Como gerir sua própria clínica de saúde e reduzir gastos?

Por Dr. José Aldair Morsch, 12 de janeiro de 2017
Gerir sua própria clínica de saúde e reduzir gastos

Na área médica, abrir sua própria clínica de saúde é um desafio e jovens profissionais recém-saídos da universidade estão sempre inseguros.

Para se dar bem em qualquer negócio – seja qual for o seu ramo de atividade – o conhecimento de técnicas e estratégias de gestão é essencial para o desenvolvimento saudável da empresa. 

Nem sempre é fácil ter o seu próprio consultório, principalmente, porque isso implica que você faça não somente os atendimentos médicos, mas que tenha, também, noções de gestão, administração e finanças.

Otimizar a gestão financeira de uma clínica de saúde é um dos maiores desafios que esses jovens empreendedores têm. Mesmo com um espírito empreendedor, é necessário ter conhecimentos além da sua área de atuação.

Solicite um orçamento

Noções de pesquisas sobre gerir clínica de saúdeadministração, contabilidade e legislação para pequenas empresas são alguns dos empecilhos que estes jovens empreendedores enfrentam. Se você está nesta situação, o primeiro passo é ir atrás de informações.

Uma boa dica para quem não sabe por onde começar é assinar nosso blog, dessa forma você pode receber dicas de como gerir seu consultório médico e, até mesmo, otimizar a gestão financeira.

Como administrar e otimizar a gestão financeira da sua clínica de saúde?

A boa saúde financeira de qualquer negócio depende de como você faz a gestão dos recursos que tem, por isso, é preciso saber quais são seus gastos e quais são as suas entradas de receitas para organizar todo o fluxo de caixa. No entanto, implantar uma gestão financeira eficaz não é tão fácil quanto parece.

A boa notícia é que, hoje em dia, existem diversas ferramentas que vão te ajudar a ter uma gestão eficaz e a otimizar a gestão financeira da sua clínica de saúde. Afinal, usar a tecnologia a seu favor é a decisão correta a se fazer. Invista em um software de gestão para que você possa acompanhar cada detalhe das suas finanças. Assim é possível saber o quanto você gastou com determinada conta e se é possível reduzir este gasto, sem deixar de otimizar os serviços prestados na sua clínica de saúde.

Usar a tecnologia de maneira correta na sua clínica de saúde é uma forma de deixar todo o processo mais transparente para a administração interna, além de torná-lo mais ágil para o seu paciente.

Hoje em dia, além de softwares de gestão de negócio, a clínica de saúde pode implantar ferramentas que vão facilitar a interação entre os colaboradores do consultório e os seus pacientes, otimizando processos de agendamentos e atendimentos.

Em relação ao controle financeiro, o software vai permitir conhecer toda a movimentação que existiu em um determinado período ou, até mesmo, extrair relatórios para que sejam usados como base para futuras tomadas de decisão dos gestores.

Como reduzir custos da sua clínica de saúde com a Telemedicina

As novas tecnologias vão além dos softwares convencionais. Atualmente, outra modalidade de atendimento está chamando a atenção dos jovens profissionais que estão montando suas próprias clínicas de saúde: a telemedicina. A telemedicina é o atendimento feito aos pacientes à distância, fazendo uso de aparelhos tecnológicos de áudio e visual, como videoconferência, por exemplo.

A telemedicina pode ser uma grande aliada para expandir o seu negócio e, mesmo a distância, realizar exames para aumentar a receita da sua clínica de saúde. Hoje em dia, ela é considerada uma estratégia inteligente e altamente lucrativa para negócios na área de saúde, além de ter um grande apelo por atender pessoas que estão em uma região mais longe do seu consultório.

Pelo lado financeiro, o gestor da clínica de saúde terá que fazer um investimento no primeiro instante para adquirir o equipamento necessário para a realização da telemedicina, no entanto, este custo é rapidamente recuperado, uma vez que as consultas à distância irão abrir um leque de potenciais clientes.

Vale dizer que, com o decorrer do tempo, a clínica de saúde pode notar uma redução de custos, principalmente quando falamos de atendimentos em locais com difícil acesso, como cidades do interior, por exemplo.

Segundo uma pesquisa feita nos Estados Unidos, a telemedicina ajuda na redução de custos e ganho de pacientes, principalmente, quando se trata de pediatria.

Para o paciente, essa modalidade de atendimento também é benéfica, uma vez que ele perde menos tempo do dia quando tem uma consulta, fugindo de deslocamentos e possíveis transtornos.

Atendimento via telemedicina

A Telemedicina Morsch é uma empresa que presta serviços de interpretação de exames, que atua em modalidade de comodato ou não, pois existem clínicas que já possuem o aparelho para realizar o atendimento via telemedicina. Mas, além desse serviço, os interessados em saber mais sobre o trabalho feito pela empresa ou em conhecer como funciona a gestão de uma clínica de saúde e da telemedicina, podem se cadastrar na newsletter do blog para receber dicas e atualizações.

Com um conteúdo rico e bem especializado na gestão de clínicas de saúde, as dicas que os jovens profissionais de medicina recebem são importantes para a montagem e a administração de uma clínica médica. Buscar informações que se aprofundam em temas no qual você ainda não está muito habituado é essencial para fazer o negócio se desenvolver de maneira sustentável perante o mercado em geral.

Vale dizer também que as informações compartilhadas pela Telemedicina Morsch por meio do e-mail cadastrado são dadas por profissionais experientes e com conhecimento nos assunto, dividindo, assim, informações realmente relevantes para o dia a dia de uma clínica de saúde que está no começo do seu trabalho.

A reciclagem e a troca de informações focadas na área de saúde, como estas compartilhadas pela Morsch, fazem com que os profissionais do mercado tenham mais qualidade na hora de gerir seus próprios consultórios.

Consequentemente, isso alavanca também a prestação de serviços e o atendimento que o consultório oferece para os seus pacientes.

No fim, o objetivo é o mesmo: melhorar a qualidade dos profissionais da área de saúde para que a saúde da sociedade, como um todo, também seja a melhor possível.

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Qualquer dúvida, deixe seu comentário. 

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FURG - Fundação Universidade do Rio Grande - RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia pela PUC-RS. Pós-graduação em Cardiologia Pediátrica pela PUC-RS. Linkedin

COMPARTILHE

Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp