo, os resultados são disponibilizados ao cliente.

Os exames ficam armazenados no prontuário eletrônico e podem ser acessados a qualquer momento por computadores e dispositivos móveis utilizados pelo médico, como tablet e smartphone.

Regulamentação da telerradiologia no Brasil

Desde os anos 2000, a telerradiologia é uma das especialidades da telemedicina mais popularmente aplicadas.

Um dos motivos para isso é que a interpretação de exames sem a presença do paciente já era constante entre os médicos radiologistas, mesmo antes do surgimento dessa disciplina.

Esses especialistas sempre foram habituados a trabalhar observando e examinando imagens para fins diagnósticos.

Portanto, a telerradiologia é utilizada há décadas por estabelecimentos de saúde brasileiros, o que impulsionou sua modernização e chamou a atenção das principais entidades médicas.

Desse modo, foi natural o movimento para que o setor fosse regulamentado, culminando na aprovação, em 2009, da Resolução CFM 1890, que foi a primeira legislação a definir e normatizar a telerradiologia no país.

Cinco anos depois, o documento foi substituído pela Resolução CFM 2.107/2014, ainda em vigor, e que atualmente é a norma mais importante nessa área.

O texto afirma que os serviços prestados em telemedicina radiológica devem contar a infraestrutura tecnológica adequada e seguir as determinações do CFM quanto à guarda, manuseio, transmissão de dados, confidencialidade, privacidade e garantia do sigilo profissional.

Por integrar a telemedicina, a telerradiologia também é regida pela Resolução CFM 2.314/2022 que define e regula essa área.

Telemedicina radiológica

Implementação da telerradiologia passa pela escolha de uma empresa parceira em telemedicina

Como implementar a telerradiologia em uma clínica ou hospital?

Ao contrário do que pode parecer, implementar a telerradiologia não é uma tarefa difícil.

Em resumo, é preciso investir na contratação de uma parceira de telemedicina idônea e moderna, em infraestrutura e treinamento dos colaboradores.

Vale começar por uma avaliação das necessidades do seu negócio, definindo quais as prioridades e necessidades atuais.

Por exemplo, verifique se sua equipe precisa apenas de reforço na emissão de laudos aos finais de semana.

Ou se você deseja ampliar o portfólio delegando a interpretação dos novos exames ao time de radiologistas online.

Estabeleça também o orçamento disponível e confirme se sua clínica ou hospital conta com um computador ou dispositivo digital para acessar a plataforma de telemedicina.

Depois, é hora de avançar para a pesquisa de mercado.

Para isso, verifique empresas de telemedicina que chamem sua atenção e confira os serviços ofertados por cada uma.

Não se esqueça de verificar se a empresa tem registro no CRM local, o que garante que o sistema obedece às exigências de autoridades de saúde

Busque também pela reputação da parceira, consultando sites como o Reclame Aqui, o próprio Google e clientes antigos, se possível.

Dê preferência às empresas que fornecem suporte para a integração entre seus equipamentos médicos e o software de telemedicina, como a Morsch.

Uma vez que tenha encontrado a plataforma ideal, ofereça treinamento aos funcionários para que utilizem o sistema com facilidade.

Por que contratar uma plataforma de telerradiologia para a sua clínica?

Contar com uma parceira de telemedicina radiológica permite que sua equipe tenha uma experiência completa, com laudos a distância e serviços agregados.

Quando houver dúvidas sobre os resultados dos exames, os profissionais de saúde podem pedir uma segunda opinião qualificada, rapidamente e sem burocracia.

Plataformas completas, como a Morsch, têm ainda suporte remoto para configurar o PACS e enviar os registros de exames automaticamente para a plataforma de telemedicina.

A telerradiologia como solução para clínicas e hospitais

Mencionei nos tópicos anteriores os benefícios de apostar na telerradiologia, como a cobertura das ausências do radiologista e redução no valor pago por laudo médico.

Mas não é só isso.

Quando prestado por uma empresa de telemedicina bem estruturada, o serviço vai além da emissão de laudos com agilidade e confiabilidade.

Clientes da Morsch, por exemplo, contam com uma plataforma integrada, o que facilita a ampliação do portfólio e expansão do negócio.

Uma clínica que começou realizando apenas exames de raio X e mamografia, por exemplo, pode adicionar a tomografia a custos atrativos, delegando os laudos para os radiologistas da parceira de telemedicina.

A clínica ou hospital pode até incluir novas especialidades no seu escopo de atuação e solicitar laudos a distância no próprio sistema, com apenas alguns cliques.

Por isso, a telerradiologia é uma escolha inteligente para empreendedores que buscam pelo crescimento da sua unidade de saúde nos próximos meses ou anos.

Sobre a Telemedicina Morsch

Atuante no campo da telemedicina desde 2001, a Morsch oferece amplo suporte na otimização da entrega de resultados de exames radiológicos, segunda opinião e suporte remoto.

Em uma plataforma completa, os serviços ficam disponíveis 24 horas por dia, inclusive durante feriados e finais de semana, garantindo o atendimento e entrega de laudos em minutos.

Em poucos cliques, o cliente solicita laudos com segurança para exames como:

  • Radiologia geral
  • Raio X de tórax padrão OIT
  • Mamografia digital
  • Densitometria óssea
  • Tomografia computadorizada
  • Ressonância nuclear magnética.

Além dos procedimentos em telerradiologia, a Morsch contempla testes de diagnóstico em telecardiologia, teleneurologia e telepneumologia.

Conclusão

Neste artigo, apresentei as aplicações, abrangência e benefícios da telerradiologia para clínicas, hospitais e consultórios de todos os portes.

Ficou evidente como esse braço da telemedicina ajuda a enxugar despesas e melhorar o atendimento, resultando em pacientes mais satisfeitos.

Deixe que a Morsch auxilie você na modernização do seu serviço radiológico.

Entre em contato para saber mais ou, se preferir, faça um teste grátis da nossa plataforma.

Se este artigo foi útil para você, compartilhe! E confira mais conteúdos sobre radiologia que publico aqui no blog.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin