Como renovar receita médica online de forma fácil e barata

Por Dr. José Aldair Morsch, 28 de setembro de 2022
Renovar receita médica

Renovar a receita médica nem sempre é uma tarefa simples.

Normalmente, é preciso marcar uma consulta e se deslocar até uma unidade de saúde para conseguir dar continuidade ao tratamento.

O que se torna complicado na saúde pública, por exemplo, já que as filas de espera por consultas no SUS podem durar semanas.

Enquanto isso, o paciente acaba ficando desassistido, correndo o risco de sofrer complicações devido ao descontrole de doenças crônicas.

Mas saiba que já é possível renovar a receita online a um preço justo, usando a plataforma de Telemedicina Morsch.

Conto como funciona esse serviço nos próximos tópicos, além de comentar a validade do receituário médico.

Vamos lá?

Quando renovar receita médica?

Basicamente, a renovação de receita médica é necessária quando se está em tratamento de longo prazo.

Ou seja, para terapias medicamentosas que se estendam por mais de 30 dias – prazo de validade da maioria dos receituários no Brasil.

Doenças passageiras, como infecções, raramente precisam desse cuidado extenso.

O mesmo raciocínio se aplica a condições agudas, a exemplo das crises de asma, de enxaqueca ou inflamações musculares.

Portanto, a prática de pedir para renovar a receita costuma ficar restrita aos doentes crônicos.

Por sofrerem com uma patologia que não tem cura, é comum que precisem de medicamentos de uso contínuo.

Sem esses fármacos, a doença pode se descontrolar e desencadear agravos importantes.

É o caso do diabetes que, quando não controlado, mantém altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia), aumentando as chances de danos à retina, redução na função renal, infecções, infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

Já nas doenças degenerativas, como Alzheimer e Parkinson, a falta de remédios pode permitir o avanço rápido da destruição dos neurônios.

E, por consequência, agravar sintomas como tremores e perda da capacidade de raciocínio.

Daí a importância de dispor de acesso facilitado para a renovação de receituários de medicações vendidas sob prescrição médica.

Qual a validade de uma receita médica?

Antes de dar detalhes sobre a validade das receitas, vou voltar um passo e falar sobre esse importante documento médico.

O receituário é a expressão da prescrição médica, ato comumente usado para finalizar consultas de diferentes especialidades.

No arquivo, estão contidas informações essenciais para que o paciente inicie ou dê continuidade ao tratamento indicado por seu médico.

Segundo o Manual de orientações básicas para prescrição médica, publicado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), o receituário médico deve conter:

  • Cabeçalho: na parte superior do documento, deve constar nome e endereço do profissional ou da instituição onde trabalha, registro profissional (CRM) e número de cadastro de pessoa física ou jurídica. Se o médico for especialista, vale incluir também o RQE
  • Superinscrição: dados do paciente, como nome, endereço e idade. Pode trazer a recomendação quanto à via de administração do medicamento
  • Inscrição: informações sobre o fármaco, começando pelo nome genérico, seguido da forma farmacêutica (comprimidos, cápsulas, xarope, gotas etc.) e concentração
  • Subscrição: descreve a quantidade de medicação que deverá ser liberada ao paciente. Em receitas do tipo A, B e C, essa indicação deve ser escrita em algarismos arábicos, escritos por extenso, entre parênteses
  • Adscrição: contempla orientações complementares ao paciente, como a quantidade de dias do tratamento, horários para tomar o remédio, sintomas que modifiquem a abordagem, entre outras
  • Data: além da assinatura e número de inscrição no respectivo conselho de Medicina.

Nesse contexto, dá para entender a razão para que haja monitoramento das receitas, pois elas autorizam o uso de fármacos com o propósito de cura ou controle de doenças.

Alguns desses produtos podem provocar efeitos colaterais perigosos, o que exige medidas restritivas ao seu uso, incluindo a limitação para o tempo de aquisição dos remédios.

Caso não houvesse controle por parte de órgãos como a vigilância sanitária, práticas como a automedicação colocariam o bem-estar, integridade e até a vida de pacientes em risco.

Qual a validade de receita de antibiótico?

A validade da receita de antibiótico é de 10 dias a partir da data de emissão.

De acordo com a resolução da Anvisa que trata desse tema (RDC 471/21), a receita deve ser redigida com letra legível pelo médico e entregue ao paciente em duas vias.

A primeira via fica retida na farmácia, enquanto a segunda serve de orientação ao doente.

No mesmo receituário, poderá constar a prescrição de outros medicamentos, desde que não estejam sujeitos a controle especial pela Anvisa.

Existem algumas exceções quanto ao prazo de validade da receita médica para antimicrobianos, como especifica o Art. 9º da legislação:

“Em situações de tratamento prolongado, a receita poderá ser utilizada para aquisições posteriores dentro de um período de 90 (noventa) dias a contar da data de sua emissão

“§ 1º Na situação descrita no caput deste artigo, a receita deverá conter a indicação de uso contínuo, com a quantidade a ser utilizada para cada 30 (trinta) dias

“§ 2º No caso de tratamentos relativos aos programas do Ministério da Saúde que exijam períodos diferentes do mencionado no caput deste artigo, a receita/prescrição e a dispensação deverão atender às diretrizes do programa”.

Renovação de receita médica

A renovação da receita costuma ficar restrita aos doentes crônicos, que precisam de medicamentos de uso contínuo

Qual a validade da receita de remédio controlado?

No caso de remédios controlados, a validade da receita é de 30 dias.

Essa determinação consta na Instrução Normativa SVS/MS n.º 344/1998, que instituiu o Regulamento Técnico das substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial.

Existe uma exceção citada na mesma legislação, que se refere a receitas de talidomida.

Talidomida é um anti-inflamatório e sedativo usado no tratamento de lúpus eritematoso, mieloma múltiplo e hanseníase.

Conforme determina o Art. 49, § 2º:

“A Notificação de Receita Especial da Talidomida terá validade de 15 (quinze) dias, contados a partir de sua emissão e somente dentro da Unidade Federativa que concedeu a numeração”.

A prescrição pode recomendar medicamentos suficientes para no máximo 30 dias de tratamento.

Os fármacos controlados também devem ser prescritos em receituários de duas vias, sempre junto a uma notificação de receitas.

Esse documento é definido no Art. 65 da Instrução, que afirma:

“Notificação de Receita é o documento que acompanhado de receita autoriza a dispensação ou aviamento de medicamentos a base de substâncias constantes das listas ‘A1’ e ‘A2’ (entorpecentes), ‘A3’, ‘B1’ e ‘B2’ (psicotrópicos), ‘C2’ (retinoides para uso sistêmico) e ‘C3’ (imunossupressores), do Requerimento Técnico aprovado pela Portaria SVS/MS nº 344/98 e de suas atualizações”.

Qual a validade receita médica de uso contínuo?

Depende do tipo de medicamento prescrito.

Para explicar melhor, quando o médico acrescenta o termo “uso contínuo” à receita, significa que o fármaco deverá ser utilizado continuamente, sem interrupções durante o tratamento.

Na prática, significa que a validade da receita poderá ser prolongada, conforme indica orientação técnica do Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul (CRF-RS), da seguinte forma:

  • Receituário comum: até 12 meses, ou menos, de acordo com a duração do tratamento preconizada
  • Receituário de Controle Especial, Notificação de Receita B e Notificação de Receita A: até seis meses, ou menos, de acordo com a duração do tratamento preconizado.

É justamente o caso da receita azul, como comento abaixo.

Qual a validade da receita azul?

O receituário azul é empregado para a prescrição de medicamentos que podem causar dependência, como os antidepressivos.

Geralmente, a receita médica para esses psicotrópicos tem validade de 30 dias, a não ser que o remédio seja de uso contínuo.

Renovação de prescrição médica

Medicamentos que causam dependência, como antidepressivos, tem a receita médica com validade de 30 dias

Como renovar receita médica?

Conforme adiantei na abertura do texto, a prescrição de fármacos faz parte do ato médico.

Portanto, deve estar vinculada a uma avaliação médica, tradicionalmente realizada por meio da consulta.

Então, o processo convencional começa com o agendamento da consulta médica, feito pessoalmente, por telefone ou internet.

Em seguida, você comparece ao encontro e passa por anamnese e exame físico.

Anamnese é a entrevista com o paciente, feita através de um roteiro com questões sobre sintomas, histórico de saúde, doenças crônicas etc.

Depois, vem o exame físico, que pode incluir:

  • Inspeção: busca por alterações decorrentes de doenças apenas através da observação visual do paciente
  • Palpação: tato do médico para identificar alterações da forma, textura e outros aspectos físicos que sinalizam a presença de certas patologias
  • Percussão: toques e leves “golpes” no corpo do paciente, que emitem sons próprios e podem revelar anomalias anatômicas e funcionais
  • Ausculta: serve para escutar os sons emitidos pelo organismo por meio de equipamentos específicos, a exemplo do estetoscópio.
  • Exames complementares também podem ser solicitados, se o médico achar necessário.

Só no final dessa avaliação é que o profissional emite a receita médica com recomendações para o tratamento.

Tem como renovar receita médica online?

Sim, dá para renovar a receita médica online.

A prática é permitida pelo Conselho Federal de Medicina desde 2021, quando foi aprovada a Resolução CFM 2.299/21.

O documento permitiu a utilização de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) para a emissão de diversos documentos médicos, incluindo a prescrição.

Atestado, relatório, solicitação de exames, laudo e parecer técnico também passaram a ser autorizados em formato digital.

A norma ainda estabeleceu exigências para que os arquivos eletrônicos sejam válidos, determinando, no Art. 4º, que:

“A emissão de documentos médicos por meio de TDICs deverá ser feita mediante o uso de assinatura digital, gerada por meio de certificados e chaves emitidos pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras (ICP-Brasil), com Nível de Garantia de Segurança 2 (NGS2), garantindo sua validade legal, autenticidade, confiabilidade, autoria e não repúdio”.

Outra regra afirma que a prescrição eletrônica deve ser feita com o intermédio de sistemas de telemedicina devidamente registrados no Conselho Regional de Medicina (CRM).

Essas plataformas ainda devem ter como diretor técnico um médico inscrito no mesmo CRM.

Como funciona para renovar receita com a Morsch

Experiente na oferta de serviços médicos a distância, a Morsch oferece a opção de renovar receita médica de um jeito simples.

Basta acessar este link e fazer a solicitação, sem precisar passar por todo o processo de agendamento da consulta.

Caso esteja usando nossa plataforma pela primeira vez, clique em “Criar conta” e preencha os dados.

Em seguida, selecione a renovação de receita e confirme o pagamento para receber sua prescrição.

Vale lembrar que o serviço está disponível somente para quem já tem uma receita que está perdendo ou perdeu a validade.

Se precisar de um novo tratamento, terá de passar em teleconsulta para ser examinado pelo médico.

O que também é simples e rápido no software Morsch, bastando que você escolha o profissional e horário desejados.

Para tratamento contínuo

O sistema Morsch permite renovar receitas para remédios de uso contínuo.

A exemplo dos fármacos dispensados na Farmácia Popular, que servem para controle de doenças como diabetes, asma e hipertensão.

A receita digital enviada ao paciente possui QR Code para simplificar a compra dos medicamentos.

Uma vez impresso, o documento pode ser levado à farmácia, evitando problemas para compreender a “letra de médico”.

Para receitas controladas

Remédios de tarja preta também podem ter a receita renovada via software Morsch.

Porém, eles serão enviados em formato físico, pelo correio – a fim de atender às exigências da Anvisa para essas substâncias.

Vantagens da renovação de receita com a telemedicina

A renovação online agrega uma série de benefícios, como os seguintes:

  • Maior praticidade: usando a telemedicina, você não precisa passar por todo o processo de requisição de receita cada vez que o documento perder a validade
  • Agilidade: o serviço online dispensa a espera de dias ou até semanas para passar com seu médico e adquirir uma nova receita
  • Economia: a versão digital tem custo reduzido na plataforma Morsch, menor que o valor cobrado por teleconsultas. Você ainda vai economizar o tempo e dinheiro que seriam gastos no deslocamento até uma unidade de saúde
  • Continuidade do tratamento: a renovação de receitas online evita interrupções no tratamento, garantindo que doenças crônicas sigam controladas e o paciente se mantenha sadio.

São muitas as razões para fazer uso desse serviço e renovar receita médica online.

Solicite agora!

Conclusão

Neste artigo, abordei as regras, validade e formas de renovar a receita médica.

Conte com a Telemedicina Morsch para conferir agilidade a esse processo, dispensando deslocamentos e filas de espera.

Clique aqui e veja como é simples renovar sua receita.

Se achou este conteúdo interessante, compartilhe nas redes sociais.

Aproveite para assinar nossa newsletter e continuar recebendo informações de qualidade sobre saúde e tecnologia.

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin