Telepsiquiatria: cuidado para saúde mental na Telemedicina

Por Dr. José Aldair Morsch, 2 de outubro de 2017
telepsiquiatria

A Telepsiquiatria é a prova que vivemos em uma época de grandes avanços tecnológicos que tem contribuído para um desenvolvimento da medicina.

Novos modelos de exames, procedimentos cirúrgicos e de atendimento têm modificado os modelos de medicina tradicional.

A tecnologia, como a telemedicina,  tem justamente como objetivo promover ideais que possam aperfeiçoar a conduta da profissão médica e também a saúde mental do ser humano.

Ao retratarmos em casos de saúde pública sabemos que os transtornos mentais tem aumentado significativamente na população.

A Organização Mundial da Saúde estima que 120 milhões de pessoas sofrem de depressão no mundo. Só no Brasil há 17 milhões de casos.

Solicite um orçamento

Estima-se que até em 2020, a doença será a mais incapacitante em todo o mundo. Mas essa é apenas uma das doenças que atinge a saúde mental.

Por isso, estudos têm sido realizados para reverter esse quadro. A base das pesquisas é de utilizar a tecnologia como um método que pode contribuir no desenvolvimento de diagnóstico e tratamento de transtornos mentais.

Nesse modelo, muito tem se discutido sobre a Telepsiquiatria. Apesar de o termo ser novo no Brasil, ela é estudada nos Estados Unidos há mais de 10 anos e tem trazido resultados eficientes. Você já ouviu falar desse método?

Aqui nós vamos explicar como ela funciona e como ela pode ser benéfica em clínicas psiquiátricas.

Como funciona a Telepsiquiatria?

No Brasil a Telepsiquiatria tem surgido de maneira tímida. A primeira pesquisa sobre o assunto foi realizada pela Universidade de São Paulo em 2014.

Porém ela já é praticada em países afora há muitos anos. O método que é relativamente novo realiza terapias psiquiátricas ou psicológicas via internet, através de videoconferência.

Nesse modelo, permite-se que a consulta seja realizada com os pacientes em suas próprias casas sem precisar se deslocar até o local de atendimento.

Os estudos realizados comprovaram altos níveis de satisfação entre os médicos e pacientes. Bem como a eficácia desse método para o tratamento de transtornos mentais como estresse pós-traumático, autismo, depressão ou abuso de substâncias.

Os métodos são os mesmos que utilizados presencialmente. O psiquiatra ou psicólogo conduz uma conversa na forma de atendimento clínico voltado a anamnese com a pessoa através da videoconferência e realiza o diagnóstico do paciente.

Estudiosos apontam que o tratamento pode trazer algumas vantagens, como por exemplo, a expressão durante a consulta de pessoas que são muito tímidas. Isso também pode ser vantajoso para o médico que procura por uma demanda maior de pacientes. Oferecer um diferencial em sua clínica sempre pode ser atrativo e rentável.

Esse é um excelente modelo para você especialista na saúde mental que procura outras formas de acesso com consultas psiquiátricas ou psicológicas aos seus pacientes.

Por isso, se você se mantém atualizado nas novas tendências de mercado e quer investir em melhorias da sua clínica, precisa explorar esse método.

A Telepsiquiatria é permitida por lei?

Muitas pessoas possuem a dúvida se os órgãos reguladores liberam consultas na telemedicina. Sim, porém em alguns termos. O conselho de psicologia foi um dos primeiros a liberar consultas pela internet usando os recursos da telemedicina. Lá fora a Telepsiquiatria e a telemedicina já são uma realidade.

Mas é importante ressaltar que na psiquiatria o modelo ainda não é autorizado para consultas pelos órgãos reguladores. Mas aos poucos a tecnologia tende a avançar no país.

Mas para modernizar-se você pode por exemplo, utilizar os recursos da telemedicina para realizar os exames médicos.

Essa prática é autorizada no país e deixou de ser uma prática antiética. Obviamente, pelos inúmeros benefícios que ela pode oferecer.

Os modelos de Telemedicina não são tão novos no país, mas tem proporcionado grandes diferenciais para aqueles que a utilizam.

Você já deve ter escutado algo relacionado, não é mesmo? Muito se diz que a telemedicina é referência para a medicina do futuro, pois fornece laudos de exames médicos de qualidade com agilidade e baixo custo.

Por isso, se você busca mais conhecimento sobre os benefícios da telemedicina, nós vamos te explicar como funciona e como ela pode te ajudar na sua rotina médica.

Ela pode ser uma excelente opção para você que quer investir no seu consultório com novidades do mercado a fim de ampliar o acesso dos exames que você realiza.

O que é Telemedicina e como ela pode contribuir na minha profissão?

Os serviços de telemedicina tem se diferenciado no mercado em virtude do fornecimento de laudos médicos com qualidade, agilidade e bom custo benefício.

A telemedicina tem ganhado cada vez mais espaço no mercado da tecnologia médica. Ela contribui na revolução da entrega de resultados e exames médicos. Eles são consultados e entregues de forma digital, revolucionando a medicina tradicional.

Este é um processo seguro e legalizado que avança as análises de resultados de diagnósticos e exames, beneficiando assim toda a categoria médica.

Nesse modelo, há o uso das tecnologias de informação que são agregadas com qualidade, velocidade e conectividade nas informações dos exames realizados.

A telemedicina proporciona que o médico possua acesso imediato aos laudos, contribuindo assim para condutas com maior agilidade e precisão.

Além disso, os médicos podem acessar os exames de qualquer lugar, sendo apenas necessário um tablet ou computador com internet.

A telemedicina consiste de um sistema apropriado e seguro de gerenciamento das informações e imagens contidas nos exames.

Como dissemos, este recurso tem se expandido e conquistado o mercado. Ela é uma ferramenta utilizada para o apoio ao diagnóstico médico na sua agilidade e qualidade, contribuindo também para a qualidade do serviços ofertado aos pacientes onde quer que eles estejam.

Quais outros benefícios a Telemedicina proporciona?

Sendo assim, a prática pode ser fundamental para pessoas que moram em áreas remotas e possuam acesso a serviços de saúde que antes eram oferecidos apenas em grandes centros urbanos.

Os pacientes possuem a oportunidade de receber os cuidados oferecidos pelos profissionais da saúde com instituições de referência a longa distância. A Telemedicina oferece a comunicação com o paciente em sua própria casa.

Além disso, o sistema pode oferecer uma busca de segunda opinião médica em questões emergenciais já que o sistema é interligado.

Ela tem surgido como um método para barrar os padrões de medicina tradicional, bem como transpor barreiras socioeconômicas, culturais e geográficas.

Com ela, os serviços de informações relacionados a saúde podem atingir todas as populações, através do oferecimento de recursos médicos para diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças.

O custo benefício da telemedicina também pode ser extremamente vantajoso. Nesse modelo, você paga apenas pelos exames que foram enviados.

Cada exame possui uma individual. Outra vantagem, é que você pode enviar os exames a qualquer hora, pois sempre haverá uma equipe personalizada para atender os pedidos.

Hoje, há diversas empresas que trabalham com esse ramo. Elas estão preocupadas em oferecer os melhores modelos de tecnologia para aprimorar os serviços médicos.

Mas para isso, é importante que você procure por uma companhia que ofereça todas essas vantagens de uma maneira segura, rápida e de qualidade. Por isso, apresentamos a Telemedicina Morsch.

Como a Telemedicina Morsch pode me ajudar?

A Telemedicina possui todas as vantagens como citamos anteriormente. Por isso se você procura oferecer um diferencial no seu atendimento e estar interligado com as tendências de mercado, precisa conhecer a Telemedicina Morsch.

Não tenha medo de experimentar algo novo, pois ele pode apresentar resultados extremamente satisfatórios para a sua clínica de saúde mental.

Já pensou e agregar exames de eletroencefalograma clínico nos seus pacientes?

As consultas via Telepsiquiatria deixaram de ser consideradas como falta de conduta médica. É um modelo que tem ganhado espaço no mercado pela sua revolução no modo de se fazer medicina.

Com a Telemedicina Morsch você terá laudos online que serão oferecidos com qualidade ao interpretar os exames médicos.

Por isso, se você precisa de mais rapidez na entrega dos laudos e não possui um serviço especializado na sua região, você pode contratar por esse serviço terceirizado.

No Brasil, a tendência tem sido indicar os exames médicos realizados a distância pelos diversos benefícios que o sistema da telemedicina oferece.

Além de que, as novas tecnologias na telemedicina fornecem consultorias de atendimento na internet. Mas é importante ressaltar que na psiquiatria o modelo está disponível apenas para laudos médicos e psicologia.

Mesmo assim, ela pode ser uma grande aliada na ampliação da sua clínica. Para atendimento psiquiátrico é necessário a presença do clínico durante a teleconferência.

Na Telemedicina Morsch você terá uma empresa que é homologada pela ANVISA garantindo assim uma eficiência e segurança nos seus dados e imagens.

Além disso, a empresa oferece um sistema administrativo completo de gerenciamento para os clientes a fim de facilitar a rotina médica.

Ao fechar o contrato com a empresa, você encontrará uma empresa séria e competente que assume todos os exames. Todos os laudos emitidos por especialistas são liberados em 30 minutos.

Afinal, como a Telepsiquiatria e a Telemedicina podem ser vantajosas?

Como discutimos ao longo desse artigo, a resposta pode ser bem simples. A Telepsiquiatria apesar de ser um modelo novo e apenas estar em fases de estudos no Brasil, pode ser uma grande alternativa para clínicas que procuram expandir os seus negócios através da tecnologia.

Em outros países é uma atividade legalizada e tende a cada vez mais ganhar espaço no mercado pela característica de quebrar barreiras geográficas, culturais e socioeconômicas.

Mas em contrapartida, os serviços da telemedicina são aceitos e possuem diversas vantagens. Tanto que o sistema tem se expandido país afora.

A realização de exames a distância é uma nova realidade.

E para isso você pode contar com a Telemedicina Morsch que vai te ajudar nesse desenvolvimento, oferecendo laudos com qualidade e agilidade.

Compartilhe nas redes! Assine nosso blog!

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp