Por que contratar uma empresa de Telemedicina?

Por Dr. José Aldair Morsch, 17 de maio de 2016
uma empresa de telemedicina

A escolha de uma empresa de Telemedicina é a decisão mais inteligente para disponibilizar exames sem especialistas em sua clínica.

A Telemedicina vem se expandindo pelo mundo todo.

A principal razão é que tudo que veio para ajudar a saúde é automaticamente incorporado pela população.

Os pilares de segurança, saúde, alimentação norteiam as atividades da humanidade e sempre estarão como prioridade nos assuntos públicos.

Como uma empresa de telemedicina atua na promoção da saúde?

Por meio de uma empresa de Telemedicina, profissionais conseguem interagir mesmo estando a muitos quilômetros de distância, e fornecer o que há de melhor em diagnósticos usando uma plataforma em nuvem capaz de liberar os resultados dos exames enviados de pontos remotos usando a telemedicina, chamados laudos médicos para o paciente.

Solicite um orçamento

Assim, essa tecnologia é eficaz não apenas quando usada em regiões mais afastadas dos grandes centros, como zonas rurais, pequenas cidades com sistema de saúde precário, mas também nas metrópoles, pois permite que especialistas de diversas áreas debatam um mesmo caso, ao vivo e a distância.

Grandes hospitais e clínicas estão investindo nesta facilidade trazida para o bem da saúde.

O resultado é visto com a precisão de diagnósticos, agilidade na emissão de laudos e início do tratamento específico com mais rapidez, visto que o diagnóstico definitivo acaba sendo dado com mais agilidade.

Quem ainda não investiu em telemedicina, está deixando de ter acesso a uma nova ferramenta de promoção da saúde e ainda deixa de obter excelentes lucros com os exames de medicina ocupacional

Benefícios e facilidades trazidos com uso de uma empresa de telemedicina

Interação entre profissionais de regiões diferentes 

Por mais atualizado que um profissional da saúde seja, é impossível ter domínio de todas as áreas da medicina.

Assim, contar com um especialista em um determinado tema acaba sendo essencial para oferecer o melhor tratamento, após o diagnóstico preciso, para o paciente.

Com a empresa de telemedicina os médicos conseguem conversar, compartilhar dados de exames e emitir laudos, mesmo quando estão do outro lado do mundo.

Com isso, é possível que um brasileiro, por exemplo, se comunique com um especialista de outro país, caso se faça necessário, para debater um caso específico e encontrar junto com ele, alternativas de tratamento.

O paciente só tem a ganhar com o uso desta tecnologia, bem como o profissional, que chegará a um diagnóstico definitivo com mais agilidade.

Rapidez na emissão de laudos

Quantas vezes ter um laudo de um exame específico é necessário para que o diagnóstico possa ser dado?

Quando o paciente não está sendo atendido por um especialista na área, a dificuldade de conseguir isso pode demorar dias ou até mais de mês.

Com isso, o tratamento demora ou é prejudicado, colocando em risco a vida do paciente e transtornos para todos os envolvidos.

Com a empresa de telemedicina é possível ter um laudo em poucos minutos.

O resultado do exame é transmitido para o sistema de Telemedicina em nuvem, usando a internet e será avaliado por um especialista a distância.

O laudo médico é disponibilizado através da mesma tecnologia e rapidamente está nas mãos do médico que atende ao paciente. Sem demora e com praticidade.

O médico também poderá complementar sua análise terceirizando alguns laudos, conforme a carência de especialistas da região em que ele atende, aumentando também a precisão do laudo.

Evita deslocamentos para exames comuns que podem ser feitos no local

Para ter acesso a opinião de especialistas, muitas vezes, o paciente acaba tendo que se deslocar para os grandes centros ou até para outros estados.

Com a Telemedicina o clínico que o atende pode entrar em contato com o profissional da área, que irá debater o caso e auxiliar no diagnóstico, sem que o paciente precise sair de sua cidade.

Assim, evita o desgaste com o deslocamento e agiliza o atendimento, sem necessidade de fazer ambulancioterapia.

Sem fronteiras

Não importa o local em que a pessoa mora e se ela tem ou não condições de saúde e financeira para se deslocar.

Com o uso da telemedicina, em qualquer lugar com acesso à internet, ou mesmo por meio de dispositivos móveis, é possível que o médico converse com especialistas e ele mesmo consiga resolver o problema de saúde do seu paciente.

Isso permite atender da melhor maneira pessoas que estão em locais de difícil acesso e longe dos grandes centros.

No Brasil, a população de áreas rurais é uma grande beneficiária do recurso, já que departamentos de saúde podem oferecer atendimento de qualidade, mesmo sem especialistas na área.

Diminui custos nos exames médicos

Outro benefício trazido para a saúde com a telemedicina é a diminuição de custos.

Como ela ajuda a facilitar o contato entre o paciente e o especialista e fechar diagnósticos à distância, acaba reduzindo o curso do tratamento e do atendimento.

A telemedicina é uma economia para o paciente, que não precisa gastar para se deslocar, e para a clínica ou hospital, que não precisa ter um especialista na área presente sempre lá para poder dar o melhor diagnóstico ou ter um laudo em mãos.

Use seu próprio aparelho, seja digital ou analógico

A digitalização de documentos permite que qualquer tipo de exame possa ser envido para interpretação no software de Telemedicina em nuvem.

O cliente não precisa comprar aparelhos digitais, pode usar o seu próprio aparelho que funciona normalmente.

O aluguel em comodato dos aparelhos médicos

Para clientes que não tem recursos para compra de equipamentos, é possível contratar uma empresa de Telemedicina que disponibiliza os aparelhos em comodato.

A Telemedicina Morsch é uma empresa que fornece os equipamentos em comodato onde o cliente paga um aluguel e recebe 30 laudos médicos mensais gratuitos durante toda a vigência do contrato.

Áreas de atuação e equipamentos de uma empresa de telemedicina

Podemos exemplificar algumas áreas de atuação e o que é possível fazer de exames com um aparelho contratado em comodato.

Eletrocardiógrafo

Aparelho portátil, usa um notebook e não precisa de energia elétrica. Pode realizar exames nas Clínicas de Medicina Ocupacional e nas empresas, sem prejudicar o andamento dos trabalhos.

Espirômetro

É possível realizar espirometria clínica e ocupacional com o mesmo aparelho, aumentando o leque de possibilidades de exames e faturamento. Pode usar no hospital para diagnóstico de asma ou nas empresas para acompanhamento.

Eletroencefalograma

Com o mesmo aparelho é possível realizar três tipos de exames:

  • Eletroencefalograma clínico
  • Eletroencefalograma ocupacional
  • Eletroencefalograma com mapeamento cerebral

Também estamos falando de um aparelho portátil, podendo ser levado para onde quiser e realizar o exame sem a necessidade de energia elétrica, usa a bateria do notebook.

Mesmo não tendo internet para transferir os exames, basta salvar no computador e então transmitir posteriormente, visto que a plataforma de Telemedicina recebe exames 24 horas por dia.

Investir em telemedicina é uma maneira de oferecer um melhor atendimento, agilizar o diagnóstico, ter a emissão rápida de laudos, contar com a opinião de especialistas em sua clínica mesmo sem que eles estejam presentes e diminuir custos.

Você já faz uso desta ferramenta importante em seu local de trabalho? Comente!

Compartilhe com seus amigos! Assine nosso blog!

Dr. José Aldair Morsch – Cardiologista – Especialista em Telemedicina

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia pela PUC-RS. Pós-graduação em Cardiologia Pediátrica pela PUC-RS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp