Médico online é fácil de consultar: veja como funciona

Por Dr. José Aldair Morsch, 28 de julho de 2021
Médico online

Internet e plataformas de telemedicina viabilizaram o acesso ao médico online a partir de qualquer lugar do mundo.

Basta ter um dispositivo conectado à rede para realizar a rotina de cuidados com a saúde, desde a marcação de consultas até o recebimento da receita digital e monitoramento a distância.

Tudo isso de um jeito rápido, prático e seguro, já que os sistemas de teleconsulta obedecem a regras do Ministério da Saúde e Conselho Federal de Medicina (CFM).

Neste artigo, você vai conhecer detalhes sobre como funciona o atendimento médico online, quais as especialidades disponíveis e um passo a passo para agendar sua consulta.

Se você ainda não está familiarizado com o universo digital, não se preocupe. 

Também vou esclarecer as principais dúvidas para te ajudar a manter os cuidados de saúde em dia.

Médico online: que serviço é esse?

Médico online é um serviço que conecta pacientes e profissionais de medicina em diferentes localidades.

O processo utiliza tecnologias da informação e comunicação (TICs), como a internet, para promover esse contato.

Faz alguns anos que o atendimento médico remoto se aproxima da assistência feita pessoalmente, graças a ferramentas como o software de telemedicina.

Nesse sistema, é possível receber atendimento via videoconferência, incluindo áudio, imagens e mecanismos que oferecem uma consulta online com qualidade.

Até mesmo documentos médicos são atualizados e emitidos durante a teleconsulta, recebendo a assinatura digital do médico responsável para garantir sua autenticidade.

Dessa forma, o profissional faz anotações no prontuário do paciente, elabora atestados e faz prescrições dentro da plataforma.

Os arquivos ficam salvos na nuvem, um local de armazenamento na internet protegido por senhas e criptografia.

Também podem ser encaminhados com facilidade ao paciente, via e-mail ou aplicativos de mensagem como o WhatsApp.

Quando fazer consulta médica online

A consulta médica online é uma forma de democratizar o acesso à saúde, pois rompe com a barreira geográfica que separa profissionais de saúde de pacientes.

Por sua praticidade, ela pode ser feita tanto para um primeiro atendimento quanto para acompanhar o progresso de uma terapia – no chamado telemonitoramento.

É verdade que há limitações para a teleconsulta, em especial a impossibilidade de realizar o exame físico.

Porém, em muitos casos, faz sentido começar com o atendimento presencial e prosseguir com a consulta remota, unindo o melhor dos dois mundos através do atendimento híbrido.

Sem falar nas especialidades que pouco dependem do contato físico para o diagnóstico, a exemplo da psiquiatria, que se beneficia dos encontros a distância.

Veja, a seguir, situações em que a teleconsulta é vantajosa.

Quando há restrições para sair de casa

Dispor da consulta a distância é importante para indivíduos que estejam sofrendo com transtornos mentais que dificultam a saída de casa, como síndrome do pânico e depressão.

Em vez de se obrigarem a deixar a zona de conforto, eles têm assistência simplificada via internet.

O serviço médico online também faz a diferença na vida de quem tem restrições à mobilidade, como idosos, pessoas com deficiência ou que estejam acamadas.

Com o suporte da tecnologia, elas são cuidadas no conforto de suas casas, sem precisar se esforçar para ir até uma unidade de saúde.

Quando é preciso economizar

Mesmo quem não tem problemas para se locomover ou sair de casa encontra vantagens ao optar pelo médico online, começando pela economia de dinheiro que seria gasto no deslocamento.

Outro recurso preservado com a teleconsulta é o tempo, pois a dinâmica é ágil desde o agendamento, que pode ser feito a qualquer hora do dia ou da noite.

Na hora da consulta, não é preciso aguardar na sala de espera ou enfrentar imprevistos como atrasos, pois tudo é feito online.

Médico a distância

Consulta médica online é fácil, segura, econômica e com atendimento de qualidade

Quando o paciente busca por um especialista

O benefício do atendimento remoto é ainda maior para quem mora longe dos grandes centros urbanos e precisa consultar com um especialista.

Afinal, não será necessário arcar com os custos de uma viagem até uma capital ou região metropolitana para se encontrar com o médico, ainda que você viva em áreas remotas.

Basta ter um smartphone com acesso à internet para se conectar com o especialista.

Quando procura por uma segunda opinião

A segunda opinião médica é uma ferramenta que qualifica o diagnóstico, tirando dúvidas sobre exames e suspeitas.

Pode funcionar por dois caminhos: o primeiro se dá quando um médico pede ajuda a um colega mais experiente para esclarecer questões sobre o diagnóstico e melhor tratamento.

Por exemplo, um pediatra que aciona um cardiologista para confirmar se um paciente tem cardiopatia.

No segundo caso, o próprio doente pede para um segundo médico dar uma olhada em seu histórico e exames para tomar uma decisão sobre a terapia mais adequada.

Ambas as opções podem ser feitas com o auxílio da plataforma de telemedicina.

Como é o atendimento com médico online 

O atendimento com médico online é parecido com o tradicional.

Primeiro, médico e paciente acessam uma sala virtual exclusiva para a consulta, através de um link, no horário marcado.

A consulta começa, então, com a anamnese ou entrevista com o paciente.

Nesse momento, o profissional de saúde pergunta o motivo do encontro, se há sintomas ou queixas que merecem investigação.

Sinais visíveis, como manchas na pele, podem ser observados pela câmera do computador e por fotos tiradas previamente e enviadas via sistema de teleconsulta.

O médico também avalia a condição geral do paciente, incluindo fala, raciocínio, eventos descritos e histórico para levantar uma hipótese diagnóstica.

Se considerar necessário, ele pede exames de imagem e de laboratório para validar sua suspeita, ou encaminha o doente a um especialista.

Como mencionei acima, todos os procedimentos são anotados no prontuário digital, documento que reúne as informações de saúde de uma pessoa.

Ao final da consulta, o médico emite os arquivos referentes ao tratamento, como laudos, atestados e receituário.

Abaixo, trago detalhes sobre a emissão de documentos médicos digitais.

Laudo médico online

O serviço de laudos a distância foi um dos primeiros a ser ofertado pelas empresas de telemedicina, ainda na década de 2000.

Esse formato de serviço médico surgiu para diminuir a sobrecarga dos especialistas que atendem em consultórios, clínicas e hospitais.

Muitas vezes, eles acabam acumulando tarefas que vão além da assistência ao paciente, o que engloba a interpretação de exames e composição do laudo médico.

Essa atividade requer atenção durante a avaliação dos resultados de testes de apoio ao diagnóstico, exigindo dedicação exclusiva e tempo por parte dos especialistas.

Uma solução seria aumentar o time desses profissionais, porém, isso custa caro para os estabelecimentos de saúde.

Diante dessa demanda de mercado, empresas como a Telemedicina Morsch criaram um sistema de envio de imagens, traçados e outros resultados de exames via internet.

Mantendo uma equipe de especialistas dedicados apenas à interpretação dos exames, é possível elaborar e entregar o laudo digital em minutos.

Foi assim que a entrega de laudos se tornou ágil sem deixar a qualidade de lado.

Teleconsulta com médico

Receitas médicas ao paciente podem ser geradas a partir de uma teleconsulta

Prontuário médico online 

O prontuário médico online ou prontuário eletrônico do paciente (PEP) não é apenas um documento e, sim, um software completo que integra dados do paciente.

Como fica arquivado na nuvem, o PEP tem espaço infinito para guardar as informações, mantidas em segurança e com acessibilidade a partir de qualquer dispositivo conectado à internet.

Portando login e senha, o paciente pode visualizar todo o seu histórico de saúde, desde o nascimento, sem precisar armazenar documentos médicos em papel.

Profissionais de saúde autorizados também podem ver o prontuário sempre que necessário, consultando detalhes sobre alergias, prescrições, consultas, tratamentos e exames.

Portanto, o prontuário digital tem muito mais vantagens que o mantido em papel.

Inclusive porque ele não se deteriora com o tempo, nem ocupa espaço físico para ser guardado.

Teleconsulta tem receitas médicas online? 

Sim. 

A teleconsulta é feita numa plataforma completa, com ferramentas para a geração de documentos como as receitas médicas online.

Atestados, encaminhamentos e outros documentos também podem ser emitidos durante a consulta online, conforme a necessidade e indicação médica.

Médicos que atendem online

São muitas as especialidades que contam com médicos online.

Tanto generalistas (clínicos e pediatras) como especialistas aderiram à consulta a distância para facilitar a assistência e cuidados nos dias de hoje.

Abaixo, listo algumas áreas com médicos online prontos para a sua próxima consulta.

Médico ginecologista online

O médico ginecologista é o especialista que acompanha a saúde da mulher desde a puberdade até a menopausa pode ser contatado em ambiente digital, com toda a comodidade.

Médico cardiologista online

Com o suporte da internet, é possível realizar encontros preventivos ou para tratar de males cardiovasculares sem sair de casa com o médico cardiologista online.

Médico cirurgião vascular online

Consultas prévias para conferir a saúde dos vasos sanguíneos e tratar doenças como a trombose podem ser feitas a distância.

Médico clínico geral online

O clínico geral é aquele que faz o primeiro atendimento ao paciente, avaliando a saúde e iniciando a investigação de sintomas pouco específicos.

Médico endocrinologista online

Obesidade, problemas com a tireoide e outras doenças que afetam hormônios e o metabolismo são analisadas e tratadas pelo endocrinologista online.

Médico da família online

Promovendo o atendimento humanizado, o médico da família acompanha paciente e familiares por longos anos, recomendando terapias personalizadas.

Médico neurocirurgião online

Quando encaminhado ao neurocirurgião, o doente pode passar por uma consulta a distância para verificar a necessidade de exames e o tipo de cirurgia adequado.

Médico neurologista online

A avaliação de sintomas, suspeitas e distúrbios que afetam o sistema nervoso e os músculos é feita pelo médico neurologista, que se conecta ao paciente online.

Médico ortopedista online

Lesões, feridas e patologias que acometem ossos, músculos, tendões e ligamentos são analisados e tratados pelo ortopedista online.

Médico otorrino online

Dores de garganta, ouvido e sinusite (inflamação dos seios da face) são algumas condições que levam à consulta com o otorrinolaringologista via internet.

Médico pediatra online

Especializado no acompanhamento de bebês, crianças e adolescentes, o pediatra também atende em ambiente digital.

Telemedicina

Com diferentes especialidades online, é muito fácil ter a assistência do seu médico

Médico pneumologista online

Doenças respiratórias, como asma e enfisema pulmonar, motivam a busca por assistência de um pneumologista online.

Médico psiquiatra online

Ansiedade, depressão, burnout e outros distúrbios que acometem a mente e estado emocional pedem cuidados do psiquiatra, que podem ser feitos a distância.

Como conversar com um médico online na Morsch

Na plataforma de teleconsulta Morsch, conversar com seu médico online é simples e rápido.

Como o sistema fica hospedado na nuvem, pode ser acessado a partir de qualquer dispositivo que tenha conexão com a internet.

Seu computador, tablet e até o celular são suficientes para receber assistência médica a distância, seja como primeira consulta ou para dar seguimento a um tratamento.

Tudo começa com o agendamento, que pode ser feito a qualquer momento, inclusive durante feriados e finais de semana.

É só seguir o passo a passo:

  1. Acesse a página de agendamentos
  2. Escolha especialidade que você procura no campo de buscas, selecionando o profissional de sua preferência
  3. Veja quais horários de agendamento estão disponíveis, ao lado da identificação do médico. Clique sobre o mais adequado
  4. Você será redirecionado para uma página de login. Se não tiver cadastro, selecione “Criar conta”
  5. Preencha o formulário com informações de identificação e prossiga
  6. Crie uma senha para acessar o sistema
  7. Confirme o horário da teleconsulta e faça o pagamento
  8. É possível anexar atestados, resultados de exames e encaminhamentos para dar mais informações ao médico online
  9. Meia hora antes do atendimento, você vai receber o link de acesso à sala virtual via WhatsApp ou SMS
  10. Clique sobre o link no horário da consulta online e converse com seu médico por videoconferência.

Conclusão

Avanços na tecnologia na saúde possibilitam a consulta com médico online de forma ágil.

Pacientes com restrições à mobilidade, transtornos mentais e idosos têm vantagens claras com essa opção, que dispensa o deslocamento até a clínica ou hospital.

Mas quem precisa otimizar as tarefas do dia a dia ou consultar especialistas de outras cidades também ganha usando uma plataforma de telemedicina.

Confira detalhes sobre o funcionamento do sistema Morsch nesta página e marque sua teleconsulta.

Se este artigo ajudou, não deixe de compartilhar com seus contatos.

Aproveite e se inscreva na newsletter para receber os próximos conteúdos exclusivos.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin

COMPARTILHE