Empresa de Telemedicina: o que é? Para que serve?

Por Dr. José Aldair Morsch, 2 de fevereiro de 2017
laudos de Tomografia computadorizada

Já ouviu falar em Empresa de Telemedicina? Sabe para que serve? Este artigo vai abordar o surgimento de uma nova especialidade na medicina que cresce em todo o mundo.

Como funciona a Telemedicina?

Uma empresa de telemedicina funciona a partir da transferência de dados médicos por intermédio do envio dos dados numa plataforma online onde todos os especialistas do mundo tem acesso para dar sua opinião em tempo real. Tanto o recebimento como o tratamento de tais informações é possibilitado a longas distâncias.

O que é Telemedicina?

A telemedicina nada mais é do que o encontro de tecnologias de comunicação e informação com o objetivo central de prestar auxílio médico à distância para pacientes e comunidades afastadas. A telemedicina é a ferramenta usada pela Telesaúde para atender pacientes á distância através de teleconferência e análise de exames enviados numa plataforma web em nuvem.

Levando-se em consideração os serviços ainda precários na área de saúde pública em âmbito nacional, a telemedicina pode fazer uma grande diferença – caso seja bem aplicada no país. Isso porque a telesaúde pode se tornar uma aliada ao fornecer assistência qualificada e eficiente para indivíduos necessitados, que muitas vezes, nem se quer têm condições de ir pessoalmente a um centro médico.

Que exames são feitos numa empresa de Telemedicina?

A empresa do setor de telemedicina trabalha disponibilizando aos pacientes exames específicos (como eletroencefalograma com mapeamento cerebral, ergometria, holter e outros). Posteriormente, seus resultados (laudos) serão avaliados por profissionais qualificados na área de saúde.

Solicite um orçamento

Os exames de telemedicina são disponibilizados na área cardiológica, pneumológica, radiológica e até mesmo neurológica. O objetivo é possibilitar que a saúde chegue a um número cada vez maior de pacientes.

Como funciona uma plataforma de Telemedicina?

Tudo começa com o paciente. Ao sentir uma estranha dor no peito, por exemplo, ele pode entrar em contato com a clínica que usa os serviços de uma empresa de telemedicina, que irá realizar um exame de eletrocardiograma digital;

Instantaneamente após a realização do exame, o registro do exame de eletrocardiograma é enviado para a plataforma de telemedicina;

O Cardiologista especializado que está logado na plataforma irá analisar o registro do exame enviado e fornecer o laudo médico em tempo real, e em seguida, o médico do paciente recebe o resultado e toma uma conduta: libera o paciente, medica ou encaminha para uma consulta médica presencial com um especialista ou ainda pode entrar em contato com o médico que analisou o exame na empresa de telessaúde e discutir o caso para ajudar na conduta.

Aproveite e baixe seu manual de eletrocardiograma para ajudar nas condutas!

Os laudos fornecidos a partir de procedimentos de telemedicina são seguros, legalizados e já estão em todas as partes do planeta. Tais procedimentos tem como base a utilização das mais recentes tecnologias da comunicação e informação, motivo pelo qual prestam resultados qualitativos, eficientes e em tempo real, todos com assinatura digital da empresa, garantindo total segurança.

Especialidades atendidas pela Telemedicina:

– Interpretação de exames cardiológicos, tais como o eletrocardiograma;

– Registro de Holter com eletrocardiograma digital 24 horas;

– MAPA de pressão arterial 24 horas

– Possibilidade de calcular quais são os riscos para o paciente no pré e pós-operatório de cirurgias com muito mais precisão;

– Realização de procedimento de eletroencefalograma com mapeamento cerebral digital e interpretação clínica dos resultados;

– Exames de espirometria para diagnóstico de possíveis doenças pulmonares;

– Realização e interpretação de exames radiológicos de modo geral: tais como tomografias computadorizadas e, especialmente, mamografias (exames fundamentais para a prevenção contra o câncer de mama), rx digital entre outros.

A medicina ocupacional crescendo com o auxilio da Telemedicina

Com a regulamentação do atendimento ás empresas com exames periódicos, admissionais, demissionais, a medicina ocupacional usa a telemedicina para interpretação de todos os exames realizados nas empresas, trazendo mais qualidade no atendimento ao trabalhador.

Qual a diferença entre Telemedicina e Telessaúde?

Dois temas muito frequentes na comunidade médica, porém com pouca informação relevante. Decidimos publicar um artigo específico para esclarecer as diferenças.

Saiba a diferença entre Telemedicina e Telessaúde

Por fim, devemos destacar que hoje as empresas de telessaúde vêm se tornando grandes aliadas no diagnóstico e tratamento precoce de enfermidades.  Não à toa, podemos dizer com toda a certeza de que a telemedicina possibilita melhora nos serviços na área da saúde. E o melhor: independentemente de qual seja a localização geográfica do paciente.

Como posso contratar os serviços de Telemedicina?

Para interessados em adquirir os serviços de telemedicina, basta solicitar um orçamento para a telemedicina Morsch.

É importante saber que a Plataforma de Telemedicina em nuvem aceita arquivos de exames de qualquer aparelho médico que o cliente possua.

O cliente que contrata os serviços de Telemedicina recebe treinamento e suporte permanente para enviar os exames e recebe os laudos médicos.

Não tenho aparelhos médicos para contratar a Telemedicina, preciso comprar ou tem outra opção?

Uma das facilidades oferecidas pelas empresas de telemedicina é a possibilidade de usar os aparelhos médicos em comodato.

O cliente paga uma mensalidade e recebe gratuitamente 30 laudos de exames todos os meses durante a vigência do contrato.

Em resumo, aqueles clientes que moram em locais distantes sem especialistas, tem a oportunidade de contratar uma empresa de Telemedicina e enviar os exames pela internet para serem laudados por especialistas 24 horas por dia.

Não esqueça de compartilhar com seus amigos nas redes e assinar nosso blog!

Dr. José Aldair Morsch – Cardiologista – Especialista em Telemedicina

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp