Raio X: pneumonia pode ser identificada nas imagens. Saiba como

Por Dr. José Aldair Morsch, 20 de dezembro de 2022
Raio x pneumonia

Fundamental para o diagnóstico da doença, o raio X na pneumonia tem características específicas.

Opacidade e consolidação pulmonar estão entre os sinais mais comuns de quadros inflamatórios pulmonares nas imagens radiográficas.

Contudo, nem sempre há marcadores evidentes nos registros, o que pede uma visão apurada para perceber alterações.

Pode ser necessária a realização de exames complementares como a tomografia computadorizada. 

Tudo com o objetivo de afastar ou confirmar a suspeita de pneumonia.

Neste texto, apresento insights para a avaliação do raio X do tórax, anormalidades frequentes e escolha da abordagem terapêutica.

Ao final, trago ainda um bônus para acelerar a emissão de laudos online através da telemedicina.

Raio X e pneumonia: como identificar?

Embora haja exames radiológicos que fornecem imagens pulmonares mais claras, a radiografia segue tendo um papel importante na detecção de pneumonias.

Rápido, simples e de baixo custo, o procedimento pode ser feito mesmo em pacientes acamados ou internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Outra finalidade relevante se dá durante emergências, quando o raio X oferece informações essenciais para o correto manejo clínico do paciente.

Como explica o artigo “Interpretando a radiografia de tórax na emergência”:

“O método é capaz de fornecer grande quantidade de informações anatômicas e fisiológicas, porém sua interpretação objetiva muitas vezes é difícil, uma vez que variações da técnica, idade e status fisiológico do paciente podem influenciar sua avaliação. Sua baixa sensibilidade demanda uma grande acurácia na interpretação”.

A fim de aumentar a precisão na avaliação das imagens, os autores ressaltam a necessidade de realizar o exame nas incidências póstero anterior (PA) e perfil.

O objetivo da radiografia de perfil é examinar uma área que corresponde a cerca de 15% dos pulmões, que dificilmente é vista em PA.

Também é necessário relacionar as imagens ao quadro clínico, considerando manifestações características de pneumonia.

Conforme orienta este material do Cremesp, geralmente há tosse associada a um ou mais dos sintomas:

Confusão mental, cefaleia, sudorese, calafrios, mialgia, hipertermia (febre acima de 37,8ºC) podem sinalizar casos severos da doença.

Diferença entre raio X de pulmão normal e com pneumonia

Para identificar a diferença entre um raio X de pulmão normal e com pneumonia, é preciso recordar a formação das imagens radiográficas.

Elas são obtidas em preto, branco e tons de cinza, devido às diferenças na densidade dos tecidos.

Partes duras ou mais densas, como os ossos, aparecem em branco, enquanto o ar é retratado em preto.

Já órgãos e outras partes moles são registradas em tons de cinza.

Avaliando as imagens internas do tórax, dá para observar uma mescla entre ossos da caixa torácica, ar presente nos pulmões e contornos desses órgãos.

Além do trecho onde se localiza o coração, junto ao lobo inferior do pulmão esquerdo.

Cada porção dos pulmões saudáveis é retratada de forma similar no raio X, com contornos bem delineados e sobreposições mais claras, referentes às costelas.

Quando há áreas inflamadas, geralmente é possível visualizar opacidades pulmonares.

Um cenário comum é a consolidação do espaço aéreo de um lobo pulmonar, limitada pela superfície pleural.

Raio X de pneumonia infantil

A radiografia de tórax infantil é assunto de interesse entre médicos de todo o planeta, pois a pneumonia mata cerca de 2 milhões de crianças anualmente, conforme estima a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A doença ainda responde por 30% das internações de pacientes pediátricos, desencadeando, com maior frequência, quadros críticos que incluem prostração, anorexia, irritabilidade e vômitos.

Em estudo que analisou radiografias de crianças internadas num hospital de Brasília/DF, a consolidação pulmonar foi o achado radiológico mais comum, predominando no lobo médio.

As características foram similares à patologia em adultos, considerando que:

“As pneumonias bacterianas podem apresentar padrão de consolidações alveoloductais, segmentares ou lobares, com broncograma aéreo, padrão nodular, abscessos, pneumatoceles, espessamento e derrame pleurais. Suspeita-se de pneumonias virais quando há alterações de padrão intersticial, espessamento brônquico, hiperinsuflação de grau variável, linfonodomegalia hilar e atelectasia”.

Radiografia pneumonia

No tratamento para pneumonia, o médico especialista pode prescrever medicamentos antibióticos

Qual o tratamento para pneumonia?

O tratamento depende da condição clínica e agente causador da pneumonia.

Muitas vezes, o paciente deverá passar por exames complementares após receber o diagnóstico da doença, a fim de que o patógeno seja reconhecido.

Teste do escarro e cultura de fluido pleural são exemplos de procedimentos que auxiliam na distinção entre bactérias, vírus, fungos e substâncias tóxicas que provocam a pneumonite química.

Uma vez que se conheça a causa, o pneumologista pode prescrever a terapia adequada, a partir de medicamentos como os antibióticos – que combatem a pneumonia bacteriana.

Ou medicamentos antifúngicos, caso sejam detectados fungos pneumocystis jiroveci ou candida.

Dependendo da condição clínica do paciente, pode ser necessária intubação orotraqueal ou ventilação para suplementação de oxigênio.

Nesses casos, o doente fica internado em UTI até que o nível de saturação de O2 seja normalizado (ficando acima de 95%).

Como a telemedicina acelera o laudo do raio X e diagnóstico da pneumonia

O uso da telemedicina na UTI e outros setores do hospital reforça o time de pneumologistas.

Isso porque a equipe médica local passa a contar com especialistas da empresa de telemedicina, que interpretam o raio X a distância.

Equipamentos digitais permitem que as imagens sejam enviadas automaticamente ao PACS da Telemedicina Morsch, que tem mais de 15 anos de experiência com laudos online.

Contudo, mesmo aparelhos de raio X antigos podem ser usados para o exame, bastando que sua equipe compartilhe os registros em nosso software na nuvem.

O sistema é acessível a partir de qualquer dispositivo conectado à internet, mediante login e senha.

Assim que visualiza as imagens, um de nossos pneumologistas faz sua avaliação à luz da suspeita clínica e histórico do paciente.

Ele produz e assina o laudo eletrônico digitalmente, liberando o documento na plataforma.

Essa dinâmica permite a entrega do laudo em minutos, permitindo o diagnóstico da pneumonia com agilidade.

Clique aqui e conheça as vantagens do serviço de laudos online para sua clínica ou hospital!

Conclusão

Ao final deste texto, espero ter ajudado a ampliar seus conhecimentos sobre raio X na pneumonia.

Esse e outros exames radiológicos se beneficiam dos laudos a distância, emitidos pelo time de especialistas da Telemedicina Morsch.

Se este conteúdo foi útil, compartilhe com os colegas.

Assine nossa newsletter e não perca nenhuma novidade do blog.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin