Vale a pena alugar aparelhos médicos em comodato?

Por Dr. José Aldair Morsch, 21 de junho de 2019
A prova de que alugar aparelhos médicos em comodato compensa

Alugar aparelhos médicos é uma alternativa interessante para quem tem recursos limitados para a compra.

Seu consultório médico, clínica ou centro de serviço de saúde em geral está precisando de melhorias em estrutura e artigos hospitalares?

Nesse processo, você pode adquirir um produto por meio da compra, assim como optar pelo aluguel de equipamentos médicos ou ainda fazer um comodato.

Você sabe quais são as vantagens de cada uma dessas opções?

Hoje, vou comentar sobre as diferenças entre alugar e comodatar um aparelho médico para o seu serviço e, com a melhor escolha, reduzir consideravelmente os investimentos em aquisição de aparelhos de alto custo para o seu serviço.

Você verá que a Telemedicina torna possível e real a aquisição dos aparelhos médicos com aluguel em comodato, em que o cliente paga uma mensalidade e recebe 30 laudos médicos gratuitos todos os meses.

A estratégia adotada pela Telemedicina Morsch permite entregar melhores serviços para seus pacientes com rapidez e simplicidade — o mais importante, com lucros garantidos e com total aceitação pelos órgãos competentes.

Aproveite a leitura e fique bem-informado!

Afinal, o que é alugar aparelhos médicos em comodato?

Optar pela modalidade de alugar aparelhos médicos, implica em assumir um contrato diferenciado, no qual o cliente se compromete a conservar o equipamento e pode utilizá-lo enquanto durar a parceria com a empresa de telemedicina.

Para explicar melhor, é interessante definir o que é comodato – uma modalidade de aluguel que não envolve o pagamento nem o recebimento de valores financeiros.

Ao adquirir dispositivos médicos em regime de comodato, o cliente contrata um pacote de laudos a distância e ganha o direito de utilizar os aparelhos, sem qualquer custo adicional.

Também recebe suporte para calibração e treinamento com boas práticas de utilização e conservação do equipamento.

Qual é a importância e porque alugar equipamentos médicos?

Investir em bons equipamentos e recursos para uma clínica, consultório ou hospital sempre é um investimento financeiro elevado.

Dessa maneira, os locais que desejam expandir seus serviços mas não possuem capital suficiente podem ter dificuldades para garantir bons aparelhos.

No mesmo sentido, clínicas que estão começando também podem ter riscos na aquisição, já que não sabem com certeza se os atendimentos serão capazes de cobrir os altos custos de aquisição.

Para resolver esse tipo de situação, ao alugar aparelhos médicos, você adquire os melhores recursos de atendimento, mas sem riscos monetários.

Ele serve justamente para garantir mais sustentabilidade financeira, ampliando a demanda de exames e consultas sem a necessidade de grandes custos.

Na modalidade de aluguel de equipamentos médicos por comodatos, ainda é possível ter acesso aos aparelhos sem nenhum custo.

Os benefícios são muitos, já que a clínica ainda contará com suporte completo, terá a possibilidade de oferecer laudos à distância e ainda poderá direcionar seus recursos para a expansão de outras áreas!

Alugar aparelhos médicos e comodato tem diferença!

Unidades de saúde podem contratar qualquer modalidade de aluguel para adquirir seus equipamentos médicos, mas é inteligente avaliar qual delas é mais vantajosa.

Ao alugar aparelhos médicos, o cliente recebe o aparelho, paga uma mensalidade e pode usá-los como bem entender, respeitando as cláusulas do contrato, sem nenhum outro benefício.

No comodato de aparelhos médicos, o cliente recebe o equipamento médico combinado ao suporte permanente da telemedicina para instalação do aparelho, treinamento do técnico que fará os exames e, o mais importante, recebe os laudos dos exames como cortesia.

Por exemplo, ao contratar um aparelho de eletrocardiograma digital em comodato, o cliente paga uma mensalidade única e recebe 30 laudos todos os meses.

Caso realize mais de 30 exames por mês, o sistema vai cobrar somente pelos exames excedentes.

O mercado de aparelhos médicos disponibiliza três maneiras de acesso a equipamentos médicos. Conheça um pouco mais sobre cada uma delas!

Compra

A primeira possibilidade para adquirir um equipamento médico é a compra com o fabricante, por meio da negociação direta ou financiamento bancário.

A principal vantagem de comprar seu próprio equipamento é que ele é seu: depois de quitado, você pode utilizá-lo até o fim de sua vida útil, produzindo apenas lucros — exceto no caso de consertos.

Como desvantagem, no entanto, está o valor que deve ser desembolsado inicialmente, muitas vezes inviável para clínicas e hospitais de pequeno porte.

Além disso, caso não seja especialista, você vai precisar contratar um profissional para fazer o laudo de exames, o que também demanda custos para o negócio.

Passo-a-passo para alugar equipamentos médicos

Passos para alugar aparelhos médicos

Aluguel

Outra forma de ter acesso aos equipamentos médicos é o aluguel, em que é feito o pagamento de mensalidades para a empresa enquanto durar o contrato.

Assim, empresas que não têm o dinheiro necessário para fazer o investimento da compra podem usufruir do equipamento. Contudo, nessa modalidade, o cliente também fica responsável por laudar os exames.

Ademais, em longo prazo, um aluguel se torna insustentável, visto que, muitas vezes, o lucro obtido com os exames seria suficiente para arrematar o equipamento em um curto período de tempo.

Comodato

A última opção para ter um equipamento médico em sua clínica é o comodato, modalidade em que uma mensalidade é cobrada pela empresa de Telemedicina, a qual fica responsável pela emissão dos laudos a distância.

Com essa opção, você não precisa contratar um médico especialista para fazer os laudos e conta com suporte 24 horas para treinamento dos técnicos que vão realizar os exames.

Assim, você economiza em recursos humanos e ainda consegue oferecer um serviço de elevada qualidade para seus pacientes.

Aluguel de equipamentos médicos ou comodato?

Em resumo, alugar aparelhos médicos permite ao cliente receber o aparelho de acordo com o contrato que fez com o fornecedor.

É neste momento que surgem as dúvidas — qual a real diferença entre aluguel e comodato de equipamentos médicos?

De maneira resumida, no aluguel de equipamentos médicos o cliente recebe o aparelho de acordo com o contrato que fez com o fornecedor e realiza os exames em seu serviço, sem ter um apoio na interpretação dos exames com laudo a distância.

No comodato de equipamentos médicos, além de receber o aparelho médico para realizar o exame, o cliente tem todo o suporte de uma empresa de Telemedicina para ajudar com treinamento na realização dos exames e interpretação dos resultados, disponibilizando ainda uma plataforma em nuvem para emissão de laudos por especialistas em tempo integral.

Se você é médico especialista ou conta com um profissional especializado na equipe, provavelmente poderá usar somente o aluguel.

Mas, você já parou para pensar no que vai acontecer nas folgas? Nas viagens? Congressos? Férias?

Nessas situações, quem vai laudar os exames para você? Por isso, já posso afirmar: o comodato é sempre a melhor ideia.

Comodato: por que alugar equipamentos médicos nesse sistema?

Na sequência, elenquei os quatro principais motivos de optar pelo comodato na hora de adquirir um equipamento médico. Confira!

1. Elimina a necessidade de comprar equipamentos médicos e descapitalizar a clínica

Essa é uma vantagem competitiva muito interessante para quem deseja oferecer vários exames em seu serviço, não tem dinheiro para comprar equipamentos médicos e muito menos para contratar um médico especialista para interpretar os exames realizados na clínica.

2. Amplia o portfólio de sua clínica ou hospital

Imagina só o incremento de serviços que podem ser oferecidos ao fazer o aluguel de equipamentos médicos — você vai rapidamente saltar de poucos exames para uma infinidade de possibilidades, sem se preocupar com o fator humano, que é o médico presente para fazer a interpretação.

A competição é algo natural em qualquer serviço que oferecemos e, se conseguirmos superar nossos concorrentes oferecendo exames novos e um atendimento de elevada qualidade, o número de pacientes só tende a aumentar.

3. Possibilidade de suporte e treinamento 24 horas no uso dos equipamentos médicos

Ter um suporte permanente para treinar os técnicos em enfermagem responsáveis pelo serviço é imprescindível para que a sua clínica não fique parada nunca.

Sabemos que novos equipamentos implicam em treinamento e, se houver rotatividade dos funcionários, ter acesso ao suporte permanente é ainda mais importante.

Além disso, não se esqueça de que problemas no equipamento podem acontecer e, com o suporte técnico da empresa, você nunca vai ficar mão.

4. Anula a necessidade de contratação de médicos especialistas

Contratar especialistas como cardiologistas, neurologistas, pneumologistas e radiologistas para fazer parte do corpo clínico para interpretar exames de diversas áreas é uma tarefa difícil.

Primeiro, por causa de todo o custo envolvido e, segundo, porque esses profissionais não estarão 24 horas disponíveis para fazer um laudo.

Ao utilizar o aluguel de equipamentos médicos em comodato, a sua clínica já recebe, junto do aparelho médico, toda uma equipe de especialistas que trabalham em tempo integral de forma remota para interpretar os exames e com um valor muito abaixo do praticado por um especialista presencial.

Isso sem contar com o fato de não existir vínculo empregatício, feriados, madrugadas, férias e tudo o mais.

-> Solicitar orçamento de comodato de equipamentos médicos

Telemedicina: como ela pode impulsionar o seu negócio?

Telemedicina utilizada para alugar aparelhos médicos

A Telemedicina é uma área que oferece especialistas para laudar os exames de todas as especialidades médicas usando uma plataforma em nuvem.

Os clientes realizam os exames e enviam os arquivos para a nuvem e os especialistas interpretam e assinam digitalmente o laudo a distância em até 30 minutos.

Contudo, o serviço não fica só nisso. O que acha de utilizar o aluguel de equipamentos em comodato e não precisar comprar o aparelho para realizar ECG, por exemplo?

Se você está em busca de uma loja de artigos hospitalares para aquisição de um aparelho de eletrocardiograma, deve antes avaliar a locação de equipamentos hospitalares em comodato oferecida pela Telemedicina Morsch.

Afinal, a Telemedicina vem ganhando cada vez mais espaço no mundo todo. Por meio dessa nova tecnologia, é possível fazer a entrega de laudos médicos sem que seja necessário a contratação de profissionais especialistas.

E o melhor de tudo isso: sua clínica jamais perderá a qualidade na realização dos exames e no produto final, que é o laudo médico que será entregue ao seu paciente.

Aliás, o seu cliente pode ficar ainda mais satisfeito, visto que você pode ampliar a gama de serviços oferecidos.

Por conta de todas essas vantagens, a Telemedicina vem crescendo de forma impressionante aqui no Brasil.

Cada vez mais clínicas e hospitais, dos mais diversos tamanhos e áreas, procuram uma opção prática e que caiba dentro do orçamento de cada empreendedor — seja ele um médico ou donos e investidores de clínicas médicas de todas as especialidades.

O aluguel de equipamentos hospitalares em comodato é, portanto, uma excelente oportunidade.

Assim, é possível crescer de forma segura sem a preocupação constante de ter que investir muito dinheiro em compra de equipamentos caros, contratação de médicos especialistas e treinamento permanente dos técnicos que realizam os exames.

A Telemedicina pode alugar aparelhos médicos em comodato

Neste ponto, você já deve ter percebido que a telemedicina traz benefícios importantes.

Afinal, graças a essa especialidade uma clínica em qualquer lugar com internet pode contratar aparelhos digitais de ponta, como aparelhos de:

  • Eletrocardiograma digital
  • Eletroencefalograma digital
  • Mapa de pressão arterial 24 horas
  • Aparelho de holter de ECG 24 horas
  • Espirometria portátil.

Isso tudo sem precisar gastar muito, nem perder um tempo precioso na contratação de um profissional presente 24 horas para dar suporte e interpretar os exames.

É por isso que a telemedicina e o comodato de aparelhos médicos têm conquistado clínicas e consultórios médicos espalhados por todo o mundo.

Com a telemedicina, fica muito mais fácil oferecer a entrega de laudo a distância diariamente ou conforme a necessidade da sua clínica, de forma prática e vantajosa.

Ou seja, ao alugar aparelhos médicos em comodato, o cliente ganha 30 laudos médicos gratuitos todos os meses.

Quais instituições de saúde podem alugar aparelhos médicos em comodato?

Diversos segmentos relacionados à área da saúde podem se beneficiar ao alugar aparelhos médicos em comodato.

Confira, abaixo, exemplos de clientes que utilizam o serviço de comodato de equipamentos médicos da Telemedicina Morsch:

  • Consultórios de uma ou várias especialidades;
  • Postos de saúde em geral;
  • UPAs espalhadas pelas pequenas cidades e bairros;
  • Pequenos, médios e grandes hospitais;
  • Academias de ginástica;
  • Clínicas de fisioterapia, Medicina do Trabalho, fonoaudiologia, odontológicas, de radiologia e enfermagem em geral;
  • Farmácias de bairro;
  • Laboratórios em geral;
  • Enfermeiros que realizam exames domiciliares em pequenas cidades;
  • Empresas que tenham seu setor ambulatorial com técnico em enfermagem.

Aluguel de equipamentos médicos hospitalares por comodato: como funciona?

O mercado de locação de equipamentos médicos hospitalares abrange a oferta de qualquer dispositivo, mobília, equipamentos médicos de diagnóstico e tratamento médico para clínicas ou hospitais.

Podemos alugar o que quisermos, porém, uma diferença importante está em empresas que alugam de tudo e outras que alugam aparelhos médicos específicos para exames e entrega junto do laudo médico assinado pelo especialista.

Essa novidade surpreendente vem mexendo de forma contundente com o planejamento financeiro de clínicas médicas e profissionais da saúde, que buscam oferecer o que há de melhor na região onde atuam.

Uma nova modalidade de contrato vai agilizar ainda mais os planos de expansão de clínicas médicas espalhadas por todo o território nacional.

Estou falando do aluguel de equipamentos médicos na modalidade de comodato, que possibilita novas oportunidades sem que seja preciso investir altas quantias de dinheiro antes de receber os lucros.

No comodato, é assim que funciona:

  •         a clínica é capaz de garantir o acesso da população a serviços médicos especializados de qualidade, como o de um eletroencefalograma, sem precisar investir altos valores em um primeiro momento;
  •         no aluguel de equipamentos médicos, o serviço é entregue para os pacientes, os pagamentos pelos exames são recebidos e, somente depois disso, paga-se a locação;
  •         os equipamentos hospitalares ficam disponíveis na clínica de forma rápida, garantindo, assim, um resultado mais rápido para os clientes e a otimização dos lucros para o negócio;
  •         a média de tempo de entrega do laudo pelo especialista é de, somente, 30 minutos, o qual pode atrasar nos casos de pico de envio — no entanto, para casos urgentes, o cliente entra em contato com nosso suporte via WhatsApp e o exame tem prioridade, sendo laudado imediatamente.

Neste vídeo eu mostro alguns aparelhos que são fornecidos para os clientes. Confira:

Como é alugar aparelhos médicos em comodato na Telemedicina?

Imagine ter os aparelhos médicos ao alcance das mãos, sem precisar investir altos valores logo de cara.

Não seria a construção de um cenário perfeito para uma clínica ou consultório crescer e competir no mercado de sua região?

Acredite, esta realidade é possível e muito mais simples do que você imagina.

Além de alugar aparelhos médicos em comodato, o cliente conta com a entrega de laudos médicos a distância, diariamente, através da plataforma de telemedicina em nuvem.

No comodato de equipamentos, o locatário tem a vantagem de receber o aparelho em mãos em um tempo hábil, mesmo sem precisar pagar nada logo de início.

O contrato é feito de maneira a garantir que o pagamento seja feito no melhor momento, possibilitando um tempo de adaptação e preparação para atender a sua demanda de exames.

Assim, é possível conquistar um número cada vez maior de pacientes satisfeitos e, com isso, lucros ainda maiores, sem precisar se endividar ou arriscar o capital de giro.

O comodato de aparelhos médicos na área de telemedicina é o modelo de negócio perfeito para quem está começando e deseja expandir o tamanho da clínica sem precisar se arriscar com investimentos altos para adquirir equipamentos.

Com a locação de aparelhos médicos em comodato, é possível garantir a entrega de laudos médicos, o acompanhamento diário de doenças ou situações médicas complicadas, sem o aumento de custos com a compra de dispositivos ou contratação de profissionais.

Nas clínicas em crescimento, que possuem demanda para exames de imagem, o aluguel de equipamentos radiológicos também é viável.

Ou seja, a combinação entre telemedicina e comodato é o cenário ideal para quem deseja crescer, garantindo o melhor atendimento em saúde para seus pacientes.

Principalmente em locais afastados dos grandes centros urbanos, onde há carência de especialistas qualificados para laudar exames.

Passo a passo: como alugar aparelhos médicos em comodato

A dinâmica para alugar equipamentos médicos em comodato é bem simples.

Primeiro, o cliente escolhe um ou mais aparelhos que deseja ter em seu estabelecimento e aciona a Morsch, que elabora o contrato de prestação de serviços.

Com o contrato assinado, a Morsch aciona a fábrica e solicita o encaminhamento dos equipamentos ao cliente.

Assim que recebe os dispositivos, o cliente passa a contar com o suporte técnico e treinamento via plataforma de telemedicina.

Pagando uma única mensalidade, ele pode utilizar os aparelhos médicos livremente, além de ganhar 30 laudos todo mês.

Caso precise de mais laudos, o cliente pode pedir e pagar um pequeno valor pela demanda excedente.

Telemedicina Morsch: como ocorre o comodato?

Como a Telemedicina Morsch e o comodato de equipamentos médicos

A locação de equipamentos médicos contempla a oferta do aparelho médico mediante o pagamento de mensalidade.

O aluguel em comodato oferece, além do aparelho médico, os laudos dos exames.

De forma prática, depois de escolher o aluguel de equipamentos médicos e assinar contrato entre a clínica e a empresa de Telemedicina Morsch, por exemplo, os aparelhos hospitalares escolhidos são enviados para o endereço do cliente via Sedex.

Ao receber o equipamento hospitalar, o cliente entra em contato com o suporte para que seja realizada a instalação do equipamento de forma remota e também o treinamento do funcionário que vai realizar o exame.

No contrato de aluguel de equipamentos médicos, fica estipulado que o cliente, ao pagar a mensalidade, recebe 30 laudos de cortesia todos os meses, que já estão incluídos no pagamento mensal.

Como funciona o contrato para comodato de equipamentos médicos

O contrato é um documento simples, que não precisa ser registrado em cartório.

Por meio dele, duas partes firmam acordo mútuo: comodante (quem empresta o equipamento) e comodatário (quem toma o aparelho emprestado).

Como não há pagamento ou recebimento de qualquer quantia, apenas o comodatário assume obrigações legais, pois deve conservar o equipamento enquanto utilizá-lo.

Vale lembrar que, embora o comodato em si não envolva investimento financeiro, o cliente se compromete a pagar uma mensalidade pelo pacote de laudos médicos a distância.

O que deve constar em um contrato de aluguel de equipamentos médicos?

Como mencionei diversas vezes, o tipo mais comum de aluguel de equipamentos médicos é aquele feito por comodato.

Esse tipo contratual é regulamentado pelos artigos 579 e 585 do Código Civil, que o considera um empréstimo gratuito de coisas não fungíveis.

Bens móveis e imóveis podem ser objetos desse tipo de comodato, já que são infungíveis (insubstituíveis), como é o caso dos equipamentos médicos.

Nesse tipo de acordo, o comodatário apenas realiza o uso do objeto em questão, sem que exista seu consumo.

Isso significa que, ao fim de contrato, o bem precisa retornar ao comodante caso não exista renovação, uma negociação posterior de compra ou outra situação semelhante.

Quanto ao prazo, os contratos aluguel de equipamentos médicos por comodato podem ter qualquer duração.

Caso um período não seja estipulado, é presumido que a relação contratual terá o tempo necessário para o correto uso do equipamento que foi concedido.

Os comodantes não podem encerrar o contrato antes do fim do prazo. A exceção é para casos de urgência ou extrema necessidade.

Já se o comodatário não retornar o bem ao final do acordo, é sua obrigação restituí-lo, pagando o valor equivalente ao seu aluguel até a quitação.

No aluguel de equipamentos médicos por comodato, o comodatário precisa preservar o aparelho como se fosse de sua própria propriedade.

Além disso, o uso do equipamento é restrito ao previsto no contrato e à sua natureza.

O comodatário também está vedado de cobrar despesas com o uso do aparelho junto ao comodante.

Em caso de quebra contratual, a parte prejudicada pode exigir o pagamento de perdas e danos.

Esses foram alguns aspectos dos acordos de comodato. Mesmo que eles não exijam a formalização de contratos, sua elaboração é indispensável para garantir mais segurança e evitar problemas. 

Saiba mais no próximo item.

Exemplos para modelo de contrato de aluguel de equipamentos médicos

Depois de apresentar os principais detalhes sobre o contrato de comodato para aluguel de equipamentos médicos, vou ilustrar melhor como o acordo é feito por meio de um modelo simples de contrato.

Lembre-se de que cada caso pode contar com detalhes ou exigências específicas, por isso o exemplo que apresentarei a seguir não é uma receita pronta!

Ao elaborar seu contrato de aluguel de equipamentos médicos, tenha atenção a todos os pontos fundamentais do acordo que são de seu interesse.

Basicamente, o que é previsto e deve constar no documento pode ser exemplificado no modelo abaixo:

CONTRATO PARA ALUGUEL DE EQUIPAMENTOS MÉDICOS

Junto ao plano X, o solicitante qualificado abaixo contrata com as seguintes cláusulas:

1ª- O bem abaixo identificado é de propriedade do Plano X.

2ª- O equipamento fornecido ao solicitante é para seu uso exclusivo e de seus dependentes.

3ª- O solicitante se responsabiliza pela devolução do bem em suas perfeitas condições de uso e se compromete a utilizá-lo durante o prazo abaixo estipulado.

4ª- O solicitante declara estar ciente e cumprir as condições contratuais aqui estipuladas, inclusive as características de valor e condições abaixo discriminadas.

5ª- Se for de comum interesse das partes, o solicitante poderá estender o acordo ao fim do prazo contratual ou optar pela aquisição do bem.

6ª- O plano X se exime de qualquer efeito ou dano provocado pelo mau uso do bem, seja para o solicitante ou terceiros.

CIDADE, DIA, MÊS, ANO

PLANO X   /   SOLICITANTE

RG E ASSINATURAS

Lembre-se de sempre observar o contrato sempre em detalhes, de adequar o acordo à sua realidade e de garantir que ele seja vantajoso para ambas as partes.

Para isso, não abra mão de um bom apoio jurídico e de parceiros confiáveis para o seu aluguel de equipamentos médicos.

Quais os passos para contratar o aparelho em comodato na prática?

Em primeiro lugar, escolha uma empresa de telemedicina com uma plataforma em nuvem, que atenda todos os exames médicos.

Isso é importante porque, mesmo que você comece com um comodato de eletrocardiograma digital, em pouco tempo terá a oportunidade de aumentar as opções de exames e terá que começar tudo de novo com uma empresa maior, que ofereça várias especialidades.

É frequente encontrar, no mercado, pequenas empresas que atendem uma única especialidade, por exemplo, uma empresa exclusiva em telecardiologia.

O problema de começar contratando essa empresa é que, ao decidir ampliar para outras especialidades, você terá buscar outra parceira e ficar com dois fornecedores, ou escolher uma empresa maior, que contemple mais especialidades.

Ressalto que a telemedicina possui a maior plataforma em nuvem na área médica do Brasil, atendendo todas as demandas de exames.

Depois de assinar contrato com a Morsch, o cliente recebe o aparelho pelo correio em até cinco dias úteis e, em seguida, pode marcar o treinamento com o suporte técnico, que dá orientações a distância, sem precisar ir até o endereço do cliente.

No horário agendado, é feito acesso remoto ao computador do cliente, através do qual profissionais experientes auxiliam na instalação do equipamento – o que é simples.

Depois, é feito o treinamento do técnico em enfermagem que irá realizar o exame e enviar os arquivos dos exames para a plataforma de telemedicina, acessível a partir de qualquer dispositivo conectado à internet, mediante login e senha.

Legislação para o regime de comodato de aparelhos médicos

A principal referência ao regime de comodato se encontra nos artigos 579 a 585 do Código Civil Brasileiro.

A legislação define o comodato como o empréstimo gratuito de coisas não fungíveis. 

Ou seja, aquelas que não podem ser substituídas por outras de mesma qualidade, espécie ou quantidade.

Segundo o Código Civil, o comodatário fica obrigado a conservar os aparelhos médicos como se fossem seus, zelando pelas condições ideais de uso.

Ela também orienta que se estabeleça um prazo para o uso do bem emprestado, ainda que seja indeterminado.

Além disso, ele não pode utilizar os equipamentos para outras finalidades que não sejam a realização dos exames de diagnóstico.

Cabe, ainda, devolver os aparelhos em bom estado ao término do contrato.

A Súmula 573 do Supremo Tribunal Federal (STF) é outra lei que rege o aluguel em comodato.

Logo, de acordo com o texto, máquinas, utensílios e implementos cedidos em comodato estão livres do Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

O que vale mais a pena: comprar, locar ou alugar em comodato?

Para que você tenha uma visão melhor sobre as indicações e diferenças entre o aluguel comum, em comodato e a aquisição definitiva de aparelhos, vou listar as principais vantagens de cada caso.

Ao observar quais são os benefícios de cada situação, você terá um melhor entendimento sobre qual é o modelo mais adequado às suas necessidades e realidade.

Quem opta pelo aluguel de equipamentos médicos comum, pode usufruir de:

  • Equipamentos de ponta e alto custo, que seriam inacessíveis no orçamento da clínica ou hospital;
  • Apoio para implementação e manutenção;
  • Possibilidade de devolução caso não seja mais necessário seu uso;
  • Flexibilidade para realizar o aluguel de equipamentos médicos pontualmente, por certos períodos, durante semanas, meses, anos, e assim por diante.

Já no comodato para aluguel de equipamentos médicos, algumas diferenças são marcantes, como:

  • Ausência ou redução significativa de custos, já que o equipamento é emprestado para a prestação de serviços específicos;
  •  Mais abrangência e flexibilidade com a possibilidade de oferecer laudos a distância;
  • Treinamentos e suporte completo para o uso dos equipamentos;
  • Pouca burocracia para formalizar o acordo e agilidade para receber os aparelhos;
  • Mais economia, para que os recursos sejam direcionados à melhoria de outras áreas.

Assim, se você acha que o aluguel de equipamentos médicos, comum ou por comodato, não é para você, então é preciso ter atenção às características da aquisição. Confira:

  • O equipamento pertence somente à clínica e não precisa ter serviços ou custos recorrentes vinculados a ele;
  • Os profissionais têm mais liberdade para escolher entre as possibilidades de aparelhos disponíveis para venda no mercado;
  • Desde que haja recursos financeiros disponíveis, também é possível contar com tecnologia de ponta, mas ela geralmente é extremamente cara;
  • A implementação e assistência é feita diretamente com o fabricante, com custos a cargo do proprietário.

Vantagens do comodato de aparelhos médicos

A principal vantagem de fazer o aluguel de um equipamento médico está em receber um serviço agregado de laudos médicos assinados digitalmente por especialistas, junto ao aparelho.

Todavia, os benefícios da locação de equipamentos médicos hospitalares em comodato não ficam somente nos valores financeiros.

Essa possibilidade também melhora a imagem da clínica, já que garante uma melhor confiança dos pacientes.

Afinal, a entrega de laudos médicos ocorre diariamente, de forma rápida, com muita segurança, mesmo sem a presença de profissionais especialistas na clínica, passando mais credibilidade para todos os pacientes.

Além disso, a clínica recebe suporte permanente enquanto mantém o contrato.

Você pode entrar em contato com o nosso suporte a qualquer momento e ser auxiliado em qualquer etapa do processo de uso do equipamento.

Quando houver necessidade de reparos, o aparelho é substituído.

Nesse formato de locação de equipamentos médicos hospitalares o cliente nunca deixa de fazer os exames e manter sua produtividade.

Ou seja, essa nova forma de locação vai revolucionar de uma vez por todas o planejamento financeiro das clínicas.

E digo mais, vai possibilitar um crescimento real em um curto espaço de tempo.

Portanto, se você não pode comprar um equipamento, o que costuma demandar valores muito grandes, e não conta com uma equipe de médicos especialistas — o que é comum principalmente entre aqueles que estão em início de carreira —, essa é uma solução de saúde integral que vai permitir que sua clínica encare de igual para igual os demais concorrentes.

Aderir ao comodato reúne benefícios para negócios de todos os portes.

Confira mais detalhes:

1. Disponibilidade do aparelho em curto prazo

A compra ou aluguel tradicional de equipamentos médicos costumam envolver burocracia, o que atrasa a entrega dos produtos.

Por outro lado, empresas como por exemplo, a Telemedicina Morsch têm proximidade com diversos fabricantes, o que facilita o processo de envio dos equipamentos.

Em outras palavras,  são liberados assim que o cliente assina o contrato, e chegam em até cinco dias úteis.

2. Expansão da clínica sem impactar no capital de giro

Todo empreendedor conhece a importância do capital de giro para que sua empresa funcione e tenha condições de crescer.

Daí a necessidade poupar.

Principalmente para um novo estabelecimento, que conta apenas com o essencial para se manter durante os primeiros meses, ou para clínicas em expansão.

Como resultado, adquirindo os aparelhos médicos em comodato, o cliente economiza milhares de reais que precisariam ser investidos na compra ou aluguel dessas tecnologias, aumentando o capital de giro e as oportunidades de bons negócios.

3. Treinamento e suporte técnico

O aluguel em comodato tem um importante serviço agregado: a telemedicina.

Portanto, quando o cliente firma essa parceria, ele recebe muito mais que laudos a distância e equipamentos médicos.

Está incluso um serviço de suporte remoto, disponível sempre que houver dúvidas ou qualquer problema. Nesse contexto, Outra vantagem é que a Morsch disponibiliza capacitação permanente para os médicos ou técnicos em enfermagem que conduzirão os exames de diagnóstico.

Repleto de instruções, o treinamento pode ser acessado a qualquer hora do dia ou da noite, através da plataforma de telemedicina.

4. O aparelho é trocado se houver problemas

Os aparelhos disponíveis para comodato são novos e, alguns deles, já chegam calibrados.

Porém, se houver falhas, o cliente não fica no prejuízo: ele pode acionar a Morsch e solicitar a troca do equipamento, sem custos adicionais.

Outras vantagens em alugar aparelhos médicos em comodato

  • Todos os aparelhos são registrados na Anvisa
  • Suporte permanente e descomplicado
  • Troca por outro nos casos de calibração ou manutenção
  • Substituição imediata quando se tornar obsoleto e inviável para usar junto à telemedicina
  • Escolhemos sempre aparelhos com tecnologia de ponta
  • Fácil manuseio
  • Portáteis. Usam a bateria do notebook e, portanto, permitem que o cliente faça exames em empresas e em campo
  • Ideal para quem não sabe se seu serviço vai prosperar com um exame novo, já que o aparelho concedido pode ser devolvido sem burocracia
  • Fornecimento de calibração para algumas marcas contratadas
  • Treinamento permanente dos técnicos em enfermagem, evitando que o serviço fique indisponível em casos de doença ou demissões
  • O cliente tem acesso a uma plataforma completa de especialidades para enviar seus exames
  • Tem dúvida sobre o resultado do laudo médico? Está inclusa consulta à segunda opinião médica, sem que o cliente pague nada a mais por isso.

A prova de que o comodato de aparelhos médicos compensa

Objetivamente, ao alugar aparelhos médicos o cliente paga uma mensalidade e fica responsável pela instalação e uso do equipamento, sem qualquer auxílio adicional.

No comodato de equipamentos médicos, o cliente recebe, junto ao aparelho médico escolhido, acesso a uma plataforma de telemedicina com especialistas registrados no Conselho Federal de Medicina para interpretar o exames.

E o melhor: tudo isso está incluído no pacote.

Para ficar mais claro, vou comparar as opções de compra e aluguel em comodato de equipamentos médicos.

Opções de compra X aluguel em comodato de equipamentos médicos: 

Cito, como exemplo, a compra de um aparelho de eletroencefalograma (EEG), que está cotado a R$ 15.000,00, em média, no seu modelo básico, podendo chegar a R$ 25.000,00 quando o cliente opta por polissonografia no mesmo aparelho.

Aluguel de equipamentos médicos: aparelho de eletroencefalograma (EEG)

Comprar, alugar ou comodato aparelho de EEG

Nesse caso, o cliente precisa comprar o aparelho, depender da fábrica para enviar e instalar, procurar um curso online ou presencial para aprender a realizar o eletroencefalograma digital e, depois, contratar um neurologista ou uma empresa de telemedicina que irá cobrar pela interpretação dos exames e liberação dos laudos.

No comodato de equipamentos médicos, o cliente não investe o valor do equipamento. Ele o recebe sem custo, combinado a todo um suporte, e paga apenas pelos laudos.

Como a Telemedicina Morsch tem parceria com fabricantes, no momento em que recebermos o contrato assinado, um funcionário da Morsch avisa a fábrica para enviar o aparelho médico direto para o endereço do cliente.

Dessa forma, a garantia fica direto com a fábrica e o restante, ou seja, todo o suporte para instalação, treinamento e o sistema de telemedicina para enviar os exames e receber os laudos médicos em minutos, fica sob a responsabilidade da Morsch.

Observe que a comparação entre a compra e o comodato de aparelhos médicos mostra que é mais vantajoso alugar em comodato, pois o cliente recebe todo o suporte necessário junto a um só fornecedor.

Afinal, não necessita investimento na compra do equipamento e nem procurar um especialista para laudar seus exames.

Acesso aos laudos dos exames: como é feito?

Primordialmente, os laudos dos exames são oferecidos para os clientes que contrataram a modalidade de comodato da mesma forma que aqueles que têm seu próprio equipamento.

Obviamente os valores dos laudos são diferentes de acordo com o tipo de serviço contratado.

A Telemedicina Morsch disponibiliza uma plataforma em nuvem que recebe os exames enviados das clínicas e os médicos especialistas logados no sistema interpretam e liberam os laudos médicos em 30 minutos.

Todos os exames e laudos são acessados em tempo real por qualquer dispositivo que navegue na internet — pode ser um smartphone, tablet, notebook ou computador.

Além disso, o cliente pode contratar somente os laudos dos exames se já adquiriu seu próprio aparelho médico e não disponibiliza de um especialista em tempo integral.

Se o cliente contratou aluguel de equipamentos médicos, automaticamente terá disponível a plataforma de Telemedicina para enviar os arquivos e receber os laudos médicos assinados pelos especialistas.

Então, ao acessar sua área de trabalho na internet, você poderá ver todos os relatórios de exames enviados, os resultados dos exames e direcionar para sua necessidade.

Na sequência, o cliente pode salvar o laudo no computador, imprimir ou enviar direto para o e-mail do paciente ou do próprio médico que pediu o exame.

Aparelho analógico: é possível usar a Telemedicina?

Exames digitalizados através da telemedicina

Eu tenho um aparelho analógico, é possível usar a telemedicina?

A resposta é SIM, os exames impressos podem ser digitalizados usando um scanner ou câmera fotográfica.

As imagens podem ser anexadas na plataforma de Telemedicina e recebem os laudos assinados digitalmente e de forma rápida.

Veja como é fácil: ao finalizar o exame que foi impresso em papel, o cliente usa um smartphone, por exemplo, com o qual tira uma fotografia por meio de um aplicativo específico e envia diretamente para a plataforma de Telemedicina.

Lembrando que o uso do sistema de Telemedicina pode ser feito com qualquer dispositivo que tenha acesso à internet, o que facilita ainda mais o contato com a plataforma e profissionais que vão emitir o laudo dos exames.

Quais aparelhos médicos são fornecidos em comodato?

Antes de mais nada, o mercado de aluguel de equipamentos médicos oferece todos os aparelhos existentes para alugar.

Porém, alugar em comodato agrega a vantagem de receber o serviço de laudos em uma plataforma de telemedicina na nuvem, além de suporte permanente.

Para o comodato de equipamentos médicos com laudos rápidos, podemos citar como principais aparelhos:

  • Eletrocardiograma portátil;
  • Eletroencefalograma digital;
  • Espirometria portátil;
  • Mapa de pressão arterial 24 horas;
  • Holter de ECG digital 24 horas;
  • Radiológicos em geral.

Assim, todos esses aparelhos entregues têm suporte permanente, em que o cliente é auxiliado para instalação, treinamento de uso, treinamento para realizar o exame, para enviar para o sistema de Telemedicina e muito mais.

Lembre-se de que a rotatividade de funcionários em clínica e hospitais é grande e a qualquer momento você pode precisar de um novo treinamento.

Além do mais, a especialidade de medicina ocupacional é a área que mais se beneficia com esse formato de serviço.

Isso porque, além dos atendimentos, os exames podem ser feitos na clínica ou na própria empresa, visto que os aparelhos são portáteis e por usarem a bateria do notebook não precisam de energia elétrica.

É possível realizar todos os exames e, depois de voltar para a sua clínica, transferir para a plataforma de Telemedicina com calma a qualquer hora, pois o serviço de interpretação funciona 24 horas.

Equipamentos para radiologia em comodato: quais são eles?

Existem empresas que disponibilizam o aluguel de todos os equipamentos médicos usados em um hospital.

Em síntese, o aluguel de tomografia e ressonância magnética é um dos mais caros na escala de aluguel e são poucas empresas que oferecem esse serviço.

Deixo este link da spx para quem necessita de mais informações sobre aluguel de aparelhos de radiografia, tomografia, RM entre outros.

Aluguel de equipamentos médicos ou comodato: qual escolher?

O aluguel de equipamentos médicos é uma opção para os clientes que precisam dos laudos médicos assinados por especialistas

Se você é especialista e não vai precisar da Telemedicina, comprar o equipamento é a melhor saída. Afinal, você estará adquirindo um equipamento que vai durar por muitos anos e, assim, a vantagem econômica é maior.

Não há sentido em alugar um aparelho que se paga facilmente dentro do prazo de um ano, com um bom fluxo de exames.

Para os clientes que precisam dos laudos médicos assinados por especialistas, a opção do aluguel de equipamentos médicos hospitalares em comodato é uma boa alternativa, pois estará economizando na compra do equipamento médico e contratação de profissionais.

Claro que existe uma diferença no valor dos laudos cobrados acima da cota gratuita mensal para quem aluga e para quem tem seu próprio aparelho.

Se o volume de exames é baixo — menos de 100 exames por mês —, talvez não seja vantagem comprar o equipamento.

Se o volume de exames é alto, comprar o aparelho e contratar somente a interpretação dos exames com a Telemedicina Morsch poderá trazer uma economia de pelo menos 20% no custo final dos laudos.

Essa diferença acontece, pois a Telemedicina Morsch investe na compra do aparelho e, por isso, precisa ter um retorno sobre o investimento.

A Medicina do Trabalho crescendo com o comodato

Graças à combinação entre telemedicina e aluguel em comodato, clínicas especializadas em Medicina do Trabalho levam exames e laudos de qualidade a empresas, ainda que estejam em locais remotos.

A maior vantagem é o fato de os equipamentos serem digitais e portáteis.

Depois de instalados em um notebook, é possível levá-los para qualquer lugar, usando a bateria do aparelho para realizar os exames sem atrapalhar a rotina de trabalho dos funcionários da empresa.

Os registros dos exames podem ser enviados para o portal de telemedicina na nuvem durante o expediente, em tempo real.

Em seguida, especialistas os acessam, interpretam e emitem os resultados na forma de laudos médicos, com assinatura digital, em poucos minutos.

Se não houver internet na hora do exame, também é possível fazer a transferência dos arquivos para a nuvem em outro momento, visto que a plataforma de telemedicina funciona 24 horas por dia, o ano inteiro.

Telemedicina Morsch: uma solução para o comodato

Sobretudo, o aluguel aparelhos médicos faz parte da rotina da Telemedicina Morsch, que desde 2005 acompanha o crescimento de diversas clínicas por todo o Brasil

Acompanhamos o crescimento de diversas clínicas pelo Brasil que iniciaram com um aparelho de ECG e, hoje, têm uma estrutura completa.

Estamos no mercado desde 2005 e, assim como acompanhamos muitos crescerem, vimos também outros quebrarem por falta de investimento. Então, é preciso ter uma visão estratégica e documentada!

O modelo de atendimento da nossa empresa é muito transparente. Ou seja, o cliente que optar pela locação de equipamentos médicos terá que enviar a lista de documentos para nossa rotina de avaliação.

Os dados serão analisados pelo nosso jurídico e, se estiverem corretos, sem restrições, faremos o contrato de um ano. Após a assinatura, enviaremos o aparelho via Sedex em um prazo de 5 dias úteis.

Ao receber o equipamento, o cliente entra em contato, marca um horário para a instalação e treinamento do técnico em enfermagem e, no mesmo dia, já pode realizar os exames e usar a nossa plataforma de Telemedicina em nuvem para receber os laudos assinados pelos especialistas.

Os clientes que decidirem contratar os aparelhos médicos em comodato com a Telemedicina Morsch terão uma parceria completa que vai desde a oferta do aparelho, instalação, treinamento permanente e laudos precisos fornecidos somente por especialistas registrados no Conselho Federal de Medicina (CFM).

Sobre a Telemedicina Morsch

Com mais de uma década de experiência em serviços de telemedicina e comodato, a Morsch disponibiliza uma estrutura completa a clientes de todo o Brasil.

Adquirindo equipamentos em comodato, eles podem acionar o suporte técnico e treinamento 24 horas por dia através de uma plataforma intuitiva e eficiente.

Além disso, têm acesso ao serviço de laudos médicos a distância, que otimiza o processo e acaba com as filas de espera por resultados de exames.

Dessa forma, é possível ampliar o portfólio de testes de diagnóstico, que serão realizados por técnicos em enfermagem e laudados pelos especialistas da Morsch.

Os laudos remotos contam com a segurança da assinatura digital e ficam prontos em poucos minutos.

Pedidos urgentes são liberados em tempo real na plataforma.

Conclusão

Neste artigo, procurei descrever as possibilidades de alugar aparelhos médicos e esclarecer a diferença do aluguel e do comodato desses equipamentos.

Tendo essas duas opções em mente, a sua clínica ou hospital pode competir de maneira mais confortável com os demais serviços de saúde da sua região, sem investir um valor consideravelmente alto em dinheiro na aquisição de equipamentos médicos.

Descrevi que é possível alugar qualquer recurso que necessite utilizar no seu serviço, porém, só a Telemedicina entrega o laudo a distância como alternativa para quem não tem um médico especialista em seu corpo clínico para prestar tal serviço.

Também expliquei que a Telemedicina é uma especialidade médica que disponibiliza uma plataforma em nuvem para que os clientes enviem os arquivos dos exames e, na sequência, recebam os resultados e laudos assinados digitalmente.

Portanto, com um cenário econômico sempre repleto de altos e baixos, o aluguel de equipamentos médicos em comodato com empresas de Telemedicina é uma alternativa viável de crescimento com baixo custo para os serviços de saúde.

O que achou deste conteúdo? Assine a newsletter e receba meus posts diretamente no seu e-mail. Aproveite e até o próximo artigo!

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin

COMPARTILHE