Laudo de Eletrocardiograma a distância

Por Dr. José Aldair Morsch, 24 de junho de 2019
Laudo de Eletrocardiograma a distância

Obter o laudo de eletrocardiograma a distância é uma das facilidades proporcionadas pela telemedicina.

A partir de um processo simples e rápido, informações do ECG são compartilhadas e avaliadas por cardiologistas remotamente, solucionando problemas como a carência de especialistas e as filas de espera por resultados.

Graças à telemedicina, o cliente recebe o laudo médico em minutos, liberando o documento ao paciente no mesmo dia do exame.

Por meio dessa ferramenta interativa e rápida, médicos também acompanham os resultados dos exames de forma rápida, atendendo a demandas urgentes em tempo real.

Tudo isso aumenta a segurança e a praticidade para tomar as decisões de acordo com a gravidade de cada caso, com o apoio de um especialista qualificado.

Neste artigo, você vai conhecer a dinâmica, aplicações e benefícios do laudo de ECG a distância – tanto para pacientes quanto para clínicas, hospitais e consultórios.

No final, trago ainda um bônus para quem deseja adquirir mais equipamentos médicos, mas não dispõe de altas quantias para investir: o aluguel em comodato.

Boa leitura!

Qual o conceito de Eletrocardiograma?

Conceito de Eletrocardiograma

Qual o conceito de Eletrocardiograma?

O eletrocardiograma (também conhecido como ECG) é um exame médico rotineiro que analisa a presença de transtornos relacionados à atividade elétrica do músculo cardíaco.

Trata-se de um procedimento rápido e indolor.

Por meio do registro do exame, são mostrados impulsos elétricos do coração na forma de gráficos de linha.

Esses registros podem ser analisados e interpretados de duas formas pelos cardiologistas: in loco ou a distância, quando esses especialistas estão logados em uma plataforma ou portal de telemedicina.

O grande benefício de usar a telemedicina é que os exames podem ser efetuados sem que o paciente saia de casa, graças a aparelhos portáteis e à plataforma em nuvem, que pode ser acessada a partir de qualquer dispositivo conectado à internet.

Conceito de laudo de Eletrocardiograma a distância

Conceito de laudo de Eletrocardiograma a distância

Conceito de laudo de Eletrocardiograma a distância

Profissionais da saúde conhecem a importância de cada minuto para o tratamento de pessoas com problemas cardiovasculares, uma vez que eles podem se agravar rapidamente.

Nesse sentido, o acompanhamento em tempo real é uma inovação que traz mais agilidade para o trabalho dos médicos, além de beneficiar os pacientes.

A transmissão dos exames de eletrocardiograma, viável graças a um sistema de telemedicina em nuvem, é uma maneira simples de permitir que o paciente seja acompanhado remotamente por um especialista qualificado.

Assim, aumentam suas chances de sobrevida e diminuem as possibilidades de sequelas graves.

Há casos em que o paciente recebe, inclusive, um melhor atendimento devido à agilidade no diagnóstico de uma doença, o que viabiliza escolhas assertivas e rápidas quanto ao tratamento.

Benefícios do laudo de eletrocardiograma a distância

Benefícios do laudo de eletrocardiograma a distância

Benefícios do laudo de eletrocardiograma a distância

Citei, acima, alguns dos benefícios de contar com a emissão de laudos remotamente, com foco nos eletrocardiógrafos portáteis.

Eles permitem a realização de ECG nos mais variados locais e compartilhamento dos registros por meio do portal de telemedicina, viabilizando os laudos a distância.

Como observado neste artigo, a emissão de laudos a distância é considerada uma tecnologia de baixo custo, com economia de tempo e potencial de salvar vidas, reduzindo as barreiras entre o cuidado primário e o secundário.

O estudo faz um balanço dos resultados após cinco anos do suporte da telemedicina para resultados de eletrocardiogramas de 287 cidades em Santa Catarina.

Uma das conclusões se refere aos benefícios do sistema a uma parcela significativa da população, em especial os idosos atendidos pela rede básica e que vivem em regiões remotas do estado.

Confira, a seguir, outras vantagens do laudo remoto de ECG.

1. O exame pode ser feito por um técnico e laudado a distância pelo Cardiologista

Normas do Conselho Federal de Medicina restringem a interpretação dos testes de diagnóstico a especialistas qualificados.

Mas essas regras não se aplicam à condução dos exames simples, como eletrocardiograma, que podem ser realizados por técnicos em enfermagem e enviados a um cardiologista, que fará a análise dos registros.

Basta que o técnico receba um treinamento básico para fazer o ECG corretamente.

2. O custo do laudo é menor quando comparado com o cardiologista presencial

Contratar e manter um cardiologista em uma clínica ou hospital exige grandes investimentos, afinal, o especialista estará disponível no serviço de saúde todos os dias.

A questão é que, dependendo da demanda por eletrocardiogramas, grande parte de sua jornada de trabalho acaba sendo consumida na interpretação dos exames – tarefa que pede atenção e dedicação.

Por isso, é interessante contratar o serviço de laudos a distância mesmo quando há um cardiologista atuando in loco.

Ele precisa executar diversas atividades, enquanto os especialistas de empresas como a Telemedicina Morsch ficam concentrados apenas na produção de laudos médicos.

Dessa forma, é possível produzir laudos em pouco tempo e cobrar um valor menor por cada resultado de ECG.

3. Somente cardiologista registrado no CFM interpreta ECG

Empresas experientes na oferta dos laudos a distância tomam o cuidado de contratar apenas cardiologistas devidamente registrados:

  • Com CRM ativo do seu estado, que vale para todo o País,
  • Atendendo às exigências do CFM com seu devido RQE ( requerimento de especialista ),
  • Seguindo as diretrizes do  Ministério da Saúde.

Essa atitude confere segurança aos clientes e seus pacientes, que recebem documentos assinados digitalmente por médicos habilitados, contribuindo para diagnósticos confiáveis.

4. Emissão de laudo de eletrocardiograma a distância 24 horas por dia, sem interrupções

Custear uma equipe de especialistas que atendam em tempo integral custa caro, o que inviabiliza essa opção para muitas das clínicas, consultórios e hospitais.

Porém, esse serviço está disponível para os clientes da Morsch, que contam com todo o suporte da telemedicina a qualquer hora do dia ou da noite.

Desse modo, clínicas e hospitais de todo o Brasil não precisam se preocupar com o atendimento durante a madrugada, por exemplo.

Eles podem realizar o ECG normalmente e compartilhar os gráficos gerados na plataforma de telemedicina, e receberão os laudos em minutos.

5. Disponibilidade de uma segunda opinião quando solicitado

Além da emissão de laudos, a telemedicina disponibiliza auxílio e solução de dúvidas sobre os resultados de exames, apoiando diagnósticos corretos.

Conhecido como segunda opinião qualificada, esse serviço pode ser solicitado facilmente, através do próprio portal de telemedicina.

6. Interpretação e emissão de laudo imediato dos exames com suspeita de infarto agudo do miocárdio

O infarto é um evento agudo que ocorre quando há interrupção no fluxo sanguíneo na região cardíaca.

Essa condição é tempo-dependente, ou seja, quanto maior a espera pelo tratamento, menores as chances de um bom prognóstico para o paciente.

Pensando nisso, a Morsch oferece a avaliação em tempo real das suspeitas de infarto do miocárdio, gerando o laudo médico do ECG imediatamente.

Para isso, o cliente precisa somente informar que se trata de um caso urgente.

7. Atende todas as necessidades da Medicina Ocupacional

Além da finalidade clínica, o eletrocardiograma é amplamente utilizado em checkups de saúde e na avaliação ocupacional.

Normatizações no campo de saúde do trabalhador preveem que exames simples – incluindo o ECG – sejam feitos tanto periodicamente quanto em momentos específicos, como na contratação e demissão de funcionários.

Laudos emitidos remotamente atendem a todas as especificações desses exames, com a vantagem da agilidade e possibilidade de realização nas empresas, sem que os empregados precisem se deslocar até uma clínica de medicina ocupacional para receber os resultados.

O que é aparelho de ECG com laudo?

O que é aparelho de ECG com laudo?

O que é aparelho de ECG com laudo?

É um aparelho de eletrocardiograma fabricado com um software capaz de emitir o laudo de ECG com um descritivo das alterações que foram programadas na fábrica.

Esse equipamento médico não usa o computador, pois tem, internamente, seu próprio software que transforma os dados captados durante o exame em imagens digitais (compostas por pixels).

Além do mais, ele emite um pequeno laudo do ECG, com uma frase sugestiva de que deve ser validado por um cardiologista responsável pela interpretação do teste.

Ou seja, esse resultado automático não tem validade legal.

Por se tratar de um software sem inteligência artificial, o sistema não é capaz de aprender novas doenças ou mesmo saber quando o ECG não tem qualidade suficiente para ser válido.

Daí a necessidade de sujeitar os resultados emitidos automaticamente pelo aparelho a um cardiologista qualificado, seja pessoalmente ou via plataforma de telemedicina.

Características do aparelho de ECG com laudo

Esse equipamento está entre os mais modernos para a realização do eletrocardiograma, graças à tecnologia digital e ao software que converte os sinais emitidos durante o exame em pixels.

Mas há outras características bastante vantajosas para médicos e pacientes, que você vai conhecer nos tópicos abaixo.

Portátil

Conforme mencionei no decorrer deste texto, a opção de ser transportado facilmente viabiliza a realização de ECG em diversos locais, com toda a praticidade e segurança.

Essa característica favorece especialmente os pacientes idosos, com deficiência ou mobilidade reduzida, que não precisam percorrer longas distâncias para monitorar a saúde do coração.

Fácil e prático de operar

Os eletrocardiógrafos mais modernos possuem softwares intuitivos, que não exigem conhecimentos em TI para que sejam manuseados.

Assim, a equipe de saúde pode operar os equipamentos facilmente.

Alimentação via porta USB

Por vezes, a falta de uma tomada próxima pode inviabilizar o ECG feito com aparelhos convencionais, que só funcionam quando ligados à rede elétrica.

Os eletrocardiógrafos digitais, por outro lado, têm entradas USB, o que pede apenas a conexão com um notebook para que eles funcionem.

Algumas tecnologias são capazes de gravar os registros dos exames, dispensando a necessidade imediata de internet para que sejam compartilhados na plataforma de telemedicina.

Os dados ficam salvos e podem ser transmitidos mais tarde, quando houver internet rápida.

Certificação Anvisa e Inmetro

A certificação da Anvisa deve ser o primeiro item observado antes de adquirir qualquer equipamento médico, pois garante que o aparelho atende a requisitos básicos de segurança e desempenho.

Já os selos do Inmetro agregam um diferencial aos equipamentos, mostrando que cumprem critérios mais rígidos de qualidade.

Como funciona a plataforma que envia o laudo de eletrocardiograma a distância

Como funciona a plataforma que envia o laudo de eletrocardiograma a distância

Como funciona a plataforma que envia o laudo de eletrocardiograma a distância

O processo é formado por quatro etapas simples.

Veja quais são elas:

1. O técnico realiza o exame de eletrocardiograma

Expliquei, nos tópicos anteriores, que o ECG pode ser conduzido por um técnico em enfermagem devidamente treinado, desde que ele utilize um eletrocardiógrafo digital.

Esse equipamento coleta os dados do exame e seu software integrado os transforma em imagens digitais, que são transferidas para um computador.

2. Envio do exame via internet

Em seguida, os registros armazenados num dispositivo conectado à internet podem ser compartilhados na plataforma de telemedicina.

Para preservar as informações e respeitar o sigilo médico-paciente, a plataforma só é acessível por meio de login e senha.

3. Cardiologista analisa e lauda o exame a distância

Assim que os dados são compartilhados, um dos cardiologistas logados no sistema de telemedicina analisa e interpreta os achados, elaborando o laudo médico a distância.

Assinado digitalmente, esse documento tem o mesmo efeito do laudo impresso, apoiando diagnósticos e a avaliação de tratamentos.

4. Laudo de ECG disponível

Após alguns minutos, os resultados ficam disponíveis no portal de telemedicina, de onde podem ser impressos ou enviados ao médico que pediu o ECG.

As vantagens da telemedicina no eletrocardiograma online

A telemedicina já é uma atividade regular no Brasil e em outros países.

Nos Estados Unidos e no Canadá, por exemplo, seus avanços são notáveis e auxiliam médicos e pacientes no tratamento de várias enfermidades.

Em termos de infraestrutura, a telemedicina traz um avanço significativo, uma vez que por meio dela é possível fazer teleconferências ao vivo, coleta de exames à distância e análise em tempo real pelo médico, em qualquer local com acesso à internet.

O laudo de eletrocardiograma a distância é apenas uma das possibilidades oferecidas pela telemedicina, o que mostra como a tecnologia pode ser uma importante aliada nos cuidados com a saúde.

Devido a sua abrangência e rapidez, a telemedicina é uma eficiente alternativa para o atendimento de pessoas que moram em locais de difícil acesso, como regiões rurais ou afastadas de grandes centros urbanos.

Ela leva conecta especialistas a locais remotos em tempo real, através de videoconferência e interpretação de exames médicos remotamente, contribuindo para salvar a vida de pacientes infartados atendidos, por exemplo, durante a madrugada em prontos-socorros.

Também é útil para laudar com agilidade os exames de rotina, acabando com as filas de espera pelos resultados.

O comodato dos aparelhos médicos como uma forma de acessibilidade

A economia colaborativa permite que empresas de telemedicina ofereçam aparelhos em comodato – modalidade em que cliente paga uma mensalidade pelos laudos e recebe o aparelho sem custo adicional.

Desse modo, é possível montar uma clínica com bom portfólio de exames, sem precisar investir na aquisição de aparelhos médicos modernos.

Neste vídeo, você conhece alguns aparelhos fornecidos em comodato:

Vale citar, também, a economia de eventuais gastos com remoção e transporte de pacientes, substituídos pela praticidade e agilidade na emissão de laudos médicos remotamente.

Além do laudo de eletrocardiograma a distância, a telemedicina possibilita teleconferências em tempo real, teledermatologia, telerradiologia, dentre outras possibilidades que visam beneficiar a população e estabelecimentos de saúde.

Conclusão

Laudo de Eletrocardiograma a distância

Neste artigo, falei sobre as origens, aplicações e como funciona o laudo de eletrocardiograma a distância.

Demonstrei, ainda, as vantagens de usar esse tipo de serviço para enxugar despesas em clínicas e hospitais, reduzindo o tempo de entrega do ECG e aumentando a produtividade.

Ficou claro que é possível ter acesso à medicina de qualidade sem grandes investimentos.

Basta dispor de um técnico em enfermagem capacitado e conexão com a internet.

Deixe que a Morsch ofereça suporte para sua equipe, com laudos de qualidade e treinamento para os técnicos em enfermagem disponível 24 horas na plataforma de telemedicina.

Entre em contato para saber mais, e aproveite para solicitar seu teste grátis do nosso sistema.

Se este artigo foi útil para você, compartilhe!

Referências Bibliográficas

Emissão de laudos eletrocardiográficos a distância: experiência da rede catarinense de telemedicina – Isabela de Carlos Back Giuliano, Cloves Langendorf Barcellos Junior; Aldo Von Wangenheim e Mário Sérgio Soares de Azeredo Coutinho. Arq. Bras. Cardiol. [online]. 2012, vol.99, n.5, pp.1023-1030.  Epub Oct 18, 2012.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia pela PUC-RS. Pós-graduação em Cardiologia Pediátrica pela PUC-RS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp