O Eletrocardiograma online: a maneira ideal de ter laudos rápidos de ECG

Por Dr. José Aldair Morsch, 9 de novembro de 2015
Eletrocardiograma online

O ECG , sigla para eletrocardiograma online, é um exame feito de forma digital e enviado para uma plataforma de telemedicina para ser interpretado.

Recebeu a palavra online por estar disponível em nuvem para ser acessado pela internet em qualquer dispositivo.

Ele possibilita o registro dos potenciais elétricos do músculo cardíaco em repouso na forma de gráficos que, por sua vez, podem ser comparados com outros gráficos padrões, mostrando assim os possíveis transtornos no coração.

A Telemedicina e o eletrocardiograma online

Com o advento da telemedicina, a realização do exame de eletrocardiograma e disponibilizar online se transformou numa rotina.

Tal prática é rápida, eficiente e pode substituir possíveis custos com deslocamento.

Solicite um orçamento

QUERO SABER MAIS SOBRE TELEMEDICINA

O eletrocardiograma online substitui situações onde não existe a presença do cardiologista.

Além disso,  o cliente pode receber sem custo o aparelho na forma de aluguel em comodato, efetuando o pagamento apenas pelos exames.

O que é a Telemedicina e Telecardiologia?

A telemedicina compreende uma oferta de serviços que são referentes a interpretação de exames médicos á distância, usando um sistema de telemedicina em nuvem, principalmente quando tais clientes envolvem uma significativa distância e uma possível demora de deslocamento para centros de referência em exames.

Esses serviços são baseados em aparatos tecnológicos, como computador, internet, aparelhos médicos digitais ou analógicos e internet que possibilitam eliminar o empecilho da distância para atender ao paciente.

QUERO SABER SOBRE COMODATO DE ECG

No caso específico de realização de eletrocardiograma em locais remotos e o envio para a telemedicina acabou criando uma palavra nova chamada telecardiologia.

Além de receber os laudos médicos na forma de eletrocardiograma online, as clínicas tem a opção de discutir com o cardiologista sobre o resultado do exame e tomar a melhor conduta para o seu paciente.

Nesse cenário, a tecnologia permite a realização de teleconferências ao vivo, eletroencefalograma, espirometria e uma série de outros exames.

Também é possível fazer coleta de exames de sangue a distância e mais uma série de cuidados para o paciente crônico, como monitorização de sinais vitais, aplicativos para auxílio a lembrar a hora de tomar o medicamento.

De uma forma geral, a telemedicina vem facilitar o trabalho dos profissionais de saúde, permitindo dessa forma que eles possam atender a pacientes que morem em áreas de difícil acesso, tais como localidades da zona rural e regiões ribeirinhas.

Dentro do atual paradigma da saúde, a tecnologia agregada a telemedicina já se transformou em uma importante aliada da prática médica.

Em países que possuem significativos avanços tecnológicos, a telemedicina já consolidou o seu espaço e está superando o atendimento presencial do médico.

Nos Estados Unidos da América, por exemplo, há uma ampla oferta de práticas de telemedicina em hospitais e universidades.

Basicamente, a telemedicina faz uso dos aparatos tecnológicos de comunicação para a realização de exames e consultas, bem como teleconferências.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE TELEMEDICINA E TELESSAÚDE?

Atualmente, nos Estados Unidos já existe um órgão regulador dessa prática, que o ATA – American Medicine Association (Associação Americana de Telemedicina).

É também pertinente destacar que a telemedicina já é reconhecida dentro do conselho federal de medicina, fato esse que traz seriedade e confiabilidade para essa prática.

O ecg online é seguro?

O eletrocardiograma online tem por intuito trazer agilidade e facilidade para o tratamento de pessoas que sofrem ou poderão vir a sofrer com transtornos no coração.

É impossível disponibilizar um Cardiologista ou mesmo plantão com Cardiologistas em qualquer serviço de atendimento de urgência.

Ter uma plataforma de Telemedicina em nuvem que entrega os laudos de Eletrocardiograma em minutos, exames esses interpretados exclusivamente por uma equipe de Cardiologistas em tempo integral representa sim segurança.

Para justificar a segurança, todos os laudos são assinados digitalmente, o que garante ainda mais a fonte segura das informações.

Quanto ao tempo de liberação do laudo, isso representa salvar diariamente milhares de vidas, visto que até mostrar o ECG para o médico da cidade do cliente pode representar horas de espera, ou ainda o médico poderá estar de férias.

Por meio desse método, o médico cliente que contrata a Telemedicina recebe os laudos a distância precisos acerca dos problemas que acometem o paciente.

Entre as vantagens do ECG online está a eliminação da distância para a realização do exame.

Isso possibilita uma melhor relação custo-benefício, visto que o paciente não gasta com eventuais meios de transporte e não enfrenta empecilhos durante o deslocamento.

Em caso de emergências, o suporte online demonstra ser um recurso bastante eficiente

No momento que o Cardiologista que está interpretando os exames no sistema de Telemedicina percebe que se trata de um caso grave, automaticamente ele sugere a melhor conduta.

O avanço dos aparatos da informática é atualmente uma realidade que já conquistou o seu espaço em várias esferas da sociedade, no âmbito da medicina não poderia ser diferente.

A qualquer momento que achar necessário o cliente pode solicitar uma segunda opinião para ajudar a conduzir o tratamento do seu paciente da melhor forma possível.

Conclusão

No assunto de hoje procurei abordar sobre o ecg online, como ele surgiu e que benefícios trouxe para áreas remotas sem Cardiologistas.

A Telemedicina é a ferramenta que propicia que qualquer serviço que tenha internet possa usufruir de interpretação de exames médicos por especialistas.

Diante disso, é possível afirmar que a telemedicina  já é um recurso mais do que necessário e seguro para o bem-estar da população.

Ninguém duvida que em no máximo 10 anos será a principal especialidade usada em todos os serviços de saúde, por ser eficiente, segura e mais barata que o médico tradicional.

Por meio dos avanços dessa área, vários tipos de exames e formas de tratamento ganham mais agilidade, precisão de resultados e eficiência.

Quem ganha com isso também, nesse caso, são os pacientes.

Divulgue nas suas redes sociais!

Assine nosso blog e receba conteúdos no seu e-mail.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia pela PUC-RS. Pós-graduação em Cardiologia Pediátrica pela PUC-RS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp