Laudo de Polissonografia na telemedicina

Por Dr. José Aldair Morsch, 22 de abril de 2016
laudo de polissonografia

A interpretação de exames e entrega de laudo de polissonografia na telemedicina já se tornou rotina.

Os casos de apnéia do sono tem aumentado junto com as taxas de obesidade e com ela as complicações cardiovasculares.

Poucos sabem que é possível montar um serviço de polissonografia e de ser interpretado usando a telemedicina.

Neste artigo vamos comentar mais detalhes sobre o exame e as facilidades de agregar nos serviços que já realizam eletroencefalograma e outros exames em suas clínicas.

Solicite um orçamento

O que é avaliado num laudo de Polissonografia?

Ele é realizado a fim de registrar os níveis de oxigenação sanguínea, das ondas cerebrais, a própria frequência respiratória,  cardíaca, onde muitas vezes encontramos arritmias que acompanham o sofrimento nas crises de apnéia do indivíduo.

Durante o processo, também são analisados os movimentos das pernas e dos olhos, onde a combinação dos resultados indica os graus de apnéia durante o sono.

Outro dado importante que é pesquisado no exame é o nível de ronco que o paciente apresenta, sendo graduado e acompanhado depois de indicado os tratamentos ideais, visto que até o roncador forte tem grandes chances de desenvolver problemas cardíacos irreversíveis.

O que é diagnosticado com o laudo de Polissonografia?

O principal objetivo do exame de polissonografia é identificar e diagnosticar distúrbios atrelados ao sono, sendo ele a base para o início de tratamentos que tenham relação com a dificuldade para dormir, e a frequente apnéia do sono.

O exame, totalmente indolor e não invasivo, é realizado com facilidade e suas complicações são extremamente raras.

laudo de polissonografia

Exame de Polissonografia

Praticamente, todos os distúrbios do sono são confirmados por meio de um laudo de polissonografia, uma vez que ele monitora cada um dos ciclos e estágios do sono do paciente, identificando quando e porque eles são interrompidos.

Laudo de polissonografia tradicional X portáteis

Com o surgimento da telemedicina para interpretar os exames e liberar o laudo de polissonografia, antes realizados unicamente em ambientes hospitalares, também passaram a ser realizados de modo portátil, ou seja, no próprio conforto residencial do paciente.

Atualmente tanto os exames realizados á nível hospitalar ou em clínicas que tem estrutura para acompanhar um paciente que dorme uma noite em monitorização se beneficiam com o uso da Plataforma de Telemedicina em nuvem.

Sendo assim, é graças ao aparelho de polissonografia portátil que mais clínicas podem aderir ao exame domiciliar, onde o laudo é capaz de identificar distúrbios do sono. 

O que estou dizendo é que o exame pode ser realizado em casa, o que se dá pelos esforços cada vez mais expressivos da telemedicina.

laudo de polissonografia

Polissonografia domiciliar

Um pouco mais sobre a Polissonografia hospitalar

Se por um lado com o laudo de polissonografia convencional o paciente precisava ir até o hospital, ou seja, um espaço onde ele não conhece e não está acostumado (e consequentemente, não terá facilidade por dormir), com a versão portátil do exame o indivíduo poderá realizar o exame no conforto de sua residência o que, é claro, ajuda a reproduzir o que ele realmente está sentindo durante os períodos de sono.

Além disso, em hospitais e clínicas especializadas, os aparelhos de polissonografia convencionais permitem a realização de apenas um exame por dia o que faz com que o valor do mesmo seja extremamente alto.

Com a aposta na telemedicina e, consequentemente, em laudos médicos de polissonografia tanto hospitalar quanto portátil, o exame tem seus custos reduzidos e entrega dos laudos em 24 horas, traz a possibilidade de ajudar mais e mais indivíduos em qualquer lugar.

Os dois problemas principais diagnosticados com a Polissonografia

Sendo assim, com a polissonografia o ronco e a apneia do sono se destacam como exemplos de distúrbios que poderão ser identificados, diagnosticados e tratados com muito mais eficácia, rapidez e por valores mais compatíveis ao que pode ser pago pela população.

A presença dessas enfermidades estão ainda subvalorizadas na população. Primeiro por falta de campanhas públicas e sem segundo lugar pelo alto custo dos exames.

Precisamos insistir mais no diagnóstico precoce para que evitemos maiores complicações principalmente relacionadas ao sistema cardiovascular.

Os laudos de polissonografia são uma realidade na telemedicina, principalmente no sentido de que não são todos os hospitais e clínicas que contam com aparelhagem suficiente (além de profissionais como pneumologistas e neurologistas) para a interpretação desses exames na quantidade necessária.

Cabe ainda informar que, atualmente, há uma lei para ser votada no Congresso Nacional que determina a obrigatoriedade do exame de polissonografia para os motoristas profissionais de todo o país, uma vez que os distúrbios de sono são extremamente perigosos durante a direção.

Neste sentido, clínicas especializadas (principalmente em medicina do trabalho) precisarão estar preparadas para uma alta na solicitação destes exames.

E a sua, já está? Se ainda não, invista na telemedicina e no aparelho de polissonografia portátil para aumentar o faturamento e reduzir custos em sua clínica.

A Telemedicina como parceira em interpretar exames de Polissonografia

No momento de investir num serviço de exames de Polissonografia, é importante entender que existem protocolos específicos para realização do exame. Também é recomendado contratar um técnico em Polissonografia que irá acompanhar o exame durante a noite e depois estadiar o mesmo para ser enviado para a central de Telemedicina.

Basicamente existem dois formatos para montar um serviço de exames de Polissonografia:

1-Com Técnico em Polissonografia

Neste caso ele é preparado para realizar o exame em todo seu processo e no final é capaz de encontrar as alterações registradas e descrever de forma detalhada com registros de movimentos, saturação, batimento cardíaco, atividade elétrica cerebral que serão avaliados pelos especialistas na nossa central de laudos.

2- Sem Técnico em Polissonografia

Se o local que você reside não disponibiliza de Técnicos em Polissonografia, a Telemedicina Morsch fornece treinamento e o exame é enviado em sua totalidade para nossa Plataforma onde um de nossos Técnicos em Polissonografia irá fazer o estadiamento para então passar pelo especialista que interpretará os dados e formulará o laudo final a ser entregue ao paciente.

Quais as complicações cardiovasculares causadas pelo ronco e apnéia?

De forma didática vou descrever em tópicos para que você entenda o contexto geral do processo:

1- Maior chance de desenvolver hipertensão arterial sistêmica

2- Quem já tem hipertensão arterial sistêmica, sofrerá com elevações irregulares

3- Maior chance de desenvolver arritmias cardíacas como Fibrilação Atrial e Taquiarritmias supra-ventriculares

4- Maior chance de desenvolver isquemia cerebral

5- Com o sofrimento respiratório e cardíaco, ocorre dilatação das cavidades esquerdas do coração e aumento da sua massa muscular

6- Com o acometimento cardíaco, duplica as chances de isquemia cerebral, Alzheimer, insuficiência cardíaca, morte súbita

Onde comprar um aparelho de polissonografia de qualidade?

Existem várias marcas de aparelhos nacionais e estrangeiros. Cuidado! Os aparelhos estrangeiros não são registrados na ANVISA, tem poucos lugares para fazer manutenção e nem todos podem ser usados na telemedicina.

Se preferir, marque uma consultoria. A telemedicinamorsch irá ouvir seu projeto e lhe ajudar a implementar de forma rápida e mais econômica possível. Depois é só enviar os exames para serem laudados pelos especialistas.

Lembre-se que este é um exame de extrema complexidade, difícil de ser executado e por isso não é aconselhável pensar em economia. Aproveite para comprar um aparelho que realize Eletroencefalograma durante o dia e Polissonografia á noite, dessa forma estará aproveitando em sua totalidade os benefícios do aparelho.

Gostou do artigo? Compartilhe, assine nosso blog!

Este post foi publicado originalmente em abril de 2016, e revisado e atualizado em agosto de 2017.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia pela PUC-RS. Pós-graduação em Cardiologia Pediátrica pela PUC-RS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp