Centro de diagnósticos: como montar um e por que investir na digitalização?

Por Dr. José Aldair Morsch, 20 de agosto de 2021
Por que o centro de diagnósticos deve investir na digitalização?

Se está à frente ou pensando em criar um centro de diagnósticos, este artigo é para você.

Seja um negócio focado apenas no diagnóstico ou dentro de um hospital ou clínica, dispor de um local destinado a diferentes exames é uma boa pedida.

Porque, segundo dados da Abramed publicados no portal Saúde Business, as unidades de medicina diagnóstica movimentam uma receita de mais de R$ 35 bilhões no Brasil.

Então, por que não aproveitar essa oportunidade promissora para aumentar as receitas?

Avance na leitura para conhecer os caminhos, tipos de exames que podem ser ofertados e um passo a passo para montar um centro de diagnósticos com sucesso.

Confira também soluções para digitalizar seus serviços de um jeito simples, através da telemedicina.

O que é um centro de diagnósticos?

Centro de diagnósticos é uma unidade de saúde voltada à realização de diferentes exames.

Basicamente, trata-se de um local que não realiza consultas médicas ou com outros profissionais de saúde, concentrando as atividades em métodos diagnósticos.

Entre as principais rotinas dessa central, vale citar:

  • Marcação e confirmação de exames
  • Orientações e realização do preparo necessário para os procedimentos
  • Elaboração e entrega de laudos médicos.

 

Para que serve um centro de diagnósticos?

O trabalho dessas unidades de saúde é essencial para qualificar o diagnóstico, confirmando ou afastando uma suspeita clínica.

Imagine, por exemplo, que uma mãe tenha percebido episódios em que seu filho se “desliga” totalmente do mundo exterior por alguns minutos.

Ao conversar com familiares e professores da criança, ela recebe comentários sobre uma suposta falta de atenção em certos momentos.

Mas, na verdade, o menino nem se lembra de ter ouvido o que foi dito durante a aula ou o jantar.

Ela procura a ajuda de um pediatra, relatando o incômodo e suas consequências para a vida social e escolar do filho.

Durante a anamnese e exame físico, o médico desconfia de anormalidades neurológicas, pois o restante dos sistemas parece em ordem.

Ele solicita um eletroencefalograma, entregando o pedido médico para o EEG e agendando uma consulta de retorno assim que o resultado estiver pronto.

A mãe, então, entra no site de um centro de diagnósticos que atende a especialidade neurologia e agenda o exame online.

Cumpre com as orientações sobre o preparo, levando a criança ao local com o couro cabeludo limpo, lavado apenas com xampu.

Um técnico de enfermagem treinado coloca os eletrodos na cabeça do menino, pede que ele fique quieto ao longo do procedimento e liga o aparelho de EEG.

O dispositivo capta e amplifica os impulsos elétricos cerebrais, revelando descargas incomuns ao mesmo tempo em que o paciente parece estar com a mente distante.

O exame é finalizado, permitindo que mãe e criança retornem ao consultório do pediatra.

A mãe apresenta o laudo, produzido por um neurologista, que aponta anormalidades sugestivas de crise de ausência.

Dessa forma, fica confirmado o diagnóstico desse tipo de crise convulsiva, e o paciente é encaminhado a um neurologista pediátrico para tratamento.

A abordagem terapêutica é feita com o suporte de medicamentos antiepilépticos, até que as crises diminuem e desaparecem espontaneamente.

Tipos de exames feitos em um centro de diagnósticos

Quando falamos de medicina diagnóstica, é natural pensar logo em exames de imagem.

No entanto, esses não são os únicos procedimentos que podem ser conduzidos nesses locais.

A seguir, listo exemplos de exames realizados em centros de diagnósticos:

  • Exames laboratoriais de rotina: hemograma, PCR, glicemia e ácido úrico estão entre os procedimentos mais comuns. Eles partes de análises clínicas a partir de materiais biológicos como sangue e urina
  • Biópsia: consiste na retirada de uma pequena parte de um tecido, nódulo ou tumor para que seja avaliada em laboratório
  • Raio X: método que emprega radiação ionizante para gerar uma espécie de fotografia interna do organismo. Pode ser feito em várias partes do corpo, como membros superiores e inferiores, tórax, coluna, abdômen etc.
  • Tomografia computadorizada: exame de imagem que usa raios X e um tubo giratório para captar cortes transversais da área estudada. Também serve para visualizar diferentes segmentos do corpo, como crânio, seios da face e coração
  • Ressonância magnética: combina campo magnético a ondas de rádio para produzir imagens em alta resolução de diferentes tecidos, tais como pelve, tórax, cérebro e bacia
  • Ultrassonografia: emprega um transdutor, aparelho que emite ondas sonoras em alta frequência para mostrar imagens internas em tempo real num monitor. Também pode ser feita para observar o coração, recebendo o nome de ecocardiograma
  • Eletrocardiograma: coleta e avalia a atividade elétrica do músculo cardíaco, formando gráficos com ondas do ECG para identificar anomalias no ritmo cardíaco, frequência e anatomia
  • Eletroencefalograma: como detalhei antes, esse exame capta os impulsos elétricos do cérebro, possibilitando a observação de anormalidades
  • Espirometria: analisa o funcionamento das vias aéreas inferiores a partir de registros de volumes e capacidades pulmonares.

 

Como montar um centro de diagnósticos?

Caso esteja planejando montar um centro de diagnósticos, comece sempre pelo planejamento.

Ou seja, pelo plano de negócios da sua empresa, ou inserindo essa nova unidade dentro do plano de negócios do hospital ou clínica.

As exigências legais e sanitárias vão depender das especialidades e procedimentos realizados.

Exames laboratoriais, ECG e EEG costumam pedir uma estrutura mais simples, podendo ser conduzidos em salas comuns, desde que respeitadas as normas de higiene.

Já os exames de imagem requerem salas especiais para a instalação dos aparelhos, acessórios específicos e atenção à segurança radiológica.

Portanto, faz sentido consultar um arquiteto ou engenheiro especializado na área da saúde para que confira se uma edificação está adequada para um centro de diagnósticos, concedendo sua Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).

Você ainda vai precisar do alvará de órgãos como prefeitura, Corpo de Bombeiros e Anvisa.

Confira mais detalhes sobre as principais normas neste artigo.

Não se esqueça de listar os equipamentos necessários, fazer um bom planejamento financeiro, contratar e treinar sua equipe.

Médicos, técnicos de enfermagem, técnicos em radiologia, recepcionistas e atendentes costumam fazer parte do quadro de funcionários de um centro de diagnósticos.

As tarefas do dia a dia podem ser otimizadas com o suporte de softwares médicos como a plataforma de telemedicina, promovendo a digitalização do seu negócio.

Saiba mais nos próximos tópicos.

Qual é a importância de uma gestão eficaz no centro de diagnósticos? 

Como ocorre em qualquer empresa que deseja prestar bons serviços e aumentar sua competitividade, os centros de diagnósticos procuram se tornar cada vez mais produtivos.

Nesta área, contudo, a busca por melhorias torna-se fundamental, pois diz respeito à saúde, à qualidade de vida e ao atendimento humanizado fornecido aos indivíduos. 

Assim, ressalta-se, o dever integrar soluções mais céleres, viáveis e eficientes ao aprimoramento nos cuidados com os pacientes e na conscientização dos funcionários.

Diante de demandas conjuntas tão importantes, a produtividade pode ser medida segundo o nível de rendimento dos procedimentos, somado à qualidade garantida durante eles.

Ou seja, quanto mais pessoas são atendidas com excelência, mais produtivo é o centro de diagnósticos.

Para atingir essa meta, tenha atenção a cada fase de sua gestão; desde o primeiro contato com o paciente até a sua saída e posterior recebimento dos resultados.

Essa atenção deve incluir 

  • Diferenciais competitivos que destacam a clínica no segmento;
  • Cuidados para que os exames sejam mais precisos e seguros;
  • Atenção com a conduta dos funcionários no contato com o público; 
  • Reduções nas filas de espera;
  • Facilidade para a retirada dos laudos; 
  • Gestão financeira, 
  • Tomada de decisões 

Sanar necessidades como essas se tornou indispensável para crescer na área de medicina diagnóstica. Ou seja, esse nível de otimização e sua viabilidade ocorre somente com o apoio e a otimização fornecido pela tecnologia.

Ao longo dos próximos itens, entenda como:

  • Empregar a digitalização 
  • Aprimorar a atividade diagnóstica
  • Observar o rendimento das unidades,
  • Seu desempenho organizacional
  • Satisfação dos clientes 

 

Por que investir em tecnologias para centros de diagnósticos? 

Conforme expliquei acima, os gestores de qualquer núcleo diagnóstico buscam garantir um melhor nível de produtividade, sendo a aplicação da tecnologia essencial para esse objetivo.

Para atingir a qualidade desejada, a digitalização deve ser promovida com o apoio de softwares para clínicas, que agregam funcionalidades capazes de atender suas demandas.

No segmento de atividades diagnósticas, destacam-se os sistemas RIS, que podem ser usados em programas próprios ou integrados a softwares de Telemedicina.

Independentemente da solução, busca-se como objetivo melhorar o fluxo de atendimentos da unidade, por meio de ferramentas que aprimoram a gestão.

Por exemplo, a plataforma pode unificar os cadastros para facilitar o acesso às informações clínicas dos pacientes, e ao mesmo tempo utilizá-los para otimizar as filas de espera. 

Ou seja, somente na ficha do paciente, o atendimento pode ser aprimorado e a organização se tornar fluida e organizada, exigindo assim um menor tempo de espera entre as pessoas.

A tecnologia também permite ordenar os exames a serem enviados para o médico, para que o profissional saiba exatamente a ordem de atendimento.

Se o paciente precisar realizar mais de um procedimento, o programa encaixa automaticamente os horários próximos de exames e consultas, evitando o excesso de deslocamentos.

Somados a essas possibilidades, também podem ser agregados diferenciais como:

  • Obtenção de laudos online via Telemedicina;
  • Agendamentos via internet com avisos automáticos; 
  • Ferramentas para gestão financeira.

Em todo caso, o foco está na garantia de serviços mais viáveis e bem organizados para os médicos e no aumento da satisfação dos pacientes.

Além disso,  a partir da coleta geram-se os dados, para que seja possível encontrar falhas e oportunidades tornando o negócio ainda mais produtivo.

Como aumentar a produtividade no centro de diagnósticos?

Como você pôde perceber, investir nas tecnologias certas é o passo mais importante para aumentar a produtividade do seu centro de diagnósticos.

Entretanto, não basta apenas optar por um bom sistema e começar a utilizá-lo sem ter atenção às suas demandas e possibilidades.

Como aumentar a produtividade no centro de diagnósticos?

Abaixo, listo os principais cuidados que você deve adotar durante a digitalização, além de alguns diferenciais relevantes para que ela se torne ainda mais vantajosa:

Tenha processos bem definidos

Por mais que um bom software automatize processos e otimize suas demandas.

Em outras palavras, tenha como prioridade a realização de um mapeamento preciso em sua empresa.

Afinal, a tecnologia sozinha não faz nada. 

Portanto, promova as melhorias caso, seguindo todas etapas em sua gestão, integrando essas rotinas ao cotidiano de sua equipe. Nesse contexto, para obter maior produtividade  e garantir que o sistema torne tudo mais célere e fluido, organize-o com cada etapa nas rotinas de atendimento.

Isso vai desde o recebimento do paciente, até seu encaminhamento à sala de espera, possíveis procedimentos feitos antes do exame, orientações gerais, etc.

Integre equipamentos e sistemas

Não basta ter um processo eficiente para que a organização interna atinja a qualidade desejada. Se alguma etapa tiver que ser refeita, ou se alguma informação não estiver disponível, toda a produtividade fica comprometida.

Se as informações do procedimento feito pelo técnico, por exemplo, não forem disponibilizadas imediatamente no computador do médico, perde-se tempo e rendimento interno. 

Integre todos os sistemas e equipamentos, para que os dados dos pacientes e as atualizações do prontuário estejam disponíveis aos envolvidos na cadeia de atendimento.

Treine a sua equipe

Excelentes ferramentas só fornecem a qualidade desejada se os profissionais tiverem domínio sobre suas funcionalidades.

Afinal, se apenas uma pessoa operar o sistema erroneamente ou inserir informações equivocadas nele, comprometem-se todos os processos de atendimento.

Isso significa que, além de treinar sua equipe para fornecer um atendimento humanizado e de qualidade, capacite-a para o uso da tecnologia corretamente. 

Ofereça serviços online

Seria impossível tratar sobre a digitalização sem abordar os benefícios e possibilidades garantidos pelos melhores serviços online.

Essas soluções podem tanto ser disponibilizadas pelo centro de diagnósticos aos pacientes quanto adquiridas pela unidade para aprimorar seus processos.

Por exemplo, para facilitar a todos, disponibilize agendamentos online com avisos automáticos, links para mudanças de horários e possibilidade de retirada dos exames no site da sua clínica.

Já em termos de otimização, contrate uma empresa para a emissão de telelaudos, aproveitando as vantagens da Telemedicina para que todas as informações coletadas sejam laudadas por uma central remota de especialistas.

Avalie seus resultados

Avalie seus resultados

Lembra que eu mencionei que os melhores softwares permitem coletar dados e obter relatórios intuitivos para uma melhor tomada de decisões?

Não deixe nunca de avaliar as métricas e observar os indicadores apontados no sistema, pois só assim é possível atingir uma melhoria contínua e escalável no seu centro de diagnósticos.

Com informações como tempo de permanência dos pacientes, períodos de espera, número de consultas, retorno sobre investimentos, gastos fixos e variáveis, entre muitas outras, você reconhece falhas e pontos passíveis de melhorias que só beneficiam decisões para o crescimento dos negócios.

Principais vantagens da digitalização no centro de diagnósticos

A partir de todos os pontos mencionados até aqui, perceba como a digitalização pode ser benéfica para os centros de diagnósticos

Mais que conferir um melhor nível de organização, de qualidade para os exames e de satisfação para os pacientes, a tecnologia permite que você:

  • Automatize rotinas, reduzindo ao máximo as tarefas manuais, o tempo de execução das atividades, os gargalos nos fluxos de informação e as “travas” nos processos;
  • Tenha decisões mais assertivas, com indicadores práticos e relatórios inteligentes que permitem avaliar os pontos que sua unidade falha,
  • Garanta diagnósticos mais precisos, com um banco de dados integrado que facilita o acesso às informações e ao histórico dos pacientes,
  • Otimize sua gestão, já que a automatização de processos, o entendimento sobre as demandas da unidade e o aumento na qualidade dos serviços permitem ter mais tempo, precisão e foco no gerenciamento da empresa;
  • Melhore seu desempenho financeiro, uma vez que o resultado direto de todos os benefícios mencionados é a garantia de serviços mais produtivos e de maior qualidade.

A Telemedicina Morsch como aliada no centro de diagnósticos

Referência na digitalização de unidades de saúde em todo o Brasil, a Telemedicina Morsch, atua desde 2005 com as melhores tecnologias disponíveis no mercado.

Além de nossa plataforma de teleconsultas com prontuário eletrônico em nuvem e telemonitoramento, temos soluções especialmente focadas nos centros de diagnósticos.

A Telemedicina Morsch como aliada no centro de diagnósticos

Sobretudo, podemos citar nosso serviço de telaudos, que entrega mais de 20.000 laudos mensalmente com total rapidez, excelência e custo-benefício para mais de 2.000 clínicas espalhadas no país.

Com mais de 300 especialistas de todas as áreas da medicina disponíveis 24 horas por dia, durante 7 dias por semana, que emitem os documentos em até 30 minutos ou em tempo real para casos urgentes.

Somado a isso, nosso sistema agrega todas as funcionalidades que citei ao longo deste artigo, para que você tenha um gerenciamento mais eficaz, melhore as experiências dos pacientes e garanta mais lucratividade para o seu negócio. 

Isso inclui ferramentas para integrar os processos, recursos de gestão financeira, agendamento online com avisos automáticos, relatórios para tomada de decisões, marketplace médico para otimizar os horários ociosos da sua agenda, entre muitas outras.

Todas as nossas soluções, contêm sólidos protocolos de segurança, respaldo legal, mobilidade para uso via cloud, adesão livre de burocracias, suporte técnico e científico em tempo real, além de treinamentos contínuos para novos funcionários. 

Para saber mais sobre as vantagens que a Telemedicina Morsch pode proporcionar ao seu centro de diagnósticos, clique aqui e explore os diferenciais de quem é líder na área.   

Conclusão

A medicina diagnóstica não para de crescer no Brasil e no mundo, e o aumento na competitividade e a melhoria das soluções oferecidas pelas clínicas só tendem a beneficiar as experiências e a qualidade fornecida aos pacientes.

Nesse contexto, cabe aos empreendedores do ramo adequarem-se às novas tecnologias digitais, pois só assim é possível ter mais excelência nos serviços prestados, um melhor nível de organização interna, impulsionar os rendimentos financeiros e tornar-se mais competitivo.

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Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin