Hipertrofia ventricular esquerda: o que é, sintomas, causas e tratamento

Por Dr. José Aldair Morsch, 26 de setembro de 2023
Hipertrofia ventricular esquerda

Embora não seja uma patologia em si, a hipertrofia ventricular esquerda (HVE) aumenta o risco de eventos cardiovasculares.

Isso ocorre principalmente quando a condição surge em pacientes hipertensos, com idade avançada e outros fatores de risco associados.

Obesidade e dieta rica em sal são exemplos.

Afinal, a sobrecarga à câmara cardíaca inferior esquerda costuma sinalizar a presença de doenças de fundo que dificultam a circulação sanguínea.

Portanto, cabe ao cardiologista investigar e diagnosticar a patologia, a fim de evitar complicações como a insuficiência cardíaca.

Se o tema interessa, continue lendo este texto para saber mais sobre os sintomas, causas e exames que contribuem para o diagnóstico da HVE.

Você ainda vai entender como a telemedicina cardiológica contribui para detectar essa e outras alterações na anatomia e função do músculo cardíaco.

O que é hipertrofia ventricular esquerda?

Hipertrofia ventricular esquerda é o aumento no tamanho dessa câmara cardíaca.

Como define o estudo “Diagnóstico Eletrocardiográfico da Hipertrofia Ventricular Esquerda”:

“A Hipertrofia Ventricular Esquerda (HVE) é definida como um aumento da massa do ventrículo esquerdo (VE), que pode ser secundária a um aumento da espessura das paredes (HVE concêntrica), aumento do tamanho da cavidade (HVE excêntrica) ou ambos. A apresentação do VE hipertrofiado depende principalmente da doença subjacente, sendo a HVE concêntrica resultante na maioria dos casos da sobrecarga de pressão no VE (hipertensão arterial ou estenose aórtica), enquanto a HVE excêntrica depende principalmente das sobrecargas de volume no VE (insuficiências mitral e aórtica) e cardiomiopatias dilatadas”.

Quais são os sintomas de hipertrofia ventricular esquerda?

Mencionei, na introdução do artigo, que a HVE não é uma patologia.

No entanto, pode ser uma condição patológica quando o aumento da espessura ou cavidade do ventrículo esquerdo não decorre de alterações fisiológicas como exercício físico intenso ou gravidez.

A HVE patológica nem sempre apresenta sinais, em especial durante o estágio inicial.

Contudo, seu avanço provoca mudanças anatômicas e funcionais importantes no coração, desencadeando manifestações clínicas como:

Sempre que o paciente relatar sinais como esse, a investigação deve ser ampliada.

O que causa a hipertrofia ventricular esquerda?

A hipertensão é a principal causa da HVE concêntrica, responsável pela maioria dos casos patológicos.

Ao elevar a resistência ao fluxo sanguíneo, a pressão alta aumenta o esforço necessário para o bombeamento do líquido pelo organismo – que é tarefa do ventrículo esquerdo.

Raciocínio similar se aplica à estenose aórtica, que dificulta o envio do sangue rico em oxigênio e nutrientes a cada célula do corpo.

Causas menos frequentes de HVE são:

Sempre lembrando que identificar a causa é um passo importante para o diagnóstico e  tratamento da hipertrofia ventricular esquerda.

Quais os riscos da hipertrofia ventricular esquerda?

Uma das complicações decorrentes da hipertrofia ventricular esquerda é a insuficiência cardíaca congestiva, devido à incapacidade do músculo para bombear o sangue necessário para nutrir as células do organismo.

A doença é consequência de alterações como a isquemia subendocárdica.

Segundo o artigo “Alterações cardiovasculares da hipertensão arterial: hipertrofia ventricular esquerda, doença arterial coronária e insuficiência cardíaca”, publicado na Revista Brasileira de Hipertensão da Sociedade Brasileira de Cardiologia, essa isquemia:

“Surge pela redução da reserva coronária em decorrência de disfunção endotelial e também pelo próprio angustiamento das arteríolas promovido pela fibrose que se instala ao seu redor.

Além do mais, a retificação e o estiramento dos vasos que se destinam às porções subendocárdicas diminuem sua capacidade vasodilatadora, tornando-os menos adequados para fornecimento de fluxo para a massa aumentada”.

Outros riscos aumentados em pacientes com HVE são o de arritmias como a fibrilação atrial, infarto agudo do miocárdio e morte súbita.

HVE

A hipertensão é a principal causa da HVE concêntrica, responsável pela maioria dos casos patológicos

Qual o tratamento para hipertrofia ventricular esquerda?

A abordagem terapêutica é condicionada à origem da hipertrofia ventricular, que deve ser tratada para que a condição patológica regrida.

Nesse cenário, o médico pode recorrer à terapia farmacológica e/ou não farmacológica, incluindo a realização de procedimentos invasivos como a substituição cirúrgica da válvula aórtica.

Já o tratamento farmacológico costuma empregar medicamentos inibidores da enzima de conversão da angiotensina (IECA) para reduzir a pressão arterial.

Telemedicina acelera o diagnóstico da hipertrofia ventricular esquerda

O diagnóstico da HVE combina dados do exame clínico, como sintomas e história de hipertensão, a procedimentos complementares.

Por ter alta disponibilidade e baixo custo, o eletrocardiograma é utilizado na triagem, indicando alterações na voltagem que alertam para uma possível HVE.

Pacientes que apresentem essas mudanças são encaminhados à investigação aprofundada, utilizando métodos de diagnóstico por imagem.

O principal deles é o ecocardiograma, que permite o cálculo da espessura das paredes do miocárdio.

Casos complexos também se beneficiam da ressonância magnética, que fornece imagens em alta resolução do músculo cardíaco.

Tanto o ECG quanto a RM podem ser interpretados à distância via telemedicina.

Softwares em nuvem robustos como o da Telemedicina Morsch otimizam a entrega dos resultados a partir do envio dos registros de exames.

Basta acessar o sistema usando qualquer dispositivo conectado à internet e compartilhar os gráficos do ECG ou imagens da ressonância.

Em seguida, um especialista qualificado os avalia sob a luz da hipótese diagnóstica e histórico do paciente. Ele anota os achados e conclusões no laudo online, entregue em minutos através da plataforma.

Nosso software de telemedicina ainda oferece:

Acesse esta página e leve toda a inovação da telemedicina para sua clínica ou hospital!

Conclusão

Nem sempre patológica, a hipertrofia ventricular esquerda exige atenção por parte do cardiologista e de toda a equipe médica.

Afinal, essa condição pode evoluir para eventos cardiovasculares críticos, incluindo a morte súbita.

Espero ter contribuído para a detecção precoce da HVE, que permite acelerar o tratamento.

Se este conteúdo foi útil, compartilhe com sua rede de contatos!

Veja mais artigos sobre cardiologia em nosso blog.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin