Comodato de ECG: entenda como funciona

Por Dr. José Aldair Morsch, 10 de junho de 2016

Você sabe o que é comodato de ECG? Sabia que a Telemedicina oferece para os seus clientes?

Se você é dono de uma clínica de medicina ocupacional e tem percebido um aumento na demanda pela realização de eletrocardiograma, saiba que há uma alternativa ao alto investimento na compra do aparelho.

Trata-se da telemedicina, modalidade em que você pode investir menos recursos e oferecer aos seus pacientes maior rapidez e excelência no atendimento.

Como surgiu o Comodato de ECG?

A novidade surgiu a partir da necessidade da realização de determinados exames em clínicas médicas com orçamento apertado.

Os altos preços de equipamentos médicos muitas vezes tornavam a aquisição inviável para clínicas pequenas que não contam com um faturamento suficiente para investir altos valores.

Solicite um orçamento

Outro fator relevante é que as clínicas NÃO contam com um profissional especializado em exames cardiológicos para interpretar os exames.

Com a contratação deste aparelho em comodato, os laudos chegam prontos, emitidos por profissionais Cardiologistas, devidamente qualificados, que serão um ponto de apoio na hora de decidir uma conduta.

O projeto de comodato de ECG deu muito certo

A experiência começou pequena, com poucos clientes e poucos aparelhos disponibilizados no ano de 2015. Com resultados animadores e um ganha-ganha de ambos os lados, ou seja, o cliente ganha o aparelho para usar em comodato e a Telemedicina tem exames regulares para interpretar.

Com o tempo, o sistema se difundiu, pois manter equipamentos em comodato, atualmente, traz mais vantagens do que comprá-los.

Os exames são realizados e enviados para a plataforma de Telemedicina e os laudos médicos podem ser recebidos rapidamente e entregues imediatamente para o paciente, sem uma longa espera pelo resultado. Basta que você disponha em sua clínica de um computador conectado à internet.

Como é o aparelho de ECG e como funciona?

Os eletrocardiógrafos (ou ECG) podem ser configurados num notebook e normalmente não necessitam de fio terra e os exames podem ser realizados em qualquer lugar, sem a necessidade de uma rede elétrica.

Os arquivos são enviados para um sistema de Telemedicina em nuvem onde os Cardiologistas acessam e interpretam os exames e você receberá os laudos dentro do prazo de 30 minutos.

A telemedicina veio para aprimorar o funcionamento das clínicas médicas, em uma época na qual os recursos para investir estão escassos e a demanda cresce a cada dia.

Trata-se da melhor solução para contar com um faturamento que torne viável a manutenção da sua clínica, sem deixar de lado a preocupação com a saúde dos pacientes, que ao serem diagnosticados rapidamente através de laudos seguros podem iniciar o tratamento.

Se você ficou interessado na aquisição de um aparelho para sua clínica, saiba que o sistema conta com algumas responsabilidades no uso e conservação dos equipamentos, afinal, tratam-se de produtos de alto custo. 

Você pode adquirir o equipamento que ficará em sua clínica em sistema de comodato e ainda contar com o auxílio de profissionais especializados na emissão dos laudos médicos.

Tenha laudos gratuitos todos os meses usando o comodato

Ao aderir ao modelo de comodato, o cliente paga uma mensalidade e recebe mensalmente 30 laudos gratuitos sem pagar mais por isso. Caso faça mais de 30 exames, o sistema calcula o excedente e emite no boleto de cobrança o valor do aluguem mais o excedente.

Treinamento e suporte permanentes no comodato de ecg

O cliente que tem uma clínica e recebeu o comodato de ecg, passa a receber total suporte da Telemedicina.

Após recebimento do aparelho, o suporte marca um horário para instalação, treinamento para realizar o eletrocardiograma e como enviar para a plataforma de Telemedicina.

Todo esse processo é realizado de forma remota, no conforto de sua cidade. Basta ter um computador com internet.

Várias especialidades utilizam o comodato

Sim, áreas como a neurologia, pneumologia também contam com esse benefício. Se sua clínica tem potencial para adquirir mais aparelhos, aproveite e saia na frente do seu concorrente.

Em resumo, a opção de aluguel em comodato é uma tendência na Medicina, visto que o valor do aparelho pode ser usado para outros investimentos. O cliente se beneficia com o uso do equipamento e ainda recebe laudos dos exames gratuitos todos os meses.

Compartilhe com seus amigos! Assine nosso blog!

Dr. José Aldair Morsch – Cardiologista – Especialista em Telemedicina

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia pela PUC-RS. Pós-graduação em Cardiologia Pediátrica pela PUC-RS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp