A Telemedicina fornece laudos para Clínicas sem especialistas

Por Dr. José Aldair Morsch, 22 de outubro de 2015
a Telemedicina

Com a globalização e o uso de recursos tecnológicos de ponta, a integração da informática, internet e aparelhos digitais na medicina foi possível  inovar com a  telemedicina.

Essa tecnologia permite atender lugares remotos sem especialistas e consegue salvar milhares de vidas, melhorando os resultados desde o diagnóstico de doenças complexas até auxílio no tratamento final, com discussão dos casos clínicos entre os profissionais da saúde através da teleconferência.

Seus avanços ocorrendo em todos os Países, onde a aceitação é excepcional,  nos permite mostrar os motivos pelos quais a telemedicina  implantada no Brasil está com tanto sucesso e em pleno avanço.

A Telemedicina no mundo

Os países de primeiro mundo já estão adotando essa prática e, consequentemente, salvando vidas. As clínicas que utilizam a telemedicina no exterior mostram que é possível melhorar os resultados – principalmente em hospitais e departamentos de saúde localizados em áreas rurais.

E, além disso, a economia financeira também é alta, ao mesmo tempo em que se salva o que é mais importante para a medicina em todo o mundo: as vidas. E para isso, nada melhor do que um diagnóstico efetuado com cautela, eficácia e segurança, com resultados que dão a certeza da enfermidade do paciente – o que facilita o tratamento.

Solicite um orçamento

A Telemedicina nos serviços de saúde

No Brasil poucas são as clínicas, hospitais e demais serviços de saúde que se dedicam à oferta de serviços médicos de qualidade, com uma variedade de especialidades aproveitando a telemedicina como fonte de serviços.

Por meio de equipamentos que possibilitem diagnósticos precoces, como é o caso do eletrocardiograma, espirometria e eletroencefalograma, por exemplo, os serviços de saúde podem oferecer exames especializados sem a presença do especialista para interpretar e fornecer os laudos.

Algumas especialidades atendidas na Telemedicina e Telessaúde

A Telemedicina é uma ferramenta dentro da Telessaúde. Usada exclusivamente para envio de exames e recebimento dos laudos médicos em todas as especialidades como:

  • Cardiologia com Eletrocardiograma, ergometria, Mapa de pressão, Holter de ECG, avaliação pré-operatória
  • Pneumologia com Espirometria Clínica e Ocupacional
  • Neurologia com Eletroencefalograma com EEG Clínico, Ocupacional e Mapeamento cerebral
  • Densitometria óssea
  • Radiologia geral
  • Tomografia computadorizada
  • Ressonância magnética

Vantagens do uso da Telemedicina

Facilitar a realização de teleconferências ao vivo

Vamos imaginar que um paciente, em estado grave, precise ser operado em uma cirurgia de extremo risco. Neste sentido, o profissional especializado nesta cirurgia se encontra do outro lado do mundo.

Para a telemedicina, não existem limites para a saúde humana: uma teleconferência pode ser realizada em tempo real para que o médico especialista dê todas as dicas de procedimentos para facilitar a cirurgia e torná-la muito mais segura e menos arriscada ao mesmo tempo.

Recebe e exame a distância e fornece os laudos em tempo real

Outra possibilidade que só a telemedicina pode oferecer é a coleta de exames a distância que, neste caso, facilita o diagnóstico e o torna muito mais eficiente para análise do paciente e de suas possíveis enfermidades.

Além de ser muito mais barato, ele possibilita resultados mais instantâneos e extremamente garantidos, sem qualquer ‘chance’ ou probabilidade de erro.

O sangue coletado do paciente é colocado num tubo de ensaio dentro de um conversor que digitaliza o sangue e envia para a central de Telemedicina que analisa e libera o exame em minutos.

Análise e interpretação dos exames em tempo real pelo especialista

O cliente pode realizar também uma análise dos exames do paciente em tempo real, ou seja, de forma instantânea. Tudo o que ele precisa ter é uma conexão com a internet. Depois de executar o exame, envia para a plataforma de telemedicina em nuvem onde o especialista está logado. O exame é interpretado e o laudo médico é liberado em minutos.

Tal atendimento se torna o mais adequado nas clínicas de medicina do trabalho, especialmente pelo fato de que o médico pode acompanhar qualquer problemática envolvendo o paciente – mesmo que ele esteja em seu espaço de trabalho.

Uso de aparelhos médicos em comodato com a Telemedicina

O serviço de saúde que opta em utilizar os aparelhos médicos em comodato, paga uma mensalidade e recebe gratuitamente os laudos mensais para os seus exames.

Em resumo, é certo afirmar que a telemedicina é capaz de trazer resultados verdadeiramente eficazes, e o melhor: com atendimentos de baixo custo. É por meio dela que exames como espirometria, eletroencefalogramas e eletrocardiogramas são realizados com maior facilidade e eficácia.

Melhorar o atendimento na área da saúde é uma tarefa que está em nossas mãos e, certamente, a tecnologia está de portas abertas para nos auxiliar com eficiência e baixos custos.

Compartilhe! Assine nosso blog!

Dr. José Aldair Morsch – Cardiologista – Especialista em Telemedicina

Post atualizado em julho de 2017

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia pela PUC-RS. Pós-graduação em Cardiologia Pediátrica pela PUC-RS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp