Acuidade visual: entenda o que é e como é feito o teste

Por Dr. José Aldair Morsch, 2 de maio de 2024
Acuidade visual

A medição da acuidade visual é uma das rotinas mais comuns nos serviços de oftalmologia.

Além de ter papel importante na medicina e segurança do trabalho, uma vez que permite verificar a aptidão do trabalhador para certas funções.

Isso porque a visão impacta nas atividades de motoristas, operadores de máquinas e outros profissionais que necessitam ter esse sentido apurado para a prevenção de acidentes de trabalho e outros agravos à saúde.

Neste artigo, explico de forma simples o que é e como funciona o teste de acuidade visual, incluindo as ferramentas normalmente utilizadas para o procedimento.

Também apresento serviços de telemedicina ocupacional que otimizam a emissão de laudos para esse e outros exames complementares.

O que é acuidade visual?

Acuidade visual é a capacidade de perceber formas, contornos e tamanhos com nitidez.

A resolução visual depende dos contrastes.

E eles são classificados como níveis diferenciais de iluminação que permitem a distinção entre as partes de um estímulo ou imagem.

De acordo com o estudo “Acuidade visual: Medidas e notações”, ela pode ser definida como:

“A função (visual) que exprime a capacidade discriminativa de formas; ou como o método com que se mede o reconhecimento da separação angular entre dois pontos no espaço (isto é, distância entre eles, relacionada ao primeiro ponto nodal do olho); ou da resolução (visual) de suas respectivas imagens sobre a retina, relacionadas ao segundo ponto nodal do olho”.

O que é teste de acuidade visual?

Teste de acuidade visual é o procedimento que avalia a resolução visual através de uma metodologia aprovada pelas autoridades de saúde e sociedades médicas.

Seu objetivo é evidenciar a capacidade de enxergar do paciente.

Assim, é possível identificar a presença de doenças oculares que possam prejudicar tarefas diárias ou a jornada de trabalho.

Conforme mencionei na introdução do artigo, ter uma visão normal é indispensável em algumas profissões ou atividades laborais, a exemplo dos motoristas profissionais.

Eles devem ser totalmente capazes de perceber objetos e pessoas ao seu redor, a fim de conduzir o veículo de maneira segura para si e para terceiros.

O mesmo raciocínio se aplica a operadores de empilhadeiras e outros equipamentos robustos, que precisam da visão para movimentar os maquinários atendendo às exigências de segurança do trabalho.

Daí a relevância de incluir o teste de acuidade visual entre os exames complementares do PCMSO, seguindo as orientações do médico do trabalho responsável pelo Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional.

Como é feito o teste de acuidade visual?

O exame pode ser feito no consultório ou clínica oftalmológica, na clínica ocupacional ou até na própria empresa, se houver a estrutura necessária.

Somente o oftalmologista ou técnico devidamente treinado poderão realizar o teste de acuidade visual, que pode seguir diferentes metodologias.

A mais usual e simples é a Escala de Sinais de Snellen, que consiste em avaliar a capacidade de enxergar letras de diferentes tamanhos a uma distância pré-estabelecida – geralmente, de 6 metros ou 20 pés.

No entanto, existem outras técnicas mais modernas, como o Potencial de Acuidade Macular (P.A.M).

Ele emprega um aparelho com laser para obter dados específicos em relação à acuidade visual.

Esse método costuma ser indicado para indivíduos que sofreram traumas ou cirurgias oculares recentes, ou que tenham histórico de doenças como a catarata.

Tabela de acuidade visual

A Escala de Sinais de Snellen também é conhecida como Tabela de Snellen, que é formada por linhas com letras em diferentes tamanhos.

O profissional que conduz o teste de acuidade visual pede para que o paciente cubra um dos olhos e, em seguida, aponta para uma letra, que deverá ser lida em voz alta.

A leitura começa com o optotipo maior e vai até onde o paciente pode enxergar sem dificuldades.

A primeira linha corresponde a uma visão 20/200, enquanto a última pode se referir a 20/15, sendo que essas medidas expressam a acuidade visual a partir de uma distância e tamanho.

Citei acima que a distância padrão é de 6 metros – ou 20 pés, usando o padrão da tabela.

Nesse cenário, a acuidade visual normal corresponde à visão 20/20, que descreve a capacidade de enxergar nitidamente a uma distância de 6 metros.

Já quem tem a acuidade visual diminuída apresenta o segundo número maior que o primeiro.

Caso seja uma visão 20/40, significa que o paciente consegue enxergar a 6 metros o mesmo que uma pessoa de visão normal enxerga a 12 metros de distância ou 40 pés, e assim por diante.

Níveis de baixa visão severa são inferiores ou iguais à visão 20/200.

Veja um exemplo de Tabela de Snellen abaixo:

Tabela de Snellen

O exame pode ser feito no consultório ou clínica oftalmológica, na clínica ocupacional ou até na própria empresa

Quais os sintomas da baixa acuidade visual?

Pessoas que apertam ou semicerram os olhos, ou que se inclinam durante o teste podem ter baixa acuidade visual, apresentando sintomas como:

  • Visão turva
  • Sensibilidade ao brilho
  • Pontos cegos
  • Irritação nos olhos
  • Dor de cabeça
  • Dificuldade para enxergar a distância.

Na linguagem técnica da Sociedade Brasileira de Visão Subnormal, o paciente com visão subnormal ou baixa visão:

“Possui um comprometimento de seu funcionamento visual, mesmo após tratamento e/ou correção de erros refracionais comuns e tem uma acuidade visual inferior a 20/60 (6/18, 0.3) até percepção de luz ou campo visual inferior a 10 graus do seu ponto de fixação mas que utiliza ou é potencialmente capaz de utilizar a visão para planejamento e execução de uma tarefa”.

Na maioria das vezes, é possível aumentar a acuidade visual com correção, usando lentes e outros recursos de auxílio.

Teste de acuidade visual na medicina ocupacional

O teste de acuidade visual e outros exames complementares podem compor o exame ocupacional, realizado para monitorar a saúde dos colaboradores.

Vários deles podem ser realizados por um técnico de enfermagem, enfermeiro ou clínico e compartilhados via software de telemedicina em nuvem.

Em seguida, eles são interpretados por especialistas que emitem o telelaudo, acelerando a entrega dos resultados.

Optando pela Telemedicina Morsch, os laudos a distância são liberados em minutos!

Sua equipe ainda pode criar, compartilhar e salvar os arquivos online, solicitando a assinatura digital aos especialistas de SST para:

Leve já essas vantagens para sua empresa, solicitando um orçamento sem compromisso!

Conclusão

Ao final deste texto, deixei você por dentro dos principais aspectos do teste de acuidade visual.

Bem como do papel desse procedimento para garantir a saúde ocular, preservar a vida e a integridade dos trabalhadores.

Aproveite para conferir outros artigos sobre medicina ocupacional que publico aqui no blog.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin