Especialista em telemedicina: uma nova área na saúde

Por Dr. José Aldair Morsch, 9 de novembro de 2017
especialista em telemedicina

Várias tecnologias têm mostrado um apoio fundamental na resolução e execução de inúmeras tarefas medicina, quem se enquadra nessa área de tecnologia é um especialista em telemedicina.

Uso de aplicativos, novos sistemas, mecanismos mais práticos e simples de serem usados se tornaram um tesouro aos olhos de profissionais conectados que desejam aperfeiçoar ainda mais seu trabalho.

Os médicos que utilizam dessas ferramentas são considerados especialistas em telemedicina, pois são únicos em atender pacientes á distância.

Se você pensa que o uso dessas na medicina é algo complicado, se engana. À medida que os anos passam inúmeros mecanismos são criados para apoiar médicos, enfermeiros e qualquer outro especialista da saúde a se organizarem e gerenciarem melhor sua rotina de trabalho e o atendimento de seus pacientes.

Mas como qualquer profissional, ainda há uma preocupação constante que com certeza é a sua também: o custo benefício. Mesmo que existam várias plataformas acessíveis ao seu serviço, não são todas que oferecem um retorno financeiro positivo a você, aos seus colaboradores e seu estabelecimento.

E caso deseja algo mais dinâmico, ágil e seguro, muitas vezes é necessário custear um valor ainda maior para usufruir da plataforma.

Solicite um orçamento

Porém há um serviço moderno e que tem revolucionado o mercado hospitalar, especialmente no fornecimento de laudos médicos: a telemedicina.

Com a promessa de quebrar barreiras na entrega de laudos, diagnósticos de exames e outras informações, esse serviço tem se tornado útil para qualquer médico que deseja tornar essa atividade mais prática, dinâmica e autêntica.

Mas o que é telemedicina?

Primeiro de tudo, não pense que para trabalhar com telemedicina é necessário ser um total conhecedor da ferramenta. Mesmo que esteja pensando em montar sua própria clínica ou já tenha seu estabelecimento e quer uma ajuda para melhorar seu serviço, saiba que a ferramenta é fácil de ser manuseada.

A técnica nada mais é que a prática médica realizada à distância, não tendo um critério específico para o tipo de instrumento que for utilizado durante o atendimento.

Com um foco direcionado ao apoio do diagnóstico do médico local e para uma emissão mais rápida de um atestado de saúde, ela promove maior comodidade e tranquilidade no serviço médico, mesmo sendo à distância e sem perder a qualidade que o estabelecimento médico oferece.

Telemedicina e telessaúde: diferenças

Ok, agora que já sabe o que é uma plataforma de telemedicina, ainda há algo a ser esclarecido. Qual a diferença dela com a telessaúde? De modo simples, a telessaúde é um conceito ainda maior sobre a medicina, que se encarrega de identificar cuidados que são prestados por outros profissionais da área médica.

Nesse intervalo de tempo na telessaúde é possível atender a todos, sejam médicos, enfermeiros ou outros especialistas. Em outras palavras, a telessaúde é a especialidade exercida para fazer essas tarefas e a telemedicina é a ferramenta utilizada para aperfeiçoar os serviços que forem feitos dentro dessa classe.

O que faz um especialista em telemedicina?

Não é necessário um pré-conhecimento sobre a ferramenta, programação, mas é importante conhecer o que o profissional faz com o uso dessa plataforma.

Por ter característica principal o serviço médico a distância, ele realiza atendimentos a pacientes que residem em áreas longínquas e que não possuem um acesso fácil a um grande centro de saúde.

Por isso, o profissional se encarrega de oferecer exames, divulgar resultados ao paciente pela plataforma, realizam atendimento em diversas áreas como eletroencefalogramas, monitoração de pressão arterial, eletrocardiograma, teleradiologia e outros tipos de procedimento, além de ter a responsabilidade de estreitar a sua relação com o paciente, tornando-o mais próximo.

Como os meios de comunicação estão se desenvolvendo, enfermeiros e médicos usufruem dessa ferramenta até mesmo por smartphones, tablets, computadores e até videoconferências, que viabilizam as consultas e preparam os laudos com mais rapidez, precisão e qualidade, podendo até otimizar o tempo para tratar de problemas de saúde mais graves, como agravos cardíacos por exemplo.

Mas aí vem a pergunta: como se dá o acesso a essa ferramenta? Todo profissional que utilizada esse recurso possui acesso por meio de um login e senha, que de forma segura, dá total permissão ao cadastro de clientes no ambiente médico e também possibilita o manuseio desses dados, alterações ou o acréscimo de informações importantes que precisam estar armazenadas e identificadas.

O profissional também se encarrega de digitalizar os prontuários, evitando o uso contínuo de papel e as trocas constantes de informações identificadas em saúde para a realização de qualquer procedimento.

Por dentro da telemedicina

Mesmo que já se tenha noção do que é a ferramenta, ou que se considere especialista em telemedicina, sempre é bom especificar os detalhes de como ela funciona.

Muitos profissionais da saúde podem achar que por possuir métodos avançados e dinâmicos, o custo para se ter essa plataforma no consultório pode ser caro e na verdade não é assim.

A relação de custo benefício é promissora. Por isso, fique tranquilo quando o assunto é o quanto irá gastar para aderir à ferramenta.

O profissional se cadastra no sistema por meio de login e senha. Assim, ele terá disponível todas as informações que necessita para avaliar os pacientes, seus dados clínicos, resultado de exames gerais ou específicos e outras noções.

Além disso, é possível salvar dados que forem sendo guardados na memória do sistema, sem o risco de perdê-los.

A conferência deles é fácil e simples, sem precisar navegar por várias páginas ou outras redes para se chegar ao laudo e enviá-lo ao paciente.

Dentro do trabalho, o sistema digitaliza o exame médico feito pela máquina que é utilizada durante o procedimento e que pode ser enviado diretamente pela internet por um técnico de enfermagem.

Esses dados podem ser direcionados a outros profissionais da equipe médica, que podem ter acesso por meio de login e senha e imprimi-los, salvá-los ou analisá-los para se preparem em outros casos semelhantes.

Os benefícios da plataforma para um especialista em telemedicina

Mas ainda existem profissionais que podem se perguntar: “O sistema realmente vale a pena”?

Se você pensar em trazer mais conforto e comodidade aos seus pacientes e para a equipe que trabalha, então sim, realmente vale a pena. Para se ter uma noção, só o fato de descentralizar os serviços de assistência de profissionais médicos já desafoga hospitais e grandes centros médicos.

A troca de informações de casos específicos fica mais evidente e contínua, podendo ser um auxílio para vários médicos e enfermeiros que se deparam com casos variados durante o dia.

A integração de pesquisas centralizadas em anomalias e outras doenças é influenciada positivamente a fim de se ter um tato mais apurado em realizar o tratamento dessas enfermidades.

Para o paciente, o fato de não ter que se deslocar até uma clínica já é um conforto. Economia de tempo, a imagem positiva que ele terá da clínica por usar um recurso renomado e moderno e até a prevenção de contaminação hospitalar são alguns desses benefícios observados por ele.

E ao profissional de saúde, é claro, há uma chance maior de aprendizado e aperfeiçoamento de suas técnicas em programas de educação médica, manter contato com outros profissionais que podem passar por uma situação semelhante na clínica e a troca de conhecimentos também mantém um fluxo mais acentuado.

Essa busca por outras opiniões de outros médicos pode ajudar a tomar uma medida mais cabível na hora de ajudar um paciente com determinado problema.

Ademais, é importante haver um ressalte. A ferramenta proporciona uma quebra de barreiras econômicas e sociais enorme. Com certeza se passa na mente de médicos e profissionais da saúde a promoção de serviços médicos de qualidade para todas as pessoas e com a plataforma há a chance real de oferecer esse atendimento a todas as pessoas.

Embora a prática com a ferramenta ainda seja algo novo no Brasil, ela já vem se consolidando e comprovando que o desenvolvimento de mais programas como esse possa e muito ajudar a incentivar uma cooperação mútua na área da saúde entre médicos e pacientes.

Quando se pensa em medicina do futuro, é necessário pensar nessas variáveis que ainda atrapalham um contato mais próximo do paciente com o profissional de saúde.

Mesmo estando no século XXI e com inúmeras inovações que vivemos e usamos em nosso dia a dia, infelizmente ainda é possível encontrar desigualdades e transtornos que inúmeras pessoas ainda passam na hora de realizar um exame, pegar um laudo médico ou simplesmente realizar uma consulta.

Usar recursos como esse não é só trazer inovação e tornar seu consultório mais moderno, mas é romper paradigmas que são sentidos pelas pessoas por um período muito grande em diversas partes não só do Brasil, mas também por todo o mundo.

Por isso, é sempre bom relembrar que qualquer médico ou enfermeiro pode ser um alguém especializado nesta ferramenta.

Se você pensa em adotar alguma medida para aperfeiçoar não só os serviços diretos com o paciente, mas tornar sua rotina dentro do estabelecimento ainda mais proveitosa e dinâmica, dedicando mais atenção e tendo mais amadurecimento no trato com os pacientes e com os seus problemas clínicos.

Pense que a tecnologia tem muito a agregar não só em seus serviços prestados, como também na sua formação e experiência.

Procure conhecer os serviços da Telemedicina Morsch para entender mais sobre essa plataforma e como agregar ainda mais valor ao seu consultório.

Somos especialistas em telemedicina e podemos lhe ajudar!

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia pela PUC-RS. Pós-graduação em Cardiologia Pediátrica pela PUC-RS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp