Convênio médico: o que é, como funciona, cobertura e tipos
Contratar um convênio médico apoia a continuidade dos cuidados de saúde, pois o cliente não precisa depender exclusivamente do Sistema Único de Saúde.
Embora essencial para diversas ações de saúde pública, a demora para o atendimento e a superlotação de hospitais estão entre os atuais problemas do SUS, que dificultam o acesso à assistência adequada em tempo hábil.
Nesse contexto, faz sentido investir em um plano de saúde para prevenir, diagnosticar e tratar doenças com mais comodidade.
Siga com a leitura para conferir um resumo com as principais informações sobre o funcionamento, cobertura e tipos de convênio médico disponíveis.
Você ainda vai conferir dicas para escolher a opção ideal e quando aproveitar os benefícios da telemedicina.
O que é convênio médico?
Convênio médico é um plano de assistência à saúde contratado por pessoas físicas ou empresas para cobrir consultas, atendimentos e exames.
Funciona por meio do pagamento mensal de uma mensalidade, dando acesso a uma rede credenciada de clínicas, hospitais e laboratórios.
Sua cobertura varia conforme o tipo de plano, podendo incluir desde consultas básicas até internações e procedimentos complexos.
Os convênios seguem normas da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), que regula o setor no Brasil.
São uma alternativa ao sistema público de saúde, especialmente para quem busca mais agilidade e conforto no atendimento médico.
Como funciona o convênio médico?
O convênio médico funciona dentro das regras estabelecidas pela ANS, que é o órgão responsável pela regulação das operadoras de planos de saúde.
Por sua vez, as operadoras são empresas que oferecem diferentes tipos de convênio médico, que podem ser contratados por pessoas físicas ou jurídicas.
Cada modalidade de convênio deve obedecer ao Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, que estabelece a cobertura mínima para os planos.
Falo sobre as opções de cobertura no próximo tópico.
Quanto ao pagamento, a mensalidade pode cobrir todos os procedimentos utilizados durante o mês ou incluir um valor à parte, pago conforme o uso dos serviços, nos planos com coparticipação.
Existem, ainda, modelos de convênios médicos baseados em reembolso, nos quais o cliente não fica restrito à rede credenciada.
Ele arca com uma mensalidade geral e escolhe os profissionais e estabelecimentos nos quais será atendido, tendo direito ao reembolso do valor integral ou parte dele.

O convênio médico funciona dentro das regras estabelecidas pela ANS, que é o órgão responsável
Qual a cobertura do convênio médico?
A cobertura do convênio estabelece os tipos de serviços inclusos, sendo as mais comuns:
- Cobertura ambulatorial: engloba procedimentos de baixa complexidade e que não apresentam risco à vida, como consultas, exames e tratamentos feitos em ambulatório. Não contempla internação
- Cobertura hospitalar: atende a procedimentos de alta complexidade e dá direito à internação hospitalar, com exceção de serviços referentes ao parto
- Cobertura hospitalar com obstetrícia: contempla o pré-natal, parto e assistência ao recém-nascido durante os primeiros 30 dias de vida. Também inclui outros procedimentos de alta complexidade e internação.
É comum que as operadoras disponibilizem combinações como plano ambulatorial mais hospitalar, ou ambulatorial mais hospitalar com obstetrícia.
Quais os tipos de convênio médico?
Existem duas modalidades principais de convênio médico: individual ou familiar e coletivo.
Conheça detalhes sobre elas agora.
Convênio médico individual ou familiar
Esse plano de saúde é contratado por pessoa física.
Portanto, dispensa vínculos com empresas, associações ou administradoras de benefícios.
Convênio médico coletivo
Forma mais popular de convênio médico, o plano coletivo só pode ser contratado por pessoa jurídica.
Há dois subtipos de convênio coletivo:
- Empresarial: contratado para os funcionários de uma empresa e seus dependentes. Pode ter a mensalidade paga integralmente pela instituição ou funcionar via coparticipação paga por cada empregado
- Coletivo por adesão: contratado por uma entidade de classe para oferecer preços mais em conta aos seus associados. Também pode funcionar via pagamento de uma mensalidade única ou coparticipação.
Veja na sequência dicas para acertar na contratação de um convênio médico.

Para contratar o melhor convênio médico faça uma busca considerando suas prioridades
Como contratar o melhor convênio médico?
Antes de contratar um convênio, é recomendado que você:
- Defina o tipo de cobertura necessário: confirme se é preciso contar com internação ou serviços de obstetrícia
- Verifique a necessidade de vínculo empregatício ou com uma entidade de classe: como mencionei acima, os planos coletivos costumam ter preços mais acessíveis
- Faça uma busca considerando suas prioridades: de nada adianta encontrar o melhor preço, por exemplo, se o plano não cobrir os procedimentos de que você precisa
- Avalie a reputação da operadora: consulte sites como o Reclame Aqui e clientes atuais ou antigos para evitar dores de cabeça no futuro
- Confira os períodos de carência: ou seja, o tempo de espera para usar determinados serviços. Urgências e emergências devem ser atendidas imediatamente, mas você pode ter de esperar 7 dias para uma consulta médica, por exemplo.
Veja os prazos máximos de atendimento aqui.
Conclusão
Ao final deste texto, você está pronto para escolher o convênio médico adequado ao que precisa.
Caso o serviço não esteja ao seu alcance no momento, vale a pena utilizar a consulta de telemedicina para receber assistência médica sem sair de casa.
Clique aqui para marcar uma teleconsulta na plataforma Morsch.
Se gostou do texto, compartilhe e leia mais conteúdos sobre saúde e bem-estar em nosso blog.