Qual é o melhor aparelho de espirometria para a Telemedicina?

Por Dr. José Aldair Morsch, 7 de agosto de 2017
aparelho de espirometria

Você está passando por aquele momento difícil de escolha do melhor aparelho de Espirometria para usar no seu serviço?

Já pesquisou trocentos fornecedores, se apavorou com os preços, não tem a menor noção de qual escolher?

Você não está sozinho, já passei por isso e acompanho muitos como você na Telemedicina passando pela mesma situação sem saber se compra ou contrata em comodato um espirômetro.

Depois de muitos anos de observação dos clientes usando várias marcas, resolvi deixar aqui registrada minha experiência para dar um norte para aqueles que ainda estão na fase de pesquisa.

O que é espirometria?

aparelho de espirometria

É um exame médico que avalia a quantidade de ar que entra e sai dos pulmões a cada respiração. Chamamos isso de análise de fluxos na medicina.

O teste de função pulmonar, como é conhecido, avalia se existe algum estreitamento nos brônquios, típico de doenças como asma brônquica, DPOC ou enfisema pulmonar.

Na medicina ocupacional o uso de aparelho para espirometria auxilia o médico do trabalho na triagem de pessoas que desenvolvem doenças pulmonares restritivas ou obstrutivas, como é o caso da fibrose pulmonar.

Para que serve o aparelho de espirometria?

aparelho de espirometria

O aparelho de espirometria portátil é capaz de medir de forma exata a quantidade de ar que entra e que sai dos pulmões num dado período de tempo que sopramos no bocal de espirometria.

A prova de função pulmonar realizada com o aparelho de espirometria portátil pode ser realizada tanto para exame espirometria ocupacional e clínico.

Como usar o aparelho de espirometria?

O paciente deve sentar próximo ao técnico em enfermagem e soprar o bocal para espirometria descartável, conectado ao espirômetro.

É usado clipe nasal para impedir a passagem de ar pelo nariz, garantindo que toda respiração seja feita pela boca e tenha que passar pelo espirômetro que faz as medições.

Durante o exame de espirometria será alternadamente pedido ao paciente que respire tranquilamente por algum tempo, que encha o pulmão completamente e depois assopre com o máximo de força e rapidez possível durante pelo menos 6 segundos  no bocal de espirometria sem parar, para esvaziar completamente os pulmões e medir o ar liberado.

Observe nesse vídeo o segredo para realizar o exame de espirometria de boa qualidade.

A Espirometria como exame rotineiro na Pneumologia

Com o crescimento dos serviços oferecendo exames de espirometria com laudos rápidos auxiliados pela Telemedicina, a Pneumologia atingiu um patamar de respeito muito rapidamente, estava praticamente esquecida, sendo restrita nas especialidades clínicas voltadas ao tratamento da asma e DPOC.

A Medicina Ocupacional aproveitou a oportunidade de realizar os exames e transformou numa rotina para vários setores de trabalho dos colaboradores, valorizando principalmente aqueles funcionários que atuam em locais com nível de poluentes do ar acima do normal, situações em que a sílica está envolvida e traz potenciais riscos de Silicose pulmonar.

Como entender os vários modelos do aparelho de espirometria no mercado?

aparelho de espirometria

Tudo começou com um aparelho de espirometria gigantesco, analógicos que eram utilizados em locais específicos de uma clínica ou consultório.

Eram restritos ao uso dos Pneumologistas, até porque precisava de um curso só para entender o funcionamento do aparelho de espirometria, nem estou falando de como executar o exame.

Com o progresso tecnológico, informatização, meios digitais, as indústrias aproveitaram para modernizar esses espirômetros e proporcionar uma experiência de uso mais agradável para o técnico de enfermagem e o paciente, sendo  mais simplificada e o que mais importa, com muito mais recursos.

Hoje nos deparamos com dois modelos clássicos:

1- O espirômetro de mesa

O aparelho de espirometria de mesa é conectado no computador com CPU ou mesmo um notebook e que realiza um exame completo no paciente, executado via de regra pelo Pneumologista.

2- Aparelho de espirometria portátil

São capazes de reproduzir praticamente todas as funções dos grandes aparelhos de mesa.

Vantagens do aparelho de espirometria portátil

aparelho de espirometria vantagens

  • A principal vantagem do aparelho de espirometria portátil digital é que pode ser usado num notebook e levados para qualquer lugar.
  • Mesmo quem não possua energia elétrica no local, pode se aproveitada a bateria do notebook e realizar o exame normalmente.
  • Outra vantagem dos aparelhos portáteis á a facilidade de manusear.
  • Eles são muito intuitivos, praticamente fazem o registro do exame sozinhos, dizem até quando o exame precisa ser repetido, bastando apenas que saibamos orientar o paciente a soprar de maneira correta no bocal.

Devo comprar ou escolher aluguel de aparelho de espirometria?

aparelho de espirometria

Se sua clínica tem recursos para compra, vale o investimento. O aparelho de espirometria portátil dura pelo menos 15 anos.

Não tendo recursos, a opção do comodato de aparelho de espirometria é uma boa alternativa.

Se você é Pneumologista, então está habilitado a fornecer o laudo dos exames e não vai depender da Telemedicina.

Este caso é cada vez mais raro, visto que são poucos especialistas formados nesta especialidade no Brasil.

Mas ainda assim, adquirir um aparelho de espirometria portátil vai lhe ajudar a visitar os pacientes internados nas enfermarias ou na UTI e ter rapidamente uma ideia da evolução do tratamento.

Como a maioria se enquadra nos casos de empresas de medicina do trabalho ou clínicas gerais que querem realizar os exames de rotina em pacientes saudáveis, a decisão de compra ou aluguel de aparelho de espirometria vai depender de quanto cacifo tem para investir.

Dependendo da marca escolhida, o comprador vai desembolsar um valor que varia de R$ 6.500,00 a 10.000,00  e ainda terá que se virar em aprender a usar o aparelho sozinho e depois contratar uma empresa de Telemedicina para fornecer o laudo.

Lembro que mesmo que o aparelho forneça resultados de espirometria, ele não é aceito pelo Conselho Federal de Medicina, pois precisa da avaliação final do Pneumologista.

A vantagem da compra está em negociar um valor menor no laudo com a empresa de Telemedicina, porém, fica dependendo do fornecedor que vendeu o aparelho em manter garantia, calibração anual, troca de peças, etc…

O aluguel de aparelho de espirometria

aparelho de espirometria modelos

Quem opta pelo aluguel de aparelho de espirometria, não investe na compra do aparelho. Com isso pode utilizar o capital para outros investimentos na clínica.

As vantagens do comodato de espirometria são muitas:

  • Indo desde a garantia igual da fábrica,
  • Suporte permanente da nossa equipe para instalações,
  • Reinstalações quando o computador foi formatado,
  • Treinamento para realizar o exame,
  • Ter a plataforma de Telemedicina em nuvem para enviar os exame e receber os laudos médicos praticamente em tempo real.

Só vejo vantagens nisso…

Outro detalhe importante é a troca do aparelho para manutenção,

Calibração gratuita, peças como a turbina que é a parte mais cara do equipamento, tudo disponível para o cliente não precisar correr atrás do vendedor e implorar que resolva seu problema.

Ou seja, a Telemedicina Morsch empresta outro aparelho sem custo enquanto o cliente envia o que está em uso para manutenção.

Quais as marcas disponíveis no mercado com melhor satisfação

aparelho espirometria

Acredito que o ponto mais importante a ser destacado sobre a marca do aparelho de espirometria esteja relacionado a legislação.

Procure sempre comprovar se a fábrica do espirômetro tem registro na ANVISA.

A febre de comprar tudo barato da China nos impulsiona a pensar em economia até na hora de escolher um aparelho que vai lidar com vidas.

O mercado mundial está sendo inundado por aparelhos baratos da Contec que é uma empresa Chinesa tentando dominar o mercado e monopolizar até a área da saúde. Eles submeteram os aparelhos para serem validados e não foram aprovados.

Devo lembrar que o aparelho Chines não é registrado na ANVISA, e além disso, não tem o protocolo Pereira usado para os Brasileiros.

Outra situação constrangedora é que não tem manutenção no Brasil e nem calibração, algo vital para o bom desempenho com ética de um exame médico.

Essas ressalvas indicam que não vale a pena economizar com isso, além de que você estará colocando em discussão a qualidade do seu serviço e será difícil pensar em crescimento com sustentabilidade. O concorrente vai te massacrar!

A Telemedicina Morsch oferece aos seus clientes o espirômetro fabricado pela MIR, modelo Minispir.

É o mais usado no mundo, com melhor custo-benefício e com isso temos todo o suporte por trás do produto.

Algumas outras marcas que fazem o mesmo trabalho e não deixam a desejar e que podem ser usadas sem problemas para enviar os exames para a nossa central de laudos a distância são:

Espirômetro Minispir fabricado pela MIR

Espirômetro Minispir fabricado pela MIR

A Cosmed

Tem um modelo compacto, prático, chamado microquark que utiliza a porta USB do computador para ser alimentado e transmitir os dados na hora do exame.

Espirometro Cosmed

Espirometro Cosmed

O  modelo da Creative Biomedcs

O  modelo da Creative Biomedcs também é portátil.

Realiza o exame em qualquer lugar e depois transfere os dados para o computador.

Espirômetro Creative Biomedcs

Espirômetro Creative Biomedcs

O espirômetro Jaeger

Disponibiliza modelos de mesa e portáteis.

Deixo aqui um exemplo de um de mesa configurado numa CPU.

Observe que ele depende de permanecer sempre em um local fixo, mas executa um exame com todos os dados que o Pneumologista necessita.

Espirômetro de Jaeger

Espirômetro de Jaeger

Espirômetro Koko

Mesmo sendo um modelo portátil, eu acredito que a maior dificuldade no seu uso é o fato de necessitar a calibração a cada exame, trazendo um tempo muito maior para executar os exames e que poderá atrasar o seu serviço.

Espirômetro Koko Espirômetro Koko
Ele é usado principalmente pelos Pneumologistas que necessitam de valores precisos nos exames de acompanhamento de pacientes com asma de DPOC.

Marca e modelo Microlab Microplus

Essa marca de aparelho de espirometria é perfeita para levar no bolso e realizar o exame em qualquer lugar sem a necessidade de usar no notebook.

Os dados podem ser transferidos posteriormente para o computador.

Espirômetro Microlab Mircoplus

Espirômetro Microlab Mircoplus

Este modelo Microlab

Permite a impressão imediata do exame ao final da sua execução.

Auxilia os especialistas que realizam o exame no Hospital e desejam deixar anexado no prontuário o resultado do exame.

Espirômetro Microlab

Espirômetro Microlab

O modelo Spirobank

É um dos mais completos da MIR, usado pelos pneumologistas que visitam os pacientes internados e precisam de agilidade no resultado visto imediatamente na tela, sem auxilio do computador.

Os dados podem ser transferidos posteriormente para o computador, assim como também pode ser configurado para ser realizado o exame direto no computador.

Espirômetro Spirobank da MIR

Espirômetro Spirobank da MIR

O Espirômetro MIR modelo spirobank parece ser mais difícil de utilizar, mas não se preocupe com a marca e modelo na escolha para realizar Espirometria Clínica ou Ocupacional, pois qualquer um é capaz de atender sua necessidade.

O que vai diferenciar no final é o suporte e o quanto abonado você é em comprar um top que vai sobrar funções ou um ideal que atende ao que você precisa.

Usando a Telemedicina para interpretar as espirometrias

aparelho de espirometria telemedicina

A tecnologia, informática, internet e medicina se uniram e com isso foi possível inovar com uma nova especialidade chamada Telemedicina.

É um serviço de laudos á distância onde uma equipe de especialistas de várias áreas fica logada numa plataforma de Telemedicina em nuvem para interpretar os exames enviados de serviços em qualquer parte do Brasil que necessitem de interpretação dos seus exames por não possuírem o especialista na sua cidade.

A qualidade do serviço é mesma que um local onde tenha o médico presencial. Na verdade com muitas vantagens, visto que nem sempre o dono da clínica estará todo tempo disponível para interpretar os exames, sem contar que o custo para contratar um especialista é altíssimo.

É uma especialidade reconhecida e registrada no Conselho Federal de Medicina e desafio a afirmar que é a medicina do futuro.

Por ser um serviço mais ágil, mais seguro e mais barato que o médico presencial, irá resolver muitos problemas na saúde pública, reduzindo as filas e aumentando a qualidade da medicina como um todo.

Conclusão

Finalizando, a questão principal na aquisição de um aparelho de espirometria portátil, vai se basear em levar em conta toda a estrutura que vem junto com o aparelho.

Se fizer a compra, não tem suporte, treinamento, auxilio em realizar os exames e nem terá uma empresa de Telemedicina no pacote. Terá que procurar tudo isso e depender da boa vontade dos fornecedores.

Com a opção do aluguel de aparelho de espirometria portátil, o cliente recebe o aparelho sem custo, suporte permanente, calibrações anuais, sistema de telemedicina para envio dos exames e toda a orientação necessária para o melhor desempenho de suas atividades.

Gostou do artigo? Compartilhe! Assine nosso blog!

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp