Aluguel de equipamentos médicos: entenda como funciona

Por Dr. José Aldair Morsch, 3 de junho de 2016
aluguel de equipamentos médicos

Para quem deseja optar pelo aluguel de equipamentos médicos para o consultório ou uma clínica de medicina ocupacional, a Telemedicina é uma opção viável e descomplicada.  

Ao buscar loja de artigos hospitalares poderá perceber que estará diante de 3 possibilidades:

  1. Compra do equipamento
  2. Aluguel de equipamentos médicos
  3. Comodato de equipamentos médicos

A Telemedicina torna possível e real a aquisição dos aparelhos médicos com aluguel em comodato onde o cliente paga uma mensalidade e recebe 30 laudos médicos gratuitos todos os meses.

A Estratégia adotada pela Telemedicina Morsch permite entregar melhores serviços para seus pacientes com rapidez e simplicidade. Com lucros garantidos.

Aproveite a leitura e fique bem informado!

Solicite um orçamento

A Telemedicina como aceleradora do seu negócio

aluguel de equipamentos médicos

A Telemedicina é uma especialidade que oferece especialistas para laudar os exames de todas as especialidades médicas usando uma plataforma em nuvem.

Os clientes realizam os exames e enviar os arquivos para que os especialistas interpretem e assinem digitalmente os laudos médicos em até 30 minutos.

Mas o serviço não fica só nisso, o que acha de utilizar o aluguel de equipamentos em comodato e não precisar comprar o aparelho para realizar ecg por exemplo?

Para quem está em busca de uma loja de artigos hospitalares para aquisição de um aparelho de ecg por exemplo, deve antes avaliar a locação de equipamentos hospitalares oferecida pela Telemedicina Morsch.

A telemedicina vem ganhando cada vez mais espaço no mundo todo.

Afinal, ela garante a entrega de laudos médicos sem que seja necessário a contratação de profissionais especialistas.

E o melhor de tudo isso: sem jamais perder a qualidade do resultado.

Em função disso, a telemedicina vem crescendo de forma impressionante aqui no Brasil.

Cada vez mais clínicas médicas, dos mais diversos tamanhos, procuram uma opção prática e que caiba dentro do orçamento de cada empreendedor, seja médico ou donos de Clínicas Médicas de todas as áreas.

O aluguel de equipamentos hospitalares é uma excelente alternativa.

Assim é possível crescer de forma segura sem a preocupação constante de ter que investir muito em compra de equipamentos caros e contratação de pessoal especializado, treinamento e até em instalações físicas.

Entenda como é o aluguel de equipamentos médicos hospitalares

aluguel de equipamentos médicos

O mercado de aluguel de equipamentos médicos hospitalares abrange a oferta de qualquer dispositivo, mobília, equipamentos médicos de diagnóstico e tratamento médico para clínicas ou hospitais.

Podemos alugar o que quisermos, porém, uma diferença importante está em empresas que alugam de tudo e outras que alugam aparelhos médicos específicos para exames e entrega junto o laudo médico assinado pelo especialista.

Essa novidade surpreendente vem mexendo de forma contundente com o planejamento financeiro de clínicas médicas e profissionais da saúde, que buscam oferecer o que há de melhor na região onde atuam.

Uma nova modalidade de contrato vai agilizar ainda mais os planos de expansão de clínicas médicas espalhadas por todo o território nacional.

Estamos falando do aluguel de equipamentos médicos na modalidade de comodato, que possibilita novas oportunidades sem que seja preciso investir altas quantias de dinheiro antes de receber os lucros.

No comodato, é assim que funciona:

A clínica será capaz de garantir o acesso da população a serviços médicos especializados de qualidade como o de um eletroencefalograma, por exemplo, sem precisar investir altos valores em um primeiro momento.

Ou seja, no aluguel de equipamentos médicos, o serviço é entregue para os pacientes, recebe os pagamentos e, somente depois, paga-se a locação.

Os equipamentos hospitalares ficam disponíveis na clínica de forma rápida, garantindo assim excelentes resultados e otimização dos lucros.

Isso sem falar na entrega de laudos médicos diariamente ou de acordo com a necessidade.

A média de tempo de entrega é de 30 minutos, podendo atrasar nos casos de pico de envio.

Nos casos urgentes, o cliente entra em contato com nosso suporte via whatsapp e o exame tem prioridade, sendo laudado imediatamente.

Neste vídeo eu mostro alguns aparelhos que são fornecidos para os clientes.

Como funciona o aluguel de equipamentos médicos?

O aluguel de equipamentos médicos contempla a oferta do aparelho médico mediante o pagamento de mensalidade.

O aluguel em comodato oferece além do aparelho médico os laudos dos exames.

De forma prática, depois de escolher o aluguel de equipamentos médicos e assinar contrato entre a Clínica e a empresa de Telemedicina, os aparelhos hospitalares escolhidos são enviado para o endereço do cliente via Sedex.

Ao receber o equipamento hospitalar, o cliente entra em contato com nosso suporte para que seja realizada a instalação do equipamento de forma remota e também o treinamento do funcionário que irá realizar o exame.

No contrato de aluguel de equipamentos médicos, fica estipulado que o cliente ao pagar a mensalidade, recebe 30 laudos de cortesia todos os meses que já estão incluídos no aluguel.

Vantagens do aluguel de equipamentos médicos

aluguel de equipamento médico

A principal vantagem está em receber um serviço agregado de laudos junto com o equipamento médico.

E as vantagens da locação de equipamentos médicos hospitalares em comodato não ficam somente nos valores financeiros.

Ela ainda melhora a imagem da clínica, já que garante uma melhor confiança dos pacientes.

Afinal, possibilita a entrega rápida de laudos médicos diariamente, com muita segurança, mesmo sem a presença de profissionais especialistas na clínica, passando assim mais credibilidade para todos os pacientes.

O cliente recebe suporte permanente enquanto mantém o contrato. Pode entrar em contato com nosso suporte a qualquer momento e ser auxiliado em qualquer etapa do processo de uso do equipamento.

Quando houver necessidade de reparos, o aparelho é substituído.

Nesse formato de aluguel de equipamentos médicos o cliente nunca deixa de fazer os exames e manter sua produtividade.

Ou seja, esta nova forma de locação vai revolucionar de uma vez por todas o planejamento financeiro das clínicas.

E mais, possibilitar um crescimento real em um curto espaço de tempo.

Afinal, a compra de equipamentos costuma demandar valores muito grandes, dificultando a possibilidade de profissionais, que ainda estejam em início de carreira, entregarem uma solução de saúde integral e competirem de igual para igual com os demais concorrentes.

Como tenho acesso aos laudos dos exames?

aluguel de equipamentos médicos como funciona

Os laudos dos exames são oferecidos para quem tem seu equipamento da mesma forma que para os clientes que contrataram na modalidade de comodato.

Obviamente os valores dos laudos são diferentes de acordo com o tipo de serviço contratado.

A Telemedicina Morsch disponibiliza uma plataforma em nuvem que recebe os exames enviados das Clínicas e os especialistas logados no sistema interpretam e liberam os laudos médicos em 30 minutos.

O cliente pode contratar somente os laudos dos exames se possuir seu próprio aparelho médico e não disponibilizar o especialista em tempo integral.

Se o cliente contratou aluguel de equipamentos médicos, automaticamente terá disponível a plataforma de Telemedicina para enviar os arquivos e receber os laudos médicos assinados pelos especialistas.

Ao acessar sua área de trabalho na internet, poderá ver todos os relatórios de exames enviados, os resultados dos exames e com isso direcionar para sua necessidade.

O Cliente pode salvar o laudo no computador, imprimir ou enviar direto para o e-mail do paciente ou do próprio médico que pediu o exame.

Eu tenho um aparelho analógico, é possível usar a telemedicina?

quais aluguel de equipamentos médicos

SIM, os exames impressos podem ser digitalizados usando um scaner ou fotografando com smartphone e com isso pode anexar na plataforma de telemedicina e receber os laudos assinados digitalmente rapidamente.

O uso do sistema de Telemedicina pode ser feito com qualquer dispositivo que tenha internet, seja tablet, smartphone, computador.

Ao finalizar o exame que foi impresso em papel, o cliente usa um smartphone por exemplo, onde através de um aplicativo irá fotografar o exame e enviar diretamente para a plataforma de Telemedicina.

Quais aparelhos fornecidos no aluguel de equipamentos médicos?

Uma infinidade de aparelhos médicos podem ser alugados, praticamente tudo que se usa num hospital ou Clínica.

A diferença quando é contratado com uma empresa de Telemedicina é que o cliente recebe junto o laudo dos exames.

Os aparelhos disponibilizados são:

  • Eletrocardiograma
  • Eletroencefalograma que pode realizar Eletroencefalograma Clínico, Ocupacional, Mapeamento Cerebral, entre outros
  • Espirometria que pode realizar a Clínica e Ocupacional
  • Mapa de pressão arterial
  • Holter de ECG 24 horas

Todos esses aparelhos entregues tem suporte permanente, onde o cliente é auxiliado para instalação, treinamento de uso, treinamento para realizar o exame, para enviar para o sistema de Telemedicina e muito mais…

Lembre que a rotatividade dos funcionários é grande e que a qualquer momento você precisará de novo treinamento.

A especialidade de Medicina Ocupacional é a área que mais se beneficia com esse formato de serviço.

Consegue agregar além dos atendimentos, os exames que podem ser feitos na Clínica ou na própria empresa, visto que os aparelhos são portáteis e por usarem a bateria do notebook não precisam de energia elétrica.

É possível realizar todos os exames e depois que voltar para sua Clínica pode transferir para a plataforma de Telemedicina com calma a qualquer hora, pois o serviço de interpretação é 24 horas.

É possível alugar equipamentos para radiologia?

aluguel de equipamentos médicos radiologia

Sim, existem empresas que disponibilizam o aluguel de todos os equipamentos médicos usados num hospital.

O aluguel de tomografia, ressonância é um dos mais caros na escala de aluguel e são poucas empresas que oferecem esse serviço.

Deixo esse link para quem necessita de mais informações sobre aluguel de rx, tomografia, RM entre outros.

Afinal, aluguel de equipamentos médicos ou comodato?

Se você é especialista e não vai precisar da Telemedicina, comprar o equipamento é a melhor saída.

Não há sentido em pagar aluguel de um equipamento que se paga facilmente em 1 ano com um bom fluxo de exames.

Para os clientes que precisam dos laudos médicos assinados por especialistas, a opção do aluguel de equipamentos médicos hospitalares em comodato é uma boa alternativa pois economiza na compra do equipamento médico.

Claro que existe uma diferença no valor dos laudos cobrados acima da cota gratuita mensal para quem aluga e para quem tem seu próprio aparelho.

Se o volume de exames é baixo, menos de 100 exames por mês, talvez não seja vantagem comprar o equipamento.

Se o volume de exames é alto, comprar o equipamento e contratar somente a interpretação dos exames com a Telemedicina Morsch poderá trazer uma economia de pelo menos 20% no custo final dos laudos.

Lembre que essa diferença é o valor do equipamento médico que a Telemedicina Morsch investe na compra do aparelho e precisa ter esse retorno do investimento.

Telemedicina Morsch como solução para o comodato

O aluguel de equipamentos médicos é uma prática rotineira na Telemedicina Morsch.

Acompanhamos o crescimento de diversas clínicas pelo Brasil que iniciaram com um aparelho de ecg e hoje tem uma estrutura completa, afinal, estamos no mercado desde 2005 e vimos muitos crescerem e outros quebrarem por falta de investimento em marketing.

O modelo de atendimento da nossa empresa é muito transparente.

O cliente que decidir contratar o aluguel de equipamentos médicos terá que enviar a lista de documentos da nossa rotina de avaliação.

Os dados serão analisados pelo nosso jurídico e se estiverem corretos, sem restrições, faremos o contrato de 1 ano e após a assinatura, enviaremos o aparelho via sedex num prazo de 5 dias úteis.

Ao receber o equipamento, o cliente entra em contato, marca um horário para instalação e treinamento do técnico em enfermagem e no mesmo dia já poderá realizar os exames e usar nossa plataforma de Telemedicina em nuvem para receber os laudos assinados pelos especialistas.

Os clientes que decidirem contratar os aparelhos médicos em comodato com a Telemedicina Morsch terão uma parceria completa que vai desde a oferta do aparelho, instalação, treinamento permanente e laudos precisos fornecidos somente por especialistas registrados no Conselho Federal de Medicina.

Conclusão

aluguel de equipamentos médicos

Procurei neste artigo descrever como é o aluguel de equipamentos médicos e comodato, uma modalidade específica que além de alugar o aparelho médico, entrega junto o laudo do exame assinado pelo especialista.

Descrevi que é possível alugar qualquer coisa que necessite utilizar no seu serviço, porém, só a Telemedicina entre o serviço como alternativa para quem não tem o especialista para laudar os exames.

A Telemedicina é uma especialidade que disponibiliza uma plataforma em nuvem para que os clientes enviem os arquivos dos exames e recebam os laudos dos exames assinados digitalmente.

O que pensa sobre as inovações da Telemedicina?

E como visualiza as vantagens desta nova modalidade de locação de equipamentos hospitalares em sua clínica?

Aproveite para nos contar tudo o que pensa sobre o assunto.

E não se esqueça de compartilhar este texto em suas redes sociais.

Assim cada vez mais pessoas poderão se beneficiar com todas estas vantagens.

Assine nosso blog e receba conteúdo de qualidade no e-mail toda semana!

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia pela PUC-RS. Pós-graduação em Cardiologia Pediátrica pela PUC-RS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp