A telemedicina mudou o atendimento médico

Por Dr. José Aldair Morsch, 22 de outubro de 2015
A telemedicina mudou o atendimento médico

Muitas foram as áreas do mercado de trabalho que passaram por adequações nos últimos anos, como exemplo a telemedicina, que verdadeiramente surgiu como uma forma de revolucionar e tornar o atendimento médico muito mais prático, rápido e humanizado.

Ao mesmo tempo, graças principalmente aos resultados em tempo real com diagnósticos precisos fornecidos por especialistas usando uma plataforma de telemedicina acaba salvando muito mais vidas e aumentado com isso o padrão de saúde da população.

Como a telemedicina revolucionou esse novo formato de atendimento médico?

As tecnologias de comunicação somadas a internet e aparelhos médicos digitais promoveram uma inovação no atendimento médico.

É possível atender mais pessoas, disponibilizar mais especialistas, trazer mais agilidade e segurança nos laudos dos exames, tudo feito a distância.

A Telemedicina oferece especialistas em tempo real

Com o avanço da acessibilidade através da internet, foi possível disponibilizar uma plataforma de Telemedicina onde vários especialistas estão logados em tempo integral para interpretar os exames recebidos e liberar os laudos médicos em tempo real.

Solicite um orçamento

É possível que qualquer serviço de saúde que tenha computador e internet receba os benefícios da Telemedicina. É completamente impraticável dispor de todos os especialistas nos pequenos centros, então, com essa plataforma o cliente disponibiliza exames de várias especialidades com um custo-benefício bem atraente.

A Telessaúde espalhada no mundo

Pode ser que você, como paciente, ainda não tenha notado. Mas muitos são os setores em que telemedicina atua, tornando o trabalho desses profissionais muito melhor.

É o caso de teleconferências na Telessaúde, com profissionais especialistas que estão em outra parte do globo terrestre, do país ou do estado, monitoramento de forma remota de sinais vitais como é o caso do ritmo cardíaco, pressão arterial, glicemia, marca-passo e outros.

Qual a diferença entre Telemedicina e Telessáude?

A Telemedicina assume o papel central na realização de exames e liberação dos laudos médicos em tempo real

Os laudos médicos também passam a ser realizados à distância e já são efetuadas teleconferência e monitoramento por meio de especialistas em UTI, para que o paciente ganhe um complemento importantíssimo em seu atendimento médico, priorizando a sua saúde e é claro, a sua melhora o quanto antes.

A robótica também se torna uma grande aliada em meio às cirurgias mais complexas, uma vez que tais ‘equipamentos’ são tão complexos quanto e demandam cuidados com detalhes básicos que uma cirurgia desse porte precisa para que ocorra perfeitamente.

Alguns exames interpretados pela Telemedicina em tempo real

A telemedicina vem oferecendo também um serviço de interpretação muito mais avançado em exames:

  • Eletrocardiograma,
  • Espirometria
  • Eletroencefalograma,
  • Densitometria óssea
  • Radiologia geral
  • Tomografia
  • Ressonância magnética
  • Mapa de pressão arterial
  • Holter de ECG digital 24 horas

O comodato de aparelhos médicos auxiliando as Clínicas iniciantes

Independentemente se a clínica ou hospital tem seu próprio aparelho, nos casos em que não tem recursos para a compra, a Telemedicina disponibiliza os equipamentos em comodato para a realização de tais laudos e exames

Quero saber mais sobre comodato de aparelhos médicos

O importante nisso tudo é que o cliente recebe suporte total, desde o auxílio na instalação dos equipamentos até o treinamento para realizar os exames e enviar para a plataforma de Telemedicina.

Quero conhecer um curso de Eletroencefalograma

Sendo assim, os aparelhos em comodato e laudos rápidos certamente podem fazer a diferença no trabalho da medicina atual, que também deve deixar de lado alguns tradicionalismos para apostar nas mudanças tecnológicas que, é claro, contam com o diferencial de terem maior potencial para salvar vidas.

A telemedicina surge como uma maneira de facilitar os laudos médicos e diagnósticos, além de ter resultados de exames com maior precisão e em tempo real, reduzindo a fila nos centros de saúde, otimizando atendimentos, salvando vidas com laudos rápidos.

Cirurgias á distância usando a Telemedicina

A telemedicina também oferece o principal suporte encontrado atualmente para auxílio em cirurgias e demais procedimentos de grande importância e risco.

Um médico que está operando no Brasil pode entrar em contato com o médico mais reconhecido do mundo naquele tipo de cirurgia se tiver qualquer tipo de dúvida, que poderá ser tirada em tempo real graças a uma teleconferência.

Além disso, tais teleconferências também podem ser realizadas entre o médico e o seu paciente. Demais cirurgias cardíacas e de grande complexidade se tornam mais ‘simples’ e eficazes graças à robótica.

Equipamentos com tecnologia de ponta apontam também para laudos e resultados de exames médicos em geral com maior eficácia e em tempo recorde.

Em resumo, no mundo afora, a telemedicina já é vista com bons olhos. Por outro lado, os médicos brasileiros ainda a veem com determinada resistência, que deve ser deixada de lado em prol da saúde de nosso povo.

Em uma clínica sem médicos especialistas, por exemplo, quem pode desempenhar esse trabalho de forma positiva e garantida são esses aparelhos e especialistas disponíveis em tempo real.

Por isso, a telemedicina deve começar a ser levada mais a sério, o que quem sabe, nos possibilite a criação de hospitais totalmente virtuais e comandados à distância para problemáticas mais simples, dentro de poucos anos.

Compartilhe com seus amigos nas redes, assine nosso blog e receba novidades como essa em seu e-mail!

Dr. José Aldair Morsch – Cardiologista – Especialista em Telemedicina

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia pela PUC-RS. Pós-graduação em Cardiologia Pediátrica pela PUC-RS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp