Holter de ecg digital na Telemedicina

Por Dr. José Aldair Morsch, 10 de novembro de 2015
Holter de ecg digital

O holter de ecg digital é mais um exame da cardiologia que investiga arritmias e está disponível para receber os laudos usando a Telemedicina.

Desde o início da era da industrial, o objetivo era simples: fazer o trabalho braçal e permitir que o ser humano use suas capacidades para desenvolver de forma positiva o trabalho intelectual.

Pois bem, mais de 130 anos já se passaram desde o início dessa era e, em plena era digital, muitas pessoas ainda sentem-se incomodadas em permitir que um robô faça o serviço braçal ou pelo menos que ele facilite o seu trabalho.

Uma história de outro mundo na criação do holter de ecg digital

Embora seja uma verdadeira novidade no campo da medicina convencional, o holter de ECG digital é uma invenção de 1949, quando o médico Norman Holter transmitiu um eletrocardiograma à distância de 15 metros do paciente.

Mas o sistema foi realmente colocado à prova pela NASA nos anos 70, quando os pilotos do projeto Apolo foram acompanhados de perto por cardiologistas que avaliavam qualquer variação no quadro clínico.

Solicite um orçamento

Da primeira mochila de 20 kg para os dias de hoje, muita coisa mudou. Já é possível encontrar aparelhos menores que cartões de crédito, que são carregados de forma discreta o tempo todo pelo paciente e que gravam as informações dos batimentos cardíacos dos pacientes, estimulando um cuidado que pode ser avaliado por períodos específicos na própria rotina do da pessoa.

A Telemedicina absorve a interpretação do holter de ecg digital

A evolução da Tecnologia da informação e internet em todas as áreas do cotidiano das pessoas traz melhorias significativas na qualidade de vida, segurança, longevidade e muito mais.

Quem não aceitar seguir as mudanças, ficará obsoleto e á margem da sociedade.

Embora isso seja algo que vem mudando, principalmente a área da saúde tem se beneficiado das vantagens da automação de serviços que realmente tiram o foco dos objetivos principais do papel do profissional.

Sejam medidores digitais de pressão ou de temperatura, as máquinas de raios-X, minicâmeras para cirurgias e até o mais recente e famoso deles: o holter de ECG digital.

O holter de ecg digital e seus benefícios para médicos e pacientes

Muito utilizado em países como Alemanha e Inglaterra, o holter de ECG digital é considerado um tipo de espião que atua 24 horas observando a atividade elétrica do coração do paciente, transmitindo de maneira segura e constante qualquer alteração que ele tenha de maneira instantânea para o médico responsável por seu tratamento.

Em outras palavras, podemos afirmar que esse aparelho permite ao médico cuidar do paciente mesmo quando eles não estão próximos e, mais do que isso, mesmo sem estar realmente acompanhando seu quadro a todo momento, já que ele estará conectado a longo prazo com o paciente e, em caso de qualquer complicação, será avisado através do espião.

Dentro da cardiologia, é difícil pensar em um profissional que não possa aproveitar os benefícios que essa ferramenta traz para o dia a dia das consultas: laudos médicos mais dinâmicos, segurança de um acompanhamento 24 horas do paciente, informações seguras full time e assim por diante.

E tudo isso ajuda o profissional a ter um diagnóstico mais seguro para seus pacientes que precisam ser investigados em relação á presença de arritmias, sabendo exatamente seu histórico e tendo total segurança do quadro clínico antes mesmo da consulta.

 

A Telemedicina inovando com laudos a distância para o holter de ecg digital

Até bem pouco tempo, cerca de 10 anos atrás só era possível realizar o holter numa clínica que tivesse a central de análise e o especialista no local.

A telemedicina proporcionou mobilidade, acessibilidade, onde agora é possível o paciente realizar o exame em qualquer clínica que tenha o registrador e em seguida o exame é transmitido para a Plataforma de Telemedicina em nuvem onde o especialista interpreta e libera os laudos em minutos.

Antes do advento da Telemedicina, quem quisesse ter esse exame sem o especialista e a central de análise que é caríssima, precisava enviar um cartão de memória pelo correio para o local que interpretava, isso levava de 7 a 10 dias entre enviar e receber o resultado. Muitos morriam de arritmia na espera do resultado.

Quando utilizamos a Telemedicina para interpretar exames como eletrocardiograma, Holter de ecg digital, mapa de pressão arterial, ergometria, tomografia cardiovascular, estamos usando um ramo da especialidade chamada de telecardiologia.

O comodato de aparelhos médicos chegou no Holter de ecg digital

Para aqueles clientes que não querem investir na compra do aparelho, é possível receber em comodato.

Ao pagar uma mensalidade, recebe mensalmente uma quantidade de laudos de acordo com o contrato. Isso quer dizer que paga os laudos e não o aparelho. A maioria das clínicas está optando por esse serviço.

Quero entender como funciona o comodato de aparelhos médicos

Todo cliente que decide optar pelo serviço de Telemedicina acaba tendo suporte permanente, instalação do equipamento, treinamento para aprender a realizar o exame e enviar para a central de telemedicina e receber os laudos médicos.

Quero conhecer um curso de Telemedicina gratuito

A Telemedicina em todas as áreas da medicina

Engana-se quem pensa que a especialidade de Telemedicina está restrita a poucos exames.

Hoje ela abrange tudo, desde o atendimento ao paciente remoto, prontuários eletrônicos em nuvem, monitoramento de pacientes crônicos, exames das mais diversas especialidades como eletrocardiograma, eletroencefalograma, espirometria, radiologia geral, densitometria, tomografia, e muito mais.

O atendimento á distância em diversas áreas é papel da Telessaúde, onde dentro dela a Telemedicina se torna a ferramenta para que isso aconteça, enquanto o ambiente como um todo se transforma num todo, com organização de todas as etapas do atendimento ao paciente, seja dentro do hospital, clínicas, consultórios ou em casa.

Qual a diferença entre Telemedicina e Telessaúde?

Em resumo, a utilização do holter de ecg digital com a Telemedicina torna Isso um facilitador e dá novas ferramentas para o estudo prático das doenças cardiovasculares e avaliação de arritmias.

O entendimentos de como a rotina do paciente de fato interfere nas condições de sua saúde, tendo a base para diagnósticos mais precisos e um atendimento mais amplo. Isso salva mais vidas.

Compartilhe nas suas redes! Não esquece de assinar nosso blog ao lado!

Dr. José Aldair Morsch – Cardiologista – Especialista em Telemedicina

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia pela PUC-RS. Pós-graduação em Cardiologia Pediátrica pela PUC-RS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp