Principais exames para diagnosticar doenças ocupacionais

As doenças ocupacionais acompanham profissões que se expõe a riscos tanto na execução de tarefas repetidas, quanto em ambientes insalubres.
O objetivo principal no acompanhamento dos colaboradores é evitar o desenvolvimento dessas doenças e de certa forma documentar ao longo da sua carreira na empresa sua condição de saúde.
Neste artigo abordo de maneira geral as doenças ocupacionais e os exames de triagem e acompanhamento.
O que são doenças ocupacionais?
Para cada atividade profissional que um colaborador está exposto é possível desenvolver uma doença relacionada a seu trabalho.
A ocupação, atividade, risco ambiental exposto vai determinar a possibilidade de desenvolver alguma doença relacionada.
A área de medicina ocupacional procura acompanhar os colaboradores das empresas e indicar equipamentos de proteção individual (EPI) ou atitudes de postura nas atividades diárias com o objetivo de evitar essas doenças.

Legislação vigente sobre prevenção de doenças ocupacionais
As empresas são obrigadas por lei a solicitar acompanhamento de empresas de medicina do trabalho para avaliar as condições de trabalho dos seus funcionários.
Isso se refere ao ambiente, indicando os riscos e documentando, além da atividade exercida pelo colaborador.
A empresa de medicina ocupacional ou do trabalho visita a empresa do colaborador e cria dois programas:
1- PPRA que é um programa de prevenção de riscos ambientais feito pelo engenheiro do trabalho.
São indicadas melhorias no ambiente quando necessário no que se refere a luminosidade, intensidade sonora, exposição a poeira e outros elementos nocivos ao funcionário e meio ambiente.

Também indica os EPI e monitora a saúde dos funcionários com os exames rotineiros.
2- PCMSO feito pelo médico do trabalho que é o programa de controle médico de saúde e ocupacional
Principais exames para acompanhar as doenças ocupacionais
A rotina da empresa de medicina ocupacional é seguir o PCMSO que indica os exames de acordo com a profissão de cada funcionário.
Sem levar em conta a profissão, vou descrever aqui os principais exames de acompanhamento de doenças ocupacionais.
Primeiro o exame clínico
O médico do trabalho ou sua enfermeira do trabalho faz a entrevista e exame físico do colaborador, seja na admissão, demissão, troca de função ou retorno ao trabalho.
Á partir da entrevista e exame clínico o médico do trabalho solicita os exames de investigação de doenças ocupacionais.
Uma Audiometria de rotina para ambientes barulhentos
Importante para avaliar se está com a audição perfeita na admissão ou se está perdendo a audição na exposição ao barulho constante.
Espirometria ocupacional
Exame que avalia as saúde pulmonar do colaborador.
Ao soprar no aparelho de espirometria, é possível saber se ele tem uma função respiratória adequada, sem asma por exemplo que impede de atuar em locais com poeira e mofo, sílica.
Realização de Raios-x de tórax e coluna de rotina
Avalia a condição pulmonar e coluna torácica do funcionário antes, durante e na demissão do colaborador para documentação de lesões na coluna.

Na medicina do trabalho chamamos de Rx de tórax padrão OIT que segue uma norma internacional de interpretação e é aceito em todo o mundo.
Exame de Acuidade visual
Avalia a visão do colaborador é fundamental para determinar o tipo de atividade que ele vai se submeter em serviços gerais por exemplo.
Pesquisa de diabetes
Os diabéticos que não sabem que tem a doença e tem risco de hipo ou hiperglicemia durante o trabalho.
O exame é chamado de glicemia de jejum ou coletado depois de uma refeição onde chamamos de pós-prandial.
Esse último é mais específico e pega a doença em sua fase mais inicial.
Isso coloca em risco de ter desmaios e comprometer a sua vida e de outras pessoas que possam estar envolvidas.
Eletrocardiograma de repouso
Avaliar as condições cardíacas também é fundamental em atividades de controle de máquinas.
É difícil desenvolver doenças ocupacionais que afetam diretamente o coração.
Uma exceção é para os trabalhadores que se submetem a exercícios extenuantes que podem desenvolver hipertrofia cardíaca.
Nestes casos este exame de eletrocardiograma de repouso é muito valorizado.
Tendo dúvidas no resultado, o médico do trabalho poderá pedir uma ergometria ou teste ergométrico que é um exame de esforço onde o colaborador caminha numa esteira e chega ao nível de cansaço para melhor avaliação.
Eletroencefalograma ocupacional
Afasta possíveis casos de epilepsia que impedem o colaborador de assumir atividades profissionais de risco.
Portanto, os exames para acompanhar e diagnosticar as doenças ocupacionais não se restringem a uma lista específica.
É comum o médico do trabalho no seu acompanhamento do colaborador acabar pedindo exames ainda mais complexos.
Se existe alguma dúvida nos exames básicos, o médico do trabalho não mede esforços para diagnosticar doenças ocupacionais utilizando ultrassonografia, tomografia, ressonância magnética até que tudo seja esclarecido.
A Telemedicina é a parceira do médico do trabalho nos exames
A garantia dada pelo médico do trabalho na qualidade dos exames é demonstrada pelos contratos feitos com empresas de Telemedicina que interpretam os exames de investigação de doenças ocupacionais.
Devemos lembrar que o médico do trabalho não tem qualificação para interpretar os exames de investigação e triagem de doenças ocupacionais.
Ele normalmente compra os aparelhos ou contrata em comodato e envia os exames para uma empresa de Telemedicina.
O técnico em enfermagem realiza os exames e envia para uma central de telemedicina em nuvem onde os especialistas de cada área interpretam os exames e liberam os laudos médicos em minutos.

A Telemedicina Morsch como parceira no diagnóstico de doenças ocupacionais
Com mais de uma década de atuação no mercado Brasileiro, a Telemedicina Morsch montou uma equipe de especialistas que abrange todas as especialidades médicas.
É possível realizar o exame em qualquer lugar remoto e enviar os arquivos pela internet quando quiser, 24 horas por dia.
Cada especialistas, seja um Cardiologista, Pneumologista, Radiologista entre outros irá acessar o arquivo enviado, fará a interpretação adequada e liberará o laudo do exame para o médico do trabalho acompanhar seu paciente.
Enfim, investigar doenças ocupacionais nunca foi tão prático. O médico do trabalho solicita os exames, o técnico em enfermagem realiza o exame no colaborador e envia para uma plataforma de Telemedicina em nuvem para os especialistas interpretarem e liberarem os laudos.
Os exames vão depender da atividade de cada funcionário e são indicados pelo médico do trabalho que acompanha regularmente os funcionários da empresa.
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