Telemedicina na pneumologia: reduza o tempo do laudo

Por Dr. José Aldair Morsch, 28 de junho de 2016
telemedicina na pneumologia

Na sua Clínica que realiza espirometria, já pensou em adequar a Telemedicina na Pneumologia para reduzir o tempo de interpretação dos exames e com isso entregar os laudos médicos com mais rapidez para o seu paciente?

A agilidade ao receber o laudo traz rapidez no diagnóstico

O tempo entre a entrada do paciente em um ambiente hospitalar ou mesmo nas clínicas e consultórios médicos e o diagnóstico em tempo hábil é algo crucial.

Não é difícil se deparar com casos de pacientes que sucumbiram enquanto esperavam os resultados de seus exames.

A telemedicina na pneumologia atualmente tem o papel de cobrir esse hiato de tempo entre a realização do exame de espirometria e o diagnóstico final do mesmo, aumentando assim as chances de sobrevivência do paciente e também proporcionando ao médico realizar um diagnóstico rápido e preciso.

A pneumologia, diferente do que ocorre em outras áreas da medicina, necessita também de laudos rápidos, precisos e de qualidade, e isso só ocorre com a ajuda da telemedicina.

Solicite um orçamento

A revolução tecnológica com a Telemedicina

A telemedicina nada mais é do que uma revolução tecnológica de grande auxílio no universo médico. Com ela o paciente chega a clínica ou hospital, realiza qualquer tipo de exames gráficos e de imagem que são automaticamente enviados para a central de telemedicina em nuvem.

Ao chegar na central, esse exame é acessado pelo Pneumologista que irá interpretar e laudar o mesmo praticamente em tempo real, dando o diagnóstico de forma rápida e precisa.

Assim que o laudo for concluído, o exame fica disponível na área de trabalho do cliente no hospital ou clínica já com o laudo pronto para que o médico que solicitou o exame tome as medidas cabíveis ao paciente, sejam elas internação, medicamento e até mesmo liberação.

É a alta tecnologia médica trabalhando em prol da saúde.

Telemedicina na pneumologia: vários exames já utilizam o serviço de laudos

Por se tratar de uma área muito importante e delicada da medicina, a pneumologia requer resultados e diagnósticos de maneiras rápidas, precisas e confiáveis.

Os clientes que possuem seu próprio aparelho de espirometria podem realizar tanto espirometria clínica quanto ocupacional e ter os laudos entregues por Pneumologista certifica nos conselhos médicos correspondentes.

Que áreas da medicina são atendidas pela Telemedicina?

Uma série de exames podem ser enviados para receberem o laudo à distância através da telemedicina, são eles:

  • Raios X geral
  • Rx de tórax padrão OIT
  • Mamografia
  • Densitometria óssea
  • Polissonografia
  • Tomografia computadorizada;
  • Ressonância Magnética;
  • Espirometria;
  • Eletrocardiograma
  • Eletroencefalograma
  • Mapa de pressão arterial
  • Holter de ECG digital de 24 horas

Diagnósticos realizados em espaço de tempo cada vez menor

Exames clássicos que outrora levariam muito tempo para serem laudados para que então o médico fizesse um diagnóstico, agora são entregues em um curto espaço de tempo, agilizando assim, a forma de agir com cada paciente. Algo totalmente inimaginável até poucos anos atrás.

A telemedicina é reconhecida e autorizada pelo CFM

O órgão que dita as regras no que diz respeito a medicina praticada no Brasil, o CFM – Conselho Federal de Medicina não só autoriza como reconhece o uso da telemedicina como uma forma de acelerar os resultados dos exames de pneumologia. As resoluções que permitem o uso da telemedicina são:

  • Resolução CFM nº 1643/2002 – define a prestação de serviços utilizando a telemedicina;
  • Resolução CFM nº 1821/2007 – aprova o uso de sistemas informatizados para manusear documentos de pacientes;
  • Resolução CFM 1982/2012 – Normatiza o CRM digital como identidade dos médicos inscritos nos diferentes conselhos regionais.

Diferente do que muita gente imagina e acredita, a telemedicina é reconhecida e autorizada pelo CFM para ser utilizada como uma forma de auxiliar médicos a darem resultados cada vez mais precisos e em espaços de tempo cada vez menores.

Podendo ser considerada uma verdadeira revolução no universo da pneumologia, com ela, pacientes que apresentam distúrbios pulmonares como asma, pneumonia ou insuficiência respiratória, por exemplo tem seu tempo de diagnóstico reduzido.

O tratamento pode ser iniciado mais cedo e consequentemente a resolução do seu problema de forma mais veloz, melhorando assim o trabalho dos médicos e proporcionando maior qualidade ao tratamento do paciente.

A espirometria na Medicina Ocupacional

Na medicina ocupacional a espirometria se consolidou na triagem de colaboradores que não estão aptos a trabalhar em ambientes insalubres, como asmáticos e portadores de silicose pulmonar.

A espirometria também auxilia no uso de equipamentos de proteção individual para prevenção de doenças ocupacionais como a silicose pulmonar presente em colaboradores que trabalham em áreas de produção de poeira á base de pedra, sílica, etc…

A espirometria ocupacional é realizada na contratação do colaborador e anualmente como exame periódico.

Contrate a Telemedicina na pneumologia com aparelho em comodato

Muitas clínicas de Medicina do Trabalho gostariam de ter esse exame mas se deparam com os altos custos do equipamento.

As empresas de telemedicina, como a Telemedicinamorsch, fornece o aparelho em regime de comodato para as empresas, onde o cliente contratante dos serviços paga uma mensalidade e recebe 30 laudos de cortesia todos os meses.

Em resumo, utilizar a Telemedicina em sua clínica é o mesmo que ter o especialista contigo todos os dias da semana, trazendo agilidade e aumentando o número de exames.

A consequência disso é o aumento dos lucros. Pense muito bem nisso e analise se isso é possível de incrementar em seu serviço.

Quer saber mais sobre os serviços da telemedicina?

Confira as 5 razões pelas quais a Telemedicina veio para ajudar a saúde

e entenda as razões pelas quais a sua clínica deve contratar os serviços da Telemedicina Morsch!  

Ficou interessado?

Assine nossa newsletter, esclareça suas dúvidas e solicite um orçamento!

Dr. José Aldair Morsch – Cardiologista – Especialista em Telemedicina

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia pela PUC-RS. Pós-graduação em Cardiologia Pediátrica pela PUC-RS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp