O impacto da telemedicina na redução de custos e melhoria da acessibilidade em saúde

Por Dr. José Aldair Morsch, 23 de fevereiro de 2024
Redução de custos operacionais na telemedicina

A telemedicina cresce como solução a desafios bem conhecidos de gestores da saúde: a necessidade de acessar especialistas qualificados e a pressão constante para reduzir custos operacionais

O telediagnóstico, com os serviços de interpretação de exames de imagem e emissão de laudos a distância, está no centro dessa transformação. 

A abordagem facilita o acesso a diagnósticos especializados, independentemente da localização geográfica do paciente ou do médico.

Indo além do seu impacto na assistência, ela também apresenta uma oportunidade significativa para otimizar os recursos financeiros.

Para clínicas e hospitais, adotar o telediagnóstico significa oferecer cuidados de alta qualidade a mais pacientes, melhorando a eficiência e a satisfação do paciente, ao mesmo tempo em que se controlam os custos. 

Quer saber como funciona? É só acompanhar este conteúdo até o final.

A partir de agora, vamos ver como o telediagnóstico está ajudando a alcançar esses objetivos.

Vou detalhar as maneiras pelas quais ele contribui para a economia no setor de saúde e amplia o acesso a cuidados especializados. 

Você também verá exemplos práticos que ilustram o impacto positivo da tecnologia, tanto do ponto de vista da gestão da saúde quanto da experiência do paciente.

Siga a leitura e veja como ter acesso à tecnologia que faz bem ao caixa e à qualidade do atendimento médico.

Telediagnóstico, acessibilidade em saúde e gestão financeira

O telediagnóstico representa uma das áreas mais promissoras da telemedicina, permitindo que médicos forneçam diagnósticos precisos sem a necessidade de estar no mesmo local que o paciente. 

Na prática, isso significa usar a tecnologia para enviar exames de imagem, como raios-X, ressonâncias magnéticas e tomografias, para serem analisados por especialistas em qualquer parte do mundo. 

Esse processo não só acelera a entrega de resultados, como também garante que pacientes em áreas remotas ou com escassez de determinados médicos tenham acesso a diagnósticos de alta qualidade.

A interpretação online de exames e a emissão de laudos à distância são fundamentais para tornar isso possível, oferecendo uma solução eficaz para superar barreiras físicas e geográficas. 

Esses serviços melhoram o acesso a cuidados especializados e também desempenham um papel relevante na gestão financeira de clínicas e hospitais. 

Ao otimizar o processo diagnóstico, o telediagnóstico contribui para a economia de recursos, reduzindo custos operacionais e permitindo uma distribuição mais eficiente do orçamento de saúde.

Não é por acaso que cada vez mais clínicas, hospitais e empresas de saúde ocupacional têm adotado soluções de telemedicina.

Essa é uma realidade global, inclusive.

O tamanho do mercado de telemedicina foi avaliado em mais de US$ 71,5 bilhões em 2022 e deve crescer mais de 12,5% até 2032, segundo Global Market Insights.

Nesse cenário, quem oferece exames de imagem, mas ainda não utiliza os laudos online, acaba ficando para trás em tecnologia e competitividade.

Como o telediagnóstico amplia o acesso a cuidados especializados

Já não é mais novidade que a telemedicina tem transformado o acesso a cuidados especializados, especialmente em regiões onde tais serviços são limitados

Esse avanço é ainda mais significativo em áreas remotas e comunidades carentes, onde a distância e a escassez de recursos muitas vezes impedem o acesso a diagnósticos precisos e tratamentos especializados. 

Assim, o telediagnóstico representa um passo importante na direção de um sistema de saúde mais inclusivo e eficiente, onde a qualidade do cuidado não é limitada pela geografia.

Abaixo, vamos explorar os fatores chave que contribuem para isso:

Ampliação do alcance a especialistas

O telediagnóstico permite que pacientes em qualquer localização acessem especialistas de ponta sem a necessidade de gastar com deslocamentos. 

Isso não só economiza tempo e dinheiro dos pacientes, mas também aumenta suas chances de receber diagnósticos e tratamentos adequados mais rapidamente.

Redução na necessidade de transferências

Com a capacidade de realizar consultas e diagnósticos à distância, a necessidade de transferir pacientes para centros especializados em áreas urbanas diminui bastante. 

Isso reduz os custos associados a essas transferências, tanto para os sistemas de saúde quanto para os pacientes e suas famílias, além de minimizar o risco de complicações durante o transporte.

Prevenção e tratamento precoce

Acessar cuidados especializados via telemedicina facilita a detecção precoce de condições de saúde, permitindo intervenções mais rápidas e, muitas vezes, menos invasivas.

Isso não apenas melhora os resultados de saúde para o paciente, mas também contribui para uma redução significativa nos custos de tratamento de condições avançadas, que geralmente exigem cuidados mais complexos e dispendiosos.

Capacitação de profissionais locais

O telediagnóstico também oferece oportunidades de capacitação para profissionais de saúde locais, permitindo que eles consultem especialistas e participem de diagnósticos complexos. 

Isso eleva o nível dos cuidados disponíveis localmente, reduzindo ainda mais a necessidade de encaminhamentos para centros especializados.

Corte de custos na telemedicina

A telemedicina tem transformado o acesso a cuidados especializados, especialmente em regiões afastadas

Como o telediagnóstico impacta na gestão de custos operacionais

Como já destacado anteriormente, o telediagnóstico é capaz de transformar a maneira como hospitais e clínicas gerenciam seus custos operacionais.

Isso ocorre ao introduzir eficiência e economia nos processos, impactando positivamente o balanço financeiro. 

Agora, vamos analisar em detalhes os fatores que contribuem para essa redução de custos, alguns deles já citados de forma rápida anteriormente.

Otimização do uso de recursos humanos

A capacidade de analisar exames e emitir laudos à distância permite que cada médico disponível atenda a um volume maior de pacientes, maximizando a utilização do tempo. 

Isso reduz a pressão para contratar mais profissionais em locais com escassez de especialistas, um fator crítico na contenção de custos operacionais.

Você não precisa ter radiologistas no local, por exemplo, pois a interpretação dos exames será feita a distância, via plataforma de telemedicina.

Comodato de equipamentos médicos

A utilização do regime de comodato para equipamentos de diagnóstico possibilita às clínicas e hospitais acessarem tecnologia de ponta sem um investimento inicial elevado. 

Esse modelo, que prevê o uso de equipamentos ao contratar um pacote de laudos online, reduz a necessidade de alocação de capital significativo em ativos fixos, aliviando a pressão sobre os custos operacionais.

Redução de gastos com infraestrutura

Ao diminuir a necessidade de investimentos em equipamentos, como eletrocardiógrafos para a realização de ECG, o telediagnóstico contribui para uma redução nos custos relacionados à infraestrutura. 

Assim, clínicas e hospitais podem redirecionar esses recursos para outras áreas críticas, melhorando a qualidade do atendimento.

Melhoria na eficiência operacional

O fluxo de trabalho otimizado pelo telediagnóstico reduz erros, retrabalho e atrasos no atendimento ao paciente, contribuindo para uma operação mais enxuta e eficiente. 

Essa melhoria na eficiência não apenas eleva a satisfação do paciente, mas também diminui custos operacionais ao longo do tempo.

Há um ganho em escala, portanto.

Economia na prática: exemplos de redução de custos com a telemedicina

Quer entender como a economia proporcionada pela telemedicina acontece na prática?

Os casos a seguir ilustram a redução de custos na rotina de clínicas e hospitais, ao mesmo tempo que há melhora no acesso a cuidados especializados.

Caso clínico 1: Diagnóstico rápido de pneumonia em área remota

  • Situação: uma paciente de 70 anos, com histórico de doença pulmonar crônica, apresenta-se à clínica local com febre, tosse e dificuldade de respirar. Suspeita-se de pneumonia, mas a clínica não tem um radiologista disponível
  • Solução com telediagnóstico: o médico local utiliza a plataforma da Telemedicina Morsch para enviar uma radiografia de tórax da paciente. Em menos de 30 minutos, recebe um laudo detalhado de um radiologista especializado, confirmando a suspeita de pneumonia e recomendando tratamento imediato
  • Resultados: a radiografia é realizada na própria clínica. A imagem é enviada através da plataforma segura da Morsch, onde um radiologista especializado a analisa remotamente e compartilha os resultados pelo mesmo canal.

Nesse caso, evitou-se o deslocamento do paciente para um centro médico mais distante, economizando em transporte e possíveis custos de hospitalização devido ao agravamento da condição. 

A identificação e tratamento imediatos da pneumonia também reduziram a necessidade de intervenções médicas mais complexas e caras.

Caso clínico 2: Identificação de fratura em criança

  • Situação: um menino de 8 anos cai jogando futebol e apresenta dor intensa no pulso. O pronto-socorro local tem limitações para avaliar fraturas detalhadamente
  • Solução com telediagnóstico: um técnico em radiologia realiza um raio-X do pulso e envia as imagens pela plataforma da Telemedicina Morsch. Um ortopedista revisa o exame remotamente e identifica uma fratura que necessita de imobilização específica
  • Resultados: a plataforma da Morsch facilita o envio rápido das imagens, permitindo ao médico remoto acessar os dados clínicos do paciente para uma avaliação precisa. O laudo é enviado de volta à clínica, onde o tratamento adequado é iniciado, evitando complicações futuras.

A rapidez no diagnóstico permitiu um tratamento imediato, reduzindo o risco de complicações que poderiam resultar em procedimentos mais invasivos e custosos. 

Além disso, minimizou-se o estresse e os custos adicionais para a família, evitando deslocamentos desnecessários para outras instalações.

Caso clínico 3: Monitoramento de paciente com insuficiência cardíaca

  • Situação: uma paciente de 65 anos com insuficiência cardíaca precisa de acompanhamento regular. Sua condição requer avaliações frequentes, mas ela vive longe de centros especializados
  • Solução com telediagnóstico: utilizando um dispositivo de ECG portátil fornecido pela clínica local, os registros são enviados periodicamente para análise através da plataforma Morsch. Um cardiologista analisa os resultados e ajusta o tratamento sem necessidade de deslocamento frequente da paciente
  • Resultados: a paciente realiza o ECG no conforto de sua casa, e os dados são transmitidos para a plataforma Morsch. O especialista recebe os dados, avalia a progressão da doença e comunica as orientações de tratamento à equipe local, otimizando o manejo da condição crônica.

O acompanhamento remoto do paciente, com ajustes regulares no tratamento baseados em dados de telediagnóstico, preveniu hospitalizações por descompensações, representando uma economia significativa em custos de internação e tratamentos de emergência.

Caso clínico 4: Avaliação urgente de acidente vascular cerebral (AVC)

  • Situação: uma mulher de 50 anos chega ao pronto-socorro local com sintomas de AVC. O tempo é crítico para a avaliação e tratamento
  • Solução com telediagnóstico: uma tomografia computadorizada (TC) de cabeça é realizada imediatamente e as imagens são enviadas via plataforma de telemedicina da Morsch para um neurologista. Ele avalia as imagens, confirma o diagnóstico de AVC isquêmico e orienta a equipe local sobre o procedimento de trombólise
  • Resultados: a intervenção rápida baseada no diagnóstico preciso melhora significativamente o prognóstico da paciente, reduzindo potenciais sequelas.

A intervenção rápida baseada no telediagnóstico não só melhorou o prognóstico do paciente, reduzindo a necessidade de cuidados de reabilitação de longo prazo, como também diminuiu significativamente os custos associados a tratamentos para sequelas graves de um AVC não tratado a tempo.

Caso clínico 5: Confirmação de diagnóstico de tuberculose

  • Situação: um jovem de 30 anos apresenta tosse persistente, febre e perda de peso. Suspeita-se de tuberculose
  • Solução com telediagnóstico: realiza-se uma radiografia de tórax na unidade de saúde mais próxima, e as imagens são enviadas para análise remota por um especialista em doenças pulmonares através da plataforma da Telemedicina Morsch. O laudo confirma o diagnóstico de tuberculose pulmonar
  • Resultados: o diagnóstico rápido e preciso possibilita o início imediato do tratamento, crucial para a recuperação do paciente e para prevenir a transmissão da doença.

Nesse caso, o telediagnóstico facilitou o início imediato do tratamento, evitando a propagação da doença e reduzindo a necessidade de tratamentos prolongados e custos com o isolamento de pacientes contagiosos em instalações médicas.

Redução de gastos na telemedicina

O telediagnóstico permite que médicos forneçam diagnósticos precisos sem a necessidade de estar no mesmo local

Como implementar a telemedicina para reduzir custos

A implementação eficaz da telemedicina pode encontrar obstáculos, especialmente para gestores da saúde que já tentaram soluções anteriores sem atingir os resultados de redução de custos esperados. 

Reconhecer e superar essas barreiras é essencial para maximizar os benefícios financeiros.

Integração com sistemas existentes

A dificuldade de integrar novas soluções de telemedicina com sistemas de TI já existentes pode ser vista como um desafio. 

A plataforma da Telemedicina Morsch é projetada para ser compatível com uma ampla gama de sistemas, facilitando uma integração suave que não exige substituições custosas, mas complementa e otimiza os processos existentes, levando a economias operacionais.

Capacitação de equipes

A falta de treinamento adequado pode impedir o uso eficiente da telemedicina. 

Além de uma interface intuitiva, a Telemedicina Morsch oferece treinamento detalhado para as equipes, assegurando que a tecnologia seja utilizada de maneira eficaz para melhorar a eficiência e reduzir custos desnecessários com erros e retrabalho.

Preocupações com a segurança de dados

A hesitação quanto à segurança dos dados do paciente pode frear a adoção da telemedicina. 

Priorizando a segurança, a Morsch implementa protocolos rigorosos de proteção de dados, diminuindo riscos legais e reforçando a confiança dos pacientes e profissionais, o que indiretamente contribui para a economia ao evitar multas e litígios.

Conclusão

A telemedicina provou ser mais do que uma solução temporária para desafios imediatos no setor da saúde.

Ela representa uma transformação na maneira como os cuidados são entregues, oferecendo suporte para superar lacunas no acesso e na eficiência dos serviços de saúde. 

Ao integrar o telediagnóstico e a emissão de laudos à distância em suas operações, hospitais e clínicas não apenas expandem seu alcance, mas também realizam significativas economias operacionais

A capacidade de conectar pacientes a especialistas sem a necessidade de deslocamentos físicos, a otimização dos recursos humanos e a redução da necessidade de infraestrutura cara são apenas alguns dos benefícios que destacam o impacto positivo da telemedicina.

Para gestores que já experimentaram outras soluções de telemedicina sem alcançar a redução de custos desejada, a Telemedicina Morsch apresenta uma abordagem diferenciada. 

Enfatizando a facilidade de integração, o suporte contínuo e a segurança de dados, a Morsch demonstra que é possível superar os obstáculos comuns à implementação.

Dessa forma, oferece uma solução eficaz que melhora o acesso a cuidados de saúde e contribui de forma significativa para a redução de custos operacionais.

Conheça mais sobre o serviço de telediagnóstico da Morsch e suas vantagens!

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin