O que é e como funciona a Telemedicina Cardiológica?

Por Dr. José Aldair Morsch, 16 de agosto de 2016
telemedicina cardiológica

A Telemedicina Cardiológica, também conhecida como telecardiologia usa a tecnologia da informação e internet na saúde para facilitar e permitir a troca de exames de eletrocardiograma de pacientes, sua interpretação, emissão de laudos médicos e até discussão de casos clínicos entre especialistas da área.

Isso tudo a distância, trazendo maior agilidade na hora de diagnosticar uma doença cardíaca e estabelecer o protocolo de tratamento.

Por meio da telecardiologia, é possível monitorar parâmetros vitais a distância, como ritmo cardíaco, pressão arterial,  realizar envio remoto de dados, compartilhar imagens, entre outros.

Com isso, ela melhora o atendimento ao paciente, que terá seu histórico médico analisado por especialistas com agilidade e qualidade, trazendo auxílio para o clínico do paciente.  

Para a empresa que adota esse sistema, amplia as possibilidades de competitividades, ao oferecer mais uma ferramenta de saúde.

ORÇAMENTO

O que é Telemedicina Cardiológica?

É uma especialidade médica que disponibiliza interpretação de ECG digital 24 horas através da emissão do laudo a distância, com teleconferência para uma segunda opinião.

Nem sempre em uma clínica é possível ter um cardiologista de plantão.

Porém, é comum a presença de pacientes cardiopatas em que profissionais que atuam como clínico geral necessitam de auxílio diagnóstico.

Isso é ainda mais frequente em cidades distantes dos grandes centros, nas quais o acesso a um especialista torna-se muito difícil, devido ao deslocamento necessário.

Quando chega um paciente a clínica que não tem como se deslocar ao cardiologista, cabe ao clínico estabelecer o melhor tratamento.

É nesse momento que a telemedicina cardiológica vem ajudar no diagnóstico.

Através dela, é possível transmitir os dados dos exames realizados de maneira remota, como os do ECG, por exemplo.

Eles serão analisados por um cardiologista e o laudo será emitido em minutos através de uma plataforma de telemedicina online, em que o especialista acessa de onde estiver.

Tudo isso com muita eficiência, possibilitando agilizar o diagnóstico e, consequentemente, o início do tratamento.

Teleconferência na cardiologia

Depois de receber o laudo, o plantonista pode perceber que se trata de um diagnóstico mais complicado do que o esperado, como um infarto, uma arritmia.

Neste caso, se o profissional desejar, ele pode entrar em contato com um cardiologista por meio da telemedicina cardiológica, para solicitar uma segunda opinião e qual a melhor conduta a ser adotada.

Os dois poderão discutir a situação do paciente e estabelecer juntos o melhor tratamento para a cardiopatia em questão.

É possível ter acesso online aos dados do prontuário eletrônico do paciente – basta ter internet.

Dessa forma, o médico pode estar em qualquer lugar e quando conectado, esclarece dúvidas e fornece orientações tanto para o paciente quanto para o profissional que solicitou a consultoria.

Monitorização cardíaca a distância

Este é outro serviço que permite um melhor atendimento a pacientes cardiopatas, principalmente aos que contam com implante de dispositivos cardíacos como marcapasso, desfibriladores, holter de eletrocardiograma, medidores de pressão arterial, medidores de glicemia, etc.

Isso acaba reduzindo o número de visitas hospitalares e os custos inerentes, além de trazer mais conforto e segurança para o paciente, que envia os seus dados para o especialista sem sair de casa.

Ótima ferramenta também para ambulância, UTI e hospitais.

Um hospital que faz uso da telecardiologia diminui o número de pessoas que precisam ir até o estabelecimento para acompanhamento dos dados. Isso passa a ser feito virtualmente.

Como consequência, a fila de espera e as salas lotadas passam a não existir, pois muitos pacientes começam a ter esse atendimento em casa.

Os custos também diminuem, tanto para o paciente, que não precisa se deslocar, quanto para o hospital, que consegue controlar melhor o número de horas extras necessárias para atender às longas filas de espera.  

Como contratar a telecardiologia?

As empresas de telemedicina disponibilizam vários formatos de prestação de serviços para consultórios, clínicas e hospitais.

Se o interessado já possuir o aparelho de eletrocardiograma, mesmo o mais antigo, da época da tirinha ou um mais atual conectado ao computador, é possível contratar o serviço de telecardiologia por um valor muito acessível e receber o laudo o eletrocardiograma em minutos.

Contrate o aparelho de ECG digital em comodadto

O modelo de oferecer o aparelho de ecg digital na forma de aluguel em comodato já é uma rotina na Telemedicina.

O cliente recebe o aparelho, paga um aluguel e recebe 30 laudos de eletrocardiograma de cortesia.

Vale a pena fazer os cálculos e perceber que se torna muito vantajoso para quem inicia seu serviço.

Após contratar o serviço de telecardiologia, o responsável pelo suporte da empresa entra em contato para realizar a instalação, treinamento e auxílio no envio dos exames de eletrocardiograma pela plataforma de telemedicina e em poucos minutos já está com o serviço em pleno funcionamento.

A Telemedicina Morsch é pioneira nessa atividade, trabalhando desde 2005 na entrega de laudos médicos de eletrocardiograma para todo o Brasil.

Aproveite e solicite orçamento com nossos vendedores, eles irão analisar seu projeto e indicarão o melhor caminho para te êxito no seu serviço.

Consulte um cardiologista online para uma segunda opinião

Por fim, com a Telemedicina Cardiológica é possível se comunicar e orientar pacientes online, tirando dúvidas, orientando quanto ao uso de medicamentos, entre outros.

A tecnologia, usada dessa forma, só tem a favorecer a área da saúde, a ajudar a rotina médica e melhorar o tratamento das pessoas que necessitam.

Gostou do artigo? Por ser uma especialidade médica ainda pouco conhecida, é interessante divulgarmos o assunto e, assim, contribuiremos no aprendizado e, caso alguém venha a necessitar de atendimento médico, saberá buscar novos recursos e salvar vidas.

Compartilhe nas redes sociais!

Assine nosso blog e receba conteúdos semanais no seu e-mail.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia pela PUC-RS. Pós-graduação em Cardiologia Pediátrica pela PUC-RS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp