Os tipos de aparelho de Eletrocardiograma na Telemedicina

Por Dr. José Aldair Morsch, 24 de julho de 2017
tipos de aparelho de eletrocardiograma

Os tipos de  aparelho de eletrocardiograma receberam várias atualizações que  foram criadas para aperfeiçoar ainda mais o serviço médico na área da telecardiologia e trazer mais originalidade e praticidade na execução de exames médicos e laudos online para as clínicas.

Como profissional da saúde, é absolutamente essencial possuir um maquinário eficiente a ponto de auxiliá-lo na execução de atendimentos e responsabilidades rotineiras com seus pacientes.

Em qualquer momento da carreira de um médico ou especialista da saúde há o pensamento de que é preciso dar uma guinada em sua profissão.

Talvez alguns desses especialistas ainda não tenham percebido como gestores de centros médicos, que a busca por inovação em seus materiais e equipamentos de saúde influencia bastante nesse crescimento.

Ninguém gosta de ser ultrapassado, não é mesmo? Isso também se aplica ao uso de equipamentos numa clínica, ainda mais quando os pacientes percebem a presença ou falta de estrutura adequada.

Solicite um orçamento

Um dos equipamentos que passou por várias inovações é o aparelho de eletrocardiograma, ou eletrocardiógrafo.

Para inovar ainda mais na emissão de laudos médicos para os pacientes, médicos de todas as partes procuram aderir ao uso de máquinas mais atualizada, de preferência digital para trazer mais qualidade nos serviços e dar mais conforto e segurança tanto à equipe médica quanto ao paciente.

Para isso, é importante entender todo o processo histórico dos tipos de aparelho de eletrocardiograma e o que está disponível hoje no mercado para otimizar ainda mais a área médica.

Como a história evoluiu com os tipos de aparelho de eletrocardiograma

Os tipos de aparelho de eletrocardiograma tem um histórico de mais de 100 anos.

Conhecido por ser o equipamento capaz de medir a atividade elétrica cardíaca, o eletrocardiógrafo mensura esses batimentos por meio de um gráfico que expõe em linha contínua a intensidade dos batimentos.

Sendo um dos equipamentos preferidos pelos cardiologistas para detectar problemas no coração ou outras patologias cardiovasculares.

Os tipos de aparelho de eletrocardiograma realizam a triagem de doenças relacionadas ao sistema cardiovascular, tem reconhecida a abreviação por ECG, ou EKG (“elektrokardiogramm”) como é mais comumente dito em alemão.

Willen Einthoven, natural da ilha de Java, foi estudante de medicina na Universidade de Medicina da Holanda e o grande criador da máquina de eletrocardiograma, embora outros cientistas sejam reconhecidos pelo desenvolvimento de técnicas e equipamentos que também possuíam função de realizar diagnósticos de doenças cardiovasculares.

Willen desenvolveu o aparelho de eletrocardiograma por meio de um sistema mais sensível e direto de identificar a tensão cardíaca do paciente, inventando um dispositivo chamado galvanômetro de corda, que registra as tensões de maneira mais fiel através das renomadas cinco deflexões que são mostradas no laudo médico por meio de traçados.

Cada linha é identificada por uma letra (P, Q, R, S e T) e se tornaram a identificação oficial que inúmeros especialistas usam hoje.

Mas até o momento, fica a pergunta: como os tipos de aparelho de eletrocardiograma se encaixam no ramo da eletrofisiologia?

A relação entre eles é interessante e possibilita uma análise mais aprofundada a respeito do uso dessas máquinas em prol da detecção de enfermidades do sistema cardiovascular.

O ECG e a eletrofisiologia: como eles andam juntos?

A eletrofisiologia cardíaca teve vários precursores, especialmente no século XIX, época em que o aparelho de eletrocardiograma foi criado e aperfeiçoado.

Mesmo que os primeiros aparelhos para se medir a tensão cardíaca tenham surgido com o auxílio de Augustus D. Waller em 1887, foi Willen Einthoven o responsável pela criação do modelo capaz de conferir maior confiança e segurança no momento de determinar alguma anomalia na região cardiovascular.

Como a eletrofisiologia precisa de métodos claros e diretos para identificar possíveis problemas que acontecem no sistema de condução elétrica do coração, o aparelho de eletrocardiograma oferece uma representação bastante ampla do que está acontecendo com o coração do paciente.

Também ajuda o médico a oferecer e realizar tratamentos mais eficazes para solucionar o problema na área de distúrbios de condução e arritmias.

E como o aparelho de eletrocardiograma funciona?

Como já se sabe, o ECG de repouso é feito por meio de uma medição de potencial elétrico por meio do galvanômetro que é posto em diferentes pontos do corpo.

Ao todo, o eletrocardiógrafo consegue dar o resultado com o posicionamento de doze derivações pelo corpo ao longo dos membros.

Cada derivação se encarrega de registrar a atual situação de cada parte do coração.

De modo bem simples, podemos determinar o que cada derivação expõe 4 paredes do coração:

  1. As derivações combinadas D1, D2, D3, AVF, laterais, referem-se o lado esquerdo do ventrículo esquerdo, uma das partes laterais do coração; lembro que temos o ventrículo direito que também pode ser analisado
  1. As derivações inferiores observam a parte inferior do coração, mais especificamente o vértice do lado esquerdo do ventrículo; sobre o estômago
  1. As derivações de  V1 a V6, colocadas no tórax do paciente,  se encarregam de vistoriar a parede anterior do coração, a parte frontal do ventrículo esquerdo  e a parte lateral alta.
  1. A derivação aVR comprova se todas as outras derivações foram colocadas corretamente na área do coração e afirma o resultado obtido pelo processo.

Todas as derivações atuam por meio de despolarizações e repolarizações que enriquecem o diagnóstico do paciente.

A posição dos eletrodos pode determinar variados aspectos, dependendo do que o profissional de saúde deseja verificar 7 possibilidades de doenças:

  1. Detecção de anomalias como bloqueios de ramo.
  2. Identificar a condição atual do coração quando a obstruções das coronárias.
  3. E, se ele sofre com alguma hipertrofia ou estenose mitral,
  4. Verifica se há superconcentração ou baixa de vitaminas.
  5. Avalia minerais ou outros recursos importantes ao bom funcionamento do sistema cardiovascular como o cálcio e o potássio.
  6. E, pode, eventualmente, até mesmo expor alguma doença não cardíaca como, por exemplo, embolias pulmonares e até AVC.
  7. Disfunção de marcapasso ventricular.

Incrivelmente desde a invenção do eletrocardiograma usando registros em papel até nossos dias com eletrocardiograma digital e análise vetorial a função do aparelho não modificou, apenas melhoramos a qualidade do traçado e aprofundamos os cálculos na análise vetorial para auxílio diagnóstico em casos complicados, envolvendo distúrbios de condução.

O aparelho de eletrocardiograma reduziu de tamanho, se integrou ao computador ( ECG digital) e continuou mostrando os mesmo registro desde a sua invenção, porém com qualidade superior e condições de compartilhar os registros na internet utilizando uma plataforma de telemedicina.

Tipos de aparelho de ECG e a telemedicina: uma relação a favor do médico e do paciente

Na hora de conversar com outros profissionais da saúde sobre suas experiências, o que não falta é incentivo e dicas para escolher os tipos de aparelho de eletrocardiograma e usufruir dos seus benefícios.

Mas mais do que usar esse aparelho, é preciso aperfeiçoar seu uso de acordo com a situação em que se encontrar sua estrutura médica.

VEJA AQUI AS MARCAS DE APARELHO DE ECG

Com a evolução da tecnologia, fica muito mais fácil realizar procedimentos médicos por meio da internet e emitir, enviar exames e conferir os laudos médicos e outros diagnósticos feitos nos exames de eletrocardiograma, integrando com uma plataforma de telemedicina.

Por isso, na hora de escolher os tipos de aparelho de eletrocardiograma, pense na possibilidade de trazer mais praticidade durante suas atividades rotineiras, como o envio dos exames e recebimento dos laudos feitos por cardiologistas e até o contato próximo com o paciente que se deparar com alguma enfermidade cardíaca.

Aparelho ecg digital

Máquinas que usam tecnologias digitais, que possuem sistemas mais práticos e dinâmicos para gerenciar o funcionamento do aparelho e que dão mais detalhes sobre o traçado registrado, influenciam bastante o trabalho na clínica e dão mais segurança na hora de tratar o paciente.

Aparelho de ecg usado

Sair um pouco do método tradicional, do velho papel, para o meio digital pode causar um impacto grande se algum profissional não estiver acostumado com as tecnologias emergentes.

O grande macete dessa visão é adaptá-las ao seu favor.

O aparelho de ecg usado que foi revisado e é digital pode ser uma excelente alternativa para quem precisa investir e tem poucos recursos.

Lembre sempre de pedir quando foi a última revisão e se o aparelho foi calibrado.

Aparelho ecg portátil

É muito utilizado por empresas de Medicina Ocupacional que visitam as empresas para evitar que os funcionários percam horas de trabalho para ir até a clínica para realizar os exames.

A grande vantagem é que o aparelho ecg portátil usa a bateria do notebook e com isso, não precisa ter energia elétrica onde você vai realizar os exames.

A telemedicina tem uma carga fundamental nesse aspecto, porque não só ajuda o profissional a realizar suas tarefas, mas o capacita a ponto de atender seus pacientes com mais precisão, dando-lhe mais tempo e trazendo um contato mais familiar com quem precisa de sua ajuda.

Com a adesão de uma simples máquina como essa, que está munida de novas tecnologias, é possível notar uma inovação.

Depois de realizar o exame ecg, basta enviar os arquivos para a Telemedicina Morsch onde os Cardiologistas farão a interpretação e emitirão o laudo de ecg assinado digitalmente.

Aparelho de ecg com laudo

Apesar de existir no mercado algumas marcas de ecg que tem a capacidade de interpretar o ecg durante a sua realização, não é considerado ético e por não ter inteligência artificial, não aprende com o tempo.

A melhor opção está em utilizar os aparelhos em comodato da Telemedicina que já vem com o laudo emitido pelo Cardiologista na plataforma de Telemedicina.

Por conta disso, é importante manter-se atualizado com o surgimento de novos materiais, equipamentos e serviços dentro dessas especialidades, como é o caso do eletrocardiograma, a fim de melhorar e agregar ainda mais valor à clínica, ao profissional da saúde e aos seus pacientes.

Como fazer a leitura de ECG e outros exames pela internet

Exame ecg com laudo

No momento que o paciente realiza o ecg é necessário enviar o arquivo para interpretação que deve ser feita por um Cardiologista.

De nada adianta realizar o ecg e não ter uma interpretação confiável, mesmo aquela fornecida pelo aparelho precisa de validação e a melhor escolha é usar a Telemedicina.

Essa relação da inovação do sistema médico com o procedimento de exames de ecg reforça ainda mais o fato de que as empresas, clínicas, consultórios, hospitais e grandes centros médicos podem se beneficiar ainda mais com o uso dessas tecnologias para desafogar esses locais.

Ecg com assinatura digital

É quando o serviço que realiza o ecg envia para uma plataforma de Telemedicina e ao interpretar o ecg o Cardiologista finaliza o exame na forma de laudo médico com assinatura digital na internet que garante ser á prova de fraudes.

Vale muito a pena usar a Telemedicina para ter ecg com laudo

Dar mais confiabilidade no trato com os pacientes, sendo mais prático no envio de exames, economizar tempo para locomoção dessas pessoas até esses estabelecimentos, potencializar o custo-benefício que pode resultar em economias financeiras disponíveis para serem utilizadas em outros departamentos do empreendimento que possam precisar de maiores cuidados.

Ainda torna os especialistas da equipe médica mais capacitados a lidar com novos procedimentos e novos avanços no campo digital da área da saúde, deixando-os mais confiantes e seguros de suas decisões.

A Telemedicina Morsch se identifica com essas visões e esses valores, pois percebe nisso um avanço tecnológico essencial para a medicina do futuro.

Conclusão

A interação com os tipos de ecg disponíveis no mercado é de fundamental importância para montar um serviço de exame de ecg com laudo de qualidade.

O cliente pode optar por um aparelho de ecg digital novo ou usado.

Também tem a opção de ecg portátil para visitar as empresas na área de Medicina Ocupacional.

A forma mais segura e barata é adquirir o equipamento médico na modalidade de comodato que necessita de pouco investimento e recebe junto o laudo de ecg a distância emitido pelo Cardiologista com assinatura digital.

Por conta disso, é interessante conhecer seus serviços e analisar uma maneira de adaptá-los em sua vida médica a fim de atingir melhores e mais seguros resultados, precisão, notoriedade e competência em suas atividades médicas e também nas atividades com sua equipe de enfermeiros, técnicos, auxiliares e outros profissionais.

O conhecimento e uso desses serviços não só o auxiliam nesse âmbito de trabalho como também em outros setores que eventualmente precisem de maior atenção, como a administração da área hospitalar, dos recursos financeiros e de outros serviços logísticos.

Em resumo, na hora de escolher os tipos de aparelho de eletrocardiograma, prefira os digitais, eles se integram rapidamente ao sistema de telemedicina e a clínica que contrata os serviços de interpretação dos exames a distância consegue dar agilidade, qualidade e diagnósticos precisos com laudos médicos feitos por cardiologistas que usam a plataforma de telecardiologia para interpretar os eletrocardiogramas em minutos e enviar para o interessado.

Não tem aparelho? A Telemedicina Morsch oferece em comodato, você paga um aluguel e recebe 30 laudos mensais de cortesia!

Gostou da matéria?

Divulgue nas redes sociais!

Assine nosso blog e receba conteúdo semanal no seu e-mail!

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia pela PUC-RS. Pós-graduação em Cardiologia Pediátrica pela PUC-RS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp