As principais diretrizes para realização do MAPA de pressão arterial

Por Dr. José Aldair Morsch, 8 de março de 2018
realização do MAPA de pressão

A realização do MAPA de pressão arterial de forma adequada e com o apoio de um Cardiologista ou empresa de Telemedicina é a conduta ideal para ter exames de qualidade ao investigar hipertensão arterial sistêmica ou acompanhar o tratamento nos pacientes que já utilizam medicamentos.

Acompanhe nesse artigo os detalhes sobre o exame, suas indicações, valores adequados da pressão arterial no adulto, implicações e doenças que podem ser evitadas ao manter a pressão bem controlada.

O que é MAPA de pressão arterial?

É um exame médico utilizado para medir a pressão arterial de um paciente durante 24 horas em casa, com um monitor portátil colocado no braço que registra os valores da pressão arterial a cada 15 minutos.

O paciente pode ter uma vida normal no dia que coloca o aparelho e no dia seguinte, ao devolver, o exame é transferido para o computador por um cabo e é interpretado pelo especialista, no caso, um Cardiologista.

O que é necessário para realização do MAPA de pressão arterial?

Estando indicada a realização do MAPA de pressão arterial, o paciente deve procurar um serviço que disponibilize o aparelho de MAPA de pressão arterial para ser instalado no braço e aguardar 24 horas para que faça as medições automáticas a cada 15 minutos.

O exame deve ser interpretado por um Cardiologista presencial ou ser enviado para uma central de Telemedicina em nuvem onde um grupo de especialistas em Cardiologia fará a interpretação e devolve o resultado na forma de laudo médico em 30 minutos.

Quais as indicações para realização do MAPA de pressão arterial?

A indicação da realização do MAPA de pressão pressão arterial tem duas finalidades:

– Investigar se o paciente tem pressão alta para iniciar tratamento;

– Avaliar se um tratamento para hipertensão arterial sistêmica sendo efetivo.

A realização do MAPA de pressão arterial deve ser realizada anualmente para ambas as situações, pois a doença pressão alta muda constantemente.

Como é a realização do MAPA de pressão arterial?

Após a marcação para realização do MAPA de pressão arterial, o paciente deve ser orientado para se apresentar de banho tomado, de posse da receita dos medicamentos caso já use.

O aparelho é programado no computador através de uma conexão USB e um software exclusivo para o exame e em seguida é instalado no braço do paciente com um manguito de borracha conectado no registrador que fica na cintura do paciente.

O aparelho vai registrar a pressão automaticamente a cada 15 minutos em casa nas próximas 24 horas enquanto estiver ligado e conectado no braço do paciente.

No dia seguinte o paciente deve comparecer na clínica e devolver o aparelho para que os dados sejam transferidos para o computador e o Cardiologista possa fazer a análise e interpretação.

Veja bem,

O exame pode ter dois resultados, de acordo com a indicação.

Se for indicado para investigar pressão alta, o resultado será normal ou alterado.

No caso de alterado, está dizendo que o paciente tem hipertensão arterial sistêmica e o médico deverá orientar as melhores formas de tratamento.

Se a indicação foi para ver se o medicamento usado está tendo efeito adequado no controle da pressão, o resultado será de que o tratamento está sendo efetivo ou não está surtindo efeito.

No caso de o resultado ser de que a pressão está elevada, é possível com o resultado o médico avaliar se deve recomendar a tomada do medicamento de manhã, de tarde ou a noite.

Com os valores de pressão documentados, o médico consegue saber a dose certa e o melhor horário para indicar o tratamento.

realização do mapa de pressão

Quais os valores normais de pressão arterial no ser humano?

Devemos ter em mente um ser humano adulto para comentarmos sobre valores de pressão arterial.

Outro diferencial é se a medida foi feita de manhã, a tarde ou de noite.

Para cada hora do dia ou da noite, temos valores diferentes na medida da pressão arterial sistêmica.

Entenda o seguinte,

A média durante o dia é no máximo 120/80 mmHg.

Mas, pela manhã, até as 10 horas é comum termos até 140/80 mmHg, considerados aceitáveis pelo fenômeno do acordar.

Durante a noite, especialmente depois das 23 horas, a pressão deve reduzir naturalmente entre 10 e 20% para que o sistema cardiovascular descanse.

Não ocorrendo este fenômeno de redução noturna da pressão, também chamado de dipper noturno, certamente o paciente desenvolverá sérias complicações cardíacas e cerebrais.

Estando o paciente dentro desse grupo, precisa imediatamente rever o tratamento da pressão para que essa situação se resolva e saia do risco de ter cardiomegalia, AVC, doença renal crônica entre outras.

Quais os cuidados que o médico deve ter ao interpretar o MAPA de pressão arterial?

Ao indicar a realização do MAPA de pressão arterial, o médico que não é Cardiologista acredita que se baseando nos valores apresentados pelo software do aparelho, esteja convencido que seja o suficiente para acompanhar seu paciente.

Justamente nesses momentos que os detalhes contam e quem sai perdendo é o paciente.

Por que o clínico geral deve utilizar a Telemedicina para interpretar o MAPA de pressão arterial?

Ter um Cardiologista na clinica para interpretar os exames de MAPA é inviável.

O custo com a contratação do profissional inviabiliza ter o exame na clínica.

Para auxiliar na interpretação dos exames de MAPA de pressão arterial, a Telemedicina Morsch disponibiliza em sua plataforma em nuvem a possibilidade de enviar o arquivo do exame usando a internet.

Os cardiologistas acessam os arquivos dos exames através de login e senha de acesso, estando em qualquer lugar e liberando os laudos médicos dos exames com sua interpretação em 30 minutos, durante 24 horas por dia.

O que eu ganho com isso?

Com essa facilidade, não é necessário investir na contratação de um Cardiologista para interpretar os exames.

Basta fazer um contrato com a Telemedicina Morsch e enviar os arquivos sempre que precisar.

O melhor de tudo isso?

O cliente só paga pelos exames enviados, sem mensalidade!

A alternativa do comodato de MAPA de pressão arterial na Telemedicina Morsch

Isso mesmo.

Aqueles clientes que decidem pelo aluguel em comodato do aparelho de MAPA de pressão vai pagar uma mensalidade, recebe o aparelho sem custo adicional, treinamento permanente a distância e 10 laudos gratuitos mensalmente enquanto existir o contrato.

Resumindo, a realização do MAPA de pressão arterial é um fato rotineiro no consultório do Cardiologista e agora está disponível para todos os clínicos que desejam acompanhar a pressão dos seus pacientes com exames domiciliares.

Os arquivos dos exames são enviados para a plataforma em nuvem da Telemedicina Morsch e os Cardiologistas do grupo interpretam e liberam os laudos médicos em 30 minutos, 24 horas por dia.

Muitos clinicos estão aderindo a essa tecnologia e estão revolucionando os exames na sua região e aumentando significativamente os seus lucros.

Avalie se isso pode ser viável para o seu serviço e se precisar pode contar conosco para uma conversa.

Gostou do assunto? Então compartilhe nas suas redes!

Não vai embora sem assinar nosso blog para receber conteúdos gratuitos como esse em seu e-mail!

Abraço e até a próxima!

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia pela PUC-RS. Pós-graduação em Cardiologia Pediátrica pela PUC-RS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp