Quais os passos para montar uma Clínica de Medicina Ocupacional?

Por Dr. José Aldair Morsch, 18 de agosto de 2015
Quais os passos para montar uma Clínica de Medicina Ocupacional

A medicina ocupacional, também conhecida popularmente como medicina do trabalho, é uma área que trata da saúde do trabalhador e tem crescido e se destacado em parceria com a Telemedicina.

No Brasil, esse avanço teve início no meio da década de 50, graças ao grande crescimento industrial e às regulamentações das leis trabalhistas após a implantação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Qual o mercado da Medicina Ocupacional?

A medicina ocupacional é um ramo da medicina que atua diretamente na relação entre trabalhadores e empresas.

Tem como principal objetivo garantir a prevenção de possíveis doenças intrinsecamente ligadas à atividade desempenhada pelo funcionário, além de assegurar boas condições de trabalho e a manutenção da saúde do trabalhador.

Mesmo se tratando de uma área em expansão, a medicina ocupacional ainda conta com poucas clínicas especializadas em todo o país, se comparada com outras áreas da medicina, fato que desencadeia uma grande necessidade de novas unidades espalhadas em todo o território nacional, para que a qualidade de vida do trabalhador seja garantida.

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Os interessados em investir nesse ramo devem estar atentos a alguns fatores de suma importância, como a escolha do local de acordo com a necessidade e a densidade populacional, o fácil acesso ao estabelecimento, segurança e o tamanho necessário para comportar equipamentos médicos e clientes, entre outras coisas.

Como é a burocracia para abrir uma Clínica de Medicina Ocupacional?

Segundo as recomendações do SEBRAE, para que seja possível abrir qualquer tipo de clínica médica, assim como qualquer outro tipo de empresa, é necessário estar atento a algumas exigências legais de acordo com os respectivos órgãos responsáveis:

  • Alvará de licença sanitária,
  • Permissão do corpo de bombeiros,
  • Alvará de funcionamento concedido pela prefeitura do município,
  • Registro na junta comercial,
  • Secretaria estadual da fazenda.
  • Receita federal.

Como adquiro os equipamentos médicos para Clínica de medicina ocupacional?

Ao iniciar um novo negócio é de suma importância visar na economia e barateamento de custos, uma das melhores soluções ao abrir uma clínica de medicina ocupacional é optar pela utilização de comodato de equipamentos médicos.

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O comodato de equipamentos médicos é uma solução que consiste em um empréstimo gratuito de equipamentos, assegurados por um contrato específico que visa garantir a boa utilização de tais pertences, sendo assim, ao optar pelo comodato de equipamentos médicos, os gastos com compras de itens necessários é automaticamente diminuído.

Prefiro comprar os equipamentos médicos, que marcas são as ideais?

Procure sempre comprar marcas famosas no mercado, equipamentos digitais que podem ser usados na Telemedicina, isso irá facilitar muito a rotina de sua Clínica.

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O uso da Telemedicina para enviar os exames e receber os laudos em minutos

Fornecer assistência necessária aos clientes por meio da telemedicina também pode ser um diferencial para a clínica, visto que a telemedicina nada mais é que a oferta de serviços à distância, visando a melhoria do atendimento e o bem estar dos clientes.

A Telemedicina Morsch é uma das pioneiras no Brasil em oferecer uma plataforma em nuvem para receber todos os tipos de exames realizados em centros remotos. Os especialistas acessam o sistema de onde estiverem e liberam os laudos médicos em 30 minutos.

Além disso, ao abrir uma clínica de medicina ocupacional, é importante que o interessado esteja atento a detalhes como a contratação de profissionais devidamente qualificados, tanto para trabalhos internos, como técnicos em enfermagem, atendimento ao público, entre outros, como para trabalhos externos, como bons contadores.

É preciso que também esteja disposto a realizar investimentos em cursos de administração.

Requisito necessário para qualquer novo empresário que tenha como intuito fazer com que sua nova empresa dê bons frutos e atinja padrões de excelência.

Garantindo dessa forma a satisfação de seus clientes e a obtenção de lucros proporcionais ao investimento em questão, realizando um trabalho pautado na responsabilidade com os demais.

Não temos funcionários qualificados para executar os exames.

A Telemedicina Morsch disponibiliza um suporte em horário comercial para treinar remotamente os funcionários das clínicas.

Com isso não ocorre atrasos, nem problemas nas trocas de funções ou demissões, faltas que todos estão sujeitos.

Meus aparelhos são analógicos, posso utilizar na Telemedicina?

A resposta é SIM.

Com a facilidade de fotografar ou escanear documentos, o cliente tem a opção de anexar a fotografia na nossa plataforma e receber normalmente os laudos médicos em minutos.

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Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia pela PUC-RS. Pós-graduação em Cardiologia Pediátrica pela PUC-RS. Linkedin

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