Laudo de Eletrocardiograma a distância

Por Dr. José Aldair Morsch, 10 de novembro de 2015
eletrocardiograma a distância

Uma das facilidades proporcionadas pela telemedicina é a agilidade e a praticidade em realizar exames e receber o laudo de Eletrocardiograma a distância interpretados por Cardiologistas em minutos.

Bom exemplo disso é a realização de exames de eletrocardiograma a distância e eletroencefalograma online e em tempo real.

Isso quer dizer que o cliente recebe o laudo médico no mesmo dia que fez o exame.

Por meio dessa ferramenta interativa e rápida, os médicos possuem um excelente recurso para acompanhar os resultados dos exames de forma rápida.

Agora fica mais fácil e seguro tomar as condutas de acordo com a gravidade de cada caso, com o apoio do especialista.

Solicite um orçamento

Além disso, existe a possibilidade da Clínica receber o aparelho em comodato, efetuando o pagamento somente pelos exames, torna o serviço acessível a qualquer um que tenha um computador e internet.

Aproveite a leitura e fique por dentro do assunto.

Qual o conceito de Eletrocardiograma?

O eletrocardiograma (também conhecido como ECG) é um exame médico rotineiro e muito antigo que analisa a presença de transtornos relacionados a atividade elétrica do músculo cardíaco.

Ele é um procedimento rápido e indolor.

Por meio do registro do eletrocardiograma realizado durante o exame, são mostradas as atividades elétricos do coração na forma de gráficos que são analisados e interpretados por Cardiologistas que estão logados na plataforma de Telemedicina em nuvem.

O grande benefício da telemedicina é que os exames podem ser efetuados sem que o paciente saia de casa, sim o exame pode ser feito no domicílio do paciente!

A realização de laudos de eletrocardiograma a distância é uma rotina da telemedicina que utiliza aparelhos médicos digitais ou mesmo analógicos, portáteis, podendo ser levados nas empresas, no domicílio, que traz para o paciente mais comodidade e rapidez no diagnóstico.

Conceito de laudo de Eletrocardiograma a distância

Profissionais da saúde sabem que cada minuto que passa no tratamento de pessoas com problemas cardiovasculares é importante.

Nesse caso, o acompanhamento em tempo real é uma inovação que traz mais agilidade para o trabalho dos médicos, bem como beneficia os pacientes.

A transmissão destes exames de eletrocardiograma a distância, usando um sistema de Telemedicina em nuvem, proporciona uma rapidez e notórios benefícios para médicos e pacientes.

Quero conhecer um curso de Telemedicina

Isso se torna bem claro quando o próprio paciente recebe um melhor atendimento por causa da rapidez no diagnóstico de sua doença.

Imagine não precisar de um Cardiologista presente no momento do exame, sem precisa muitas vezes fazer um longo e demorado deslocamento.

O que é aparelho de ecg com laudo?

É um aparelho de eletrocardiograma fabricado com um software na sua memória capaz de emitir o laudo de ecg com um descritivo das alterações que foram programadas na fábrica.

É um equipamento médico que não usa o computador, pois tem dentro dele o seu próprio software e imprime a tira de ecg com um pequeno laudo junto.

No final do laudo sempre aparece a frase sugestiva de que deve ser validado por um Cardiologista, ou seja, não tem validade legal.

Por se tratar de um software sem inteligência artificial, ele não é capaz de aprender novas doenças ou mesmo saber quando o ecg não tem qualidade e depende de um exame de alta qualidade para ser possível de funcionar.

A alternativa viável e ética é utilizar a Telemedicina que fornece o aparelho de ecg com laudo interpretado por Cardiologistas numa plataforma na internet.

As vantagens da telemedicina no eletrocardiograma online

A telemedicina já é uma atividade regular no Brasil e em outros países

Nos Estados Unidos e no Canadá, por exemplo, os avanços da telemedicina são notáveis e auxiliam médicos e pacientes no tratamento de várias enfermidades.

Em comparação com o que temos atualmente em termos de infraestrutura, a telemedicina é um avanço significativo, uma vez que por meio dela é possível a realização de teleconferências ao vivo, coleta de exames à distância e análise em tempo real pelo médico em qualquer local com acesso à internet.

A Telessaúde propicia um ambiente com todas as especialidades para o atendimento completo do paciente

Qual a diferença entre Telemedicina e Telessaúde?

O laudo de eletrocardiograma a distância é apenas uma das possibilidades oferecidas pela telemedicina, já que ele mostra como a tecnologia se torna uma importante aliada nos cuidados com a saúde.

É importante salientar que, devido a sua abrangência e rapidez, a telemedicina se torna uma eficiente alternativa para o atendimento de pessoas que moram em locais de difícil acesso, tais como determinadas regiões da zona rural.

Em suma, a grande vantagem da telemedicina é o atendimento de um maior número de pessoas em locais de difícil acesso.

Ela leva os especialistas em locais remotos com integração em tempo real através de videoconferência e realização de exames médicos que em Hospitais com pronto socorro 24 horas irão salvar milhares de infartados que não teriam esse atendimento oferecido pelo clínico de plantão.

O comodato dos aparelhos médicos como uma forma de acessibilidade

A economia colaborativa permite que as empresas de Telemedicina ofereçam os aparelhos em comodato, ou seja, o cliente paga uma mensalidade pelos laudos e recebe o aparelho sem custo.

Quero entender sobre o comodato de aparelhos médicos

Imagine esse formato de negócio na medicina ocupacional, conseguir montar sua clínica e não precisar investir nos aparelhos, apenas pagar pelos laudos.

Neste vídeo você conhece alguns aparelhos fornecidos em comodato.

É válido citar também a economia de dinheiro, pois com a transmissão através desse software de Telemedicina em nuvem, é possível que os eventuais gastos com remoções e transportes sejam substituídos pela praticidade e agilidade do atendimento.

Além do laudo de eletrocardiograma a distância, a telemedicina possibilita teleconferências em tempo real, teledermatologia, teleradiologia, entre outras possibilidades que visam beneficiar a população.

Conclusão

Neste artigo eu falei sobre o que é eletrocardiograma, sua relação com o eletrocardiograma a distância e sua origem.

Demonstrei as vantagens de usar esse tipo de serviço de laudo a distância e como é possível reduzir custos na sua clínica, reduzindo o tempo de entrega do exame e aumentando a produtividade.

Procurei comparar a diferença do aparelho de ecg com laudo e a utilização do Cardiologista na plataforma de Telemedicina.

Por fim, comentei sobre a opção do comodato de equipamentos médicos como alternativa para clínicas que não tem recursos para investir em novos exames.

Atualmente é possível ter acesso a medicina de qualidade sem grandes investimentos, basta ter um técnico em enfermagem para ser treinado e conexão com a internet.

Portanto, profissionais de diversas áreas da saúde devem se modernizar e também utilizar esse novo método para salvar vidas.

Compartilhe nas redes! Assine nosso blog e se mantenha informado!

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia pela PUC-RS. Pós-graduação em Cardiologia Pediátrica pela PUC-RS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp